O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou hoje (15) a taxa básica de juros (Selic) de 10% para 10,50% ao ano. Foi o sétimo aumento seguido de abril do ano passado até hoje. De outubro de 2012 a abril de 2013 a taxa permaneceu em 7,25%, no nível mais baixo desde que o Copom foi criado, em junho de 1996. Ao final da primeira reunião do ano, o Copom divulgou que “dando prosseguimento ao processo de ajuste da taxa básica de juros, iniciado na reunião de abril de 2013, decidiu por unanimidade elevar a Selic em 0,50 ponto percentual, para 10,50% ao ano, sem viés”. A elevação da Selic era esperada pelos analistas financeiros, de acordo com o boletim Focus divulgado na última segunda-feira (13) pelo BC, uma vez que as atas das últimas reuniões do Copom sinalizaram a tendência de manutenção do processo de aperto monetário. (Agência Brasil)
A Organização das Nações Unidas (ONU) acusa o Vaticano de manter um "sistema de ocultação" de crimes sexuais contra crianças, de não colaborar com a Justiça e pede que a Santa Fé revele qual a dimensão dos casos envolvendo padres pelo mundo. Nesta quinta-feira, 16, o papado de Francisco enfrenta seu primeiro grande teste internacional ao ser examinado pelas Nações Unidas sobre o que tem feito para proteger crianças contra abusos sexuais. O Vaticano admitiu na manhã desta quinta-feira, 16, na Organização das Nações Unidas a existência de abusos sexuais cometidos pelo clero contra crianças e alerta que os crimes "não podem ser ignorados por outras prioridades ou interesses". Mas os relatores da ONU querem mais transparência por parte do Vaticano. Sara Oviedo Fierro, relatora da ONU, foi uma das que lideraram o questionamento. Segundo ela, a Igreja mantém 200 mil escolas pelo mundo, com 50 milhões de alunos. (Estadão)
A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) instalou softwares de monitoramento, que podem ser controlados por meio de uma tecnologia de radiofrequência, em aproximadamente 100 mil computadores ao redor do mundo. Documentos da agência obtidos pelo jornal norte-americano "New York Times", além de testemunhos de funcionários do governo que foram mantidos no anonimato, mostram que a agência obteve acesso a computadores de outras nações, ainda que estes não estivessem conectados à Internet. Ainda de acordo com o jornal, a tecnologia é usada pelos serviços secretos dos EUA há vários anos, desde 2008 ao menos. A medida não foi implementada em computadores dos Estados Unidos, no entanto. Para o diário, a tecnologia de frequência de rádio ajudou a resolver um dos "maiores problemas enfrentados pelas agências de inteligência americanas por anos: entrar em computadores que adversários, e alguns parceiros dos EUA, que tentavam tornar impermeáveis à espionagem ou ataques cibernéticos". (Itatiaia)
Um tribunal da Califórnia, nos Estados Unidos, rejeitou na quarta-feira (15) o recurso apresentado pelo médico cardiologista Conrad Murray, condenado pela morte do cantor Michael Jackson, em 25 de junho de 2009, e ratificou que há "evidências suficientes" para culpá-lo pela morte do artista. A decisão do tribunal de apelações do segundo distrito da Califórnia chega apenas três meses depois que Murray deixou a prisão, após ter cumprido quase a metade de sua pena de quatro anos. Murray, de 60 anos, foi preso em Los Angeles, na Califórnia, e se utilizou de uma nova lei penitenciária do estado, que permite que os internos não considerados perigosos descontem um dia de pena por dia de boa conduta, o que reduziu seus quatro anos pela metade. O médico, que sempre afirmou ser inocente, apesar de ter reconhecido que cuidava de Jackson com sedativos, poderia ter recuperado sua licença médica se os tribunais tivessem aceitado suas apelações. (G1)
Cruzeiro
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) absolveu o Cruzeiro pela briga entre as torcidas no duelo com o Bahia, no dia 1 de dezembro. Na ocasião, o clube havia acabado de se sagrar tricampeão e teve que cancelar a festa por conta da violência protagonizada pelas torcidas organizadas Pavilhão Independente e Máfia Azul. Para sorte do time mineiro, apenas as imagens de dentro do estádio foram analisadas. Ao longo da partida, alguns torcedores começaram a se desentender, mas a polícia chegou rapidamente, o que pesou a favor do Cruzeiro. A briga na rua foi entendida como responsabilidade do Governo, já que se tratava de uma praça pública. (O Tempo)
Portuguesa
A Constituição prevê a competência inicial da Justiça Desportiva para proferir decisão quando da instauração de processo. Com esse entendimento, a juíza Romanzza Roberta Neme, do Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos do Rio de Janeiro concedeu, na tarde desta quarta-feira (15/01), liminar a um advogado e torcedor do Fluminense, determinando a validade da decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que puniu o time da Portuguesa com a perda de quatro pontos pela escalação irregular de um jogador. Com a decisão, a Lusa troca de posição com o Tricolor, e volta a ser rebaixada para a Série B do Brasileirão. Na sentença, a magistrada faz referência ao "artigo 217, parágrafo 3º da Constituição", mas provavelmente quis citar o parágrafo 1º, que diz: "O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei." (Conjur)