A presidente Dilma Rousseff deve iniciar nesta quinta-feira o processo de reforma ministerial, com a indicação dos nomes do atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante; do secretário-executivo da pasta, José Henrique Paim; e do secretário municipal de Saúde de São Bernardo do Campo (SP), Arthur Chioro, para o comando da Casa Civil e dos ministérios da Educação e Saúde, respectivamente. A posse deverá ser na segunda-feira. Esta será a terceira reforma ministerial da presidente. Antes mesmo de assumir o cargo, o futuro ministro da Saúde já é alvo de contestações, devido ao fato de ele ter mantido uma consultoria na área de saúde enquanto foi secretário no mesmo setor. Apesar de um possível conflito de interesses, Chioro negou qualquer irregularidade. Após o Correio revelar que o secretário é alvo de uma investigação no Ministério Público de São Paulo, ele se desligou da empresa e transferiu sua cota, de 98%, para a mulher, Roseli Regis dos Reis. “Não há nenhuma irregularidade no fato de, como secretário de Saúde, ser sócio de uma empresa que presta consultoria na área. Por seu caráter técnico, ela não tem nenhuma vinculação político-partidária. Ou seja, tem clientes de todas as forças partidárias. Meu vínculo com a empresa nunca foi omitido”, justificou, na semana passada. (Estado de Minas)
O motorista Luiz Fernando Costa, que causou o desabamento de uma passarela na Linha Amarela, nesta terça-feira, 28, estaria falando ao telefone celular quando o caminhão que dirigia bateu na estrutura com a caçamba elevada. A informação foi divulgada hoje (29) pelo delegado da 44ª Delegacia de Polícia (Inhaúma), Fábio Asty, responsável pelas investigações do acidente, que deixou cinco pessoas mortas e quatro feridas. O delegado tomou depoimento formal de Luiz Fernando, que admitiu que falava ao celular com um colega de empresa. Contudo, Asty disse que o telefone será periciado, para checar se realmente houve a ligação no momento do acidente, que ocorreu às 9h13, segundo a empresa Lamsa, que administra a Linha Amarela. (Agência Brasil)
A falta de fiscalização pelo poder público e a imprudência e a negligência de motoristas aumentam o risco de acidentes como o ocorrido no Rio de Janeiro, na terça-feira, que matou cinco pessoas depois de um caminhão com a caçamba levantada derrubar uma passarela. O perigo ronda vias como o Anel Rodoviário e a BR-356. Recentemente, foram registradas em BH ocorrências semelhantes à da capital fluminense. Para complicar, algumas estruturas não têm nem sequer placa informando a altura, o que agrava o risco. O EM flagrou várias passarelas sem aviso de altura. Motoristas que seguem da Savassi para o Bairro Betânia, na Região Oeste, passando pelo Anel, verão indicação desse limite em apenas duas estruturas: na passagem de pedestres da Avenida Nossa Senhora do Carmo, próximo à Igreja do Carmo, Centro-Sul, e na BR-356, perto dos motéis – ambas com 6m de altura. Em outros cinco trechos não há sinalização: na altura do número 1.900 da Nossa Senhora do Carmo; na passarela de acesso ao BH Shopping, na BR-356; e em três pontos no Anel (bairros Olhos D’Água, Bonsucesso e Betânia). No Bonsucesso, no Barreiro, a travessia está amassada, sinal de que já foi alvo de algum caminhão. Tanto a 356 como o Anel são rota de veículos de carga. A BHtrans informou que na via urbana a sinalização de altura é obrigatória. Nos trechos de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o supervisor da unidade de Contagem, Davidson Matos Carvalho, informou que as estruturas foram projetadas para indicar a altura e atribui a possíveis furtos a falta de algumas placas: “É aconselhável que qualquer obstáculo com restrição de altura tenha essa indicação, pois o condutor precisa saber.” (Estado de Minas)
Trânsito
A Rua Chicago, no trecho entre ruas Venezuela e Estados Unidos, no Bairro Sion, passa a operar em mão única a partir desta quinta-feira. A alteração na circulação foi feita pela BHTrans com o objetivo de proporcionar mais segurança para pedestres e veículos e melhorar a fluidez na circulação de veículos. A empresa informa que agentes vão monitorar o trânsito na região, que já está sinalizada com faixas. Motoristas e pedestres que passam no local devem redobrar a atenção. (Rádio Itatiaia)
O movimento “BH $urreal - Não Pague”, que divulga preços abusivos cobrados em estabelecimentos de Belo Horizonte, já gerou duas reações, também divulgadas em páginas do Facebook: o “BH $ensacional - Pague”, que traz exemplos de produtos de qualidade com preços considerados justos, e o “1º Isoporzinho BH”, que convida os moradores da cidade a levarem cerveja em caixas de isopor para beber sem pagar caro. A página “BH $ensacional” foi criada na última terça-feira (28) e, do mesmo modo que a “BH $urreal”, convida os internautas a enviarem relatos e fotos de suas experiências. Até o início da tarde desta quarta-feira (29), cerca de 300 pessoas tinham curtido a iniciativa. “Eu quis mostrar o lado bom da história. O que todo mundo quer saber é onde tem produto bom e preço baixo”, diz o criador da página, Pablo Ferreira Vianna. Ele acredita que nos próximos dias chegarão muitos exemplos de produtos que valem a pena na cidade. (O Tempo)
Cerca de 700 pessoas, entre passageiros e tripulação, ficaram doentes durante um cruzeiro da Royal Caribbean, que retornou nesta quarta-feira (29) aos Estados Unidos, dois dias antes do previsto. É o maior número de doentes em um único cruzeiro em 20 anos, segundo Centro de Doenças de Controle e Prevenção (CDC). Os passageiros tiveram vômito e diarreia. Os passageiros do "Explorer of the Seas" desembarcaram em Nova Jersey nesta tarde e alguns tiveram que ser hospedados em hotéis da região até que tenham condições de voltar para casa. Uma das passageiras, Shannon Blace, disse em entrevista à CNN que se sentiu em uma "prisão flutuante" por uma semana e criticou a empresa por não saber lidar com uma epidemia a bordo. Amostras de fezes foram enviadas do navio no domingo e deveriam chegar a Atlanta na segunda-feira, mas houve atraso por causa de burocracias e mau tempo. A Royal Caribbean divulgou nota garantindo que todo o navio passará por sanitização pela terceira vez desde que o problema foi identificado. (Hoje em Dia)