Rio Doce

As boias de contenção instaladas às margens do rio Doce para proteger a vegetação na foz [ponto de desaguamento no mar], no vilarejo de Regência, próximo à cidade de Linhares (ES), não conseguiram conter completamente a lama de rejeitos do desastre de Mariana (MG). Essa região, onde o rio se encontra com o mar, é berçário de uma espécie de caranguejo chamado de Guaiamu. A onda de rejeitos atingiu a vegetação e os locais onde vivem os caranguejos. As boias, instaladas pela Samarco, são tradicionalmente usadas na contenção de vazamentos de óleo, por isso, não se tinha certeza da efetividade da estratégia. Segundo a empresa, foram instalados nove quilômetros de barreiras de contenção para proteger as áreas mais sensíveis do estuário (ambiente de transição entre o rio e o mar) localizado em Regência, distrito de Linhares. “Segundo análises realizadas nesta manhã, a eficiência das barreiras instaladas nas áreas protegidas chegou a ser de até 80%, se compararmos a turbidez da água de dentro do estuário ao canal principal do rio”, diz a empresa. (Agência Brasil)

Rio Doce I

A catástrofe ambiental provocada pelo rompimento da barreira da mineradora Samarco em Mariana ainda não terminou, admitiu neste domingo, 22, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Técnicos agora acompanham a trajetória da lama, rumo ao litoral. Apesar de a dimensão dos estragos do acidente ainda não estar definida, a ministra garantiu que a Bacia do Rio Doce, seriamente afetada pelo mar de lama, será recuperada. "Devolveremos a bacia", prometeu Izabella, ao dizer que ela poderá ficar "em melhores condições". A ministra admite estar diante do pior desastre ambiental enfrentado pelo Brasil. Mas afirma que o episódio pode ser considerado como um "aprendizado." "Todas as vezes que problemas como esses ocorrem, há uma tendência de se rever parâmetros. Vamos discutir todo aperfeiçoamento necessário", argumentou. A preocupação maior, nesta primeira etapa, é acompanhar a trajetória da lama procedente da barragem, que rompeu dia 5, provocou 8 mortes e deixou 15 pessoas desaparecidas. Entre as questões mais urgentes estão garantir o abastecimento de água para população da área afetada e garantir a retomada da pesca. (Agência Estado)

Lama

A lama liberada pela catástrofe de Mariana tinge áreas cada vez maiores no mar do Espírito Santo e já interditou as praias de Regência Augusta e Povoação, em Linhares, importantes pontos turísticos do estado. De acordo com o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Foz do Rio Doce, Carlos Sangália, parte dos rejeitos permanece estacionada próximo à barra, enquanto a mancha avermelhada sobe o litoral, impulsionada por ventos que vêm do Sul. Até o fim da tarde desse domingo, pelo menos três quilômetros já haviam sido percorridos e peixes de água doce e marinhos começaram a aparecer mortos. Na areia ainda não há vestígios da lama, mas isso pode mudar quando a maré começar a subir. Segundo Sangália, a Prefeitura de Linhares deve instalar placas nas praias atingidas ainda nesta semana, informando sobre a interdição. (Estado de Minas)

Inflação

Que a inflação deste ano vai ser alta devendo superar a barreira dos 10% não é novidade. Mas, na semana passada, os economistas dos bancos passaram a estimar que ela supere o teto da meta também no ano que vem. Segundo o relatório de mercado, divulgado nesta segunda-feira (23) pelo Banco Central, é a primeira vez que os economistas preveem o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acima de 6,5% – o teto do sistema de inflação – em 2016. A expectativa chegou a 6,64%, na 16ª alta seguida do indicador, que continua se distanciando da meta central de 4,5% fixada para o ano que vem. A inflação não fica oficialmente acima do teto da meta de inflação por dois anos seguidos desde 2002 e 2003. Pelo sistema que vigora no Brasil, a meta central para 2015 e 2016 é de 4,5%, mas, com o intervalo de tolerância existente, o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5%, sem que a meta seja formalmente descumprida. Recentemente, o BC admitiu que não conseguirá trazer o IPCA para a meta central de 4,5% no próximo ano. Segundo a autoridade monetária, isso será possível somente em 2017. (G1)

Refeição

Comer fora de casa em Belo Horizonte é mais barato que em outras 21 capitais do país. É o que aponta pesquisa da administradora de cartões-benefício para empresas Alelo. Entre as cidades pesquisadas, a comida mineira, em média, só é mais cara que a belenense e a porto-alegrense. Ainda assim, a variação não ultrapassa R$ 0,22. Para profissionais da área gastronômica, os custos administrativos, o preço dos alimentos e até o comportamento do mineiro influenciam nessa conta. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), Fernando Júnior, considera que os preços de aluguel, mão-de-obra e dos produtos alimentícios influenciam diretamente no valor da refeição. “Carne e verduras são mais baratas aqui (em Belo Horizonte). Em comparação com o Rio de Janeiro, por exemplo, o que mais pesa é o valor do aluguel e da mão-de-obra”, analisou Fernando Júnior. Outro aspecto apontado pelo presidente é o baixo número de turistas circulando na capital mineira. “Muitos mineiros gastam bem mais dinheiro quando estão viajando, mas não se permitem muito em Belo Horizonte”, afirmou Júnior. (O Tempo)

Consumidor

Quem está com o nome sujo e pretende regularizar a situação tem uma ótima oportunidade. A partir desta segunda-feira, bancos, financeiras, administradoras de cartões de crédito, operadoras de plano de saúde, universidades e empresas do setor varejista participam da campanha de recuperação de crédito da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). O mutirão atenderá das 8h às 18h, na Avenida João Pinheiro, 495, Bairro Funcionários, até sexta-feira, dia 27 deste mês. Segundo a CDL, as facilidades para regularização das dívidas incluem descontos que podem chegar a 45% sobre o valor corrigido para pagamento à vista. O parcelamento da dívida também pode ser feito em até três vezes com descontos que chegam a 35% sobre o valor corrigido (entrada e duas parcelas). Como as negociações são individualizadas, o consumidor pode conseguir desconto exclusivos. “Os descontos podem chegar a 70%”, disse o presidente da CDL/BH, Bruno Falci. A CDL espera 22 mil consumidores quitem suas dívidas. Os consumidores podem obter mais informações pelo telefone 3249-1555 e os lojistas no número 3249-1666. (Rádio Itatiaia)

UMEI

Começa nesta segunda-feira o sorteio das vagas para crianças de 0 a 3 anos nas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) em 2016. No total, foram realizadas 44 mil inscrições entre agosto e setembro para as 126 instituições de Belo Horizonte. Segundo Mayrce Freitas, gerente de Coordenação de Educação Infantil da Secretaria de Educação da capital, a matrícula é obrigatória para crianças com deficiência ou que estejam sob medidas protetivas. Do restante, 70% das vagas é destinada para o público mais vulnerável, 10% para um sorteio destinado às pessoas que moram ou trabalham no entorno de até um quilômetro da instituição e os outros 20% para um sorteio público geral. O sorteio das vagas será individual para cada uma das 126 UMEIs. “Em função de serem muitas instituições, nós fizemos um cronograma durante a semana, de 23 a 27, nos horários de manhã e de tarde nas diferentes regionais”, explicou Mayrce Freitas. (Rádio Itatiaia)

El Niño

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desenvolveu uma cartilha detalhada de proteção contra raios, com base nas informações coletadas sobre as circunstâncias de morte por raio mais comuns. As recomendações devem ser seguidas durante as tempestades. Se possível, o melhor é sair da rua na hora de uma chuva forte com raios e trovoadas. Na semana passada, o Elat divulgou uma pesquisa que mostra o impacto do El Niño sobre a ocorrência de tempestades no Sudeste durante o verão 2015/2016. Segundo a pesquisa, no próximo verão, a previsão é de um aumento na ocorrência de tempestades, em relação ao mesmo período do ano anterior. “Ao cruzarmos esses percentuais de previsão com a densidade populacional, somos levados a pensar que o número de mortes por raios no próximo verão pode aumentar se não alertarmos adequadamente a população sobre os efeitos do El Niño”, disse o coordenador do Elat, Osmar Pinto Junior. (EBC)

Argentina

O empresário Mauricio Macri, 56 anos, é o novo presidente da Argentina. Atual prefeito deBuenos Aires, ele é ex-presidente do clube Boca Juniors e líder de uma frente de centro-direita opositora do atual governo de Cristina Kirchner. Macri foi eleito neste domingo (22), na primeira vez na história do país em que uma eleição presidencial foi decidida no segundo turno, e vai governar por quatro anos. Ele irá assumir a presidência no dia 10 de dezembro deste ano. Às 5h45 (horário de Brasília), com 99,17% dos votos apurados, Macri tinha 51,40%(12.903.301 votos), e Scioli, 48,60% (12.198.441 votos), segundo a comissão eleitoral. A vitóira de Macri foi confirmada às 21h43 (horário de Brasília), quando com 63,26% dos votos apurados, ele alcançou 53,50% (8.524.551 votos), e Scioli, 46,50% (7.410.389 votos). Neste momento, o chefe do órgão eleitoral argentino afirmou que a tendência a favor de Macri era irreversível. Por volta das 22h20, Daniel Scioli telefonou para o adversário e admitiu a derrota, de acordo com o jornal "Clarin". Os dois são amigos de longa data e Scioli afirmou que Macri era um "justo ganhador". (G1)

Paris

O presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, visitaram hoje (23) o Bataclan, a sala de espetáculos parisiense alvo dos atentados terroristas de 13 de novembro, que deixaram 130 mortos. Segundo a presidência francesa, os dois líderes depositaram uma rosa diante do Bataclan, onde pelo menos 89 pessoas foram mortas nos atentados terroristas, reivindicados pelo grupo radical Estado Islâmico. David Cameron escreveu, em sua conta na rede social Twitter, que esteve “lado a lado” com o chefe de Estado francês, publicando uma fotografia de ambos. Depois de prestar homenagem às vítimas do Bataclan, os líderes seguiram para o Palácio do Eliseu, para discutir a luta contra o terrorismo e a situação da Síria após os atentados de Paris, segundo a agência France Presse. Após a reunião, de acordo com o programa oficial, está prevista uma declaração conjunta dos dois líderes. Após os atentados em Paris, Hollande defendeu a criação de uma coligação ampla para lutar contra os jihadistas na Síria e no Iraque. O encontro com Cameron dá início a uma intensa semana de contatos diplomáticos. O presidente francês vai a Washington e a Moscou, para encontros com os presidentes Barack Obama e Vladimir Putin, e recebe a chanceler alemã, Angela Merkel, em Paris. (Agência Estado)

Bruxelas

O edifício do grupo de comunicação social flamengo Medialaan, situado em Vilvorde, no Norte de Bruxelas, foi evacuado neste domingo à tarde pela polícia belga devido a uma possível ameaça, mas as buscas terminaram sem terem sido encontrados objetos suspeitos. As forças de segurança começaram a inspecionar o imóvel, sede da cadeia flamenga VTM, entre outros meios de comunicação social, com a ajuda de cães, e em torno do edifício foi colocado um cordão de segurança devido à presença de veículos suspeitos nas proximidades. Segundo a imprensa local, as autoridades não detectaram objetos suspeitos, nomeadamente explosivos. Bruxelas permanece hoje, pelo segundo dia consecutivo, em estado de alerta máximo devido a uma ameaça terrorista “iminente”. Após um fim de semana durante o qual a cidade de Bruxelas esteve basicamente paralisada, permanece a dúvida sobre se a vida retomará o seu curso normal na segunda-feira (23). (Agência Estado)

Síria

O Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o aplicativo "Share The Meal" (em português, "Compartilhe a Refeição") . O objetivo é receber doações para comprar comida para as crianças refugiadas da Síria. Doações de pequenos valores são bem-vindas, já que o custo para alimentar uma criança por dia é equivalente a dois reais, segundo a agência da ONU. As contribuições vão beneficiar as crianças sírias que estão na Jordânia e participam do programa de alimentação escolar. A diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos, Ertharin Cousin, afirmou que a "versão digital de compartilhar uma refeição representa uma forma tangível de se acabar com a fome". A experiência se baseia em teste feito em junho na Alemanha, Áustria e Suíça, com a meta de arrecadar refeições para estudantes do reino de Lesoto, no Sul da África. Na ocasião, foram feitas mais de 120 mil doações. O aplicativo está disponível para celulares smartphone dos sistemas iOS e Android. O processo de doação dura cerca de 30 segundos. (Agência Brasil)