Coronavírus

Os casos de pessoas infectadas no Brasil pelo novo coronavírus ao longo da pandemia ultrapassaram a marca de 6,9 milhões. Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 21.825 novos diagnósticos positivos para a covid-19, totalizando 6.901.952. Ontem (12), o painel de informações marcava 6.880.127 casos acumulados. Ainda de acordo com a atualização do Ministério da Saúde, as mortes por covid-19 chegaram a 181.402. Nas últimas 24 horas, foram registradas 279 mortes. Ontem, o painel de estatísticas marcava 181.123 óbitos. O balanço apontou também 737.597 pacientes em acompanhamento. Outros 5.982.953 já se recuperaram da doença. Os estados com mais mortes são São Paulo (44.018), Rio de Janeiro (23.722), Minas Gerais (10.701), Ceará (9.784) e Pernambuco (9.284). (Rádio Itatiaia)

Hospitais

Os indicadores são evidentes e dão sinais claros: como no restante do país, Minas enfrenta um repique severo dos casos de infecção pelo novo coronavírus, assim como na mortalidade causada pela pandemia. Nos primeiros dias de dezembro, Minas Gerais voltou ao patamar de novos casos confirmados em 24h que teve no auge da doença. Em 26 de junho, por exemplo, foram 6.095 novas infecções em um único dia. Em 11 deste mês, chegaram a 6.173. Mas, se os números ainda não são suficientes para que muitos tomem consciência de que o risco está longe de terminar, os relatos de profissionais que enfrentam a doença no cotidiano não deixam dúvidas. Exaustos, preocupados, desafiados a cada dia e com a sensação de que o vírus se aproveita da baixa da guarda de boa parte da população, eles testemunham o ambiente nas unidades de saúde em que trabalham se tornar a cada dia mais sobrecarregado. No sábado, médicos da Santa Casa de São João del-Rei fizeram um vídeo em que pedem a colaboração da população e alertam sobre o aumento da ocupação de leitos de UTI para COVID-19.  O Estado de Minas ouviu médicos, enfermeiros, técnicos e psicólogos em algumas das cidades e regiões que enfrentam maior pressão do novo avanço da COVID-19 e pediu que eles relatassem o que testemunham em sua rotina. Leia aqui.  (Estado de Minas)

Vacina

Os Estados Unidos iniciam nesta segunda-feira (14) a vacinação contra o novo coronavírus com o imunizante desenvolvido pela empresa alemã Biontech e pela multinacional americana Pfizer. Os lotes iniciais, que reúnem 3 milhões de doses, já começaram a deixar a fábrica da Pfizer em Michigan para ser distribuídos entre os estados do país. As vacinas são transportadas em caixas térmicas contendo gelo seco e capazes de manter -70ºC, temperatura necessária para garantir a eficácia de 95%, conforme resultados da terceira fase de ensaios clínicos. “Estou 100% confiante de que vamos distribuir com segurança essa preciosa commodity necessária para derrotar o inimigo", disse o general Gustave Perna, supervisor da operação logística do governo. (Ansa Brasil)

Vacina I

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), cobrou do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, esclarecimentos sobre o cronograma do plano de imunização contra o novo coronavírus. Por determinação de Lewandowski, o governo federal deverá informar o STF, em um prazo de 48 horas, a previsão de de início e término das distintas fases da vacinação. “Intime-se o Senhor Ministro de Estado da Saúde para que esclareça, em 48 (quarenta e oito) horas, qual a previsão de início e término do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid – 19, inclusive de suas distintas fases”, determinou Lewandowski, em despacho endereçado a Pazuello e ao advogado-geral da União, José Levi. A falta de um prazo de início para vacinação provocou desconforto entre integrantes da Corte, que consideram a informação “fundamental” para o plano ficar completo. O Ministério da Saúde ainda não se manifestou sobre a decisão de Lewandowski. (Rádio Itatiaia)

Cedro do Abaeté

Última cidade brasileira sem moradores diagnosticados com coronavírus, Cedro do Abaeté, na região Central de Minas Gerais, declarou ter registrado seus dois primeiros casos da doença – e o país não tem mais cidades imunes à pandemia.A informação foi inserida no painel de monitoramento da Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nesse domingo (13) e, segundo revela o mapa, um dos casos é apontado como recuperado – significa que o paciente em questão cumpriu o período de isolamento e está há mais de três dias assintomático – e o outro, sob acompanhamento. À terça-feira passada (8), o município esperava pelo retorno da contraprova feita em um morador classificado como caso suspeito. Entretanto, não se sabe ainda se ele está entre um dos dois casos registrados na cidade. À ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde alegou que não iria comunicar o resultado do teste inicial até que saísse a contraprova e, no dia seguinte, disse que também não responderia sobre o segundo exame feito. Na quarta-feira (9), o prefeito da cidade, Luiz Antônio (DEM), disse à reportagem que o homem supostamente infectado era morador de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, e, se fosse confirmado o diagnóstico de Covid-19, não seria considerado registro da doença em Cedro do Abaeté. (O Tempo)

Fundeb

O Senado deve votar nesta semana o Projeto de Lei (PL) 4.372/2020, que regulamenta o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que torna o fundo permanente foi aprovado pelo Congresso em agosto e promulgado. A regulamentação de que trata o PL 4.372 é necessária para que os recursos do fundo possam ser utilizados em 2021. Por isso, ele precisa ser aprovado ainda este ano. De acordo com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, pautará o projeto para a próxima sessão, na terça-feira (15). O PL foi aprovado pela Câmara na última quinta-feira (10). O texto define detalhes do repasse de recursos do fundo às escolas. Na aprovação, os deputados incluíram a possibilidade de destinação de 10% dos recursos do Fundeb para instituições filantrópicas comunitárias, confessionais e para educação profissionalizante, inclusive promovida por entidades do Sistema S (Senai e Senac) - já financiadas pela taxação de 2,5% sobre a folha de pagamento das empresas brasileiras. Esses valores são recolhidos com os tributos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). (Agência Brasil)

Senado

Integrantes do Partido Social Democrático (PSD) se reúnem hoje para decidir os rumos do partido na disputa pela presidência do Senado. O partido tem dois parlamentares mineiros: Antonio Anastasia e Carlos Viana. O Estado de Minas apurou que a legenda deve ter candidato próprio. Um dos nomes cotados é o de Anastasia, que atualmente ocupa a vice-presidência da Câmara Alta do Congresso Nacional. Um interlocutor ouvido pela reportagem crê que há chances de Anastasia representar o PSD na disputa. Tudo passa pelo desejo dele de ser candidato. Vice-líder do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), Carlos Viana não deve estar no páreo interno de seu partido. A tendência é que ele endosse a indicação de Anastasia. Outro representante de Minas Gerais no Senado, Rodrigo Pacheco (Democratas), tem o apreço do atual comandante da casa – e correligionário – Davi Alcolumbre (AP). (Estado de Minas)

EUA

O Colégio Eleitoral dos Estados Unidos deve ratificar nesta segunda-feira (14) a vitória do democrata Joe Biden na eleição presidencial americana. Este ano, o processo, que normalmente tem um papel apenas formal, adquiriu um significado incomum, já que o atual presidente, o republicano Donald Trump, se recusa a admitir a derrota apontada há semanas pelas projeções dos veículos de imprensa. Os resultados da eleição de 3 de novembro já foram certificados pelos 50 estados americanos, assim como pelo Distrito de Columbia (a capital Washington). Considerando o voto popular, Biden teve 81,3 milhões de votos (51,3%) contra 74,2 milhões (46,8%) de Trump. No, entanto, nos Estados Unidos, o presidente é decidido pelo sufrágio universal indireto, e cada estado dispõe de um número determinado de delegados (ou, na terminologia oficial, "grandes eleitores") com base no tamanho de sua população. Biden conquistou 306 dos 538 delegados do Colégio Eleitoral, e Trump 232. Para vencer a eleição eram necessários ao menos 270. Os membros do Colégio Eleitoral formalizarão o processo nesta segunda-feira, com os delegados votando em cada estado. (G1)