Lava Jato

Ao menos 17 réus da Lava Jato já tiveram suas condenações confirmadas no Tribunal Regional Federal (TRF), como pode acontecer com o ex-presidente Lula no próximo dia 24, mas ainda não foram presos devido a recursos na própria Corte. Desde o início da operação, há quase quatro anos, apenas três acusados que estavam soltos tiveram a prisão decretada devido à conclusão de seus processos na segunda instância, situação que pode ocorrer com o petista se os juízes da Corte entenderem que ele é culpado. Essa “antessala” da cadeia tem alvos conhecidos da Lava Jato, sendo o principal deles o ex-ministro José Dirceu, que conseguiu no Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado o direito de responder ao processo em liberdade. Dirceu foi condenado por Moro em 2016, teve a pena confirmada pelo Tribunal Regional em setembro e agora aguarda a conclusão de pendências de seu julgamento. Esses embargos são encaminhados pelas defesas para questionar a decisão principal da Corte, mas não costumam reverter o teor do que foi determinado. Ou seja: é improvável uma reviravolta no atual estágio, e o ex-ministro deve acabar voltando à prisão, mas não há um prazo. (O Tempo)

Lava Jato I

Além de Dirceu, estão nessa situação o ex-sócio da empreiteira Engevix Gerson Almada, executivos da Mendes Júnior e Galvão Engenharia que chegaram a ser presos (mas agora recorrerem em liberdade) e o ex-assessor do Partido Progressista João Cláudio Genu, conhecido por ter sido, como Dirceu, condenado também no escândalo do mensalão. Alguns deles respondem em liberdade graças a habeas corpus obtidos no STF – casos de Genu e Dirceu. O número de casos só não é maior porque parte dos condenados recebeu penas pequenas, na qual não há obrigação de cumprimento de prisão em regime fechado, e porque dezenas de condenados são delatores que firmaram acordo com a Justiça. Eles estão em regimes alternativos de cumprimento de pena, como o domiciliar ou até o aberto. Uma minoria já foi condenada em segunda instância, mas já estava presa preventivamente por ordem de Moro – caso do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, que é réu na mesma ação de Lula e em outros processos. Além deles, há cerca de outras 25 pessoas em prisão preventiva (sem prazo) sob ordem de Moro. Desde 2014, o juiz já condenou 110 pessoas na operação – três delas foram absolvidas pela Corte com sede em Porto Alegre. (O Tempo)

STF

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, recebe nesta segunda-feira (15) o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores. O tema principal do encontro, segundo fontes ligadas ao Judiciário, são os preparativos para a segurança dos magistrados, no dia do julgamento do ex-presidente Luís Inácio Lula, marcado para o dia 24. O temor é que as constantes ameaças recebidas por e-mail, telefone, até redes sociais e até por carta, de invasão no local e até agressão à pessoa dos desembargadores se concretizem. Na avaliação de parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT), a preocupação é “desproporcional”. O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), líder da bancada do partido na Câmara, que participou na sexta-feira, de encontro entre Thompson Flores e congressistas que apoiam Lula, garante que não “existe qualquer disposição de ataques a quem quer que seja”. Pimenta diz “estranhar esse excesso de temor” de um agente público. “É muito exagerado. Revela desconhecimento do momento político que o Brasil vive. Imagine se a ex-presidente Dilma Rousseff fosse pedir segurança especial, devido às centenas de provocações e constrangimentos que passou? Estão colocando chifre em cabeça de cavalo”, minimiza Pimenta. Nessas situações, diz, basta o juiz comunicar o fato à Polícia Federal, a quem cabe investigar e apurar responsabilidades. “Todos nós, que temos papel público, diariamente, recebemos todo o tipo de ameaça. São coisas praticamente corriqueiras”. (Estado de Minas)

Ministros

Metade dos ministros do presidente Michel Temer (MDB) é hoje investigada pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República. O colegiado, criado em 1999 para fiscalizar o cumprimento do Código de Conduta da Alta Administração Federal, e para orientar as autoridades para que se conduzam de acordo com suas normas, porém, tem se mostrado lento na análise dos casos. De acordo com um levantamento do jornal “O Estado de S. Paulo”, os processos contra os ministros de Temer foram abertos ao longo de um ano e oito meses de governo e permanecem ainda sob os cuidados dos conselheiros. Em duas denúncias estão concentrados a maior parte dos envolvidos. Uma delas é de autoria do PT, que representou contra os membros do governo que ganharam cargos no primeiro escalão depois de votarem a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff. A outra apura denúncia de que pré-candidatos usaram agendas oficiais para privilegiar suas bases eleitorais nos Estados. Na lista dos investigados pela Comissão de Ética Pública da Presidência estão, por exemplo, os três principais articuladores do núcleo duro do Planalto: os ministros da Secretaria Geral da Presidência, Moreira Franco, da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria de Governo, Carlos Marun. Todos negam as acusações que lhe são imputadas. (O Tempo)

Ministros I

Mesmo ex-ministros continuam sendo investigados pela comissão. São pelo menos dez os ex-ocupantes de cargos na Esplanada dos ministérios, tanto no governo de Michel Temer como na já longínqua gestão de Dilma Rousseff que ainda são escrutinados pelos conselheiros. A lista inclui o ex-ministro da Comunicação do governo petista Paulo Bernardo, o ex-titular da pasta do Trabalho na gestão emedebista Ronaldo Nogueira, o ex-ministro da Indústria Marcos Pereira (Indústria), e o ex-chefe da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima. Este último está preso, após malas contendo R$ 52 milhões serem encontradas em um apartamento que ele utilizava. (O Tempo)

Combustível

Os combustíveis entraram o ano com preços disparados. A gasolina, por exemplo, subiu quase 6% em Belo Horizonte em pouco mais de 20 dias. Este valor é mais que o dobro da inflação oficial registrada em 2017, que ficou em 2,95%. Diesel e álcool também não ficam para trás e seguem a tendência de alta, como já havia ocorrido no segundo semestre de 2017. Quem explica é o diretor do site Mercado Mineiro, Feliciano Abreu. “Desde a nova política da Petrobras, de junho do ano passado, nós tivemos aumentos consecutivos. Muitas vezes a gente tem até quedas anunciadas pela Petrobras nas refinarias, mas quedas mínimas que não chegam ao bolso do consumidor”, analisou. Confira a pesquisa completa de combustíveis no site Mercado Mineiro. (Rádio Itatiaia)

Defesa Civil

A população dos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul passam a receber, nesta segunda-feira (15), avisos por SMS em caso de desastres naturais. O serviço tem como objetivo orientar quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências. A mensagem de cadastro começa a ser enviada a partir do dia 15 de janeiro, para todos os telefones celulares ativos nos três estados. O morador que, eventualmente, não receber o SMS, pode ele mesmo enviar o número de seu CEP para o telefone 40199, por mensagem gratuita, e solicitar sua adesão. Para quem receber o SMS, basta responder a mensagem com o número de CEP. Após o cadastro, o celular já estará apto para receber alertas da Defesa Civil. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto. (Rádio Itatiaia)

Clima

A semana vai ser de tempo instável em grande parte de Minas Gerais, de acordo com o Instituto de Climatologia TempoClima PUC Minas. Em Belo Horizonte e nas cidades da região metropolitana, as pancadas de chuva devem cair no período da tarde. A temperatura mínima na capital nesta segunda-feira (15) foi de 18ºC e a máxima pode chegar a 29ºC, com umidade relativa do ar tendo índice mínimo na casa dos 50%. Nas cidades vizinhas, os termômetros variam entre 17ºC e 31ºC. No interior de Minas, precipitação com intensidade de moderada a forte deve cair nas regiões Sul, Campo das Vertentes e Triângulo. Nas demais áreas, o céu fica parcialmente nublado a nublado com chances de chuva. Os termômetros oscilam nesta segunda em Minas, entre 13ºC e 36ºC, marca máxima que deve ser registrada nas cidades do Norte do Estado e do Vale do Jequitinhonha. (O Tempo)

Febre Amarela

Informe divulgado neste fim de semana pela Organização Panamericana de Saúde (Opas), braço regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), destaca o crescimento da febre amarela no Brasil, alerta para o risco de o surto no País se expandir e admite que há limitação de vacinas para toda a população. A Opas afirma que a América Latina registra desde 2016 o maior número de casos da doença em décadas. "O aumento tem relação com um ecossistema favorável à disseminação do vírus e uma população não imunizada." Mas, desde 13 de dezembro de 2017, apenas o Brasil teve novos casos. Segundo a Opas, foram 777 casos entre o segundo semestre de 2016 e junho de 2017, com 261 mortes. Depois, porém, o País viveu uma fase de baixa transmissão. Recentemente, o número de macacos infectados surpreendeu. O informe diz que é preciso o uso racional da vacina, diante da limitação na disponibilidade, e que 95% da população em áreas afetadas devem ser vacinadas. (Agência Estado)

Mineiro

Ainda faltam dois dias para a bola rolar nos principais gramados de Minas Gerais. Mas, na noite de hoje, o Mineirão será aberto para o pontapé inicial da competição de futebol mais importante do Estado. A partir das 19h30, acontece a festa de lançamento do Campeonato Mineiro 2018, uma parceria entre a Rede Globo, o jornal O TEMPO e a Federação Mineira de Futebol (FMF). Para começar em grande estilo, os três clubes da capital serão homenageados com os primeiros troféus Globo Minas da temporada. O Cruzeiro recebe pelo título da Copa do Brasil de 2017 – conquistada diante do Flamengo em pleno Gigante da Pampulha –, pelo Campeonato Brasileiro Sub-20 e pela Supercopa da categoria. Já o Atlético será homenageado pelo título da Copa do Brasil Sub-20, e o América, pelo título da Série B do Campeonato Brasileiro de 2017, que garantiu ao Coelho o direito de disputar a Série A mais uma vez. “O Campeonato Mineiro abre a temporada de futebol na Globo Minas, que terá ainda Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão e o maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo. Serão 16 transmissões, com os jogos mais importantes do campeonato”, diz o diretor regional da Globo Minas, Marcelo Ligere. Além dos dirigentes das três principais forças de Minas, os apresentadores Rogério Corrêa e Carina Pereira receberão representantes das equipes do interior do Estado. De 17 de janeiro a 8 de abril, 12 times brigarão pelo cobiçado troféu, que estará exposto hoje no estádio. Do interior, vêm o Villa Nova, URT, Uberlândia, Tupi, Tombense, Democrata-GV, Patrocinense, Caldense e Boa Esporte, que se juntarão a Galo, Raposa e Coelho. (O Tempo)

Bagdá

Pelo menos 36 pessoas morreram nesta segunda-feira (15) e 91 ficaram feridas no duplo atentado em Bagdá contra um grupo de trabalhadores, revelou uma fonte médica. A informação é da Agência EFE. As explosões aconteceram de forma quase simultânea e foram feitas por dois terroristas suicidas, com cinturões explosivos, no começo da manhã, na Praça Al Tayaran, no centro da capital iraquiana, segundo uma fonte da Polícia iraquiana. Os terroristas detonaram as cargas que levavam, de forma sequencial, próximo a um grupo de trabalhadores que estava na praça. As forças de segurança se deslocaram ao local e fizeram um cordão policial, enquanto as ambulâncias retiraram os feridos. Este é o segundo atentado em três dias na capital iraquiana, após o ocorrido no sábado (13), no qual três pessoas morreram e dez ficaram feridas pela explosão de um carro bomba na zona Al Kademiya, no norte de Bagdá. (Agência Brasil)

Peru

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, pediu “calma e tranquilidade” aos moradores da região Sul do país, que foi afetada neste domingo (14) por um terremoto de 6,8 graus de magnitude, e assegurou que o governo já está atendendo a emergência. As informações são da Agência EFE. “Calma e tranquilidade, o governo está se ocupando de tudo, por isso estou aqui, poucas horas depois de ter acontecido”, declarou Kuczynski a jornalistas após chegar em um helicóptero à cidade de Chala, na região de Arequipa e uma das afetadas pelo sismo que deixou, pelo menos, um morto e mais de 60 feridos, segundo números oficiais. O governante, que chegou a Chala junto com a ministra de Energia e Minas, Ángela Grossheim, destacou que, diante da emergência, “felizmente o governo está atuando” e o Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) já enviou ajuda de emergência e barracas para os afetados em vários distritos da região de Arequipa. “Será enviado tudo o que necessitam”, enfatizou, antes de indicar que ainda não se sabe o número definitivo de vítimas nem de danos. O sismo ocorreu às 4h18 (horário local, 7h18 em Brasília). O chefe do Indeci, Jorge Chávez, declarou que os feridos foram atendidos em diferentes locais da província de Arequipa. Chávez declarou ainda que em Chala há 30 imóveis afetados pelo tremor e que os feridos da região sofreram lesões de menor gravidade do que as reportadas em Acarí, Bella Uníon, Yauca, Cora Cora e Nazca. O epicentro do sismo se localizou no oceano Pacífico, a 56 quilômetros da cidade costeira de Lomas e a 48 quilômetros de profundidade, segundo o Instituto Geofísico do Peru (IGP). O tremor teve uma intensidade de VI na escala de Mercalli, considerada pelos especialistas como “forte”. (Agência Brasil)

África

Uma exposição com os artistas contemporâneos mais promissores do continente africano desembarca no Rio de Janeiro no próximo sábado (20). Reunindo duas dezenas de nomes que chamam atenção internacional, mas que são pouco conhecidos no Brasil, além de dois artistas afro-brasileiros, a Ex Africa traz uma mostra dos dilemas e desafios do continente hoje e que se assemelham ao de países latinos. Até 26 de março, a mostra estará aberta ao público no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro da cidade. A exibição é composta por mais de 80 obras, entre pinturas, esculturas, instalações, vídeos e performances, com espaço privilegiado para a fotografia. “A fotografia talvez seja, ao lado da escultura, o grande destaque da arte africana atual, sobretudo, na África do Sul, cujos fotógrafos, ao meu ver, estão entre os mais originais do mundo”, afirmou o curador alemão Alfons Hug. Ele trabalhou no Brasil por mais de 15 anos e em países africanos, por quatro anos. Na Nigéria, foi diretor do Instituto Goethe. Os trabalhos da Ex Africa se relacionam por meio de quatro eixos e mostram um continente em contínuo e efervescente processo de renovação criativa e artística. As obras têm referência no passado de colonização europeia, dialogam com a escravização, mas buscam discutir os reflexos da história no presente, principalmente nos anos que sucederam a independência desses países, a partir da década de 1950. O passeio pela mostra conduz o visitante por questões como migração, passado pós-colonial, racismo e gentrificação, temas comuns também nas grandes cidades brasileiras. Em Ponte City, por exemplo, o artista sul-africano Mikhael Subotzky em colaboração com o inglês Patrick Waterhouse apresentam uma instalação que simula histórias dentro do prédio de mesmo nome e seus personagens, no estilo Eduardo Coutinho. Ponte City é um arranha-céu no centro de Joanesburgo, que foi construído para a população branca na época do apartheid(regime de segregação racial). Tornou-se, no entanto, símbolo de decadência na década de 1980, após ser invadido por gangues. (Agência Brasil)