Coronavírus

O total de casos de covid-19, no Brasil, desde o início da pandemia, chegou a 27.479.963, com o acréscimo de 54.220 novos diagnósticos registrados em 24 horas. A informação consta do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado todos os dias. O documento informa 314 mortes em 24 horas. Desde o início da pandemia, as mortes em decorrência da doença chegaram a 638.362. Existem 3.160 óbitos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em investigação. Nesses casos, são necessários exames e procedimentos posteriores para determinar se a causa da morte foi covid-19. Atualmente, 86,5% do total de infectados são considerados livres de sintomas. Essa taxa chegou a 96,2% em dezembro, antes da chegada da Ômicron ao Brasil. O total de casos ativos e em acompanhamento é 3.058.158 (11,1%). O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (161.489), Rio de Janeiro (70.839) e Minas Gerais (58.459). As unidades da federação com menos óbitos são Acre (1.923), Amapá (2.078) e Roraima (2.114). (Agência Brasil)

Variante

A detecção das novas variantes do coronavírus acontece graças à vigilância genômica, uma estrutura formada por laboratórios, equipamentos e, claro, cientistas capazes de receber amostras de pacientes com covid-19, fazer o sequenciamento genético desse material e determinar qual linhagem do vírus está circulando por uma determinada região. Foi esse trabalho, aliás, que conseguiu identificar os primeiros casos de infecção relacionados à BA.2 no Brasil, uma variante "prima-irmã" da ômicron que parece ser ainda mais transmissível e se tornou dominante em locais como Dinamarca e Índia. Pelo que se sabe até o momento, as primeiras amostras de brasileiros infectados com essa nova linhagem vêm de Rio de Janeiro e São Paulo, com dois casos em cada Estado, de acordo com as informações divulgadas recentemente pelo Ministério de Saúde. A virologista Paola Resende, pesquisadora do Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FioCruz), é uma das cientistas que fazem parte da estrutura de vigilância genômica do Brasil. Como o próprio nome adianta, o centro onde ela trabalha é referência na investigação de vírus respiratórios para o Ministério da Saúde. A especialista explica que, desde que a ômicron foi detectada pela primeira vez na África do Sul e em Botsuana em novembro de 2021, algumas linhagens derivadas dela foram descobertas em outras partes do mundo. (Estado de Minas)

Ômicron

Uma criança de até 9 anos morre por complicações da Covid a cada quatro dias em Minas. A média em 2022 já é o dobro se comparada com os dois primeiros anos da pandemia, quando um óbito era registrado a cada oito dias. O aumento dos casos graves da doença coloca as autoridades de saúde em alerta pela baixa adesão à vacina em meio à volta às aulas. De março de 2020 a dezembro passado, foram 78 vítimas do coronavírus nesta faixa etária, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Neste ano, em 42 dias, já são 11 óbitos – cinco em janeiro e seis em fevereiro. Além dos números oficiais do boletim epidemiológico, uma menina de 3 anos, de Caratinga, no Vale do Rio Doce, morreu por conta da doença nesta semana, mas o dado ainda não consta no sistema estadual. Conforme o levantamento da SES, o número de testes positivos para o vírus no público infantil cresceu 34% em 2022, com 26,5 mil casos da enfermidade nesse período. Ao todo, mais de 104 mil crianças foram infectadas no território mineiro. A curva ascendente de contágio está diretamente relacionada à variante Ômicron e aos baixos índices de vacinação. Conforme o pediatra Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, os mais acometidos pelo vírus, atualmente, são as pessoas não vacinadas. (Hoje em Dia)

Vacina

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH)  inicia a vacinação contra a Covid-19 no segundo grupo de crianças de 5 anos completos sem comorbidades nesta segunda-feira (14). Desta vez, a imunização será destinada aos menores nascidos a partir de agosto de 2016. A primeira metade do público de 5 anos foi chamada para imunização na última segunda (7). Com o início da nova fase, todas as crianças de 5 a 11 anos da capital mineira já foram convocadas para se imunizarem. Para vacinar, a criança não pode ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. O público infantil deve estar acompanhado pelos pais ou responsáveis e é necessário levar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. Caso o acompanhante não seja o pai ou responsável, é necessário apresentar um termo de autorização para vacinação devidamente preenchido e assinado, disponibilizado no site da PBH.  A vacinação infantil acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas nove regionais de Belo Horizonte. A lista completa das unidades de vacinação podem ser consultada aqui.  Ainda durante esta semana, acontece o chamamento do público de 36 anos para a dose de reforço. A PBH reforça que poderão se vacinar as pessoas cuja data da segunda dose tenha completado quatro meses. O município também realiza repescagem para grupos prioritários e faixas etárias já convocados. Em todos os casos, é necessário levar documento de identicação e cartão de vacina. (Hoje em Dia)

Vale

Depois de comprar um condomínio de luxo em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, a mineradora Vale apresentou, ao Governo de Minas, um pedido para ampliar a exploração em duas minas vizinhas ao empreendimento imobiliário. Ainda não houve uma resposta oficial ao pedido.  Em janeiro, reportagem da Itatiaia mostrou que a mineradora gastou mais de R$ 100 milhões com pagamento de indenizações e compras de imóveis e lotes no condomínio Jardim Monte Verde, localizado às margens da BR-040, em Nova Lima. O local fica a menos de 500 metros da barragem B6/B7, que pertence ao complexo da Mina Mar Azul. A poucos metros dali, do outro lado da rodovia, fica a Mina Capão Xavier. A atividade no local provocou trincas e rachaduras em casas de luxo localizadas dentro do condomínio. A Vale, então, comprou algumas unidades afetadas pelos danos estruturais e, mais tarde, resolveu adquirir todo o empreendimento.  Um estudo geológico classificou o local como "área de risco" devido à proximidade das atividades de mineração. (Rádio Itatiaia)

Caldas Novas

Um menino de 8 anos morreu após cair de um toboágua em um parque aquático de Caldas Novas, no sul de Goiás, na tarde deste domingo (13). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima entrou em uma área que estava em manutenção e sofreu uma queda de aproximadamente 15 metros de altura. O g1 entrou em contato com o Di Roma Acqua Park, parque aquático onde a criança estava, solicitando um posicionamento por meio de mensagem enviada às 21h, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. O acidente aconteceu por volta das 15h em um toboágua chamado “Vulcão”. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também ajudou no resgate da vítima. Segundo nota divulgada pela prefeitura da cidade, o menino teria sofrido várias lesões e um traumatismo craniano seguido de afogamento. O menino foi atendido, inicialmente, por guarda-vidas do parque e levado pelo Samu para o Hospital Municipal. Conforme os socorristas, o garoto estava em estado grave e chegou a ser intubado. De acordo com a prefeitura, o menino era de Conselheiro Lafaiete (MG) e estava a passeio com familiares. A morte foi confirmada pela equipe médica às 19h, e o corpo encaminhado ao Instituto Médico Legal da cidade. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil. (G1)

Inflação

Os economistas do mercado financeiro elevaram pela quinta semana seguida a estimativa de inflação para 2022, que passou de 5,44% para 5,50%. Também passaram a prever uma alta maior no juro básico da economia neste ano. As informações constam do relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Banco Central (BC). Os dados foram colhidos na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Se confirmada a previsão, será o segundo ano seguido de estouro da meta de inflação. Em 2021, o IPCA somou 10,06%, o maior desde 2015. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, avaliou em carta aberta que a alta nos preços de commodities (produtos básicos, como alimentos e petróleo), da energia e falta de insumos levaram país a superar a meta. Em 2022, a meta central de inflação para 2022 é de 3,50% e será oficialmente cumprida se o índice oscilar entre 2% e 5%. Com a nova alta, a previsão do mercado se distancia mais do teto da meta. O objetivo foi fixado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-lo, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia, a Selic. Para 2023, o mercado financeiro manteve em 3,50% a estimativa de inflação. Para o próximo ano, a meta de inflação foi fixada 3,25%, e será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%. (G1)

Valores

O site do Banco Central em que pessoas e empresas podem consultar se possuem valores esquecidos em instituições financeiras entrou no ar na noite desse domingo (13) embora estivesse programado para funcionar a partir do dia seguinte. O Sistema Valores a Receber já pode ser consultado no endereço valoresareceber.bcb.gov.br. Basta informar o CPF ou o CNPJ e a data de nascimento da pessoa ou a de abertura da empresa. Caso tenha valores a receber, o usuário será informado sobre a data e o período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente. Para dar andamento no processo, será necessário estar cadastrado na plataforma gov.br, do governo federal. A divisão de agendamentos se dará de acordo com o ano de nascimento - para pessoas físicas - ou de criação da empresa - para pessoas jurídicas. Para datas de nascimento ou criação antes de 1968, o período de agendamento de consulta e resgate será entre 7 e 11 de março, com repescagem no dia 12. Para quem nasceu ou criou a empresa entre 1968 e 1983, o intervalo é de 14 a 18 de março, com repescagem no dia 19. Já para pessoas nascidas ou empresas criadas após 1983, o agendamento ficará entre 21 e 25 de março, com repescagem no dia 26. Usuários que perderem a data do agendamento original e a repescagem poderão consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março. (Estadão)

Confins

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte Tancredo Neves (MG), mais conhecido como Aeroporto de Confins, se destacou positivamente no levantamento realizado pelo Ministério da Infraestrutura para medir a percepção do usuário do transporte aéreo após a fase mais crítica da pandemia da covid-19. A nota conferida ao aeroporto foi de 4,42, em uma escala que vai de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom). No quarto trimestre de 2021, o terminal mineiro, administrado pelo consórcio BH Airport, recebeu a melhor avaliação dos passageiros entre os aeroportos com movimentação anual acima de 10 milhões de passageiros. Só outros quatro aeroportos brasileiros se encaixam nesta categoria: Galeão (RJ), Brasília (DF), Congonhas (SP) e Guarulhos (SP). É o segundo trimestre consecutivo que Confins lidera entre os aeroportos mais movimentados do país. De modo geral, foram entrevistados 23.122 brasileiros, com 92% de avaliações positivas (bom/muito bom). A média do indicador de satisfação geral dos passageiros com os aeroportos do país foi de 4,4; e, dos 17 indicadores avaliados, 16 (94%) obtiveram média superior a 4 (bom), meta estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). (O Tempo)

Ucrânia

A Ucrânia convocou uma reunião com a Rússia e integrantes da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para as próximas 48 horas. O objetivo é discutir o fortalecimento e a realocação de tropas russas ao longo da fronteira entre os países, segundo o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba. O ministro explicou que a convocação ocorre após a Rússia não atender à solicitação da Ucrânia exigindo informações detalhadas sobre as atividades militares. Na sexta-feira, Kiev baseou o pedido em um trecho do Documento de Viena, um conjunto de acordos de segurança entre os membros da OSCE. "Se a Rússia leva a sério sua indivisibilidade de segurança no espaço da OSCE, deve cumprir seu compromisso com a transparência militar para reduzir as tensões e fortalecer a segurança para todos os Estados participantes", escreveu Kuleba em sua conta oficial no Twitter. Na sexta-feira, ao anunciar a solicitação de esclarecimento, o ministro das relações exteriores publicou na rede social que o Documento de Viena estabelece que a Rússia precisa fornecer explicação detalhada sobre os objetivos, localização precisa e datas de conclusão de suas atividades militares. Assim como designação, subordinação, número e tipos de formações e tipos de equipamentos envolvidos. Há pouco, presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, se manifestou sobre a escalada de tensões entre os dois países. "A Rússia arcará com a responsabilidade e enfrentará as consequências. Estamos unidos em nossa solidariedade e apoio à Ucrânia", publicou no Twitter. (Estadão)

Mega-Sena

Nenhum jogador acertou as seis dezenas do Concurso 2.453 da Mega-Sena, sorteadas na noite desse sábado (12), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo. O prêmio principal estava estimado em R$ 7 milhões, e os números sorteados foram 10, 14, 15, 24, 34 e 44. A quina, em que o jogador acerta cinco números, teve 63 apostas ganhadoras e pagará a cada um, R$ 35.542,46. Na quadra, que teve 3.892 acertadores, cada um receberá R$ 821,89. As dezenas do Concurso 2.454 serão sorteadas na próxima quarta-feira (16). Se houver acertadores dos seis números, eles poderão dividir prêmio estimado em R$ 12 milhões. (Hoje em Dia)