Temer

O deputado federal Bonifácio de Andrada (PSDB) deve desembarcar hoje em Brasília e se debruçar sobre as 200 páginas do processo que contém a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer. “Ainda não tenho conhecimento do teor. Vou analisá-lo e terei cinco ou seis dias para elaborar um relatório que deverá estar pronto até a próxima sexta-feira”, revelou na última sexta, de Barbacena, sua cidade natal e onde passaria o fim de semana. Bonifácio de Andrada foi escolhido relator pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Rodrigo Pacheco (PMDB-MG). Para que o Supremo Tribunal Federal (STF) possa julgar a denúncia, é preciso autorização da Câmara. E antes de ir ao plenário, o assunto tem de passar pela CCJ. O deputado mineiro dará um parecer pela aprovação ou rejeição da denúncia. “O teor tem alguns aspectos penais, mas o parecer será feito com base na constitucionalidade”, informou o deputado, que foi professor de Direito Constitucional na PUC-Minas. Suplente na CCJ, Bonifácio de Andrada não votou na comissão, mas em plenário manifestou-se contra o prosseguimento da primeira denúncia contra Temer, em agosto. Desta denúncia, também são alvos, entre outros, os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral). (Hoje em Dia)

Temer I

Andrada negou que estivesse em Barbacena a fim de fugir de eventuais pressões a respeito do seu parecer. “Estou aqui sob recomendação médica. Estou com um problema no joelho e o médico aconselhou-me a descansar um pouco”, justificou, acrescentando que aproveitaria o tempo para estudar a parte teórica do processo.
Segundo ele, a análise deverá ser “puramente técnica”, e com base nos preceitos constitucionais, por envolverem tanto o presidente da República quanto ministros. “Vou estudar o processo dia e noite durante cinco ou seis dias. Só assim manifestarei minha posição”, afirmou. (Hoje em Dia)

Aécio

Além dos debates e votações sobre a reforma política, outro assunto que deve dominar a pauta do Senado na próxima semana são as articulações para reverter a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que na última terça-feira (26) afastou Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato e determinou o seu recolhimento domiciliar noturno. Por 43 votos a 8, os senadores aprovaram um requerimento de urgência para que o plenário da Casa se debruce sobre a decisão do STF. A princípio, a sessão está marcada para terça-feira (3), mas a data pode ser alterada diante da possibilidade de uma solução consensual entre os dois Poderes. Diante das críticas de parlamentares de diversos partidos de que a decisão da Corte contrariou o que diz a Constituição sobre o cumprimento de ações de restrição de liberdade, o STF agendou para o dia 11 de outubro o julgamento de uma ação sobre o assunto. Na pauta, os ministros vão decidir sobre a necessidade de autorização legislativa para a imposição de medidas cautelares alternativas à prisão de parlamentares. (Agência Brasil)

Mariana

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou na noite dessa sexta-feira (29) que sua gestão dará ênfase paritária à defesa dos direitos humanos e ao combate à corrupção. Pouco mais de uma semana após tomar posse no cargo, ela afirmou também que promotores e procuradores devem defender o Estado Democrático de Direito e repudiar expressões que estão surgindo em apoio a ideais totalitários. Ao participar do encerramento do 22º Congresso Nacional do Ministério Público, em Belo Horizonte, ela dedicou ainda parte de seu discurso para lembrar o ocorrido na cidade de Mariana, na Região Central de Minas, em novembro de 2015, quando o rompimento de uma barragem pertencente à mineradora Samarco provocou devastação da vegetação nativa, poluição da Bacia do Rio Doce, destruição de comunidades e a morte de 19 pessoas. O episódio é considerado a maior tragédia ambiental do Brasil. "Foram atingidas diretamente cerca de 25 mil famílias, suas casas, seus bens, suas memórias, suas praças e cemitérios, e seu secular modo de vida. Os danos devem ser reparados em todas as dimensões, humanas, espirituais, morais e ambientais. Temos de assegurar às populações atingidas o devido direito à indenização e que semelhantes infortúnios não mais vitimem ninguém em nossa nação", disse a procuradora-geral. (Agência Brasil)

Conta de Luz

Com o início do mês de outubro, a conta de luz ficará mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária das contas de luz, que passou a ser a vermelha patamar 2. A tarifa é a mais cara do modelo e representa a cobrança de taxa extra de R$ 3,50 a cada 100 Quilowatt-hora (kWh) consumidos. Em setembro, a bandeira tarifária das contas de luz foi a amarela, com taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos. A tarifa extra mais alta a partir deste mês se deve à necessidade de operar mais usinas térmicas, cujo custo de produção da energia é mais alto que a da produzida nas hidrelétricas. A mudança foi anunciada pela Aneel na última sexta-feira, 29. É a primeira vez que o patamar 2 é acionado, desde que a bandeira vermelha passou a contar com duas graduações, em janeiro de 2016. A decisão foi tomada devido à baixa vazão das hidrelétricas, porque as chuvas em setembro ficaram abaixo da média. Segundo o relatório do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), a situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas alcançou níveis preocupantes. A agência reguladora aponta que ainda não há risco de desabastecimento de energia, mas alerta para a importância de os consumidores intensificarem o uso consciente e combater o desperdício de energia elétrica. (Agência Brasil)

Radares

Mais quatro radares de controle de velocidade vão começar a multar em rodovias mineiras nesta terça-feira. As informações são do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG). A velocidade máxima permitida varia de 40 km/h e 60 km/h. Os equipamentos estão instalados na LMG-806, quilômetro 5, em Ribeirão das Neves; MGC-120, quilômetro 435, em Itabira; MG-255, quilômetro 140, em Iturama e MG-427, quilômetro 22,5, em Água Comprida. Com mais quatro equipamentos, as rodovias estaduais passam a contar com um total de 391 radares, distribuídos em todos os Territórios de Desenvolvimento. A relação completa da localização dos radares pode ser consultada no site do DEER/MG. (Rádio Itatiaia)

São João del-Rei

Pela mapa nacional, a histórica São João del-Rei dispara entre as dez cidades que melhor recebem hóspedes. O ranking acaba de ser divulgado a partir de um levantamento do site AirBNB, plataforma que pesquisa lares no mundo. A pesquisa foi feita nos últimos 12 meses valendo cinco estrelas creditadas pelos usuários anfitriões. Liderando o 1º lugar no ranking dos destinos mais hospitaleiros do Brasil, a cidade mineira faz parte de um circuito histórico que estampa muito charme com os casarios, igrejas e museus, formando um cenário carregado de cultura que traz à tona lembranças do Brasil Colônia. Veja a lista dos destinos mais hospitaleiros do país. (Rádio Itatiaia)

Chuva

Depois de um sábado chuvoso, o primeiro após uma estiagem que durou 107 dias, o Corpo de Bombeiros fez ontem uma vistoria pelas ruas da Região Metropolitana de Belo Horizonte para verificar árvores e muros caídos na capital em consequência das precipitações. Embora as chuvas não tenham sido intensas, ainda que constantes, somente em dois batalhões de BH – no 1º, que atende ao Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul, e o 3º, nas regiões da Pampulha e Venda Nova – foram 19 chamadas para corte e vistorias de árvores de sábado até as 17h de ontem. De acordo com a Corporação, sempre que se verifica que árvores apresentam risco para os pedestres e imóveis, os espécimes são cortados. Pela manhã, os bombeiros vistoriaram os bairros Pindorama e Nova Vista, em Belo Horizonte. Na Rua São Paulo, próximo ao número 2.031, no Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul, duas viaturas da corporação atuaram durante a tarde para cortar uma árvore de grande porte que caiu em cima de outra. A rua precisou ser fechada por algumas horas, mas isso não atrapalhou o trânsito. Endereços em Santa Luzia, Vespasiano e em Betim também foram alvos de vistorias dos bombeiros. (Estado de Minas)

Chuva I

As chuvas devem continuar no decorrer da semana e todo cuidado é pouco: a queda de árvores mata 2% das vítimas de chuvas todos os anos, aponta o trabalho “Prevenção de óbitos decorrentes das chuvas pelo CBMMG: Análise do período chuvoso em Minas Gerais e Belo Horizonte”, produzido pelo major do Corpo de Bombeiros Anderson Passos, em 2010. As mortes decorrentes de soterramentos de residências por escorregamento de encostas são as mais frequentes, representando 38% do total. Os soterramentos estão associados à construção irregular de moradias em encostas. De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, nenhuma ocorrência dessa natureza foi registrada pela corporação no fim de semana. No estado, a Defesa Civil destacou ocorrências devido à chuva em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e em Pirapora, no Norte do Estado. Depois da chuva de sábado, um trecho de asfalto cedeu e formou uma cratera na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A ocorrência foi às 5h, na Avenida Rui de Castro Santos, no Bairro Jardim Ipanema, e deixou um homem ferido. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a cratera se formou “engolindo” um carro de passeio. O veículo ficou preso e o motorista teve ferimento em uma das pernas. O Corpo de Bombeiros levou a vítima, que não teve a identidade di vulgada, para Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Em Pirapora, chuva acompanhada de vento forte e de granizo provocou danos e assustou moradores. A tempestade durou cerca de 20 minutos e espalhou danos por toda a cidade, mas sem registro de feridos. Na hora do temporal, ocorria uma apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Pirapora – formada por cerca de 50 crianças e jovens na faixa de 8 a 15 anos – no histórico Vapor Benjamin Guimarães, ancorado no cais do Rio São Francisco. Houve correria entre as cerca de 50 crianças e adolescentes, o que foi gravado em um vídeo. Ninguém se feriu. (Estado de Minas)

Catalunha

O Governo da Catalunha informou que 90% dos eleitores votaram "sim" pela independência da região e 7,8% votaram "não". Os dados foram apresentados pelo porta-voz da Generalitat (governo catalão), Jordi Turull. No total, 2.262.424 pessoas votaram no referendo realizado neste domingo (1º). Mais cedo, o governo catalão já havia anunciado que iria comunicar nos próximos dias o Parlamento regional os resultados da votação deste domingo (1º) para que aplique o previsto na lei catalã de referendo e proclame a independência caso o "sim" vencesse. Em uma declaração institucional, o presidente catalão Carles Puigdemont defendeu que a Catalunha ganhou “o direito de ser um Estado independente” após o referendo deste domingo, quando as pessoas foram convocadas a responder se queriam ou não que a Catalunha se transformasse em uma república independente. (Agência Brasil)

Las Vegas

Pelo menos 50 pessoas que assistiam a um show de música country foram mortas e cerca de 200 ficaram feridas em um ataque a tiros registrado na noite desse domingo (horário local, madrugada de segunda-feira em Brasília) em Las Vegas, nos Estados Unidos (EUA), informaram as autoridades locais. O chefe da Polícia Metropolitana de Las Vegas, Joe Lombardo, informou, em entrevista, o número de vítimas. Ele informou que o suposto autor do tiroteio foi morto posteriormente pela polícia em um hotel próximo ao local do show. Uma porta-voz do Universty Medical Center informou à imprensa local que no hospital foram internadas vítimas do ataque, que apresentavam ferimentos a bala. Outros feridos foram encaminhados ao Sunrise Hospital Medical Center. O tiroteio ocorreu durante o Route 91 Harvest Festival, um evento de música country nas imediações do Hotel Mandalay Casino. (Agência Brasil)

França

O grupo extremista Estado Islâmico assumiu a responsabilidade por um ataque em Marselha, na França, que deixou duas mulheres mortas. O grupo divulgou comunicado por meio da sua agência de notícias, a Amaq, e o núcleo de inteligência SITE Intel Group, que monitora grupos extremistas, confirmou a informação. Neste domingo (1º), um homem, cuja identidade ainda não foi divulgada, esfaqueou duas mulheres em uma estação de trem no centro de Marselha. Os soldados que patrulhavam a área dispararam e mataram o suspeito, de acordo com o Ministério Público de Paris. O ministro do Interior da França, Gérard Collomb, afirmou que testemunhas disseram que o suspeito teria gritado "Allahu akbar" ("Deus é grande", em árabe) antes de esfaquear as vítimas. O presidente da França, Emmanuel Macron, usou seu perfil no Twitter para se dizer "profundamente indignado" com o ataque. Já o primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, expressou condolências às famílias das vítimas e elogiou o trabalho dos soldados no caso. (Estadão)

Nobel de Medicina

O Nobel de Medicina e Fisiologia de 2017 foi para os cientistas norte-americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young por suas descobertas no ritmo circadiano, o relógio biológico interno dos seres vivos. O prêmio foi anunciado na manhã desta segunda-feira (2) na Suécia. O ritmo circadiano antecipa as mudanças do dia e ajusta nossas funções corporais. Por exemplo, mecanismos associados a esse sistema podem mandar um "aviso" para que o corpo aumente a sua temperatura quando está previsto que, em determinada hora do dia, a temperatura vai cair. Esse mecanismo também deflagra uma série de mudanças fisiológicas que nos leva a ficar mais ativos durante o dia e menos ativos durante à noite. Os premiados desse ano conseguiram isolar um gene que controla o nosso ritmo interno. Depois, mostraram que esse gene fornece informações para que o corpo fabrique uma proteína que se acumula nas células durante à noite e vai se degradando durante o dia. Por último, os cientistas demonstraram que essa proteína ativa um sistema de feedback; ou seja, ela é capaz de controlar o gene que a codifica, ativando-o ou desativando-o. O achado responde a uma dúvida que há muito tempo intriga os cientistas: o mecanismo biológico que faz com que o corpo se adapte às diversas fases do dia geradas pela rotações da Terra. (G1)