Unidos da Tijuca
Em disputa apertada, a escola de samba Unidos da Tijuca é a campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro deste ano. Com o enredo, Acelera, Tijuca, a escola homenageou o tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna, e empolgou o público na segunda noite de desfile, na Marquês de Sapucaí. A Unidos da Tijuca conquistou 299,4 pontos, um décimo a frente da segunda colocada, Acadêmicos do Salgueiro, que 299,3 pontos, que apresentou o enredo Gaia, A Vida em Nossas Mãos. É o terceiro título da Unidos da Tijuca em cinco anos. Ela venceu em 2010 e 2012. O Salgueiro, que liderou a disputa boa parte da apuração e comemorou a conquista da nota máxima no quesito samba-enredo, ficou em segundo lugar. O terceiro lugar foi conquistado pela Portela, seguida da União da Ilha do Governador, Imperatriz Leopoldinense e Acadêmicos do Grande Rio. As seis primeiras colocadas voltam a desfilar no próximo sábado (8). (Agência Brasil)
Radar
Os 13 radares da Rodovia Fernão Dias, entre São Paulo e Belo Horizonte, começaram a ser testados desde sexta-feira, 28 de fevereiro, mas ainda não podem ser feitas as autuações. A previsão inicial era de que esses aparelhos funcionariam em dezembro do ano passado, conforme informou o superintendente da concessionária, Helvécio Tamm, que em entrevista ao Estado de Minas em novembro. Os radares ficaram instalados e desligados desde o ano passado, mas agora estão funcionando. De acordo com a empresa que administra a via, o teste foi uma determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A operação será realizada por tempo indeterminado, para aferição dos equipamentos. A PRF iniciará a fiscalização em seguida, em datas que serão amplamente informadas aos motoristas, conforme garantiu a empresa. Por enquanto, a fiscalização na estrada é feita por radares móveis e câmeras de monitoramento. (Veja aqui a localização dos novos radares) (Estado de Minas)
Maranhão
A pedido do governo do Maranhão, a Força Nacional de Segurança Pública permanecerá por pelo menos mais 90 dias em São Luís e região metropolitana, onde reforça o policiamento em estabelecimentos prisionais. A prorrogação entra em vigor a partir de hoje (5), com a publicação, no Diário Oficial da União, da portaria do Ministério da Justiça que trata do assunto. O prazo poderá ser prorrogado se o governo maranhense achar necessário. Policiais da Força Nacional estão atuando no estado, desde outubro de 2013, com a missão de ajudar a controlar a crise no sistema prisional estadual. Eles chegaram a São Luís depois que nove presos foram mortos e ao menos 20 detentos ficaram feridos durante uma rebelião na maior unidade prisional do estado, o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. (Agência Brasil)
Voo Miami-BH
Passageiros de um vôo de American Airlines que seguia de Miami para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, passaram por um susto na madrugada desta quinta-feira. Eles embarcaram no voo 991 às 1h07 (horários dos EUA) com previsão de chegada em Minas Gerais às 9h40 (horário do Brasil), no entanto um cheiro de queimado na aeronave impediu a viagem. Segundo passageiros, cerca de 30 minutos depois que o avião levantou voo, eles foram avisados de que voltariam para o aeroporto de Miami por causa de problemas mecânicos. A aeronave pousou em uma área isolada da pista e houve uma inspeção do Corpo de Bombeiros, que durou cerca de 30 minutos. Depois da vistoria, os passageiros voltaram para a área de embarque - escoltados por bombeiros e policiais - onde aguardariam a substituição do avião. No entanto, foram informados que só embarcariam às 12h35 desta quinta-feira. Conforme os passageiros, inicialmente a companhia aérea informou que haveria hotel e alimentação para todos, no entanto, alguns clientes foram avisados de que dormiriam no auditório do aeroporto de Miami, pois não haveria hospedagem para todos. (Estado de Minas)
Agressão Sexual
A saúde e a vida de milhões de pessoas em todo o mundo estão sendo ameaçadas por falhas de governos para garantir os direitos sexuais e reprodutivos da população, mostra a Anistia Internacional, que lançou uma campanha global sobre o assunto. “É inacreditável que no século 21 alguns países ainda tolerem casamento infantil e o estupro marital, enquanto outros proíbem aborto, sexo fora do casamento e a união entre pessoas do mesmo sexo, que são até puníveis com pena de morte”, disse Salil Shetty, secretário-geral da Anistia Internacional. Um estudo publicado pela organização destaca o aumento da repressão dos direitos sexuais e reprodutivos em muitos países que priorizam políticas repressivas sobre os direitos humanos e liberdades básicas. Alguns apontam que 150 milhões de garotas com menos de 18 anos já foram agredidas sexualmente e 142 milhões de meninas correm o risco de ser obrigadas a casar, de 2011 a 2020. (Agência Brasil)
HIV
Uma menina nascida com o vírus da aids mantém-se sem sinais da infecção 11 meses depois de ter sido submetida a tratamento com antirretrovirais. É o segundo caso conhecido no mundo, segundo as agências de notícias internacionais. Nascida no subúrbio de Los Angeles, nos Estados Unidos, em abril do ano passado, a menina recebeu tratamento com antirretrovirais quatro horas depois de se nascimento. Quase um ano depois, não tem sinais da infecção e os médicos estão otimistas, apesar de não afastarem a possibilidade de o HIV voltar ou estar oculto nos tecidos, dizem as agências. Trata-se do segundo caso idêntico no mundo, depois de, no ano passado, ter sido anunciado que um bebê norte-americano recebeu tratamento nas primeiras horas de vida. Agora com 3 anos, a menina parece estar livre do vírus. (Agência Brasil)
Nobel da Paz
O Papa Francisco está entre os candidatos ao Prêmio Nobel da Paz, segundo anunciou o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, ao apresentar a lista de 278 nomes escolhidos, informou a agência italiana Ansa. A candidatura acontece poucos dias antes de Jorge Bergoglio completar, em 13 de março, o primeiro aniversário de seu pontificado. A comissão do Nobel vai reduzir a lista a uma dúzia de nomes antes do final de abril e, finalmente, o escolhido será anunciado em 10 de outubro, em Oslo, na Noruega, de acordo com a Ansa. Entre os candidatos também está o presidente russo, Vladimir Putin, que foi eleito por seu papel na crise da Síria, mas atravessa um conflito com a Ucrânia, que poderá desencadear em uma guerra na Crimeia. Também aparece na lista Edward Snowden, ex-funcionário da CIA a serviço da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, que denunciou a existência de uma rede norte-americana de espionagem global, e hoje está refugiado na Rússia. "Tivemos um número crescente de indicações de pessoas de países que nunca antes haviam apresentado candidatura", disse Lundestad ao anunciar, em Oslo, os indicados. (Agência Brasil)