Coronavírus

 
O Ministério da Saúde atualizou o boletim desta quarta-feira, com os números da covid-19 no Brasil. Faltavam os números do Rio Grande do Sul no dado divulgado anteriormente. Com a inclusão, o País registrou 1.038 óbitos pela covid-19 nas últimas 24 horas, alcançando 60.632 mortos pela doença no Brasil. A pasta também somou 46.712 infectados, o que eleva a 1.448.753 casos confirmados da doença. "Embora o número (de casos) seja elevado, tem um número de óbitos, fase mais triste da doença, se mantendo em um 'platô' (estável), embora elevado, mas em um platô", disse o secretário de Vigilância Sanitária, Arnaldo Correia de Medeiros. O dado do ministério não significa que todos as mortes ocorreram nas últimas 24 horas. Os casos, no entanto, estavam em investigação e foram confirmados neste período. Há ainda 3.931 mortes sob investigação para a doença. Segundo o ministério, 561.255 pacientes da covid-19 ainda estão em acompanhamento e 826.866, recuperados. (Estadão)

Vacina

Minas Gerais vai participar dos testes da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela empresa farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. No estado, o trabalho será conduzido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos da UFMG. A informação dada pelo governador de São Paulo, João Dória, na tarde desta quarta-feira, em entrevista coletiva, foi confirmada à Itatiaia pela assessoria de imprensa da universidade. Ainda é necessário acertar detalhes burocráticos, como a assinatura do contrato de parceria. A vacina está na terceira etapa, chamada clínica, de testagem em humanos. Em nível Nacional, a coordenação da pesquisa será do Instituto Butantan de São Paulo. Para que os testes da vacina sejam iniciados em Minas e mais quatro estados, além do Distrito Federal, o governo paulista só espera a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Há uma expectativa de que voluntários sejam buscados em Belo Horizonte e também Uberlândia, cidades com maior número de casos confirmados da doença em Minas. (Rádio Itatiaia)
 
BH
 
Pacientes com Covid-19 em estado grave mais que dobraram em Belo Horizonte em apenas um mês. Em 30 de maio, eram 118 pessoas internadas em CTIs da rede pública na cidade. No último dia de junho, porém, o número saltou para 282 – um aumento de 138%. Mesmo com incremento de 50% nas vagas de terapia intensiva, especialistas alertam que a tendência é de a capacidade total ser atingida nos próximos dias. Essa é a conclusão do Conselho Municipal de Saúde, reunido em plenária on-line de 24 de junho até ontem. “O SUS (Sistema Único de Saúde) da capital já está colapsado em algumas partes, ou seja, não está funcionando como tem que funcionar. No último fim de semana, a espera de pacientes na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Barreiro por uma vaga de CTI mostrou que a ocupação chegou a 100%”, frisou o médico Bruno Pedralva, um dos diretores do conselho. Abrir mais vagas de internações, inclusive com o poder público assumindo leitos na rede privada, como sinalizou o prefeito Alexandre Kalil na última terça-feira, é urgente, observa Pedralva. A ampliação, porém, esbarra em gargalos. A falta de respiradores é um deles. Com capacidade para oferecer mais 20 vagas de CTI para pacientes com Covid-19, a Santa Casa de BH precisa dos equipamentos para expandir a assistência. Até ontem, todos os 80 leitos destinados para esses atendimentos estavam ocupados. (Hoje em Dia)
 
MEC
 
O Ministério da Educação (MEC) lançou ontem (1º) um protocolo de biossegurança para retorno das aulas nas 69 universidades federais e 41 institutos federais do país. Esse protocolo traz diretrizes de distanciamento social coletivo em ambientes acadêmicos, além de medidas básicas de prevenção ao novo coronavírus. O protocolo orienta, dentre outras coisas, o escalonamento das equipes, o trabalho remoto para funcionários do grupo de risco, o respeito ao distanciamento mínimo de 1,5 metro entre uma pessoa e outra e a aferição de temperatura de todos que entrarem nos prédios e nas salas. O documento também traz orientações já comuns nos tempos atuais, como o uso constante de máscara e higienização das mãos, além de desinfecção com álcool em gel. “O protocolo não é uma regra engessada, é uma diretriz para as instituições fazerem o retorno às aulas. Tem medidas protetivas individuais e coletivas, [para] salas de aula, laboratórios, transportes coletivos, atividades laborais, entre outros”, disse o secretário de Ensino Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, em entrevista coletiva realizada hoje (1º). Segundo ele, as orientações são para minimizar os riscos de contaminação e garantir segurança necessária a estudantes, docentes e funcionários. (Hoje em Dia)
 
Educação
 
Os alunos do Colégio Bernoulli, de Minas Gerais, conseguiram a maior nota média no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2019. A escola particular recuperou o primeiro lugar, após ter perdido a liderança no ano passado para o Instituto Dom Barreto, do Piauí. Das 100 escolas com melhor desempenho no exame, apenas 9 são da rede pública, sendo 7 da rede federal e duas das redes estaduais. O Sudeste tem 70 unidades entre as mais bem colocadas, seguido pelo Nordeste, com 17, o Sul, 7, Centro-Oeste, 5, e a região Norte, com 1. Os dados aparecem em levantamento do jornal Folha de S.Paulo, que tabulou os resultados do Enem 2019, divulgados pelo MEC (Ministério da Educação). O governo deixou de apresentar os resultados com a média da nota das escolas em 2016, com a justificativa de que a informação era usada pelo mercado de colégios particulares para propaganda. (O Tempo)
 
Moro
 
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, prorrogou por mais 30 dias o inquérito que apura as acusações do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro sobre "interferências políticas" do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal. É a segunda vez que o decano amplia o prazo das apurações - a última ocorreu no dia 8 de junho e deu mais um mês para a realização de diligências. Em despacho, Celso de Mello esclarece que a nova concessão atende o pedido da PF para a realização de diligências ainda pendentes - uma delas é o depoimento de Bolsonaro no caso. A solicitação de oitiva será apreciada pelo decano após manifestação do procurador-geral da República, Augusto Aras. “Concedo, por mais 30 (trinta) dias, a dilação de prazo ora postulada pela ilustre autoridade policial federal para efeito de realização de diligências investigatórias ainda pendentes (ou que se façam eventualmente necessárias) quanto ao inquérito policial em referência, considerada a iminência do encerramento do prazo anteriormente deferido", anotou o decano. (Agência Estado)
 
Fake news
 
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou nesta quarta-feira (1º) por mais seis meses o inquérito das fake news. A investigação apura a autoria da disseminação de conteúdo falso na internet e ameaças a ministros do tribunal. De acordo com a decisão, o prazo começa a contar a partir de 15 de julho, quando se encerraria o prazo anterior.  A validade do inquérito foi confirmada no mês passado pelo plenário do Supremo. As investigações já chegaram a empresários, blogueiros e políticos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Mas todos os acusados negam. O inquérito foi instaurado há um ano pelo o presidente do Supremo, Dias Toffoli. A relatoria é do ministro Alexandre de Moraes. (Rádio Itatiaia)
 
Eleições
 
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adia em seis semanas as eleições municipais deste ano em razão da pandemia de covid-19. A matéria deve ser promulgada em sessão do Congresso Nacional nesta quinta-feira (2), às 10h. Dessa forma, o primeiro turno das eleições municipais será adiado de 4 de outubro para o dia 15 de novembro. A data do segundo turno passa para o dia 29 de novembro.  “Aprovada na @camaradeputados  PEC que adia as eleições municipais para novembro. Amanhã (2), às 10h, o Congresso promulgará a emenda constitucional. Mais uma vez, o entendimento prevaleceu no Parlamento, dialogando com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a comunidade científica, prefeitos e vereadores”, postou o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, no Twitter. (Agência Brasil)
 
Mercosul
 
O presidente Jair Bolsonaro participa nesta quinta-feira (2) da 56ª reunião de cúpula de chefes de Estado do Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Em razão da pandemia do novo coronavírus, o encontro dos líderes do bloco será realizado por videoconferência, a primeira vez na história, segundo o Ministério das Relações Exteriores. O Paraguai exerce a presidência do Mercosul atualmente. Nesta quinta, o presidente Mario Abdo Benítez passará o comando rotativo do bloco para o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. A reunião de cúpula está marcada para as 10h (horário de Brasília). O último encontro foi em março, quando os presidentes discutiram, também por videoconferência, medidas para enfrentar a pandemia. A reunião, no entanto, não era o encontro de cúpula, como o desta quinta-feira. (G1)
 
CRLV
 
A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já está disponível em todo o país, com a adesão do estado do Pará. Para ter acesso ao documento é preciso abrir o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). No local, também é possível o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Essa é uma revolução de décadas, uma verdadeira transformação digital proposta pelo governo federal, que vai trazer muita facilidade ao cidadão brasileiro, permitindo que ele possa ter, na palma da mão, os documentos eletrônicos com o mesmo valor jurídico dos físicos. É uma medida que desburocratiza processos e reduz custos com muita agilidade e praticidade”, disse em nota o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Segundo o último balanço divulgado, existem 4,083 certificados digitais de veículo no Brasil, que começaram a ser emitidos no fim de 2018. A versão eletrônica do CRLV traz, além das informações do documento impresso, dados como a atualização sobre uma pendência de recall. Ela pode ser acessada mesmo que o proprietário esteja sem internet, já que o aplicativo gera um arquivo PDF com assinatura digital, que garante a autenticidade do documento. A emissão é inteiramente online e não é necessário comparecer ao Departamento de Trânsito (Detran) para obter o documento. Segundo o Ministério da Infraestrutura, quem quiser ter o documento físico pode utilizar qualquer impressora, pois o papel tem a autenticidade da impressão garantida por um QR Code, que pode ser apresentado e consultado pelos agentes de trânsito em eventual fiscalização. (Agência Brasil)
 
Acidente
 
Uma carreta tombou no km 707 da BR-381, na altura da cidade de Nepomuceno, no Sul de Minas Gerais, e provocou um incêndio de grandes proporções na manhã desta quinta-feira. O trânsito nos dois sentidos da rodovia foi interditado, com os fechamentos para Belo Horizonte e São Paulo. O motorista do veículo morreu no acidente. O fogo se alastrou rapidamente com uma explosão. Isso porque a carreta transportava desodorantes, com líquido altamente inflamável e com pressão. Segundo a Arteris Fernão Dias, concessionária que administra o trecho da BR, há três quilômetros de congestionamento nos dois sentidos. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para combater o fogo no local. (Estado de Minas)