Covid

Sete a cada dez municípios de Minas não registram morte por Covid há 30 dias. São 602 cidades – a maioria fora da Grande BH – sem óbito desde a primeira quinzena de março. O avanço da vacinação na população adulta e a disseminação de casos provocados pela variante Ômicron explicam o atual momento. Os números são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Além disso, conforme a pasta, 720 localidades não registraram mortes pelo coronavírus nos últimos 15 dias. A desaceleração da pandemia, no entanto, não significa abrir mão das medidas de proteção contra o vírus. O uso da máscara em espaços fechados, por exemplo, ainda deve ser mantido em localidades com baixo índice de vacinação infantil e elevada taxa de transmissão da doença, caso de Belo Horizonte. “É importante manter em locais fechados, como no transporte público, trabalho e estabelecimentos comerciais. A população mais vulnerável, que possui doenças crônicas, ainda pode desenvolver a forma grave da Covid”, explica o infectologista Unaí Tupinambás. (Hoje em Dia)

Vacina

Esta quinta-feira (14) é o último dia para a repescagem da vacina contra a Covid-19, em BH, e para a imunização contra a gripe, até a Páscoa. Segundo a prefeitura, no feriado nacional da Sexta-feira da Paixão, postos de saúde vão ficar fechados, e não haverá operação em pontos de drive-thru, shoppings e drogarias para aplicação das doses. As vacinas de rotina também serão aplicadas nas unidades de saúde até esta quinta, depois, só na próxima semana. A repescagem contra a Covid atinge grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação de primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose (exclusivamente para pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos e mais). Os critérios e documentos necessários para a vacinação de cada público podem ser verificados neste link. (Hoje em Dia)

Petrobras

O Conselho de Administração da Petrobras se reúne nesta quinta-feira (14) para oficializar o especialista em planejamento energético José Mauro Coelho como o novo presidente da estatal. Nessa quarta (13), os acionistas aprovaram a indicação do nome, que era a segunda opção de Bolsonaro (PL) após a desistência do economista Adriano Pires. José Mauro Coelho, que deve tomar posse na tarde desta quinta (14), no Rio de Janeiro, será o substituto do general Joaquim Luna e Silva. Como a Itatiaia vem acompanhando, durante a assembleia geral da Petrobras, quatro conselheiros independentes foram eleitos. Agora, ao todo, o governo tem seis indicados ao seleto grupo da estatal. O provável novo presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, atuou como secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia no governo de Jair Bolsonaro. (Rádio Itatiaia)

Kinder Ovo

O Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou a fabricante Ferrero do Brasil diante do registro de dezenas de casos, na semana passada, de salmonela causada por chocolates Kinder no Reino Unido. Por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a pasta determinou que a Ferrero do Brasil formalize o recall do chocolate Kinder ou apresente esclarecimentos sobre a segurança do produto. “Considerando que, até então, a Ferrero do Brasil não emitiu comunicado específico destinado à Senacon, a referida empresa foi notificada em prol da transparência nas relações de consumo. Recomenda-se que as subsidiárias e importadoras de fornecedores de produtos e serviços informem às autoridades brasileiras competentes que os produtos ou serviços objeto do recall no exterior não atingiram o mercado brasileiro. Se o produto tiver indícios de risco aos consumidores em território brasileiro, o fornecedor deve formalizar o recall imediatamente”, ressalta a Senacom, em nota. A empresa tem o prazo de 72h, a partir do recebimento da notificação, para formalizar o recall ou prestar os devidos esclarecimentos. (Rádio Itatiaia)

Kinder Ovo I

Em resposta à Rádio Itatiaia, a Ferrero do Brasil afirmou que não se pode falar em recall pois não recebeu nenhum produto da Bélgica, e que não foi notificada pelo governo brasileiro. O artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor diz que o fornecedor não pode colocar no mercado produto ou serviço que apresente alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança. Segundo a legislação que regulamenta o recall, o fornecedor é responsável por explicar qual é o defeito e alertar sobre o risco envolvido, além de orientar os consumidores sobre como evitar incidentes e o que fazer para obter reparo, substituição ou reembolso do produto. O governo federal mantém um sistema acessível no site, no qual o consumidor pode pesquisar se um produto ou serviço foi objeto de recall recentemente, além de se cadastrar para receber alertas sempre que um novo recall for lançado. Dezenas de casos de contaminação por salmonela foram detectados na Europa. As suspeitas do foco de contaminação são de produtos fabricados na Bélgica, o que levou à sua retirada dos mercados por parte do fabricante Ferrero. A empresa solicitou a devolução dos produtos Kinder produzidos nas fábricas de Arlon, na Bélgica, os quais eram comercializados na França, na Bélgica, no Reino Unido, na Irlanda do Norte, na Alemanha e na Suécia. (Rádio Itatiaia)

Rincón

O ídolo do Corinthians Freddy Rincón morreu aos 55 anos nessa quarta-feira (13), dois dias após o ex-jogador sofrer um grave acidente de carro em Cali, na Colômbia. Ele estava internado na Clínica Imbanaco, que confirmou o óbito no início da madrugada de quinta-feira (14). No Brasil, vestiu também as camisas de Palmeiras, Santos e Cruzeiro, entre 1996 e 2004. O ex-jogador marcou época na Seleção Colombiana, tendo disputado as Copas do Mundo de 1994, 1994 e 1998. Na última segunda-feira (11), o carro de Rincón foi atingido por um ônibus em um cruzamento em Cali, na Colômbia. Além dele, outras três pessoas também se feriram na colisão. Logo após o acidente, Rincón foi internado e submetido a um procedimento cirúrgico. À data, a equipe médica confirmou o diagnóstico de traumatismo cranioencefálico severo e declarou que a situação do atleta era crítica. (Rádio Itatiaia)