RESTITUIÇÃO DO IR

A consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2019 será aberta hoje (9), a partir das 9h. O crédito bancário será feito para 2.819.522 contribuintes, totalizando R$ 3,5 bilhões. Segundo a Receita Federal, o dinheiro será depositado nas contas no dia 16 de setembro. O lote também contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018. A consulta para saber se a declaração foi liberada pode ser feita acessando a página da Receita na internet. O contribuinte também pode ligar para o Receitafone 146 e informar o CPF e a data de nascimento. Se estiver incluído no lote, a situação da declaração será “crédito enviado ao banco”. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deve ligar nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou ir a uma agência do Banco do Brasil para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. . (Agência Brasil)

FGTS

A Caixa Econômica Federal inicia nesta semana o pagamento de até R$ 500 por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os repasses serão feitos até 31 de março de 2020, conforme a data de nascimento dos beneficiários. O valor será depositado automaticamente, na próxima sexta-feira (13), para pessoas nascidas em janeiro, fevereiro, março e abril, que têm conta poupança na Caixa. Aqueles com data de aniversário em maio, junho, julho e agosto, recebem a partir do dia 27 de setembro de 2019. Para trabalhadores nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro, o pagamento será feito a partir do dia 9 de outubro de 2019. Segundo a Caixa, cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança. Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais divulgados pela Caixa: site, Internet Banking ou aplicativo no celular. (Agência Brasil)

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Depois de mais de dois anos de articulações, a reforma da Previdência, finalmente foi analisada e aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados e ganha fôlego no Senado, onde, com um número menor de parlamentares (81 contra 513 na Câmara), a expectativa é de um trâmite mais rápido. O texto aprovado pelos deputados passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e uma votação, na próxima semana, tem o apoio do presidente da Casa, Davi Alcolumbre. Ele espera firmar os acordos necessários com as lideranças partidárias e de bancadas para acelerar os prazos. Pelo regimento, o texto precisa passar por cinco sessões de discussão no plenário antes de ser votada em primeiro turno. Mas um acordo entre líderes da base, do centro e da oposição poderia reduzir esse prazo. (Agência Brasil)

BOLSONARO

O médico Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, cirurgião-chefe que realizou hoje (8) a operação de correção de hérnia incisional no presidente da República, disse que Jair Bolsonaro deverá receber alta médica em torno de cinco ou seis dias. De acordo com ele, após isso, o presidente deverá estar apto a viajar em sete a dez dias, a partir deste domingo. “A cirurgia transcorreu muito tranquila, não houve nenhuma sutura intestinal, não houve sangramento, a gente imagina que após a alta, se tivermos a alta em cinco dias, ele deve viajar em sete dias, mais tardar em 10 dias”, disse o cirurgião em entrevista coletiva no início da tarde de hoje no hospital Vila Nova Star, na capital paulista, onde ocorreu o procedimento. (Agência Brasil)

TEMPERATURA

Segundo o primeiro boletim médico divulgado hoje após a cirurgia, Bolsonaro apresenta quadro clínico estável. A correção de hérnia incisional foi feita com a técnica de herniorrafia incisional com implantação de tela, e foi bem-sucedida. Teve início às 7h35 e foi concluída às 12h40. Em Belo Horizonte, a segunda-feira (9) vai ser de céu parcialmente nublado a claro com névoa seca. Os termômetros oscilam entre 15ºC e 32ºC. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura vai se elevar durante a semana e não há previsão de chuva para a capital mineira. Na quarta-feira (11) e na quinta-feira (12), a máxima pode chegar a 34ºC e a mínima deve ficar entre 19ºC e 20ºC. Para o interior de Minas Gerais, a previsão é a mesma: dias de sol com nuvens, mas sem chuva. Nesta segunda, a temperatura mínima fica na casa dos 8ºC e a máxima pode chegar a 38ºC. Nos próximos dias, a máxima pode marcar 41ºC e a mínima 12ºC. (O Tempo)

LULA

O PT e outros partidos de esquerda iniciam a semana pressionando o Supremo Tribunal Federal (STF) para que o processo contra o ex-presidente Lula seja anulado e que ele tenha um outro julgamento. Lideranças de esquerda querem que a Corte se manifeste no processo que questiona a parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça, e que julgue o habeas corpus que pede que seja declarado nulo o processo do ex-presidente. No domingo, a Folha de S. Paulo, em parceria com o site The Intercept Brasil, mostrou que conversas de Lula gravadas pela Polícia Federal em 2016 foram omitidas e o juiz e a força-tarefa da Lava Jato optaram por divulgar, de forma ilegal, apenas um diálogo do ex-presidente com a presidente Dilma, em que tratavam de sua posse como ministro da Casa Civil. A tese de Moro era que Lula, ao aceitar ser ministro, queria se livrar da Lava Jato para obter foro privilegiado no STF. Por conta do diálogo vazado, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo, impediu a posse de Lula no cargo. Mas os demais diálogos mostram, segundo matéria da Folha, que Lula resistiu em aceitar o cargo e que seu objetivo era tentar evitar o impeachment de Dilma. (Estado de Minas)

MINISTÉRIOS

Brasília – O governo federal estuda reduzir o tamanho da Esplanada, transformando seis ministérios em três. A proposta, no entanto, evita retirar militares da administração. Um texto preliminar avança no Ministério da Economia, que prevê a união do Meio Ambiente com o Turismo, a Cidadania com os Direitos Humanos e a Infraestrutura com o Desenvolvimento Regional. Falta definir, porém, quais ministros serão demitidos ou transformados em secretários nacionais. A questão é acompanhada de perto pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.As análises têm sido feitas pela Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, que também pretende cortar o número de secretarias e órgãos com status de ministério ligados à Presidência da República, como a Secretaria de Governo, a Secretaria-Geral da Presidência e o Gabinete de Segurança Institucional. O impacto financeiro do enxugamento ainda está sendo calculado pela pasta, que tenta se aproximar do "número ideal" de ministérios proposto por Paulo Guedes — 15 ministérios e não 22 como há atualmente.Os militares que podem perder os cargos com a mudança estrutural da Esplanada são Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura; Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral; Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo; e Augusto Heleno, do GSI. "O prestígio dos ministros Tarcísio, Ramos e Heleno com o presidente (Jair Bolsonaro) é muito grande, eles não devem acabar afetados nesta transição. O texto, inclusive, ainda é discutido na Economia como uma ideia", explica um técnico da pasta, lembrando que "o ministro Paulo Guedes ainda não aprovou nenhum projeto". (Estado de Minas)

BRUMADINHO

A lama da barragem da Vale que rompeu em Brumadinho continua afetando moradores do município. Pouco mais de sete meses depois da ruptura da represa de rejeitos de minério de ferro da empresa, ocorrida em 25 de janeiro, números da Secretaria Municipal da Saúde mostram aumento de suicídios e tentativas no município, principalmente entre mulheres. O quadro reflete a deterioração na saúde mental da população, comprovada por alta expressiva nas prescrições de antidepressivos e ansiolíticos (medicamentos para controlar ansiedade e tensão).No primeiro semestre de 2019 foram registradas 39 tentativas de suicídio na cidade (11 entre homens e 28 entre mulheres), 9 a mais do que no mesmo período do ano passado - uma alta de 23%. Em relação aos suicídios, o número passou de um, em 2018, para 3 este ano. “São mulheres que perderam filhos e marido. A sensação de perda para elas é maior para ressignificar a vida”, disse o secretário municipal de Saúde de Brumadinho, Junio Araújo Alves. “Essa é uma face do adoecimento mental da população. Estamos trabalhando para evitar um quadro ainda pior.” Os dados da prefeitura mostram que o uso de antidepressivos por pacientes da rede pública de saúde foi, em agosto de 2019, 60% maior que no mesmo período do ano passado. Em relação aos ansiolíticos, o crescimento é ainda mais significativo, de 80%, no período. Os números são ainda mais dramáticos se feito corte por remédio prescrito. “O uso de risperidona aumentou 143%”, relata o secretário. A droga é utilizada no tratamento de psicoses, agindo contra transtornos relacionados a pensamento, emoções, ansiedade, distúrbios de percepção e desconfiança. (Estadão)

ACIDENTES DE TRÂNSITO

A rua da Bahia lidera o aumento nos acidentes de trânsito na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Nos primeiros sete meses deste ano, foram 74 batidas, atropelamentos e outros registros, 48% a mais do que o mesmo período de 2018. Na área, dos dez corredores de tráfego campeões em ocorrências, apenas a avenida Alfredo Balena apresentou redução nos números. O crescimento na regional supera a média das demais localidades da cidade, conforme levantamento do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran). A corporação não informou as principais razões para o cenário nem os pontos mais críticos em cada via. Porém, circulando pelos trechos, a reportagem flagrou dezenas de exemplos de imprudência por parte de motoristas, motociclistas e pedestres. No cruzamento da rua da Bahia com Afonso Pena – segundo corredor com mais acidentes no centro – a travessia de quem está a pé é uma missão de risco. Com menos de 20 segundos para caminhar de uma calçada à outra, o corre-corre dos transeuntes é constante. A todo momento é possível ver condutores buzinando para pessoas que ainda estão na rua quando o semáforo abre para os veículos. Da mesma forma, muitos caminhantes ignoram o perigo atravessando fora da faixa ou com o sinal fechado para eles. “É assim o dia inteiro e piora nos horários de maior movimento. O semáforo abre rápido demais para os carros e a pessoa é surpreendida. Há uns dois anos, um rapaz morreu atropelado por um ônibus no meio dessa faixa de pedestre”, relata Mara Campos, proprietária de uma lanchonete em frente à travessia, que funciona há quase uma década no local. A poucos metros dali, na Praça 7, as cenas se repetem. Na Afonso Pena, muitos pedestres também atravessam a avenida fora da faixa, aproveitando a fila de veículos formada quando o fluxo está parado. O risco de atropelamentos se torna ainda maior devido aos motociclistas que trafegam entre as fileiras de automóveis.(Hoje em Dia)

BIOENGENHARIA DE TECIDOS

O Brasil ganha nesta segunda-feira (9) o primeiro laboratório de bioengenharia de tecidos que vai disponibilizar pele reconstruída para testes em produtos. A unidade, no Rio, vai fornecer amostras de pele humanas recriadas como alternativa ao uso de animais como cobaias. A filial da Episkin, subsidiária da L’Oréal, será inaugurada às 14h no Centro de Pesquisa e Inovação, no câmpus do Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É a terceira a entrar em operação no mundo, juntando-se à de Lyon, na França, e à de Xangai, na China. “Produzimos a cada semana milhares de tecidos de pele e epitélios, como córnea, com um rigoroso controle de qualidade”, explicou ao G1 Rodrigo De Vecchi, diretor-presidente da Episkin Brasil.Segundo De Vecchi, a implementação do modelo de pele reconstruída no Brasil começou em 2016, em colaboração com o Instituto Idor. Mas o laboratório do Fundão traz uma vantagem. “A diferença é que agora este modelo está disponível para as comunidades científicas brasileiras e latino-americanas e para quaisquer empresas interessadas, a fim de estimular o uso de métodos alternativos”, destacou o diretor-presidente. Os modelos da Episkin são os únicos validados e recomendados pela Organização para a Cooperação do desenvolvimento Econômico - e aceitos no mundo todo. (G1)