Viaduto
Seis nomes devem aparecer como culpados pelas mortes de Charlys Frederico Moreira do Nascimento, 25, e Hanna Cristina Santos, 25, no inquérito que apura a queda do viaduto Batalha dos Guararapes, no dia 3 de julho. O laudo oficial conclui que todos erraram: quem fez o projeto do viaduto, quem deveria fiscalizar e quem executou a obra. Segundo informações obtidas pela reportagem, a partir da análise da perícia, serão indiciados por homicídio culposo dois engenheiros da Consol (o projetista e o responsável técnico), dois da Cowan (o engenheiro da obra e o que fez as alterações estruturais) e dois fiscais da Superintendência de Desenvolvimento da Capital. (O Tempo)
Incêndio florestal
Um jovem de 28 anos foi preso suspeito de provocar um incêndio florestal, nessa quarta-feira (17), em uma área de Bonito de Minas, no Norte do Estado. Ele tentou fugir em um cavalo, mas foi capturado pela Polícia Militar.
De acordo com a corporação, o homem foi flagrado por militares que realizavam um sobrevoo de prevenção a queimadas e incêndio florestal. O suspeito ateou fogo à vegetação de cerrado e, ao perceber a aproximação da aeronave, tentou fugir. (O Tempo)
Protesto nos correios
Cerca de 50 funcionários dos Correios fazem uma manifestação, na manhã desta quinta-feira (18), em frente à empresa, no bairro Universitário, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Alguns manifestantes trancaram colegas de trabalho dentro do estabelecimento.
De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, o ato acontece no Anel Rodoviário. O grupo pede melhores condições de trabalho e aumento salarial. O protesto deixa o trânsito lento na via.(O Tempo)
Plebiscito na Escócia
Um comparecimento recorde e um resultado equilibrado devem marcar nesta quinta-feira (18) o histórico plebiscito na Escócia, que pode pôr fim à união de 307 anos com os ingleses.
Cerca de 4,2 milhões de pessoas que vivem em território escocês podem responder sim ou não à pergunta: "A Escócia deve ser um país independente?".
Pesquisas divulgadas na noite de quarta (17) apontam vitória apertada do "não". No levantamento do instituto "YouGov", o voto pelo "não" tem 52%, o "sim", 48% –sem considerar os indecisos, que são 6%.(UOL)

Delação Premiada
O doleiro Alberto Youssef terá de cumprir quatro anos de prisão em regime fechado e entregar todos os seus bens ilícitos, se quiser fechar um acordo de delação premiada.

A exigência para que cumpra uma pena mínima de quatro anos de prisão, e outros quatro em regime aberto, é da força-tarefa do Ministério Público Federal que atua na Operação Lava Jato, segundo profissionais envolvidos na investigação ouvidos pela Folha. Sem o acordo, Youssef, 46, poderia ficar mais de vinte anos no regime fechado. (UOL)
STF - Protocolo 21
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na noite desta quarta-feira (17) declarar a inconstitucionalidade do Protocolo 21, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que trata do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações de venda de produtos comprados pela internet ou por telefone.
Por unanimidade, os ministros entenderam que a Constituição define que a cobrança deve ser feita nos estados de origem. A regra do Confaz foi aprovada em 2011 por 18 secretários estaduais de Fazenda, e definiu que parte do imposto, que já era cobrado na origem do produto, passe a ser cobrado também no destino.
Avião de Eduardo Campos
O deputado federal e candidato à reeleição Protógenes Queiroz (PC do B) tem repetido que a queda do avião em Santos (SP) que matou o candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB) e mais seis pessoas “não foi um acidente normal”, mas sim um atentado. Em entrevista ao Terra, Protógenes, que é delegado licenciado da Polícia Federal (PF), disse: “questão do acidente ser normal, na minha convicção, está afastado isso”. Ele afirma ter provas de sua versão dos fatos, relata estar conduzindo uma investigação paralela e que irá entregar os dados coletados à Procuradoria Geral da República (PGR) após as eleições. “Eu quero saber as explicações para as lacunas de dados que eu estou coletando, pra formatar uma convicção e apontar até uma direção dos possíveis responsáveis”, afirmou. (Terra)
Quadrilha de PMs
RIO — Com um esquema de cobrança de propinas na Zona Oeste, a quadrilha supostamente comandada pelo coronel Alexandre Fontenelle de Oliveira, oficial formado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) que integrava a cúpula da Polícia Militar, faturou cerca de R$ 10 milhões nos últimos três anos. A estimativa foi feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público estadual a partir de extratos e comprovantes de depósitos bancários apreendidos nas casas dos 24 PMs suspeitos de envolvimento com o crime organizado. Os acusados, incluindo ainda três majores e dois capitães, foram presos na segunda e na terça-feira, durante a Operação Amigos S.A., desencadeada pelo Gaeco e pela Subsecretaria de Inteligência da Secretaria estadual de Segurança.(O Globo)
Mega-Sena acumula
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.636 da Mega-Sena realizado nesta quarta-feira (17), em Osasco (SP). No próximo sorteio, que vai acontecer no sábado (20) a previsão é que o prêmio chegue a R$ 37 milhões. Veja as dezenas: 19 - 26 - 33 - 35 - 51 - 52.(G1)
Ocupação em SP
SÃO PAULO - Há dois dias, basta a pequena Júlia Victória, de 2 anos, ver uma câmera para se esconder. “O que ela mais gostava de fazer era tirar foto”, diz a mãe, a auxiliar de limpeza Leiliane Pereira, de 27 anos. A rejeição tem motivo.
Júlia morava na invasão do Hotel Aquarius, na Avenida São João, e presenciou o confronto na reintegração de posse. Ela foi retirada às pressas, em meio a bombas de gás, de um lado, e objetos atirados pelas janelas, de outro. Ao sair, só o que via eram filmadoras e máquinas fotográficas.(Estadão)