Coronavírus

O Brasil registrou 266 mortes por Covid e 11.436 casos da doença, nesta quarta-feira (1º). Com isso, o país chegou a 615.020 vidas perdidas e a 22.104.631 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2, desde o início da pandemia. Maranhão e Rondônia não atualizaram dados da doença, nesta quarta. ​As médias móveis de mortes e infecções estão em estabilidade, sem variações superiores a 15% em relação aos dados das duas últimas semanas. A média de óbitos é de 229 por dia e a de casos é de 8.745 diários. Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais. Os dados da vacinação contra a Covid-19, também coletados pelo consórcio, foram atualizados em 21 estados e no Distrito Federal.​ Os dados da vacinação contra a Covid-19, também coletados pelo consórcio, foram atualizados em 21 estados e no Distrito Federal.​ (Folha de S. Paulo)

Coronavírus I

O Brasil registrou 1.217.072 doses de vacinas contra Covid-19, nesta quarta. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, foram 210.172 primeiras doses, 664.449 segundas doses. Além disso, foram registradas 2.496 doses únicas e 339.955 doses de reforço. Houve registros negativos de doses únicas no Ceará, com -642. Ao todo, 159.178.971 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil —129.872.904 delas já receberam a segunda dose do imunizante. Somadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid, já são 134.451.364 pessoas com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen. ​Assim, o país já tem 74,62% da população com a 1ª dose e 63,03% dos brasileiros com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen. Considerando somente a população adulta, os valores são, respectivamente, de 98,20% e 82,95%​. (Folha de S. Paulo)

Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu que fabricantes testem o desempenho de vacinas contra a nova variante Ômicron do coronavírus. O órgão regulador informou em nota nessa quarta-feira (1º) que solicitou a Pfizer, Butantan, Fiocruz e Janssen informações sobre os estudos em andamento para avaliar o impacto de novas cepas na eficácia e na efetividade dos imunizantes. A previsão da agência é de que dados das avaliações iniciais estejam disponíveis nas próximas semanas. A Anvisa disse também atuar junto a autoridades internacionais e às empresas envolvidas para permitir que as atualizações nas vacinas, caso necessárias, "sejam realizadas com agilidade, mantendo o perfil de qualidade, eficácia e segurança." "A Anvisa exige, para as vacinas autorizadas, que os desenvolvedores monitorem e avaliem o impacto das variantes na eficácia e na efetividade dos imunizantes. É preciso observar, porém, que esses estudos demandam tempo, uma vez que é preciso obter informações genéticas e amostras de pacientes para então realizar os testes e a análise", disse. A agência lembrou que as vacinas atuais permanecem efetivas na prevenção contra a covid-19, evitando casos graves e morte. "O momento é de cautela. A melhor coisa que a população pode fazer é ser vacinada ou receber o reforço do imunizante e manter as medidas de prevenção, como o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social", frisou a agência reguladora. (Estadão)

Vacinação

Belo Horizonte vai fazer nesta quinta-feira (2) uma repescagem para grupos e faixas etárias que foram vacinados com Pfizer e que ainda precisam receber este imunizante, seja com a aplicação de primeiras e segundas doses, doses de reforço ou adicional. Para receber o reforço do imunizante a pessoa deve comparecer a um ponto de vacinação portando documento com foto, CPF, cartão de vacina com a dose anterior e comprovante de endereço. O horário de funcionamento dos locais de vacinação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para pontos fixos e extras, e das 8h às 16h30 para o drive-thru (veja aqui os endereços). (Hoje em Dia)

Carnaval

Blocos de Carnaval de Belo Horizonte divulgaram, nesta quarta-feira (1º), nota conjunta apoiando e orientando a não realização dos desfiles para a folia de 2022. O posicionamento é assinado pela Liga Independente dos Blocos de Santa Teresa (Si Liga), que conta com a participação dos blocos de rua da Zona Leste da capital mineira. Os 23 blocos que compõem a Liga se reuniram em assembleia geral, nessa terça-feira (30), para debater o carnaval do próximo ano. Em nota, a agremiação afirmou que diante do cenário pandêmico a preservação da vida é prioridade. "Como não poderia deixar de ser, as discussões permearam sobre as consequências que a pandemia do coronavírus traz para o Brasil e o mundo. A Si Liga se solidariza com os familiares que perderam seus entes e com os que sofrem com as sequelas da doença. A prioridade do momento é a preservação da vida e todas as medidas de proteção e prevenção devem ser implementadas", diz a nota. A Liga reconhece ainda que o cenário é imprevisível e por isso não há como estimar qual será a situação da pandemia da covid-19 no período carnavalesco. Os blocos ressaltam ainda que em BH, diferentemente de outras capitais, a administração municipal não apresentou, desde o início da pandemia, nenhuma medida em auxílio aos blocos de ruas e aos profissionais que dependem dos desfiles. (Rádio Itatiaia)

André Mendonça

O Senado Federal aprovou no início da noite de quinta-feira (1º) a indicação do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União, André Mendonça, para o Supremo Tribunal Federal (STF). Quarenta e sete senadores votaram pela aprovação de Mendonça, que foi sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no transcorrer da manhã e da tarde de quinta. Trinta e dois foram contrários ao nome escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Mendonça vai assumir a vaga deixada por Marco Aurélio Mello, que deixou a Corte em 12 de julho, ao se aposentar. A nomeação do novo ministro do Supremo demorou quase cinco meses. O nome de Mendonça foi publicado no Diário Oficial da União no dia 13 de julho e a indicação ao Senado chegou no mês seguinte. No entanto, o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (DEM-AP), demorou cerca de quatro meses para pautar a sabatina, que ocorreu em meio a outras nomeações de autoridades para cargos públicos. A sabatina de André Mendonça começou por volta das 9h30 e só terminou por volta das 18h. Ao longo da sessão, ele foi questionado pelos senadores sobre temas como uso da Lei de Segurança Nacional, Estado laico e religião, prisão após condenação em segunda instância, marco legal das terras indígenas, casamento entre pessoas do mesmo sexo, corrupção, delação premiada, dentre outros assuntos. (Rádio Itatiaia)

André Mendonça I

Recém-aprovado pelo Senado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça pode tomar posse no dia 16 de dezembro. Fontes ligadas à Presidência da corte disseram ao Estadão que a data é estudada pelo presidente Luiz Fux. Em nota, Fux afirmou que pretende empossar Mendonça ainda este ano, mas não revelou datas. Ele já havia manifestado o interesse em realizar a cerimônia ainda em 2021. O presidente do Supremo, portanto, deve ter reuniões com André Mendonça nos próximos dias para definir os procedimentos da posse e organizar os detalhes com a equipe do cerimonial. O magistrado parabenizou o futuro colega e disse sentir "satisfação ímpar" por sua aprovação no Senado, pois reconhece seus "méritos para ocupar uma cadeira" na corte. Ele ainda declarou que com Mendonça o Supremo "volta a ficar mais forte com sua composição completa". "Manifesto satisfação ímpar pela aprovação de André Mendonça porque sei dos seus méritos para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal. Além disso, em função da atuação na Advocacia Geral da União, domina os temas e procedimentos da Suprema Corte, que volta a ficar mais forte com sua composição completa. Pretendo dar posse ao novo ministro ainda neste ano", diz a nota enviada à imprensa. A data do dia 16 é avaliada pela alta cúpula do Supremo por conta do pouco tempo para organizar a posse na semana que vem. A corte entra em recesso no próximo dia 17. Na reta final dos trabalhos no semestre, os ministros julgam dois grandes processos que devem ocupar as próximas sessões no plenário e atrapalhar a organização do evento. São eles, a revisão do Marco Regulatório do Saneamento e a análise da ação que proibiu operações policiais em favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia. (Estadão)

Lava Jato

O ministro Jesuíno Rissato, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), anulou nesta quarta-feira (1º) condenações impostas no âmbito da Operação Lava Jato ao ex-ministro Antonio Palocci, ao ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e outras 11 pessoas. Rissato entendeu que as acusações atribuídas a eles diziam a respeito a crime eleitoral e que a Justiça Federal de Curitiba não tinha a prerrogativa para analisá-las. "Reconheço a incompetência da Justiça Federal para processar e julgar o presente feito", afirmou o magistrado, que é desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal convocado para atuar no STJ. O magistrado declarou a nulidade de todos os atos decisórios e não decisórios tomados na Justiça Federal de Curitiba no decorrer do processo, mas ressalvou a possibilidade de eles virem a ser ratificados pelo juiz que assumir o caso na seara eleitoral, frisando que não pode haver prejuízo aos acusados. Palocci, Vaccari e os demais foram condenados em 2017 pelo então juiz Sergio Moro por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, entre outros. No caso do ex-ministro da Fazenda (governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva) e da Casa Civil (gestão de Dilma Rousseff), a condenação havia sido de 12 anos, dois meses e 20 dias de prisão em regime fechado. (Folha de S.Paulo)

Boate Kiss

O julgamento do incêndio da boate Kiss recomeça às 9h desta quinta-feira (2) com mais seis depoimentos previstos para ocorrerem no Foro Central de Porto AlegreEmanuel Almeida Pastl e Jéssica Montardo Rosado devem ser ouvidos pela manhã e Lucas Cauduro Peranzoni, Érico Paulus Garcia e Gustavo Cauduro Cadore à tarde. O juiz Orlando Faccini Neto incluiu, ainda, uma testemunha do Ministério Público. Miguel Ângelo Teixeira Pedroso deve ser o primeiro a depor no período da tarde. Ele é um engenheiro que teria desaconselhado o uso da espuma isolante na casa noturna. A expectativa do Ministério Público e dos advogados dos quatro réus é que as oitivas sejam menos extensas que as do primeiro dia. Só a primeira sessão, que ouviu a ex-funcionária da casa noturna Kátia Giane Pacheco Siqueira, foram 4h30 de depoimentos. "Está acontecendo o que imaginava. Um julgamento com depoimentos muito longos, perguntas, na minha opinião, desnecessárias. Nós tínhamos uma mulher grávida, [que] estava cansada, não aguentava mais perguntas repetitivas. Mas entendo que o depoimento foi superimportante e trouxe pontos essenciais", disse a promotora Lúcia Helena Callegari. Já Kelen Ferreira, jovem que ficou 78 dias internada, amputou parte da perna direita e teve 18% do corpo queimado, depôs por mais 1h50. Ela respondeu a questionamentos do juiz-presidente e do Ministério Público. As defesas se abstiveram de perguntar e encerram a oitiva às 22h10. Nesta etapa, 14 sobreviventes são questionados pelo juiz, pelo MP-RS, pelo assistente de acusação e pelos defensores dos réus, nessa ordem. Os outros sete devem ser ouvidos nos dias seguintes. "Quando chegou nas partes das defesas, [que] são quatro, o que acaba alongando um pouco. Acreditamos que, na sequência, vá diminuir a quantidade de perguntas, aumenta o ritmo e é possível que mais pessoas sejam ouvidas", opina Jader Marques, advogado do réu Elissandro Spohr. (G1)

Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (1º) os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os gabaritos e os cadernos dos dois dias de exame, incluindo as provas acessíveis, aplicadas a quem tem direito a atendimento especializado, estão disponíveis no site do instituto. O Enem foi aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. “É importante que o participante esteja atento para conferir o gabarito relativo à cor, ao número e ao formato da prova realizada em cada domingo de aplicação”, destacou o Inep, por meio de nota. A previsão é que os resultados do Enem sejam divulgados no dia 11 de fevereiro de 2022. Para os treineiros – estudantes da 1ª ou 2ª série do ensino médio –, o boletim individual será publicado 60 dias após a data. No primeiro dia, os participantes resolveram itens de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação, com o tema Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. Já no segundo dia, as provas foram de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. (Agência Brasil)

Greve

Pontos lotados e pouquíssimos ônibus circulando pelas ruas. Este é o cenário na retomada da greve de motoristas e cobradores de Belo Horizonte  nas primeiras horas desta quinta-feira, O movimento, que foi suspenso na semana passada, foi retomado hoje e é acompanhado pela reportagem Itatiaia. Na estação Vilarinho, em Venda Nova, o movimento de passageiros no começo desta manhã é menor em comparação ao registrado na semana passada. Muitos ônibus do Move Metropolitano chegam à estação, mas os passageiros não conseguem seguir viagem, já que poucos coletivos do sistema da capital circulam. Os pontos de ônibus da região estão cheios no começo desta manhã. Passageiros passam horas esperando os coletivos e alguns desistem e recorrem ao metrô. A decisão para a retomada da greve foi tomada nessa quarta-feira (1º), após a categoria não aceitar a proposta de aumento de 9% no salário, feita pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH). Os trabalhadores querem também a correção da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), além de um intervalo máximo de 30 minutos entre as viagens. Na noite dessa quarta-feira (2), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou que o Sindicato dos Rodoviários de Belo Horizonte garanta o funcionamento mínimo de 60% da frota de ônibus circulando na capital mineira. (Rádio Itatiaia)

Mega-Sena

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas da Mega-Sena. O prêmio para o concurso 2.434, no próximo sábado (4), está estimado em R$ 16 milhões. O sorteio foi realizado na noite dessa quarta-feira (1º) no Espaço Loterias Caixa, localizado o Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. As dezenas sorteadas são as seguintes: 08 - 09 - 32 - 52 - 53 -57. A quina teve 31 apostas vencedoras; cada uma pagará R$ 71.625,00. Já a quadra registrou 2.625 apostas ganhadoras; cada um dos apostadores receberá R$ 1.208,36. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50. (Agência Brasil)

Brasileirão

A quinta-feira pode ser histórica para o Atlético, que terá mais uma chance de soltar o grito de “campeão” caso vença o Bahia no duelo atrasado da 32ª rodada do Brasileirão, marcado para 18h, na Arena Fonte Nova. A conquista da taça foi adiada na última terça com a vitória do Flamengo sobre o Ceará. Agora, o Galo terá mais uma oportunidade de dar fim ao campeonato. Mas para não adiar novamente o título, o time alvinegro terá que superar um tabu de 18 anos – ou nove jogos – sem ganhar do Tricolor em Salvador. A última vitória alvinegra contra o Bahia jogando fora de casa foi em 2003. Na época, o Galo ganhou de 4 a 2. Desde então, foram nove jogos como visitante, sete empates e duas derrotas. Contudo, o Atlético está tão perto do título que bastam dois pontos para ser campeão sem depender de qualquer resultado do Flamengo.  Com 78 pontos, oito de vantagem para o Flamengo, o Atlético precisa chegar aos 80 para selar a conquista sem depender de vacilos do rival. Em caso de tropeço na Bahia, o time alvinegro vai adiar o grito de campeão para esta sexta-feira (3), quando o rubro-negro encara o Sport, na Ilha do Retiro. Mas, se os cariocas vencerem, o Galo terá mais uma chance de levantar a taça no domingo (5) contra o Bragantino, no Mineirão. (Rádio Itatiaia)