Coronavírus
O balanço divulgado hoje (28) pelo Ministério da Saúde (MS) mostra 28.629 novos casos de covid-19 em 24 horas, desde o boletim divulgado ontem. Agora são 5.468.270 de casos desde o começo da pandemia. Além disso, foram registradas 510 novas mortes, totalizando 158.456 óbitos. Do total de infectados, 4.934.548 pessoas (90,2%) se recuperaram da doença. O balanço do Ministério da Saúde é feito a partir de registros reunidos pelas secretarias estaduais de saúde e enviados à pasta para consolidação. São Paulo chegou a 1.103.582 de pessoas contaminadas. Os outros estados com maior número de casos no país são Minas Gerais (353.311) e Bahia (349.711). Já o Acre tem o menor número de casos (30.545), seguido de Amapá (51.523) e Roraima (56.469). (Estadão)
Ponte Nova
Os 36 idosos do asilo Municipal de Ponte Nova, que tiveram testes positivo para covid-19 confirmado nessa quarta-feira pela prefeitura da cidade, seguem isolados e acompanhados por equipes médicas.Uma idosa de 83 anos morreu. O surto infectou também três funcionários do asilo da cidade da Zona da Mata de Minas. Por meio de nota, a prefeitura informou que tomou as medidas sanitárias necessárias. “Após a confirmação do primeiro caso, todos os residentes e colaboradores foram isolados e que imediatamente toda a equipe de saúde fora deslocada para o abrigo e isolou os residentes. Todos serão encaminhados para o Centro Referência covid-19. Os demais seguem em isolamento e constante acompanhamento médico”. O surto foi comunicado ao Ministério Público da Comarca de Ponte Nova, que vai analisar a documentação entregue pela Prefeitura e avaliar se todos os protocolos sanitários foram obedecidos. Até essa quarta-feira (28), 618 pessoas testaram positivo, em Ponte Nova, sendo 45 a mais nas últimas 24 horas. A cidade tem onze mortes em decorrência da covid-19. (Rádio Itatiaia)
França
O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta quarta-feira, 28, a imposição de um novo lockdown, ressaltando que as medida tomadas até agora na contenção da covid-19 não foram "suficientes". A partir da próxima sexta-feira, e até a início de dezembro, não será permita a viagem entre regiões do país, e bares e restaurantes serão fechados. As escolas, por sua vez, permanecerão abertas. Macron anunciou ajudas aos negócios que necessitarem, em um auxílio mensal de até 10 mil euros, e à manutenção de empregos. Caso a situação melhore nas próximas duas semanas, alguns negócios poderão ser reabertos. Mais detalhes serão anunciados amanhã pelo primeiro-ministro, Jean Castex. "Não é possível ter uma economia próspera quando há um vírus circulando pela nação", afirmou Macron, ressaltando o desafio único que a pandemia representa, e pedindo unidade aos franceses. (Estadão)
Nice
Um ataque a faca deixou três mortos e vários feridos na manhã desta quinta-feira (29) na Basílica Notre-Dame de Nice e arredores, na França. O prefeito da cidade, Christian Estrosi, afirmou que um suspeito foi detido, classificou o ataque como terrorismo e disse que o homem gritou "Allahu Akbar" (Deus é grande). Segundo a imprensa local, ao menos uma das vítimas foi decapitada e o suspeito foi ferido e está internado em estado grave. A Assembleia Nacional da França interrompeu uma sessão em que medidas para combater a Covid eram discutidas e fez um minuto de silêncio pelas vítimas do ataque. (G1)
SUS
O presidente Jair Bolsonaro anunciou, por meio das redes sociais, que revogou o Decreto nº 10.530/2020, que previa realização de estudos e a avaliação de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Em mensagem na rede social, Bolsonaro negou que a medida alterasse o caráter público do Sistema Único de Saúde (SUS). “O espírito do Decreto 10.530, já revogado, visava o término dessas obras, bem como permitir aos usuários buscar a rede privada com despesas pagas pela União. A simples leitura do decreto em momento algum sinalizava para a privatização do SUS.”, escreveu o presidente. Bolsonaro disse que “em havendo entendimento futuro dos benefícios propostos pelo decreto, o mesmo poderá ser reeditado.” (Agência Brasil)
SUS I
Conforme números apresentados pelo presidente, o Brasil tem mais de 4 mil UBS e 168 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) inacabadas e “faltam recursos financeiros para conclusão das obras, aquisição de equipamentos e contratação de pessoal.” A Secretaria-Geral da Presidência da República informa que será publicada uma edição-extra do Diário Oficial da União cancelando o Decreto nº 10.530/2020. (Agência Brasil)
TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp anunciaram nesta quarta-feira (28) os resultados preliminares da plataforma de denúncia de contas suspeitas de disparos de mensagens em massa. No contexto do Programa de Enfrentamento à Desinformação, a plataforma de denúncias é uma das parcerias feitas entre o TSE e o WhatsApp para combater a viralidade e as notícias falsas nas Eleições 2020. No período de 27 de setembro a 26 de outubro, o canal com o TSE recebeu 1.037 denúncias, sendo 17 descartadas por não estarem relacionadas às eleições. Os dados foram enviados ao WhatsApp para que seja verificado se as contas indicadas violaram seus Termos de Serviço. Após uma primeira etapa de revisão, o WhatsApp identificou números duplicados e inválidos (sem uma conta válida de WhatsApp atrelada). Feita essa primeira verificação restaram 720 contas válidas. Deste total, 256 foram banidas por violação de seus Termos de Serviço, número que corresponde a mais de 35% das contas válidas enviadas pelo TSE. Do total de contas banidas, mais de 80% foram derrubadas de forma proativa e automática pelo sistema de integridade do WhatsApp, antes mesmo de serem reportadas. (TSE)
TSE I
Além do canal de denúncias, a parceria entre o TSE e o WhatsApp também inclui outros três pontos: a criação do “Tira-dúvidas no WhatsApp”, um chatbot para facilitar o acesso dos eleitores a informações relevantes sobre as eleições; a realização de cursos de capacitação para servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) sobre como combater a desinformação nas plataformas digitais; e a disponibilização de um pacote de figurinhas para incentivar o engajamento dos eleitores no processo eleitoral. (TSE)
BMG
O prédio do banco BMG no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, está entre os endereços buscados pela Polícia Federal (PF) e pela Receita Federal na manhã desta quinta-feira (29) como parte de operações que combatem esquemas de lavagem de dinheiro e sonegação. Vinte e nove mandados de busca e apreensão são cumpridos em residências e escritórios ligados a suspeitos que, de acordo com a Receita, são investigados por práticas de crimes como sonegação, corrupção, gestão fraudulenta, evasão de divisas e associação criminosa, além de lavagem de dinheiro. Em Minas Gerais, ações acontecem também nos municípios de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, e em Machado, no Sul do estado. (O Tempo)
IRPF
Um total de 334.338 contribuintes com a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2020 retida na malha fina começarão nesta quinta-feira (29) a receber cartas da Receita Federal. Na correspondência, o Fisco pedirá ao contribuinte que verifique as pendências no processamento da declaração e faça as correções. As cartas serão enviadas até o dia 1º somente para contribuintes que podem autorregularizar-se e evitar autuações futuras. Quem foi intimado ou notificado pela Receita Federal a prestar esclarecimentos não receberá a correspondência. A correção pode ser feita por declaração retificadora, sem a necessidade de comparecimento a postos de atendimento da Receita. Para saber a situação perante o Fisco, o contribuinte pode consultar o extrato da declaração na página da Receita na internet. Basta clicar no menu “Onde Encontro?”, na opção “Extrato da DIRPF (Meu Imposto de Renda)”, utilizando código de acesso ou uma conta Gov.br. (Agência Brasil)
Palácio da Liberdade
Principal ponto cultural de Belo Horizonte, o Circuito Liberdade, formado pelos prédios que circundam a praça de mesmo nome, vai passar por mudanças. As novidades serão anunciadas hoje em evento do governo de Minas. A principal alteração, conforme apuração de O TEMPO, será a ampliação do foco turístico do arranjo, até então mais engajado enquanto um conjunto de equipamentos culturais. A revitalização do Palácio da Liberdade e a criação de rotas turísticas temáticas na região também devem ser oficializadas. Um decreto com as mudanças tem publicação prevista para esta quinta-feira (29). Desta forma, a intenção das equipes da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), liderada por Leônidas Oliveira, é ampliar a área geográfica do atrativo, alcançando todo o perímetro da avenida do Contorno. (O Tempo)
Palácio da Liberdade I
A ampliação territorial justifica-se para agregar outros atrativos turísticos e culturais da capital, como o Mercado Central, Sesc Palladium, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e outros importantes espaços da cidade. Segundo cálculos da Secult, todas as novidades a serem implementadas no Circuito Liberdade devem consumir um total de R$ 8,5 milhões. É a terceira vez que o ajuntamento de museus passa por mudanças. Quando Fernando Pimentel (PT) tomou posse como governador, em 2015, o então Circuito Cultural Praça da Liberdade foi rebatizado como Circuito Liberdade. Agora, a gestão de Romeu Zema (Novo) tenta dar sua marca ao conjunto, que foi criado como tal em 2010 durante o governo Aécio Neves (PSDB). Ao longo desses dez anos, o local já foi visitado por quase 13 milhões de pessoas. (O Tempo)
Frio
Uma frente fria vai chegar a Minas Gerais no fim de semana trazendo possibilidade de chuvas e baixando as temperaturas. Em Belo Horizonte, segundo o site Climatempo, a máxima dos termômetros devem chegar a 23ºC entre sábado (31) e domingo (1). “Uma frente fria irá formar nuvens muito carregadas em áreas do Sul e Sudeste do Brasil no último fim de semana de outubro. No entanto, além da chuva, a entrada de uma massa de frio de origem polar irá causar queda nas temperaturas sobre essas duas regiões.", informou o site. (O Tempo)
Mega-Sena
Quatro apostadores mineiros acertaram cinco dezenas da Mega-Sena, sorteada na noite desta quarta-feira (28), e vão levar a quantia de R$ 54.216,40 cada. De acordo com a Caixa, eles são de Ipatinga, Juiz de Fora, Ribeirão das Neves e Timóteo. Nenhum apostador acertou os seis números sorteados e a expectativa é de que o prêmio seja de R$ 52 milhões no próximo sábado. As dezenas sorteadas foram: 03 - 20 - 26 - 45 - 49 - 58. A Mega-Sena é a maior modalidade dos jogos realizados pelas Loterias Caixa. A probabilidade de um apostador ganhar sozinho o prêmio é de uma em 50 milhões. A aposta simples custa R$ 4,50. (Estado de Minas)