Coronavírus

Sobe para nove o número de casos suspeitos do novo coronavírus em Minas Gerais, após a confirmação da doença no Brasil. O dado, no entanto, ainda não foi registrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que monitora duas mulheres em Belo Horizonte. A maioria dos pacientes, com os sintomas da doença no estado, viajou para a Itália, que passa por um surto do Covid-19. No Sul de Minas, três pessoas da mesma família estão sendo monitoradas no hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre. São dois homens, de 21 e 48 anos, e uma mulher de 45. Eles voltaram da Itália na terça-feira de Carnaval (25) já com os sintomas e ficarão em isolamento até a confirmação ou não da doença. Na noite dessa quarta-feira (26), o prefeito de Lavras, José Xerém, publicou um vídeo afirmando que um morador da cidade, que esteve em Hong Kong e na Tailândia, também está em isolamento com os sintomas da doença. No Norte de Minas, um estudante de medicina teria sido infectado pelo novo coronavírus. Ele retornou há poucos dias da Itália e está no hospital universitário Clemente de Farias em isolamento. Ele passou por exames, que foram enviados para a Fundação Ezequiel Dias. o Triângulo, as autoridades de saúde monitoram o caso de uma mulher. Ela está em Uberlândia e também esteve na Itália. Na Zona da Mata, uma mulher também pode ter contraído a doença. Ela vai passar por exames em Juiz de Fora depois de apresentar sintomas compatíveis com o coronavírus. Em Belo Horizonte, os dois casos investigados e registrados pela SES também são de mulheres. Uma está internada em um hospital particular e a outra, de 25 anos, no hospital Júlia Kubitschek. As duas estiveram recentemente na Ásia. As amostras laboratoriais foram coletadas e enviadas para análise. (Rádio Itatiaia)

Coronavírus I

O governo federal deve lançar, nas próximas semanas, uma campanha nacional de esclarecimento sobre o novo coronavírus (Covid-19), informou ontem (26) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Ele e outros oito ministros participaram de uma reunião, no Palácio do Planalto, para tratar das ações para o enfrentamento à síndrome respiratória, que teve um primeiro caso de infecção confirmado no Brasil. Foi também a primeira reunião interministerial comandada pelo novo ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto.  O presidente Jair Bolsonaro, que retornou a Brasília nesta quarta-feira, após tirar uns dias de descanso no carnaval, não participou da reunião. Ele retoma sua agenda normal a partir de hoje (27). e não disse quando a campanha começará a ser veiculada na mídia, mas destacou que será semelhante a campanhas anteriores sobre epidemias mundiais, como a da gripe H1N1. "Esse é um plano que a gente já tinha, ele é basicamente informativo, para a população ficar tranquila, saber o que pode fazer", acrescentou. Mais cedo, o Ministério da Saúde confirmou que um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro, foi confirmado como primeira pessoa contaminada pelo coronavírus no país. Por enquanto, disse Mandetta, não há nenhuma mudança nas regras de circulação em portos e aeroportos do país. "Não tem mudanças de conduta, não tem mudança em relação ao trânsito de pessoas", enfatizou. O governo informou que todos os estados do país atualizaram e enviaram ao Ministério da Saúde seus planos de contingência, com ações para enfrentamento à doença. O Ministério da Saúde também realizou licitação para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras, para distribuir a todos os estados do país, ampliando os estoques já disponíveis. Ainda de acordo com as autoridades, as unidades básicas de saúde já contam com protocolo atualizado para o devido atendimento à infectados e possuem salas especiais para triagem. Casos suspeitos serão encaminhados para hospitais de referência nos estados, que possuem leitos disponíveis para cuidados intensivos, caso necessário. (Agência Brasil)

Peixes

A Quaresma deste ano começa com um aumento de até 19,34% nos peixes e frutos do mar, em relação ao mesmo período do ano passado. É o caso do quilo do camarão rosa, que passou de R$ 90,10, em 2019, para R$ 107,51. No geral, a aumento médio de produtos altamente procurados nessa época do ano, foi de 2,19%, segundo pesquisa do site Mercado Mineiro. No mesmo período, a inflação acumulou alta de 4,60%, de acordo com cálculo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead-UFMG). O coordenador do portal, Feliciano Abreu, observa que os outros tipos de carne subiram tanto, que o consumidor tem tido a sensação de que os pescados nem estão tão mais caros. “Em média, o peixe já é normalmente mais caro. Como em 2020 o reajuste foi mais baixo do que os das carnes bovinas, suínas e das aves, os mineiros nem estão sentindo tanto”, explica. Segundo o especialista, o mais recomendável é procurar itens com preços menores, entretanto, sem deixar de avaliar a qualidade, uma vez que pescados são produtos muito perecíveis. “Estabelecimentos mais conhecidos, com mais tempo de mercado e que vendem o pescado durante todo o ano são mais indicados. Vale a pena comprar com o preço mais realista, e tentar equacionar o custo com a qualidade”, conclui Abreu. Alguns itens, como a traíra, ficaram até mais baratos. O preço do quilo ficou 7,69% mais baixo em relação ao mesmo período do ano passado. (O Tempo)

Backer

Sabotagem, erro na fábrica ou contaminação dolosa. Essas são as três linhas nas quais a Polícia Civil se debruça para desvendar a presença de substâncias tóxicas nas cervejas da Backer, relacionadas a 34 casos suspeitos de intoxicação por dietilenoglicol, sendo seis mortes. Em entrevista exclusiva ao Estado de Minas, os investigadores revelam detalhes do trabalho que mobiliza autoridades policiais e sanitárias desde o começo do ano. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Flávio Grossi, não há dúvidas de que a contaminação das cervejas por monoetilenogicol e dietilenoglicol – produtos tóxicos usados na produção cervejeira, mas que não podem ter contato com a bebida – ocorreu dentro da fábrica. A investigação procura agora entender, entre outras questões, “quem sabia dessa contaminação ou se assumiu a responsabilidade pela contaminação”. A entrevista contou também com a participação do superintendente de perícia técnica e científica, Thalles Bittencourt, que chamou a atenção para a extensão da exposição aos compostos. “Não é um período de um ou dois dias, é bem mais longo do que isso”, disse. Leia a entrevista aqui. (Estado de Minas)

Gilmar Mendes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou nesta quarta-feira que as instituições brasileiras devem ser "honradas por aqueles aos quais incumbe guardá-las". Nessa terça-feira (25), o jornal O Estado de S. Paulo revelou que o presidente Jair Bolsonaro compartilhou pelo WhatsApp vídeos de convocação para protestos de teor anti-Congresso Nacional. Sem citar o caso nominalmente, o ministro afirma que a "harmonia e o respeito" entre os Poderes são pilares do Estado democrático de Direito. Independentemente dos governantes de hoje ou de amanhã", afirma. "A CF88 (Constituição Federal de 88) garantiu o nosso maior período de estabilidade democrática. A harmonia e o respeito mútuo entre os Poderes são pilares do Estado de Direito, independentemente dos governantes de hoje ou de amanhã. Nossas instituições devem ser honradas por aqueles aos quais incumbe guardá-las", escreveu Gilmar Mendes. O vídeo compartilhado por Bolsonaro exibe a facada que o então candidato à Presidência sofreu em Juiz de Fora, na Zona da Mata, em setembro de 2018, para dizer que o presidente "quase morreu" para defender o país e que agora precisa "que as pessoas vão às ruas para defendê-lo". A mensagem que acompanha o vídeo afirma: "- 15 de março/Gen Heleno/Cap Bolsonaro/O Brasil é nosso, não dos políticos de sempre". Mais cedo, Bolsonaro respondeu às manifestações contrárias à divulgação do vídeo afirmando se tratar de "troca de mensagens de cunho pessoal, de forma reservada". "Qualquer ilação fora desse contexto são tentativas rasteiras de tumultuar a República", afirmou. (Agência Estado)

Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu nesta quarta-feira o respeito às instituições e à ordem democrática e afirmou que criar tensão institucional não ajuda o país a evoluir. Maia se referiu ao vídeo que o presidente Jair Bolsonaro compartilhou no Whatsapp convocando manifestações para o dia 15 de março contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. “Criar tensão institucional não ajuda o país a evoluir. Somos nós, autoridades, que temos de dar o exemplo de respeito às instituições e à ordem constitucional. O Brasil precisa de paz e responsabilidade para progredir”, postou Rodrigo Maia em suas redes sociais. Maia defendeu ainda o diálogo para unir o país. “Só a democracia é capaz de absorver sem violência as diferenças da sociedade e unir a Nação pelo diálogo. Acima de tudo e de todos está o respeito às instituições democráticas”, disse o presidente. (Agência Câmara)

EUA

A Polícia de Milwaukee, cidade no estado americano de Wisconsin, divulgou em sua página no Twitter que atendeu na tarde de ontem (26) a um chamado devido a uma ocorrência nas instalações da cervejaria Molson Coors Beverage Company. A imprensa local fala que foi um tiroteio com mortes, mas a polícia ainda não confirma. Em coletiva à imprensa sobre a disseminação internacional do novo coronavírus, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou o ocorrido em Milwakee. “Gostaria de expressar minhas condolências às vítimas e famílias em Milwaukee, Wisconsin, onde mais cedo um assassino abriu fogo contra [funcionários] da cervejaria Molson Coors, tirando a vida de cinco pessoas, e deixou outras feridas, algumas em estado grave. Estamos de coração partido por eles". (Agência Brasil)

Atlético Mineiro

Poucas horas após a eliminação para o Afogados, na segunda fase da Copa do Brasil, o Atlético anunciou na madrugada desta quinta-feira as demissões do técnico Rafael Dudamel, do diretor de futebol Rui Costa e do gerente de futebol Marques Abreu. Foi a segunda queda do clube em seis dias. Na quinta-feira passada (20), o Galo caiu para o Unión, da Argentina, na primeira fase da Copa Sul-Americana. Saíram do clube junto com Dudamel os quatro profissionais que o treinador trouxe da Venezuela: o auxiliar Marcos Mathías, o preparador físico Joseph Cañas, o analista de desempenho Rodrigo Piñón e o coach motivacional Jeremias Álvarez. O Atlético comunicou ainda que para o jogo de domingo, às 19h, em Varginha, contra o Boa Esporte, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro, o time será comandado por James Freitas e Lucas Gonçalves, ambos da comissão técnica fixa. A delegação retorna de viagem do interior de Pernambuco e se reapresenta na Cidade do Galo na sexta-feira à tarde para dar início à concentração para o duelo contra o Boa. Rafael Dudamel, que assinou contrato até o fim de 2021, ficou à frente do Atlético por apenas 54 dias. Anunciado em 4 de janeiro, o treinador deixou a Seleção Venezuelana para assumir o comando do Galo, mas não conseguiu fazer o time jogar. Em 10 jogos, foram quatro vitórias, três empates e três derrotas, com 50% de aproveitamento. As atuações ruins no Campeonato Mineiro se repetiram na Copa do Brasil. Contra o Campinense-PB, na primeira fase, a equipe alvinegra teve uma apresentação abaixo da crítica, empatou em 0 a 0 e só avançou porque o regulamento classificava o melhor time posicionado no ranking de clubes da CBF. No Campeonato Mineiro, o Atlético ocupa a quarta posição, com 11 pontos em seis jogos, e está no limite entre os classificados para as semifinais. (Rádio Itatiaia)

Viradouro

A Unidos do Viradouro se sagrou campeã do carnaval do Rio 2020. A escola foi uma das que mais empolgaram o público na primeira noite do desfile. Com alegorias e fantasias luxuosas e bem acabadas, a agremiação de Niterói levou à Sapucaí um enredo sobre as Ganhadeiras de Itapuã. A apuração das notas nesta quarta-feira foi acirrada até o último quesito. O enredo da escola campeã falou sobre as mulheres escravizadas que no século XIX vendiam comida e lavavam roupas na lagoa do Abaeté, em Salvador. Com o dinheiro arrecadado, elas compravam a liberdade de outras mulheres submetidas ao cativeiro. De refrão chiclete, o samba era entoado à capela em dois trechos e conquistou a plateia. As alegorias e fantasias eram muito luxuosas e caprichadas. O julgamento das agremiações sofreu alterações. Houve aumento de quatro para cinco jurados na avaliação de cada um dos nove quesitos, com eliminação da maior e menor nota em cada um deles. Até o ano passado, apenas a menor nota era desconsiderada na contagem final. (Agência Estado)

Viradouro I

Portela, Viradouro, Unidos da Tijuca, Vila Isabel e Salgueiro foram algumas das escolas que mais empolgaram o Sambódromo no desfile deste ano. À luz dos primeiros raios do sol, as cores das fantasias e os efeitos que os carros espelhados da Portela se destacaram, assim como as belas baianas de azul. A escola contou como era o Rio de Janeiro antes da chegada dos descobridores portugueses e criticou a destruição da natureza. Apesar de chamar atenção por suas críticas sociais, a Mangueira fez uma apresentação morna e não empolgou a plateia, diferente do que acontece tradicionalmente. Tanto o público como os integrantes da escola tiveram dificuldade de cantar o samba-enredo "A verdade vos fará livre", que trouxe Jesus de várias formas em carros alegóricos impressionantes. A Mangueira teve também o azar de desfilar logo após a Viradouro, cujo samba tinha levantado o público na arquibancada. (Agência Estado)