Congresso

Ainda sem pauta definida para o próximo período de "esforço concentrado" no Congresso Nacional, marcado para dias 28 e 29 de agosto, deputados e senadores, até lá, devem deixar mais uma vez corredores e plenário da Casa vazios, como é comum em ano eleitoral. Em meio a articulações de campanha eleitoral nos estados, é consenso entre os parlamentares que este não é o momento de debater temas polêmicos que possam ter reflexo no resultado das urnas em outubro. Prova disso foi o balanço da primeira semana de "esforço", nos dias 7 e 8 de agosto. No primeiro dia, foram aprovados alguns projetos, mas no segundo, não houve quórum para votações. No Senado, foram aprovados o substitutivo da Câmara 2/2018 ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 618/2015, que tipifica os crimes de importunação sexual e de divulgação de cena de estupro, e o PLS 186/2018, que proíbe as companhias aéreas de cobrar valor adicional para marcação de assentos em voos operados no país. Também foi aprovado o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 112/2014, que assegura o atendimento, no âmbito do Sistema Único de Saúde, a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou risco social sem a necessidade de comprovação de residência.(Agência Brasil)

Gerentes de banco

A Polícia Civil prendeu 14 pessoas por fazerem parte de uma quadrilha especializada em sequestro de gerentes de banco e familiares no interior de Minas Gerais, o conhecido golpe do sapatinho. Desencadeada por meio da Delegacia Especializada em Antissequestro do Departamento de Operações Especiais (DEOESP), a operação durou 80 dias. As investigações mostram que os líderes da quadrilha são dois presos de Penitenciárias de Segurança Máxima. De trás das grades, eles lideravam e planejavam os crimes, por meio de ligações telefônicas e também de mensagens por Whatsapp. São eles: Adriano Carlos de Oliveira, que cumpre pena na Nelson Hungria, em Contagem, na Grande BH, e Wanderley Silva Andrade, o Chacal, que cumpre pena na Penitenciária de Francisco Sá, no Norte de Minas. Entre os crimes do bando está o sequestro de um gerente bancário de Papagaios, na Região Central do Estado, em junho deste ano. Em um áudio interceptado, a polícia flagra Adriano dando orientações aos bandidos. “A linha lá tem que ficar livre. Qualquer coisa eu falar tem que meter o pé, tem que meter o pé, beleza?”, orientava. Os líderes do bando demonstravam extrema frieza ao passar as ordens para o resto dos comparsas. Em um dos áudios, Chacal destaca aos integrantes que seria melhor se a gerente do banco tivesse um filho, pois assim o sequestro seria mais eficaz. “Se não tiver o filho, o marido dela nós pega e leva pro cativeiro”, completou. (Rádio Itatiaia)

Jogo do bicho

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro deflagraram hoje (13) a Operação Saigon, para combater o jogo do bicho em Niterói e na Região dos Lagos. Durante a ação, foram presos os chefes da quadrilha, os irmãos Luis Anderson e Alexandre de Azeredo Coutinho. Luis Anderson foi preso no bairro de Icaraí, em Niterói, junto com a esposa, e Alexandre foi detido em Cabo Frio. Segundo a polícia, a quadrilha movimentava até R$ 10 milhões por mês. Os agentes cumprem 23 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão contra denunciados por crimes de organização criminosa e peculato, entre eles policiais civis e militares. As investigações comprovam que os irmãos corrompiam funcionários públicos, principalmente agentes da Força de Segurança. Contava também com a atuação de policiais e ex-policiais. O policial aposentado Allan Kardec era o elo entre os criminosos e as delegacias, informou a Polícia Civil. A sofisticação da quadrilha chegava ao ponto de oferecer plano de saúde e tinha um setor de tesouraria. (Agência Brasil)

Usiminas

Após a explosão de um gasômetro na Usiminas de Ipatinga (MG) na última sexta-feira (10), o Sindicato dos Metalúrgicos quer mais garantias e condições de segurança para os trabalhadores. A assessoria da Usiminas informou que nesta segunda-feira (13) o expediente em Ipatinga será retomado e gradativamente a normalidade será instalada. Algumas áreas, sem conexão com o setor afetado, reiniciaram suas atividades um dia após a explosão. O acidente ocorreu na última sexta-feira (10) por volta das 12h40, quando muitos trabalhadores estavam em horário do almoço, o que para especialistas, foi positivo, pois o impacto da explosão poderia ter sido maior. “O sindicato exige a garantia de que não tenha mais risco para os trabalhadores. Poderia ter sido uma tragédia maior, poderia ter matado trabalhadores e intoxicado a população da cidade”, afirmou em entrevista à Agência Brasil o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região, Geraldo Magela. Em seu último comunicado à imprensa, a Usiminas informa que “prossegue com o plano de retomada gradual das operações, com a máxima segurança” e afirma que as causas “continuam sendo investigadas pelas equipes técnicas, com o apoio de autoridades competentes”. (Agência Brasil)

Incêndio

Um incêndio destruiu uma madeireira e uma casa no Bairro Pindorama, Região Noroeste de Belo Horizonte, na madrugada desta segunda-feira. Ninguém ficou ferido.
O depósito fica na Rua Aimara. Segundo o Corpo de Bombeiros, o imóvel armazenava madeiras de demolição usadas para a montagem de móveis rústicos. O combate às chamas começou às 5h e, por volta das 7h30, a situação já estava controlada. Ainda segundo os bombeiros, no terreno da fábrica de móveis também havia uma residência onde estavam sete pessoas, entre elas um casal de idosos e uma criança de 3 anos. A casa foi consumida pelas chamas, mas todos saíram ilesos. Os imóveis ao lado não foram atingidos. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Cemig foram chamadas. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio. (Estado de Minas)

Vacinação

Alguns postos de saúde de Belo Horizonte continuam com o horário de atendimento ampliado com o objetivo de vacinar crianças contra o sarampo e a poliomielite. Assim, o funcionamento passa a ser das 7h às 17h. A medida começa nesta segunda-feira e vai até 17 de agosto. A cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 ano de idade é de 93% para a primeira dose e 78% para a segunda. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 95%. Durante a campanha de multivacinação, que vai até 31 de agosto, a meta é imunizar 109.439 crianças em Belo Horizonte. Confira os postos com horário ampliado. (Rádio Itatiaia)

Radares

Novos radares fixos vão entrar em operação em três estradas de Minas Gerais a partir da próxima terça-feira (14). Em Pedra do Indaiá, no Centro-Oeste do Estado, o equipamento está instalado no quilômetro 175 da MG-050. Em Arinos, na Região Noroeste, o radar foi colocado na MG-202, no quilômetro 444. Já na LMG-662, em Unaí, também no Noroeste, o equipamento está no quilômetro 1. Nesses trechos, segundo o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais, o motorista que ultrapassar o limite de 60 km/h será multado. De acordo com DEER, placas foram instaladas nas rodovias para orientar o motorista, conforme manda a legislação. Com esses três aparelhos, Minas passa a ter 448 radares. (Rádio Itatiaia)

Avião

Um "mecânico suicida" de 29 anos roubou um bimotor não tripulado na noite desta sexta-feira (10/8), em Seattle, e realizou acrobacias com o aparelho, antes de cair na baía daquela cidade, localizada no noroeste dos Estados Unidos. A polícia local descartou a hipótese de terrorismo e afirmou que o mecânico, que trabalhava na companhia Alaska Airlines, agiu sozinho e tinha tendência suicida. A direção do aeroporto de Seattle-Tacoma, localizado ao sul daquela metrópole do estado de Washington, não detalhou as circunstâncias em que o mecânico conseguiu fazer o bimotor Bombardier Q400, com capacidade para cerca de 80 pessoas, decolar. Dois caças-bombardeiros F-15 perseguiram o avião após a sua decolagem, mas não se envolveram no incidente, informou a polícia local. Um vídeo amador divulgado nas redes sociais mostra o avião fazendo acrobacias no ar e, em seguida, voando a baixa altitude sobre a água. O avião caiu no estreito de Puget Sound, informou o aeroporto de Seattle-Tacoma, assinalando que as operações foram retomadas naquele terminal. "Comecei a filmar porque me pareceu estranho", contou à rede de TV CNN John Waldron, responsável pelo vídeo, publicado no Twitter. Ele disse que passeava pela ilha de Ketron quando viu dois aviões militares perseguindo o bimotor. A princípio, Waldron achou que se tratasse de um treinamento, mas rapidamente percebeu que os dois F-15 tentavam conter o avião da Alaska Airlines, que fez um giro de 360° no ar. Segundo a testemunha, o mais baixo que o avião voou foram "cerca de 30 metros acima da superfície da água". (Correio Braziliense)

EUA

O secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), James Mattis, 67 anos, está na América do Sul pela primeira vez. Nesta segunda-feira (13), ele deverá ter reuniões, em Brasília, com os ministros Joaquim Silva e Luna, da Defesa, e Aloysio Nunes Ferreira, das Relações Exteriores. Em discussão, alternativas para avançar na cooperação nas áreas técnica, científica, político-militar e indústria de defesa. Há ainda a expectativa de ele ir ao Rio de Janeiro para uma palestra na Escola Superior de Guerra. As parcerias entre dois países, em tempos de paz, são para troca de conhecimento, treinamento de militares e aperfeiçoamento de técnicas e informações, segundo especialistas que acompanham o assunto. Na visita ao Brasil, Mattis deverá participar de reuniões dos grupos de Diálogo Político-Militar e da Indústria de Defesa. O esforço é para ampliar os mecanismos de cooperação bilateral para elevar o comércio na área. O Brasil e os Estados Unidos não mantêm acordos de aliança militar. Quando há esse tipo de acordo, os dois países negociam ações militares, com planejamento de exercícios de guerra defensivos e ofensivos. (Agência Brasil)