Mariana

A prefeitura de Mariana atualizou no início da noite deste domingo (8) a lista com os nomes de pessoas desaparecidas na tragédia do rompimento das barragens de rejeitos da mineradora Samarco, que deixou sob uma grossa camada de lama o distrito de Bento Rodrigues, na zona rural do município mineiro. Com a localização de Arnaldo Zifirino, de 40 anos, e Joaquim Zifirino, de 70 anos, que, segundo a prefeitura, estão hospedados em um hotel de Mariana, o número de pessoas desaparecidas diminuiu de 28 para 26. Desse total, 13 são funcionários de empresas que prestam serviços à mineradora Samarco e 13 cujo desaparecimento foi informado por parentes. Entre os desaparecidos estão duas crianças, uma de 5 anos e outra de 3 meses. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, disse hoje (8) que a prioridade é localizar os desaparecidos, mas que as chances de encontrá-las com vida estão diminuindo. “A gente pode, quem sabe, localizar alguém que fugiu que ficou perdido em alguma localidade, que não foi encontrado. Não quero tirar a esperança de ninguém, pode ser que a gente consiga achar alguém com vida ainda, mas a medida que o tempo vai passando a esperança vai diminuindo”, afirmou em entrevista à imprensa em Mariana. (Agência Brasil)

Mariana I

A prefeitura de Mariana divulgou na noite deste domingo (8) uma lista com os nomes dos desaparecidos, em decorrência da tragédia em Mariana. O número caiu de 28 para 26 pessoas. Dois homens, sendo pai e filho, de 70 e 40 anos, foram encontrados em hotéis da região. Em nota, o Corpo de Bombeiros confirma que, até o momento foram contabilizados um óbito, em decorrência de mal súbito, e encontrados corpos de três homens, ainda sem identificação. De acordo com a corporação, o último corpo foi resgatado no final da tarde deste domingo (8). Duas mulheres permanecem hospitalizadas no Hospital João XXIII, porém estáveis. Duas crianças e uma mulher já foram liberadas. Até agora continuam desaparecidos 13 moradores e 13 funcionários da Samarco, totalizando 26 desaparecidos. Um novo boletim será divulgado às 11h desta segunda-feira (9). (Hoje em Dia)

Mariana II

A partir da próxima segunda-feira, a emissão de novos documentos para pessoas que perderam tudo após a tragédia em Mariana (MG) será reforçada. A informação foi divulgada nesse sábado pela Polícia Civil de Minas Gerais. Durante coletiva de imprensa, o delegado regional de Ouro Preto, Rodrigo Bustamante, informou que já foi instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias que levaram ao rompimento de duas barragens da mineradora Samarco no distrito de Bento Rodrigues. Bustamante disse ainda que a corporação mantém equipes de peritos e médicos legistas a postos para o caso de novas mortes serem confirmadas. Até o momento, uma pessoa morreu e 28 seguem desaparecidas após a avalanche de lama que atingiu o povoado na zona rural de Mariana. (Rádio Itatiaia)

Manifestação

Começou na madrugada desta segunda-feira a greve nacional dos caminhoneiros, convocada no mês passado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 7h, eram quatro pontos de bloqueio em Minas Gerais: no km 359 da BR-381, em João Monlevade; km 513, em Igarapé; no km 412, na BR-262, em Igaratinga, e na BR-040, nos kms 627 e 633, em Conselheiro Lafaiete. A greve foi convocada pelo Comando Nacional do Transporte, que se declara independente de sindicatos. No comunicado distribuído no fim do mês passado, os trabalhadores informaram que a manifestação conta com o apoio de grupos que pedem a saída de Dilma da Presidência, como o Movimento Brasil Livre, o Vem Pra Rua, o Revoltados On Line e o Movimento Brasil Livre (MBL). Por meio de redes sociais, caminhoneiros tentam organizar a nova paralisação. Os trabalhadores pedem redução no preço do diesel, anulação de multas referentes à paralisação anterior, ocorrida em fevereiro, e crédito com juros subsidiados. (Estado de Minas)

Poços de Caldas

Um enxame atacou cerca de 20 pessoas na tarde desse domingo, perto da Praça dos Macacos, no centro de Poços de Caldas (MG), onde acontecia uma Feira de Artesanato. Três das vítimas tiveram de ser hospitalizadas, sendo duas mulheres e uma menina de três anos. Os insetos estavam em uma árvore e ainda não se sabe o que gerou o ataque. A maioria das pessoas foi atendida no próprio local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Bombeiros também prestaram socorro às vítimas e tomaram medidas para evitar que mais pessoas fossem picadas. Algumas ruas tiveram de ser fechadas e agentes do Departamento Municipal de Trânsito foram chamados para controlar o fluxo de veículos na região. (Agência Estado)

Bullying

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que obriga escolas e clubes a adotarem medidas de prevenção e combate o bullying. O texto, publicado no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (9), havia sido aprovado pela Câmara em outubro e enviado para a sanção presidencial. A nova lei passa a vigorar em 90 dias. Pelo texto aprovado, bullying é definido como a prática de atos de violência física ou psíquica exercidos intencional e repetidamente por um indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas com o objetivo de intimidar ou agredir, causando dor e angústia à vítima. O projeto determina que seja feita a capacitação de docentes e equipes pedagógicas para implementar ações de prevenção e solução do problema, assim como a orientação de pais e familiares, para identificar vítimas e agressores. Também estabelece que sejam realizadas campanhas educativas e fornecida assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores. Segundo o texto, a punição dos agressores deve ser evitada “tanto quanto possível” em prol de alternativas que promovam a mudança de comportamento hostil. (G1)

Lava Jato

A Justiça Federal do Paraná vai ouvir quatro testemunhas de acusação em um processo da Operação Lava Jato que envolve o ex-ministro José Dirceu nesta segunda-feira (9). Dirceu está preso com Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele foi detido na 17ª fase da operação e responde pelos crimes de organização criminosa, corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro. A audiência está marcada para começar às 13h30. As testemunhas arroladas pelo Ministério Público Federal (MPF) são: Marcelo Halembeck, dono de uma construtora, que será ouvido por videoconferência em São Paulo, Ricardo Pessoa, da UTC, Dalton dos Santos Avancini, ex-presidente da Camargo Corrêa, e Eduardo Hermelino Leite, ex-vice-presidente da Camargo Corrêa. Os três últimos são delatores do esquema. Além de Dirceu, também são réus neste processo o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, João Vaccari Neto, o ex-gerente da diretoria de Serviços Pedro Barusco, além do ex-diretor da Petrobras Renato Duque. Vaccari e Duque também estão presos no complexo médico. (G1)

Consignado

As taxas máximas de juros no crédito consignado (com desconto na folha de pagamento) de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficam mais altas a partir desta segunda-feira (9). A elevação foi aprovada no mês passado pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e publicada no Diário Oficial desta segunda. Para empréstimo pessoal, o percentual passa de 2,14% para 2,34% ao mês. Já para empréstimos feitos pelo cartão de crédito, a taxa sobe de 3,06% para 3,36% ao mês, acrescentou o Ministério da Previdência Social. O Conselho Nacional de Previdência Social debatia o aumento da taxa de juros do crédito consignado de aposentados e pensionistas desde maio deste ano. Segundo o Ministério da Previdência, o sistema financeiro que opera o crédito consignado para aposentados e pensionistas pedia um aumento maior ainda – o que não foi aceito. Olimite do crédito consignado também foi ampliado de 30% da renda para 35%, segundo lei sancionada no dia 22 de outubro. (G1)

Condomínio

As taxas de condomínio dos prédios aumentaram, só neste ano, 7,3% no Brasil e 6% na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), segundo o IBGE, e os moradores já sentem a diferença no bolso. O número de condôminos que atrasam o pagamento cresceu quase 30% de 2014 para cá. De acordo com a Associação Brasileira de Administradores de Imóveis (Abadi), a inadimplência aumentou de 4,97%, entre janeiro e agosto do ano passado, para 6,62% em 2015. Mas uma decisão inédita da Justiça abriu precedente para aplicar uma multa mais pesada ao vizinho que não paga o condomínio. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou um condomínio de Brasília a cobrar 10% a mais de multa sobre o valor total da dívida de um inquilino, no caso uma construtora. Segundo a decisão do STJ, o condômino inadimplente poderá, desde que aprovada sanção em assembleia, ser obrigado a pagar multa em até dez vezes o valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, conforme a gravidade da falta e reiteração. Segundo consta nos autos, a construtora é devedora recorrente e desde o ano de 2002 tem os pagamentos efetuados mediante apelo na via judicial, com atrasos que chegam a mais de dois anos. Com a decisão, a empresa foi condenada a pagar os débitos condominiais acrescidos das penalidades previstas em lei, tais como multa de mora de 2%, além de juros e correções. Deveria incidir ainda penalidade de até 10% sobre o valor da quantia devida, conforme regimento interno do condomínio. A empresa questionava a aplicação de sanções conjuntas, alegando estar sendo penalizada duas vezes pelo mesmo fato. O relator do caso, ministro Luis Felipe Salomão, fundamentou a tese baseando-se na doutrina e na jurisprudência do STJ, que prevê punição nos casos em que o condômino é devedor recorrente, não cumpre seus deveres perante o condomínio e enquadra-se como antissocial ante os demais. (Hoje em Dia)

Mega-Sena

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.758 da Mega-Sena sorteadas neste sábado (7), em Presidente Figueiredo (AM). O prêmio estimado para o próximo sorteio é de R$ 55 milhões. Veja os números sorteados: 06 - 11 - 16 - 23 - 36 – 42. A quina teve 230 apostas ganhadoras, que irão levar R$ 21.071,57 cada uma. Outros 13.800 bilhetes acertaram a quadra e devem levar R$ 501,70 cada. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50. A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa. (G1)

China

Parte do Norte da China encontra-se hoje (9) coberta por uma nuvem cinzenta, após o nível de poluição superar em quase 50 vezes os índices considerados aceitáveis pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A densidade das pequenas partículas (2.5), as mais suscetíveis de se infiltrarem nos pulmões e de atacarem o sistema respiratório, atingiu 860 microgramas por metro cúbico em Changchun, capital da província de Jilin, no Nordeste do país. O nível supera amplamente os 25 microgramas considerados aceitáveis pela OMS. O governo municipal anunciou, entretanto, o nível 3 de alerta, que inclui a proibição de atividades ao ar livre nas escolas, a recomendação aos moradores para optar por transportes públicos e espaços fechados e a tomada de precauções. A poluição tornou-se, nos últimos anos, uma das principais fontes de descontentamento popular na China e está relacionada a milhares de mortes prematuras. As partículas PM 2.5 podem causar doenças cardíacas, enfarte e patologias do aparelho respiratório, como o enfisema e o câncer de pulmão. A densidade das pequenas partículas atingiu 1.157 micrograma por metro cúbico em Shenyang, capital da província de Liaoning, segundo dados do Gabinete de Proteção Ambiental local. (Agência Brasil)