Coronavírus

O Brasil bateu novo recorde de casos registrados em 24 horas. Entre ontem e hoje, foram confirmados pelas autoridades de saúde 224.567 diagnósticos positivos de covid-19. Foi o maior número desde o início da pandemia. Com esses novos dados, o total de pessoas infectadas desde a chegada do coronavírus ao Brasil chegou a 24.535.884. Ontem, o painel de informações do Ministério da Saúde contabilizava 24.311.317 casos acumulados. O total de casos em acompanhamento de covid-19 está em 1.875.303. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte. O número de pessoas que perderam a vida em consequência da covid-19 alcançou 624.413. Em 24 horas, foram registradas 570 mortes pelas autoridades de saúde. O sistema de informações contabilizava ontem 623.843 óbitos causados pela covid-19. Ainda há 3.146 falecimentos em investigação. Os óbitos em investigação ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demandar exames e procedimentos posteriores. Até hoje, 22.036.168 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a 89,8% dos infectados desde o início da pandemia. Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada nesta quarta-feira (26). Nela, são consolidadas as informações enviadas por secretarias municipais e estaduais de saúde sobre casos e mortes associados à covid-19. Os números em geral são menores aos domingos, segundas-feiras o nos dias seguintes aos feriados em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados. Às terças-feiras e dois dias depois dos feriados, em geral há mais registros diários pelo acúmulo de dados atualizado. (Agência Brasil)

Minas

Praticamente oito a cada dez mineiros com Covid-19, internados nas UTIs ou enfermarias, não tomaram nenhuma dose da vacina. A maioria tem de 51 a 60 anos, faixa etária convocada para a imunização ainda em 2021 e que, atualmente, já poderia estar recebendo a terceira dose. O levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi feito em 19 de janeiro, mas os dados repassados nesta quarta-feira (26) ao Hoje em Dia. Na ponta do lápis, 78% dos pacientes estão sem proteção contra o vírus. São 324 pessoas hospitalizadas em leitos de terapia intensiva. Outros 1.426 doentes estão em vagas de enfermaria. Além disso, são 31 crianças menores de 11 anos internadas, sendo sete nas UTIs. Ao todo, o Estado tem 437 pessoas internadas com Covid em UTIs, entre não vacinadas, imunizadas com apenas uma dose e dose única ou com as duas aplicações. Nas enfermarias, são 1.799 pacientes. Não há informações de doentes que receberam o reforço (3ª dose). Segundo o Vacinômetro, painel de monitoramento da SES, 16,7 milhões de mineiros foram imunizados contra o coronavírus. Desses, 15,2 milhões receberam a segunda dose. Outros 501 mil tomaram a dose única. O reforço foi aplicado em 4,4 milhões de moradores. (Hoje em Dia)

Vacinação

Belo Horizonte aplica nesta quinta-feira (27) a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em crianças sem comorbidade que tenham 9 anos. Mas atenção: hoje são apenas meninas e meninos nascidos de janeiro a junho de 2012. Nesta sexta-feira (28) a outra metade, crianças de 9 anos nascidas de julho a dezembro de 2012, será imunizada. Os locais de vacinação podem ser consultados aqui. A ampliação da vacinação para outras faixas etárias será feita gradativamente, de acordo com o recebimento de novas remessas. Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. Caso o acompanhamento seja por terceiros, haverá a necessidade de apresentar o termo de autorização para vacinação, disponibilizado pela prefeitura, preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis. O horário de funcionamento dos Centros de Saúde e postos extras é das 8h às 17h. Já dos pontos de drive-thru é das 8h às 16h30. Os shoppings funcionam das 13h às 19h30. A vacinação nas escolas é das 9h às 16h.  (Rádio Itatiaia)

Aulas

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou, nesta quarta-feira (26/1), que vai adiar em uma semana o início das aulas presenciais para as crianças entre 5 e 11 anos. A decisão vale para a rede pública e privada da capital. O retorno, que estava programado para 3 de fevereiro, foi postergado para o dia 14. “Por que 14? Porque temos que dar a chance, temos o dever de dar a proteção das crianças que devem ser protegidas”, afirmou, ao pedir para que os pais e responsáveis vacinem as crianças. O prefeito ainda disse que as crianças estão adoecendo. "Minha neta está com Covid. Graças a Deus está assintomática. Infelizmente, ela ainda não tem idade para se vacinar. Levem seus filhos para se vacinarem. É cruel que um pai e uma mãe que se protegeu não vacine seus filhos", afirmou. As atividades escolares para alunos acima de 12 anos e menores de 4 anos estão autorizadas em Belo Horizonte, antes do dia 14, na data programada. Vale ressaltar que as instituições do governo do Estado ou federais têm autonomia para voltar nas datas já previstas. O prefeito frisou que considera uma crueldade que os pais, já vacinados, não levem os filhos para a vacinação ou que tenham medo da vacina. “As nossas crianças não estão todas protegidas, nem vacinadas. Não podemos nos expor a idiotas negacionistas. O que estamos pedindo é a proteção dos filhos, dessas crianças”. (Estado de Minas)

Eventos

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou nesta quarta-feira (26) que a capital passará a exigir a partir da próxima segunda-feira (31), além do comprovante de vacinação, o teste negativo para Covid-19 para a entrada da população em eventos na capital. A medida é uma forma de conter o avanço da contaminação pelo coronavírus na cidade, impulsionada pela variante ômicron, mais contagiosa. Durante a coletiva, o prefeito da capital também fez um apelo para que pais e responsáveis imunizem as crianças. "Pelo amor de Deus, levem os seus filhos para vacinar. A vacina é absolutamente segura, ninguém é louco, ninguém é irresponsável, temos mais de 12 milhões de crianças vacinadas no mundo".  (O Tempo)

STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, decidiu nesta quarta-feira (26), cancelar o retorno presencial à Corte previsto para o próximo dia 1º de fevereiro, quando termina oficialmente o recesso judicial. A decisão também impacta a tradicional cerimônia de abertura do ano no Poder Judiciário, momento em que autoridades como o presidente Jair Bolsonaro (PL) e os presidentes do Legislativo federal comparecem à Suprema Corte, mas que ocorrerá de maneira remota neste ano. Na portaria com as novas diretrizes, o Fux também determina a prorrogação do trabalho remoto até o fim de fevereiro, "em razão dos índices elevados de transmissão e contaminação por Covid-19 e influenza no Distrito Federal", conforme nota divulgada pelo Supremo. A decisão será publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) na próxima quinta-feira (27). Em outubro do ano passado, Fux autorizou a retomada das atividades presenciais no Supremo mediante a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19, o chamado "passaporte da vacina". A medida foi adotada em meio ao avanço do Programa de Operacionalização da Imunização (PNO) no País e, mesmo assim, o retorno ocorreu de maneira gradual durante o mês de novembro. (Estadão)

Congresso

O Congresso Nacional marcou a abertura do ano legislativo para a próxima quarta-feira, dia 2, às 16 horas. A cerimônia, que é tradicional nesse período, deve reunir os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), além do presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, Bolsonaro deve levar uma mensagem presidencial com as prioridades do governo para 2022. (Estadão)

TCU

O ministro Raimundo Carreiro deixou o Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira (26). Indicado pelo Senado, ele estava na Corte desde 2007. A sua vaga será ocupada semana que vem pelo senador Antonio Anastasia (PSD-MG), que também foi escolhido pelo Senado, em votação realizada mês passado. Anastasia teve 52 votos, contra 19 da senadora Kátia Abreu (PP-TO) e 7 do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Raimundo Carreiro abriu a vaga porque foi aprovado em novembro para o cargo de embaixador do Brasil em Portugal. Como Carreiro havia sido uma indicação do Senado, a vaga deve ser preenchida pela mesma origem. Carreiro foi Secretário-Geral da Mesa Diretora do Senado por 12 anos antes de chegar ao TCU. Em discurso proferido ao fim da sessão, ele destacou sua trajetória no serviço público - foi secretário e afirmou que a passagem pelo TCU significou a “culminação” da carreira. Ele foi presidente da Corte entre 2017 e 2018, tarefa que considerou seu maior desafio. “Aqui, nestes últimos 15 anos, tenho me empenhado para cumprir da melhor maneira possível esta função, verdadeira culminação da minha carreira como servidor público”, disse. Cumpre ao Congresso Nacional escolher seis dos nove ministros do TCU. Os outros três cabem à Presidência da República, sendo que apenas um é de livre indicação do Planalto; as outras duas vagas são reservadas para auditores do tribunal e procuradores do Ministério Público de Contas. Os outros dois nomes do Senado que estão no TCU hoje são o ex-senador Vital do Rêgo e o ex-consultor-geral Bruno Dantas, ambos indicados em 2014. Os ministros do TCU têm mandato vitalício, com aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade. O órgão auxilia o Congresso Nacional na tarefa de fiscalização das finanças públicas. Cabe a ele emitir pareceres sobre as contas anuais apresentadas pelo Executivo, conduzir diligências e auditorias requeridas pelos parlamentares e prestar informações solicitadas pelas Casas ou pelas suas comissões. (O Tempo)

Kiss

Nove anos depois do incêndio que matou 242 jovens e deixou mais de 600 feridos na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, familiares das vítimas consideram que a justiça começou a ser feita. No último mês de dezembro, quatro pessoas acusadas pelo Ministério Público (MP) pelos 242 homicídios e 636 tentativas de homicídio por dolo eventual, foram condenadas em júri popular a penas de 18 a 22 anos, a serem cumpridas em regime fechado, inicialmente. “O que a gente entende é que nesse processo em que os réus responderam pelos homicídios, isso aí ficou, sem dúvida nenhuma, justiçado. Consideramos que foi feita justiça, mas sabemos que isso vai ser decidido nos tribunais superiores mais à frente, porque eles devem recorrer. A gente entende que a justiça teve seu início, a condenação deles é sinal de justiça”, destacou o presidente da Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Flávio Silva. Os sócios da Boate Kiss, Elissandro Calegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, foram condenados a penas de 22 anos e 6 meses, e 19 anos e seis meses, respectivamente; o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, que acendeu o artefato pirotécnico que causou o incêndio, foi condenado a 18 anos; e o produtor do grupo musical, Luciano Augusto Bonilha Leão, que comprou os fogos, a 18 anos também. “Houve vitória da sociedade, nós não ganhamos nada, a sociedade conquistou sim o início da punição desse tipo de crime. [A condenação deles] prova que esse tipo de crime começa a ser punido no Brasil. Mas a gente entende que só à base de muita luta, muito esforço, que a justiça acontece”, ressaltou Flávio, pai de Andrielle Righi da Silva, que morreu no incêndio quando tinha 22 anos. (Agência Brasil)

Kiss I

Os quatro condenados já começaram a cumprir pena. Na Justiça Militar, dois bombeiros foram condenados a penas de reclusão, mas as punições não começaram a serem cumpridas em razão de recursos no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Quatro bombeiros também já haviam sido condenados anteriormente pela Justiça Comum a penas sem reclusão, em razão de irregularidades no processo de concessão de alvará da boate. “A gente não entende isso como condenação, porque as responsabilidades deles são graves, pelos crimes que cometeram. Eles foram condenados a pagar multa”, disse Flávio. De acordo com ele, os familiares já recorreram ao STJ e aguardam novo julgamento. O incêndio teve início na madrugada de domingo, 27 de janeiro de 2013, durante apresentação da banda Gurizada Fandangueira. O evento havia sido organizado por estudantes dos cursos de agronomia, medicina veterinária, zootecnia, técnico em agronegócio, técnico em alimentos e pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). (Agência Brasil)

Tempo

Belo Horizonte pode registrar chuva isolada nesta quinta-feira (27). A previsão meteorológica indica que o dia será de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva isoladas com trovoadas, principalmente no período da tarde. A mínima foi de 18 °C e a máxima estimada de 30 °C. A tendência é que o dia fique com menos nuvens até a tarde, quando o céu fica mais nublado e a chance de chuva e trovoadas isoladas fica mais alta. (Rádio Itatiaia)

Mega-Sena

A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (27) um prêmio acumulado em R$ 31 milhões. As seis dezenas do concurso 2.448 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet (CLIQUE AQUI E APOSTE ONLINE). Esta é a Mega-Semana de Verão que oferece uma chance extra ao apostador, com sorteios na terça-feira (25), hoje e no sábado (29). De acordo com a Caixa, caso apenas uma pessoa acerte o prêmio da faixa principal e aplique o valor total na poupança, ela receberá R$ 176,4 mil de rendimento no primeiro mês. A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50. (Rádio Itatiaia)