Dívida argentina
A Argentina não conseguiu fechar um acordo com os credores. Com isso, o país entra em “default iminente”, de acordo com um comunicado do advogado Daniel Pollack, o mediador designado pelo juiz norte- americano Thomas Griesa para as negociações entre o governo argentino e os fundos. Este será o segundo calote internacional da Argentina em 13 anos. “Infelizmente não foi alcançado um acordo”, disse o comunicado distribuído logo após a reunião de seis horas realizada nesta quarta-feira (30), de Pollack com o ministro da Economia da Argentina, Axel Kicillof. O ministro, porém, nega que o país tenha dado o calote. (O Tempo)

Pimenta x Pimentel
Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira mostrou empate técnico entre candidato do PT ao governo de Minas Gerais, o ex-ministro Fernando Pimentel, e o também ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB). Conforme o levantamento, que tem margem de erro de três pontos para mais ou para menos, o petista tem 25% das intenções de voto, contra 21% do tucano. Além deles, a pesquisa mostrou que o representante do PSB no pleito, o ex-prefeito Tarcísio Delgado, tem 3% das intenções de votos, enquanto os candidatos André Alves (PHS) e Eduardo Ferreira (PSDC) foram escolhidos por 2% dos eleitores. Cleide Donária (PCO), Fidélis Alcântara (PSOL) e Professor Túlio Lopes (PCB) ficaram com 1% cada. Segundo o Ibope, 13% dos eleitores declararam voto branco ou nulo e 31% não souberam dizer em quem votarão. ( Hoje em Dia)

Desemprego em Minas
O índice de desemprego na região metropolitana de Belo Horizonte passou de 8,1% em maio deste ano para 7,8% em junho, segundo pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Fundação João Pinheiro (FJP), Dieese e Seade. Apesar da redução em relação ao mês de maio, a taxa de desemprego na RMBH cresceu nos últimos 12 meses, com o aumento de 27 mil pessoas desempregadas. Em junho de 2013, o percentual de desempregados estava em 6,7%. ( Hoje em Dia)

Montadoras
A Fiat Automóvel e a Iveco, marca de caminhões e veículos comerciais da montadora italiana, vão paralisar temporariamente parte da produção como mecanismo de adequação dos altos estoques. Em Betim, na Grande Belo Horizonte, a Fiat concederá, a partir de 11 de agosto, férias coletivas de 10 dias, ajustando a fabricação dos modelos Linea, Doblô, Bravo e Palio Weekend. A Iveco vai usar o sistema de banco de horas para dispensar, na próxima segunda-feira, 1,5 mil empregados do quadro de 3,7 mil mantidos em Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais, sendo 13 dias de paralisação do pessoal da linha de veículos pesados e 10 dias dos operadores da linha de veículos leves. Continuarão funcionando as unidades de motores e de veículos de defesa. (Estado de Minas)

Obama enfrenta processo
Uma fortemente dividida Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um plano elaborado pelos republicanos para entrar com um processo contra o presidente Barack Obama sob a acusação de abuso dos poderes constitucionais no contexto da lei da saúde aprovada em 2010 e conhecida como Obamacare. A Câmara aprovou a ação legal por 225 votos a favor e 201 contra, mas os republicanos ainda não definiram um cronograma para de fato entrar com um processo contra Obama. Nenhum democrata votou a favor do plano. Processos do Congresso contra presidentes são raros, e Timothy K. Lewis, ex-juiz de um Tribunal de Apelações dos EUA, explicou que a ação pode levar de um ano e meio a dois anos para atravessar todo o sistema judicial federal. (Estado de Minas)

Novo sítio arqueológico
Mais um passo gigante foi dado para desvendar os costumes de povos mineiros pré-históricos. Pesquisadores encontraram no sítio arqueológico Lapa do Santo, em Matozinhos, na Grande BH, dois esqueletos sepultados há 10,8 mil anos, 600 anos depois de Luzia, cujo crânio de 11,4 mil anos foi descoberto em 1975, em Lagoa Santa, na mesma região, considerado o fóssil humano mais antigo com datação no Brasil. Trata-se de um sepultamento duplo de um homem e de uma mulher entre e 50 e 60 anos, considerados idosos para os padrões da época, pelo desgaste dos dentes, artrose nas articulações e crescimento ósseo nas vértebras lombares. (Estado de Minas)

Inauguração de templo
A nova sede da Igreja Universal, chamada de o Templo de Salomão, será inaugurada nesta quinta-feira (31) no centro de São Paulo sem o atestado dos bombeiros que garantiria que o local segue as normas de segurança. A construção de 75 mil metros quadrados, com capacidade para receber até 10 mil pessoas, abrirá as portas às 19h em cerimônia com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). (Folha de São Paulo)

ONGs
A presidente Dilma Rousseff sanciona, nesta quinta-feira, a lei que institui o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (ONGs). O governo acredita que a nova legislação poderá ajudar a acabar com as irregularidades. O texto contém regras mais rígidas para repasse de recursos a essas entidades e estabelece critérios para seleção, como a existência e seu funcionamento por pelo menos três anos. O marco prevê ainda a exigência do “chamamento público" obrigatório, ou seja, a licitação, e também a exigência de ficha limpa tanto para as ONGs como para seus dirigentes. O governo estima que existam hoje no país cerca de 290 mil ONGs. Dessas, cerca de dez mil receberam recursos federais entre 2003 e 2011, que representam 3% do total. Se for considerado o período entre 2008 e 2013, esse universo cai para 1%. (O Globo)

Israel convoca soldados
O Exército de Israel convocou nesta quinta-feira mais de 16 mil reservistas, uma medida que dá aos militares a possibilidade de ampliar substancialmente sua ofensiva na Faixa de Gaza. Com a “Operação Limite Protetor” entrando em seu 24º dia nesta quinta-feira, o gabinete de segurança ordenou aos militares que avancem em Gaza com foco na destruição da rede de túneis do Hamas. O premier Benjamin Netanyahu, que enfrenta pressão internacional devido ao aumento do número de morte de civis na guerra, afirmou que Israel está determinado a completar sua missão, com ou sem cessar-fogo. (O Globo)

Piora nas contas
Com a atividade econômica fraca e as despesas crescendo em ritmo mais acelerado que as receitas, o governo central — Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central — obteve, no primeiro semestre deste ano, o pior superávit primário em 14 anos. De janeiro a junho, a economia para pagar juros da dívida pública chegou a R$ 17,23 bilhões, queda de 50,1% na comparação com o resultado registrado no mesmo período do ano passado. É o pior desempenho para um primeiro semestre desde 2000, ou seja, em 14 anos. Apenas em junho, o governo registrou déficit primário de R$ 1,94 bilhão, o pior resultado para o mês desde o início da série histórica do Tesouro Nacional, em 1997. Na prática, no mês passado, o governo gastou mais do que arrecadou e não conseguiu economizar para pagar juros da dívida. (O Globo)