Antártica
O vice-presidente Hamilton Mourão embarca nesta segunda-feira (13) com destino à Antártica, onde será o principal representante do governo brasileiro na reinauguração da Estação Comandante Ferraz, base de pesquisa do país no continente. O novo prédio, que fica na ilha Rei George, na Bahia do Almirantado, está sendo erguido ao lado da atual base, que tem estrutura provisória. A inauguração oficial será na terça-feira (14). A Estação Comandante Ferraz foi criada em 1984, mas em 2012 sofreu um incêndio de grande proporções. Na ocasião, dois militares morreram e 70% das suas instalações foram perdidas. O governo federal investiu cerca de US$ 100 milhões na obra, e a unidade recebeu os equipamentos mais avançados do mundo. No local, pesquisadores vão realizar estudos nas áreas de biologia, oceanografia, glaciologia, meteorologia e antropologia. "[A estação] vai dar melhores condições de trabalho aos nossos pesquisadores, vai manter nossa presença no trabalho que está sendo feito pela comunidade científica internacional, de buscar respostas e avanços no conhecimento, na tecnologia, outras áreas que são pesquisadas lá. Ao mesmo tempo, permite que a Marinha faça um adestramento em termos de logística, em termos de deslocamento em águas, que não são tão tranquilas assim. Nós, do governo Bolsonaro, vemos com extrema satisfação este momento de reinaugurarmos a Estação Comandante Ferraz e darmos uma nova roupagem ao trabalho de pesquisa que está sendo realizado lá", afirmou o vice-presidente, em entrevista exclusiva à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). (Agência Brasil)
IPVA
Começa nesta segunda-feira o vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2020, em Minas Gerais. A escala tem início com as placas de final 1 e 2 e segue sempre com dois finais de placa por dia, até a sexta-feira (17/1), se encerrando com os dígitos 9 e 0. O proprietário de veículo pode optar por pagar o imposto em cota única, com 3% de desconto, ou em até três parcelas. O pagamento do imposto em dia, à vista ou parcelado, além de evitar a incidência de multa e juros pelo atraso, proporciona ao contribuinte o benefício do programa "Bom Pagador", que é um desconto automático de 3% sobre o valor do IPVA, caso a adimplência seja mantida por dois anos consecutivos. Em 2020, 2.246.055 veículos - 20,62% da frota tributável - receberam o desconto. A tabela contendo as bases de cálculo e os valores do IPVA pode ser conferida no site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF). As consultas também podem ser feitas pelo telefone 155 do LIGMINAS ou no aplicativo MG App, para smartphones e tablets, disponível para baixar gratuitamente nas versões Android e IOS. O pagamento do IPVA pode ser feito diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados - Bradesco, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, Mais BB, Banco Postal, Santander e SICOOB - bastando informar o número do Renavam do veículo. Alguns bancos também oferecem aos clientes a opção de pagamento pelo internet banking. Quem preferir, pode imprimir a guia de arrecadação no site da SEF (clique aqui). (Rádio Itatiaia)
Inflação
As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) reduziram a estimativa para a inflação este ano. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país) caiu de 3,60% para 3,58%. A informação consta no boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central (BC) que traz as projeções de instituições para os principais indicadores econômicos. Para 2021, a estimativa de inflação se mantém em 3,75%. A previsão para os anos seguintes também não teve alterações: 3,50% em 2022 e 2023. A projeção para 2020 está abaixo do centro da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 4% em 2020, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, atualmente definida em 4,5% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). (Agência Brasil)
Backer
A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte inicia nesta segunda-feira o recebimento de unidades de qualquer lote da cerveja Belorizontina, da Backer. A entrega deverá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Confira os locais abaixo. Conforme a PBH, a secretaria recolherá apenas as garrafas compradas para consumo próprio. “Não serão recebidos produtos de bares, restaurantes e supermercados. O material ficará sob custódia para encaminhamento das investigações necessárias”, diz. Os consumidores do interior podem levar a bebida para os Procons das próprias cidades. A Backer afirmou que, caso o consumidor queira, poderá, também a partir desta segunda-feira, devolver a Belorizontina de outros lotes aos supermercados onde a comprou e ser ressarcido na hora, se levar a nota fiscal. Veja aqui os locais que estão recebendo as garrafas. http://www.itatiaia.com.br/noticia/secretaria-municipal-de-saude-comeca-a-recebe (Rádio Itatiaia)
Backer I
Os resultados das análises realizadas em amostras das cervejas recolhidas na fábrica da Backer serão divulgados nesta segunda-feira (13) pela Polícia Civil. Além disso, o delegado Wagner Pinto também irá dar detalhes sobre as investigações envolvendo a cervejaria, que segue interditada. A partir desta segunda, começa a devolução de garrafas de Belorizontina nos estabelecimentos para ressarcimento dos consumidores, medida adotada pela Backer após a repercussão dos casos de internações em Minas. Até o momento, pelo menos 10 pessoas já foram internadas no Estado com problemas renais e neurológicos desencadeados pela chamada síndrome nefroneural. Um deles, morador de Ubá, na Zona da Mata, morreu em Juiz de Fora, onde estava internado. Uma das suspeitas é que a doença esteja relacionada a uma contaminação da cerveja e a hipótese de sabotagem não está descartada. É que algumas amostras de Belorizontina colhidas dos lotes "L1 1348" e "L2 1348" apontaram a presença de dietilenoglicol (DEG), que pode provocar intoxicação. Segundo a Backer, a substância "não faz parte de nenhuma etapa do processo de fabricação de seus produtos, inclusive da Belorizontina". A investigação epidemiológica que é conduzida pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde, foi ampliada para novembro, o que significa ir além das ocorrências recentes de pacientes internados com sintomas do problema. A ampliação é uma medida de precaução. O objetivo é descobrir se houve, em meses anteriores, casos semelhantes, e se as supostas vítimas teriam consumido a cerveja da Backer. (Hoje em Dia)
Calor
A temperatura se mantém a mais alta do ano nesta segunda-feira (13) em Belo Horizonte e Região Metropolitana, com máxima estimada em 34°C. Já a mínima registrada foi 20°C. O céu é claro a parcialmente nublado, e há possibilidade de chuvas rápidas e isoladas a partir do fim da tarde. Ao longo da semana, o calorão continua. Isso se deve a uma massa de ar seco que atua sobre o Estado, segundo o meteorologista Cleber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, se houver um aumento da nebulosidade por causa da aproximação de uma frente fria, deve ocorrer um ligeiro declínio na temperatura, deixando a máxima estimada em 32°C e a mínima em 18°C. O calor deve ser atenuado somente no fim de semana, a partir de sexta-feira, quando há previsão de chuvas mais fortes para a Grande BH. Enquanto isso, o tempo seco demanda atenção. Segundo informou a Defesa Civil de Belo Horizonte, a umidade relativa do ar nesta segunda está em torno 35%. (Hoje em Dia)
EUA
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, exigiu o fim das "violações à soberania do Iraque" neste domingo, após o ataque a mísseis contra a base militar de Al Balad, incidente que deixou quatro iraquianos feridos. "Indignado com os relatos de outro ataque com mísseis contra uma base aérea iraquiana. Rezo pela rápida recuperação dos feridos e peço ao governo iraquiano para que faça os responsáveis prestarem contas por esse ataque ao povo iraquiano. Estas violações contínuas da soberania iraquiana por grupos que não são leais ao governo iraquiano precisam terminar", escreveu Pompeo no Twitter. A Célula de Comunicação de Segurança Iraquiana confirmou horas antes, em comunicado, que oito foguetes do tipo Katyusha caíram na base de Al Balad, onde há tropas americanas, ferindo quatro efetivos iraquianos, incluindo dois oficiais. Uma fonte do Comando de Operações da província de Saladino, que pediu anonimato, disse à Agência Efe que os feridos foram transferidos para um hospital e confirmou que as vítimas são de nacionalidade iraquiana. Localizada ao norte de Bagdá, Al Balad é uma das maiores bases aéreas do país árabe e tem no arsenal caças-bombardeiros F16, que o Iraque adquiriu dos Estados Unidos. Além disso, a base abriga tropas americanas. Este é o terceiro ataque a mísseis contra esta base nos últimos dias, depois de um foguete ter caído nos arredores na quinta-feira passada, sem causar baixas, e após a parte sul ter sido atacada na semana passada, danificando alguns depósitos de armas do Exército iraquiano. (Uol)
Oscar 2020
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia nesta segunda-feira (13), pela manhã, em Los Angeles, os indicados ao Oscar. A cerimônia dos melhores do cinema acontece no dia 9 de fevereiro em Los Angeles. O documentário "Democracia em vertigem", da brasileira Petra Costa, está em uma pré-lista de 15 filmes que podem ser indicados ao Oscar 2020. A lista final terá cinco concorrentes. "Democracia em vertigem" mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a crise política no Brasil, e foi lançado pela Netflix em junho de 2019. A diretora mineira Petra Costa, de 36 anos, assinou os documentários "Elena" (2012) e "Olmo e a gaivota" (2014), premiados respectivamente nos festivais de Brasília e do Rio. Esta é sua primeira indicação ao Oscar. Outro filme pré-indicado na categoria de documentário, "Privacidade hackeada", tem como um dos roteiristas o brasileiro Pedro Kos. Na categoria de filme internacional, que era chamada de filme em língua estrangeira, o Brasil ficou de fora da pré-lista. "A vida invisível" havia sido escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para tentar a vaga. Ele ganhou a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes. Os dez filmes da pré-lista da categoria internacional incluem "Parasita", da Coreia do Sul, e "Dor e glória", da Espanha. (G1)