Decretado estado de escassez
Simulações de consumo feitas pela Copasa apontam que os reservatórios do Sistema Paraopeba (Rio Manso, Vargem das Flores e Serra Azul) não chegariam ao fim da estação seca, em setembro, atendendo a até 70% das outorgas existentes. A projeção levou o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) a decretar estado de escassez hídrica e restrição de consumo. Com isso, todas as captações dos três reservatórios deverão reduzir a retirada de água para abastecimento humano e animal em 20%, para irrigação em 25%, indústria e mineração em 30% e 50% para outros usos. A restrição entrou em vigor com texto publicado no Minas Gerais desta quinta-feira. Contudo, nenhuma das ações de contingenciamento, como sobretaxa, rodízio e racionamento, serão ainda impostas aos consumidores, de acordo com a companhia de saneamento, que é uma das consumidoras do sistema, porque a empresa já capta menos do que 20% de sua licença, para preservar a represas em questão. (Estado de Minas)

Temer na negociação
Um dia após ser nomeado como novo articulador político do governo, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) começou a negociar com a presidente Dilma Rousseff um pacote de medidas para acalmar o PMDB, partido que impôs vários revezes ao Palácio do Planalto nos últimos meses e que não viu com bons olhos a indicação de Temer. O vice acertou com Dilma a nomeação, nos próximos dias, do ex-deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para o Ministério do Turismo, para atender a bancada do PMDB na Câmara. Além disso, após um pedido de seu vice, Dilma chamou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para uma conversa na tarde desta quarta-feira (8). Ele vinha cobrando publicamente maior participação do PMDB no governo. (Folha de São Paulo)

Vaccari na CPI
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki acatou nesta quarta-feira (8) um pedido feito pela defesa do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e o desobrigou de assinar um termo de compromisso de dizer a verdade antes de seu depoimento à CPI da Petrobras, que acontecerá nesta quinta-feira (9).No pedido, assinado pelo advogado Luiz Flávio Borges D'Urso, também foi solicitado que seja assegurado a Vaccari o direito de ter um defensor a seu lado. Ele argumenta que, como o tesoureiro é réu em processos da Lava Jato na Justiça do Paraná, deve ter assegurado seu direito contra a autoincriminação. (O Tempo)

Redução dos professores
O governo de Minas estuda reduzir o número de professores na rede estadual. O corte de vagas, segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, seria justificado pelo fato de que, nos últimos 12 anos, as matrículas de alunos caíram, e a contratação de professores aumentou. Levantamento da Secretaria de Estado de Educação mostra que de 2002 para 2014, o número de matrículas nos ensinos fundamental, médio e EJA (educação para jovens e adultos) foi reduzido em 17%, passando de 2,5 milhões para 2,1 milhões. De outro lado, segundo a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o total de professores ativos no período aumentou 23%, indo de 152 mil para 189 mil. (O Tempo)

Projeto de terceirização aprovado
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei que amplia a terceirização no país. Foram 324 votos favoráveis, 137 contrários e duas abstenções. Por enquanto, apenas o mérito do projeto foi analisado: os destaques serão analisados e votados até a próxima terça-feira (14). A votação começou por volta de 20h30. As seguintes bancadas votaram "sim", apoiando a terceirização: PMDB, PSDB, PSD, PSB, DEM, PDT, Solidariedade, PPS, PV. As seguintes bancadas votaram "não", contra terceirização: PT, PCdoB, PSOL. (O Tempo)

Para destravar licenciamentos
O governo de Minas criou uma força-tarefa para destravar mais de 130 mil processos de licenciamentos, outorgas, manejo florestal e autos de infração que estão parados há mais de um ano no Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema). “O motivo é uma greve branca dos servidores públicos do setor”, afirmou o secretário de estado da Casa Civil e de Relações Institucionais, Marco Antônio Rezende Teixeira. Segundo ele, foi aberta negociação com os funcionários para resolver o impasse e uma das medidas é o pagamento de uma gratificação por escolaridade, desempenho e produtividade em todas as carreiras. Para mudar o cálculo de remuneração dos servidores, está publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial do Estado o Decreto 46.737. “Somente a questão salarial não resolve o problema. É preciso aperfeiçoar o sistema”, afirmou Teixeira. (Estado de Minas)

Mudança nos direitos humanos
A Presidência da República confirmou, em nota divulgada nesta quarta-feira, 8, à noite, que o atual ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas, será transferido para a Secretaria de Direitos Humanos. "A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira, 8, o nome de Pepe Vargas para o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos. Ela agradeceu o empenho, a lealdade e a competência da ministra Ideli Salvatti, que deixa o cargo", diz a breve nota da Presidência da República. A nota não informa o destino de Ideli Salvatti, que deverá ser transferida para a presidência dos Correios. (Estado de Minas)

Filho de Eduardo Coutinho absolvido
Daniel de Oliveira Coutinho, de 41 anos, que matou o próprio pai, o cineasta Eduardo Coutinho, de 81 anos, em 2 de fevereiro de 2014, foi absolvido sumariamente nesta quarta-feira, pela Justiça do Rio, que considerou o réu inimputável. Segundo laudo pericial, Daniel sofre de transtorno esquizotípico, uma espécie de doença mental. Ele foi condenado à medida de segurança que o obriga a ser internado pelo prazo mínimo de três anos em estabelecimento para portadores de doença mental. (Estado de Minas)

Inflação
Com a conta de luz mais cara e diversos alimentos subindo de preço, o consumidor belo-horizontino está mais criterioso para realizar as compras básicas do dia a dia. Em sacolões e supermercados da capital, alguns legumes e verduras começam a perder lugar para produtos de menor valor. A mudança é reflexo do aumento dos custos de moradia e alimentação, principais responsáveis pelo crescimento da inflação oficial do país, que no último mês chegou a 1,32%, atingindo o maior índice dos últimos 20 anos para meses de março. (Hoje em Dia)

Execução adiada
A Indonésia afirmou nesta quinta-feira (9) que a execução de vários réus condenados por narcotráfico no país, incluindo o brasileiro Rodrigo Gularte, será adiada até depois do encerramento do Congresso Ásia-África, previsto para ocorrer entre os dias 18 e 24 deste mês. "A realização do próximo Congresso Ásia-África é a principal consideração para a suspensão", disse o porta-voz da procuradoria da Indonésia, Tonny Spontana, que afirmou anteriormente que as execuções seriam feitas em abril, informou o jornal "Jakarta Post". (Folha de São Paulo)

Acordo com Ucrânia cancelado
Após quase 12 anos de atrasos, o governo federal decidiu cancelar o acordo bilateral para o lançamento de foguetes ucranianos com satélites comerciais da base de Alcântara, no Maranhão. Os dois governos gastaram aproximadamente R$ 1 bilhão na empreitada fracassada, rachando a conta. A Folha apurou que a decisão foi tomada pela presidente Dilma Rousseff a partir de relatório de um grupo interministerial em janeiro, mas ainda não foi comunicada a Kiev. (Folha de São Paulo)