Procurador-geral
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse ontem que a sabatina de Rodrigo Janot, escolhido no sábado pela presidente Dilma Rousseff como o novo procurador-geral da República, será “prioridade absoluta” do colegiado. Ainda assim, como o processo deve levar pelo menos mais duas semanas, o cargo continua ocupado interinamente pela vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal, Helenita Acioli. O Senado ainda precisa receber os documentos de Janot – o que deve ocorrer esta semana – para começar a análise do escolhido. Depois dessa etapa, Vital do Rêgo tem de escolher um relator e, depois, marcar a sabatina. Em seguida, os parlamentares integrantes da CCJ votam sobre a indicação. O peemedebista acredita que, em duas ou três semanas, os senadores conseguem concluir o processo, que termina com a aprovação ou rejeição do nome pelo plenário da Casa. (Estado de Minas)
TCE
Com 2.600 habitantes e um dos piores índices sociais do Estado, a pequena cidade de Umburatiba, no Vale do Jequitinhonha, protagoniza uma situação daquelas que imagina-se assistir apenas em novelas cujo cunho é o humor e a ironia. Mas a situação é real, para tristeza dos moradores. O vereador e então presidente da Câmara Municipal, Joemilson Santos Machado (PMDB), e sua esposa, Adriana Misa, foram os únicos aprovados em um concurso público para preencher três vagas. O detalhe é que o concurso foi realizado pela própria Câmara. (Hoje em Dia)
Precatórios
Credores de precatórios mineiros podem renovar as esperanças de receber o tão sonhado dinheiro do poder público – dívida estimada atualmente em cerca de R$ 5 bilhões. Representantes da seção de Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) têm um encontro com a direção do Tribunal de Justiça (TJ) nesta segunda-feira à tarde, quando vão pedir o uso de recursos de depósitos judiciais tributários para o pagamento de precatórios, conforme estabelece a Lei Federal 11.429/06. Hoje, há R$ 360 milhões parados em conta do Banco do Brasil, responsável por administrar a verba. (Estado de Minas)
Idosos
Um estudo feito pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual mostrou que os idosos têm 3,7 vezes mais risco de desnutrição do que os pacientes adultos. Foram analisados dados de 950 pacientes, entre homens e mulheres, acima de 18 anos de idade, internados no Serviço de Cardiologia do Hospital do Servidor Público Estadual. Depois de analisar dados sobre peso e altura para determinar o Índice de Massa Corpórea dos idosos, de acordo com o especificado pela Organização Mundial da Saúde, o resultado apontou que 46,3% dos casos tinham risco de desnutrição. Nos pacientes com mais de 60 anos o risco foi 53% e nos adultos 23%. (Rádio Itatiaia)

Trânsito
Motoristas que passam pela Rua da Bahia, no cruzamento com a Avenida Santos Dumont, no Centro de Belo Horizonte, devem ficar atentos. Em razão de obras do BRT, a pista do lado direito da Rua da Bahia será interditado, a partir desta segunda-feira. Posteriormente, a interdição será feita do lado esquerdo da via. Segundo a BHTrans, a previsão para o término das intervenções seguirá o cronograma de obras da Sudecap. Ainda conforme a BHTrans, os locais já estão sinalizados com faixas para orientação aos condutores. O tráfego na região contará também com agentes da empresa, da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Em função do estreitamento, algumas das linhas que passam na Rua da Bahia serão direcionadas para a Avenida dos Andradas e pontos de ônibus serão alterados. (Rádio Itatiaia)
José Sarney
O senador José Sarney (PMDB-AP) será submetido nesta terça-feira a um cateterismo coronário, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde está internado. De acordo com boletim médico do hospital, Sarney passou por exame de ecodoppler do coração, que apontou alteração de contratilidade da parede inferior. “Em decorrência deste achado, o paciente realizará cateterismo coronário na próxima terça-feira e permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sem previsão de alta”, diz boletim médico, divulgado na noite dessa sexta-feira. O ex-presidente da República, de 83 anos, está internado desde o final do mês de julho. A primeira internação foi no Hospital UDI do Maranhão para tratamento de uma infecção pulmonar. Sarney recebeu alta médica no dia 31 e seguiu direto para São Paulo para fazer novos exames e se internou no Hospital Sírio-Libanês, onde está internado até hoje, com diagnóstico de dengue aguda e pneumonia bacteriana. (Rádio Itatiaia)
Mensalão
O julgamento do recurso apresentado pelo ex-deputado Bispo Rodrigues no mensalão pode abrir nova frente de batalha e até diminuir as penas do ex-ministro José Dirceu, do ex-presidente do PT José Genoino e do ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares. Assim como Rodrigues, os três petistas pedem ao STF (Supremo Tribunal Federal) que suas condenações pelo crime de corrupção sejam abrandadas. As defesas dizem que os réus deveriam ser punidos pela legislação antiga que trata do crime, e não pela nova, de novembro de 2003, considerada mais severa. (Uol)