Coronavírus

O número de infecções diárias pelo novo coronavírus segue em alta no Brasil. Segundo boletim do Ministério da Saúde (MS) divulgado nessa quarta-feira (19), foram 204.854 casos registrados em 24 horas, o maior número desde o início da pandemia. O número de pessoas infectadas pela covid-19 totaliza 23.416.748. O número de mortes causadas pela covid-19 não tem crescido na mesma proporção e chegou a 621.855, com 338 óbitos entre ontem (18) e hoje. Há 3.062 mortes em investigação. Os dados de mortes em investigação ocorrem por haver casos em que o paciente morreu, mas a investigação da causa demanda exames e procedimentos posteriores. Até o momento, segundo o ministério, 21.848.301 pessoas se recuperaram da doença. Segundo o balanço fornecido pelas Secretarias Estaduais de Saúde, o estado com mais mortes por covid-19 é São Paulo, com 155.997 registros. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro (69.623), Minas Gerais (56.866), Paraná (40.951) e Rio Grande do Sul (36.564). (Agência Brasil)

Coronavírus I

A aceleração dos casos de COVID-19 tem preocupado e lotado vagas destinadas a pacientes com quadros respiratórios nos hospitais. Autoridades, especialistas e os dados mais recentes mostram que a maior parte dos internados não completou o esquema vacinal ou são pessoas acima de 75 anos, ou ainda, têm muitas comorbidades associadas. Números referentes às internações por COVID-19 em Unidades de Terapia Intensiva e leitos clínicos da rede do SUS compilados pela Secretaria de Estado de Saúde ontem confirmam o peso da vacinação para evitar casos graves: 80% dos internados em UTI são não vacinados ou tomaram apenas uma dose de imunizante, mesmo perfil de 85,8% dos que estão recebendo atendimento em enfermarias. De acordo com os dados, extraídos ontem do Sivep-Gripe, que concentra informações enviadas pelos municípios, dos 437 pacientes internados em leitos SUS de UTI COVID-19, 324 (74,14%) não foram vacinados, 26 (5,97%) tomaram somente uma dose de imunizante  e 87 (19,9%) receberam duas injeções ou dose única (Janssen) . Nos leitos de enfermaria, são 2.236 pacientes internados, dos quais 1.750 (78,26%) não tomaram nenhuma dose de imunizante, 144 (6,44%) receberam apenas a primeira e 324 (14,49), duas ou a dose única. (Estado de Minas)

Vacina

Apenas duas em cada 10 crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas foram vacinadas contra a Covid-19 em Belo Horizonte. Com a baixa procura, a Prefeitura até mudou a estratégia na tentativa de aumentar a cobertura, triplicando o número de escolas que aplicarão a proteção. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), do público-alvo de 13,5 mil crianças, somente 3 mil foram imunizadas contra a doença – cerca de 20%. Diante da baixa procura, a Prefeitura vai realizar repescagem para o grupo nesta semana. Além disso, para não perder as doses, convocou os jovens de 11 anos sem doenças crônicas para receberem a injeção nesta quinta-feira. O diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da SMSA, Paulo Roberto Correa, reafirma a segurança do imunizante pediátrico. Segundo ele, nenhum caso de efeito colateral em relação à Pfizer foi notificado na cidade. Além disso, o especialista lembra a importância de proteger os pequenos, considerados hoje um dos principais transmissores do vírus. “Apesar de adoecerem pouco e terem poucos sintomas, podem transmitir para outras pessoas”, afirma. Para manter a segurança das crianças na hora da vacinação, evitando o contato direto com pacientes que apresentam sintomas respiratórios nas unidades de saúde, a PBH tem aplicado a dose pediátrica em escolas. Nessa quarta-feira, a administração ampliou o número de instituições que participam da campanha, saindo de nove para 27. Nesses locais, que funcionam das 9h às 17h, também será feita a repescagem para crianças com comorbidades na quinta e na sexta. Já a vacinação dos acamados ou com mobilidade reduzida segue sendo feita por equipes volantes da SMSA. Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. (Hoje em Dia)

Vacina I

Belo Horizonte começa nesta quinta-feira (20/1) mais uma etapa importante no combate à COVID-19: a vacinação de crianças sem comorbidades. A administração municipal aumentou de nove para 27 pontos de vacinação para atender todas as meninas e meninos com 11 anos, a partir das 9h. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), serão contempladas hoje crianças nascidas de janeiro a junho de 2010 e que ainda tenham 11 anos na data da aplicação da dose. Também está sendo atendido o público já convocado: crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas. Para se vacinar é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais e levar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência na capital. Os locais de vacinação funcionarão de 9h às 17h. (Estado de Minas)

Coronavac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reúne, às 10h desta quinta-feira (20), para debater o pedido do Instituto Butantan para uso da CoronaVac para imunizar crianças e adolescentes, com idades entre três e 17 anos, contra a covid-19. Na última segunda-feira (17), técnicos do órgão se reuniram com o representante dos representantes do Butantan para discutir os pontos dos dados apresentados pelo fabricante da vacina. Na semana passada, a Anvisa já havia feito uma reunião com entidades médicas para analisar as informações complementares. No pedido, apresentado pelo Butantan, há dados de estudo no Chile, onde a CoronaVac é utilizada para pessoas com mais de três anos. Esta é a segunda solicitação do Instituto Butantan para o uso da CoronaVac em crianças e adolescentes. Em julho do ano passado a Anvisa negou o pedido alegando limitação de dados dos estudos. Atualmente no Brasil, o imunizante da Pfizer é o único com autorização para ser aplicado em pessoas de 5 a 17 anos. (Rádio Itatiaia)

Kalil

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), reúne-se, nesta quinta-feira (20), com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Integram o grupo os infectologistas Estevão Urbano, Unaí Tupinambás e Carlos Starling, além do secretário municipal de Saúde, Jackson Machado. O vice-prefeito da cidade, Fuad Noman, também participa. No encontro, serão debatidos, ao menos, três temas: o aumento de casos da covid-19 impulsionado pela variante Ômicron, a falta de um cronograma de chegada de vacinas para crianças de cinco a 11 anos e os critérios que serão adotados pela prefeitura para liberação de alvarás para eventos privados de carnaval. É importante lembrar que a discussão sobre o carnaval é relacionada a eventos particulares. A prefeitura já informou que a tradicional folia em vias públicas não ocorrerá, pelo segundo ano, devido à pandemia. Novas reuniões devem ocorrer nos próximos dias. Um primeiro encontro chegou a ser realizado nessa quarta-feira (19), mas não houve nenhum comunicado público sobre eventuais decisões tomadas. 

Kalil I

Os encontros ocorrem em meio à piora dos indicadores que monitoram a pandemia em Belo Horizonte. Conforme balanço mais recente, divulgado nessa quarta-feira (19) pela Secretaria de Saúde, a ocupação de leitos destinados a pacientes com covid-19 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 89,1%, no nível vermelho. A ocupação de enfermaria está em 74,5%, também em nível crítico. O RT, que mede a velocidade de transmissão da covid-19, também preocupa. O indicador está em 1,19. Isso significa que cada grupo de 100 pessoas que testaram positivo para a covid-19 transmitem o vírus para outras 119 pessoas. Especialistas ressaltam que o ideal é ter o RT abaixo de 1. (Rádio Itatiaia)

IPTU

Os proprietários de imóveis em Belo Horizonte tem somente até esta quinta-feira (20) para conseguirem desconto de 10% no Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Para isso, é necessário pagar pelo menos duas parcelas do tributo de 2022. O decreto 17.797, que institui o desconto, foi publicado no Diário Oficial do Município no último dia 15 de dezembro. Aproximadamente 726 mil imóveis poderão obtê-lo. “Acreditamos que o montante arrecadado no mês de janeiro pode ficar um pouco acima dos 40% do valor total lançado. Como o valor total lançado de IPTU e das taxas imobiliárias cobradas em conjunto para o próximo ano vai ficar em aproximadamente R$ 2,27 bilhões, acreditamos em uma arrecadação de cerca de R$ 905,7 milhões com o pagamento antecipado em janeiro”, afirmou, em nota à imprensa, Eugênio Veloso, subsecretário da Receita Municipal. As guias do IPTU 2022 foram enviadas para os contribuintes, mas quem não recebeu também pode baixá-las aqui. (O Tempo)

Bolsonaro

Termina, na sexta-feira da semana que vem (28), o prazo dado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para que o Presidente da República, Jair Bolsonaro, preste depoimento na investigação sobre o vazamento do inquérito do ataque hacker ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A investigação sobre o vazamento foi solicitada pelo TSE ao ministro Alexandre de Moraes após Bolsonaro conceder uma entrevista no dia 4 de agosto do ano passado, em que ele teria falado sobre o inquérito com o intuito de atacar a segurança das urnas eletrônicas no entendimento do Tribunal Superior Eleitoral. O presidente foi intimado após a Polícia Federal (PF) ouvir o delegado responsável pelo inquérito e também o deputado Felipe Barros (PSL), que teve acesso ao material e participou da entrevista em que estava o presidente Jair Bolsonaro. (Rádio Itatiaia)

Venda Nova

Cerca de 30 passageiros ficaram levemente feridos após um ônibus da linha 521, do Move, tombar na avenida Vilarinho, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, no início da manhã desta quinta-feira (20). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu na altura do número 2.700 da via, no sentido Centro, que está completamente interditada. Ainda segundo os militares, três equipes trabalham no local para resgatar as vítimas. O ônibus liga Ribeirão das Neves à Belo Horizonte. Segundo informações do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o eixo do coletivo teria quebrado, provocando o acidente. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também foi acionado para atender os passageiros no local. Em entrevista à Itatiaia, uma passageira, identificada como Laís, que estava com um bebê de 10 meses no colo, contou como tudo aconteceu. "A gente pegou o ônibus na Estação Justinópolis e viemos normal. Quando chegamos perto do Posto Justinópolis, o ônibus deu um estralo e o motorista até saiu do ônibus, olhou e continuou a viagem. No início da Vilarinho, deu um outro estralo, começou a balançar e, de repente, tombou. Foi muito rápido", disse a passageira. (Rádio Itatiaia)

Tempo

A previsão meteorológica para esta quinta-feira (20), em Belo Horizonte, indica céu claro a parcialmente nublado com pancadas de chuva e possíveis trovoadas isoladas. De acordo com a Defesa Civil da capital, a temperatura mínima registrada foi de 19ºC, e a máxima estimada é de 31ºC. A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 40% à tarde. (Hoje em Dia)