Coronavírus

O total de mortes em razão da covid-19 alcançou nesta quarta-feira (28) 553.179. Entre ontem e hoje, as autoridades de saúde confirmaram 1.344 novos óbitos por covid-19.  Já a quantidade de casos acumulados desde o início da pandemia chegou a 19.797.086. Em 24 horas, as autoridades de saúde confirmaram 48.013 diagnósticos positivos de covid-19. Ainda há 713.601 casos em acompanhamento, situação de quem está em observação por equipes de saúde e que ainda pode evoluir para diferentes quadros, inclusive graves. As informações foram divulgadas na noite desta quarta-feira (28) pelo Ministério da Saúde em sua atualização diária. A pasta consolida dados enviados pelas secretarias estaduais de saúde sobre casos e mortes relacionados à covid-19. O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 somou 18.530.306. No topo do ranking de mortes por estado estão São Paulo (138.101), Rio de Janeiro (58.766), Minas Gerais (50.059), Paraná (34.965) e Rio Grande do Sul (33.147). Os estados com menos mortes são Acre (1.798), Roraima (1.841), Amapá (1.902), Tocantins (3.484) e Alagoas (5.759). O Ministério da Saúde distribuiu para todo o país 175,8 milhões de doses da vacina contra covid-19, aplicou 97,6 milhões de doses como primeira dose e 39,5 milhões de doses como segunda dose ou dose única. (Agência Brasil)

Vacinação

Moradores de Belo Horizonte com 36 anos (completos até 31 de julho) serão vacinados contra covid-19 nesta quinta-feira na capital mineira. O horário de funcionamento dos postos fixos e extras em dias úteis e das 8h às 17h e os pontos de drive-thru das 8h às 16h30. Já aos sábados os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru das 8h às 14h. Veja aqui os locais de vacinação para pessoas com 36 anos!"Os locais são dinâmicos e passam por alterações diariamente por questões de logística para evitar aglomeração do público. Além disso, algumas pessoas procuram os pontos de vacinação em data posterior ao chamamento da prefeitura, quando a disponibilização do imunizante para o público específico está mais concentrada em algumas unidades para evitar a perda de doses", diz nota da PBH. Pessoas com comorbidades e deficiência permanente (beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada-BPC) poderão receber a segunda dose da vacina contra a covid-19 em Belo Horizonte a partir de sexta-feira (30). Confira mais informações aqui! (Rádio Itatiaia)

Estádios

O retorno da torcida aos estádios e a ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes foram oficializados pela Prefeitura de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (29). O decreto, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) e assinado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), já está em vigor. A decisão já havia sido confirmada pela PBH na última terça-feira (27). Bares e restaurantes ganham autorização para funcionar até às 23h. A retirada no local é permitida até às 22h e não há restrição de horário para delivery. O decreto também altera o protocolo para ocupação de mesas, autorizando até seis pessoas caso, individualmente, ou em conjunto com outra, possua no mínimo 1,40m. Também há mudanças no horário de funcionamento das lojas de conveniência, que poderão atender os clientes todos os dias, inclusive domingos e feriados, até 22h. (Hoje em Dia)

Estádios I

A PBH também oficializou a autorização para o retorno de torcedores aos estádios. Mineirão e Independência poderão receber 30% do público nas arquibancadas. Segundo protocolo, publicado nesta quinta, apenas terão acesso ao espaço aqueles que apresentarem um teste negativo para a doença com espaço de 72 horas. Haverá fiscalização. Será preciso organizar as filas, de forma a evitar aglomerações, assegurando um distanciamento mínimo de 1m entre os torcedores, além de manutenção do uso de máscara durante todo o percurso. Aqueles que estiverem sem a proteção adequada, com cobertura do nariz e da boca, serão impedidos de entrar nos locais. Será obrigatório o distanciamento de um assento lateral e um assento frontal entre pessoas de grupos diferentes. Confira o protocolo completo aqui. (Hoje em Dia)

Ministério

Em uma vitória para o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente Jair Bolsonaro nomeou Bruno Bianco como secretário executivo do Ministério do Trabalho e Previdência. O agora "número dois" da nova pasta, comandada por Onyx Lorenzoni, era secretário especial de Previdência e Trabalho de Guedes. A nomeação está publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União (DOU). A ida de Bianco para a equipe de Lorenzoni vinha sendo negociada pelo ministro da Economia como forma de manter alguém de sua confiança na cúpula do novo ministério, além de dar sequência a alguns projetos que até então estavam no seu guarda-chuva, como o pacote de medidas de estímulo à contratação de jovens de baixa renda, ainda em gestação. Na semana passada, agentes do mercado financeiro viram com bons olhos a declaração de Guedes de que Bruno Bianco seria o braço direito de Onyx. A leitura foi de que, apesar de perder uma parte de suas atribuições, o "posto Ipiranga" do presidente Bolsonaro ainda manteria influência na política econômica voltada ao trabalho e à Previdência Social. (Estadão)

Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) promete apresentar nesta quinta-feira provas de supostas fraudes no segundo turno das eleições de 2014, que terminou com vitória apertada de Dilma Rousseff  (PT) sobre Aécio Neves (PSDB). Bolsonaro também suspeita que houve fraude nas eleições de 2018, vencidas por ele. O presidente diz ter sido eleito no primeiro turno e não no segundo, como aponta o resultado oficial. Conforme Bolsonaro, as provas serão exibidas durante transmissão nas redes sociais dele a partir das 19h desta quinta-feira. O presidente disse a apoiadores que ainda faltam dados, supostamente, não entregues pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo assim, diz ser possível demonstrar a ocorrência de fraudes com o material que tem em mãos. Bolsonaro também questiona a segurança das urnas eletrônicas e diz que o sistema, implantado no país em 1996, está desatualizado. Apesar das acusações do presidente, o TSE destaca que a urna eletrônica é usada há 25 anos sem nenhum registro de fraude. Ressalta também que o atual sistema pode auditado antes, durante e depois das eleições. (Rádio Itaitaia)

Tóquio

A judoca Mayra Aguiar fez história nesta quinta-feira ao conquistar em Tóquio a terceira medalha em três edições seguidas dos Jogos Olímpicos. Bronze em Londres-2012 e Rio-2016, a gaúcha, de 29 anos, repetiu o feito agora no Japão na categoria até 78 kg e se tornou a primeira atleta do país a faturar três medalhas em esportes individuais na Olimpíada. Na luta que lhe garantiu o seu lugar no pódio, Mayra Aguiar bateu a sul-coreana Hyunji Yoon com um ippon. Assim, confirmou o porquê é uma das judocas mais fortes e experientes do Time Brasil. "Estou bem emocionada Acho que é a conquista mais importante pra mim", resumiu ela, aos prantos, após o combate. O bronze de Mayra tem a marca da superação. Não à toa, ela chorou muito em cima do tatame. Na reta final de preparação para a Olimpíada de Tóquio, a judoca teve uma séria lesão ligamentar no joelho esquerdo e precisou ser operada. Havia o risco de ela ficar de fora da Olimpíada, mas a judoca voltou a tempo de garantir sua presença nos Jogos. Mayra recuperou o ritmo perdido por causa da lesão e conseguiu mostrar o talento que já a levou a ser bicampeã mundial. O caminho de Mayra rumo ao pódio nos Jogos Olímpicos de Tóquio começou com um ippon contra a israelense Inbar Lanir. Ela estreou direto nas oitavas de final por ser uma das cabeças de chave. Na luta seguinte, no entanto, ela acabou perdendo par Anna-Maria Wagner, da Alemanha, número 3 do mundo, em um duelo muito truncado, decidido no golden score. A disputa da repescagem contra Aleksandra Babintseva, do Comitê Olímpico Russo, foi bastante equilibrada também. A adversária, porém, recebe três shidos (punições) por fugir do combate e Mayra foi declarada vencedora. (Estadão)