Vacina

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgou, na noite dessa quarta-feira (25), a primeira versão do plano de contingência para vacinação contra covid-19. O documento divide a imunização em três fases: pré-campanha, campanha e pós-campanha. Inicialmente, o foco será acompanhar os estudos clínicos científicos sobre os avanços no imunizante. O Brasil possui parceria para produção de duas vacinas que estão na fase final de testes: a Coronavac (parceria da empresa chinesa Sinovac e o Insituto Butantan) e a AstraZeneca (parceria entre a universidade de Oxford e a FioCruz). Também é estruturado o capital humano, além de equipação das redes com câmaras frigoríficas, que serão utilizadas para armazenar o imunizante. Além disso, são realizadas compras de insumos para preparar os municípios para vacinar de forma que não haja aglomerações. A atenção primária à saúde dos municípios deve mapear o público de risco e estimar o quantitativo de doses para a região. (Rádio Itatiaia)

Vacina I

Inicialmente, o foco será acompanhar os estudos clínicos científicos sobre os avanços no imunizante. O Brasil possui parceria para produção de duas vacinas que estão na fase final de testes: a Coronavac (parceria da empresa chinesa Sinovac e o Insituto Butantan) e a AstraZeneca (parceria entre a universidade de Oxford e a FioCruz). Também é estruturado o capital humano, além de equipação das redes com câmaras frigoríficas, que serão utilizadas para armazenar o imunizante. Além disso, são realizadas compras de insumos para preparar os municípios para vacinar de forma que não haja aglomerações. A atenção primária à saúde dos municípios deve mapear o público de risco e estimar o quantitativo de doses para a região. De acordo com o documento, serão criados 14 centros de referência para dar suporte na vacinação. “É o local onde são encontradas vacinas, imunoglobulinas e soros indicados em situações especiais”. O funcionamento acontecerá no período das 08h às 17h (segunda-feira a sexta-feira). Cada centro contará com um médico ou enfermeiro responsável por coordenar a equipe, um médico pediatra, outro enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e um recepcionista. (Rádio Itatiaia)

Coronavírus

A pandemia do novo coronavírus já gerou 6.166.606 infectados desde o seu início. Nas últimas 24 horas, foram registrados 47.898 casos positivos. O número é 54% maior do que o acréscimo de ontem, quando foram adicionados às estatísticas 31.100 novos registros. Ontem, o sistema marcava 6.118.708 pessoas com covid-19 desde o início da pandemia. Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta quarta-feira (25). O órgão divulga a cada dia um balanço a partir de informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde. O número de óbitos para a covid-19 totalizou 170.769. Nas últimas 24 horas, foram registradas 654 mortes, número pouco acima das 630 novas incluídas ontem. Na atualização diária de ontem, o sistema marcava 170.115 falecimentos. Ainda há 2.177 óbitos em investigação. (Agência Brasil)

Alencar da Silveira

Mais um deputado estadual foi confirmado com a covid-19. Desta vez, o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) testou positivo. Ele está sem sintomas e em isolamento. Nessa terça (24), o deputado estadual Agostinho Patrus (PV), presidente da Assembleia Legislativa e o deputado Marquinho Lemos (PT) também tiveram diagnóstico da doença. Com isso, são 14 parlamentares ao longo de toda a pandemia que tiveram casos de covid-19 confirmados. São eles: Antônio Carlos Arantes (PSDB), Betinho Pinto Coelho (Solidariedade), Celise Laviola e Thiago Cota do MDB, Duarte Bechir (PSD), Gil Pereira (PP), Guilherme da Cunha e Laura Serrano do Novo, Dr. Jean Freire e Marquinho Lemos do PT, João Vítor Xavier (Cidadania) Professor Irineu (PSL), Agostinho Patrus (PV) e Alencar da Silveira Jr. (PDT). (Rádio Itatiaia)

BH

A prefeitura fechou o cerco ao comerciante que descumprir as regras sanitárias  impostas pelo poder público para controlar a pandemia do novo coronavírus em Belo Horizonte. A ordem aos fiscais, a partir de agora, é fechar as portas do estabelecimento, ao invés de notificar irregularidades. Infratores, inclusive, poderão ser presos. O ultimato foi dado ontem pelo prefeito Alexandre Kalil depois de várias reuniões nos últimos dias, muitas delas calorosas, com os membros do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da capital. Apesar de descartar uma nova quarentena na cidade, em que somente serviços essenciais poderão funcionar, o chefe do Executivo já avisou que a medida poderá novamente ser adotada. “Não vamos fechar. Ainda”, alertou. A decisão será tomada a partir do nível médio de transmissão por infectado (Rt) e das taxas de internações. Sobre o primeiro indicador, o boletim epidemiológico divulgado ontem informou que o índice estava em 1,08. Já a ocupação dos leitos de UTI e enfermaria estava, respectivamente, em 39,4% e 37,2%.  O sinal vermelho acende se o Rt chegar a 1,2 e a ocupação das vagas em hospitais atingir 70%. O reforço na fiscalização aos comerciantes tem, agora, o respaldo da Polícia Militar. “O poder público vai virar poder de polícia”, frisou Kalil. (Hoje em Dia)

Lava Jato

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã  desta quinta-feira (26), em ação conjunta com o Ministério Público Federal (MPF), a Operação Sem Limites V, a  78ª fase da Operação Lava Jato. As ações visam aprofundar as investigações acerca de práticas criminosas cometidas na Diretoria de Abastecimento da Petrobras, especificamente na Gerência Executiva de Marketing e Comercialização. “O investigado, ex-funcionário da empresa, já foi alvo de medidas judiciais na 57ª fase da Operação Lava Jato e, por ocasião do avanço das investigações, é novamente objeto de mandados de busca e apreensão”, diz a PF. De acordo com as investigações, após o cumprimento das medidas no fim de 2018 e o oferecimento de acusações criminais, executivos ligados a empresa estrangeira investigada celebraram acordos de colaboração premiada com o MPF. Eles narraram que o então funcionário da Petrobras “teria recebido cerca de US$ 2,2 milhões, entre 2009 e 2015, para favorecer a trading company em negociações de compra de combustíveis marítimos”, fornecidos pela estatal. (Agência Brasil)

Lava Jato I

A PF diz ainda que, as vantagens indevidas seriam recebidas em espécie no Brasil e, na sequência, repartidas pelo investigado com outros então funcionários da estatal integrantes do esquema criminoso. Existem ainda indícios de que outras empresas estrangeiras também teriam pago vantagens indevidas ao ex-agente público relacionadas a operações de compra e venda de combustíveis marítimos com a estatal brasileira. Policiais Federais cumprem dois mandados de busca e apreensão em Angra dos Reis e Araruama, no Rio de Janeiro. As ordens judiciais foram expedidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba. Segundo a PF, as medidas cumpridas hoje têm, dentre outros objetivos, fazer cessar a atividade delitiva e aprofundar o rastreamento dos recursos de origem criminosa. A Polícia Federal segue nas investigações para identificar e responsabilizar os suspeitos de atentarem contra a estatal que foi vítima de articulações criminosas. "Os investigados responderão pela prática, dentre outros, dos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e de lavagem de dinheiro". (Agência Brasil)

Chuva

A quinta-feira (26) será de céu nublado, com muitas nuvens durante todo o dia em Belo Horizonte, com temperatura máxima de 29°C. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na madrugada, a mínima chegou a 16°C na capital mineira. Não deve chover. Já na sexta (27), o calor aumenta um pouco e deve bater 30°C à tarde. O céu deverá continuar nublado, com muitas nuvens. No fim de semana, a temperatura cai novamente: a máxima no sábado (28) e domingo (29) não deve passar de 27°C, ainda conforme o Inmet.  A umidade relativa do ar fica em 40% nesses dias. (Hoje em Dia)

Expectativa de vida

A expectativa de vida ao nascer no Brasil em 2019 era de 76,6 anos, segundo dados da Tábua da Mortalidade, divulgados hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é 0,3 ano superior à de 2018, divulgada na pesquisa do ano passado (76,3 anos). A Tábua da Mortalidade é divulgada anualmente pelo IBGE e usa como referência dados de 1º de julho do ano anterior. O dado, que é uma média da expectativa de vida dos dois sexos, foi publicado na edição de hoje (26) do Diário Oficial da União. A divisão do dado, por sexo, será feita às 10h pelo IBGE. (Agência Brasil)

Atividade Física

Até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas no mundo com um aumento da atividade física, estimou a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao lançar linhas orientadoras para a área. O combate ao sedentarismo deve ser praticado em todas as idades e mesmo por pessoas com condicionantes físicas por motivo de doença, defendeu a OMS, ao anunciar as novas diretrizes. A organização sugeriu, nesse contexto, que devem ser destinadas pelo menos duas horas e meia a cinco horas, por semana, para atividade aeróbica moderada a vigorosa, no caso dos adultos. Para crianças e adolescentes, a média recomendada é de uma hora por dia. De acordo os dados da OMS, um em cada quatro adultos não pratica exercício físico suficiente, o mesmo se passando com quatro em cada cinco adolescentes. (Agência Brasil)

Maradona 

Com uma grande presença de torcedores do lado de fora da Casa Rosada, sede do governo da Argentina, em Buenos Aires, o velório de Diego Maradona foi aberto ao público às 6 horas (de Brasília) desta quinta-feira e seguirá até 16 horas. A expectativa é que 1 milhão de pessoas passem pelo local para se despedir do ídolo, que faleceu no início da tarde de quarta após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Desde o início da madrugada, milhares de torcedores formavam uma fila que já avançava quadras da tradicional Avenida de Mayo. Houve um princípio de confusão na hora da abertura dos portões da Casa Rosada, mas sob muita emoção, os fãs foram entrando aos poucos e deram adeus a Maradona. A situação na entrada da Casa Rosada está mais controlada, mas há princípios de confusão na última barreira antes do acesso ao salão onde se encontra o caixão. É permitida a entrada de 20 pessoas por vez e, quando o portão se fecha após entrada de um grupo, os ânimos se exaltam. (Estadão)

Maradona I

Escoltado por uma caravana, o corpo do ex-craque chegou à sede do governo argentino por volta de 1 hora, quando uma multidão já se encontrava na Plaza de Mayo. Camisas da seleção da Argentina e do Boca Juniors já eram maioria, mas torcedores de todos os clubes marcaram presença. Atendendo a um pedido da família, que fez uma cerimônia íntima momentos antes da abertura dos portões, o caixão permanecerá fechado durante o velório, que conta com a presença da imprensa local e internacional, com jornalistas dos principais meios de comunicação do mundo. Diego Maradona será enterrado no cemitério Jardins de Bella Vista, em Buenos Aires, porém o horário do sepultamento ainda não havia sido confirmado pela família até momentos antes do início do velório. (Estadão)