Médicos
A primeira turma de 24 médicos cubanos que atuarão em 21 municípios de Minas Gerais pelo programa do governo federal Mais Médicos desembarcou no final da tarde de ontem no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. Dois deles já haviam chegado durante a madrugada do dia anterior. Apesar de aparentar cansaço em função da viagem e da exaustiva preparação para participar do programa, os médicos estrangeiros procuraram ser simpáticos na chegada à capital, distribuindo sorrisos e apertos de mão. Um deles provocou maior estardalhaço entre os cerca de 100 militantes ao vestir a camisa do Atlético. (Estado de Minas)
IRPF
A Receita Federal libera nesta segunda-feira (16) nos bancos o pagamento do quarto lote de restituições do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2013. Todos os anos são liberados sete lotes regulares. O último está previsto para 16 de dezembro. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na Internet ou ligar para o Receitafone 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smarthphones que usam os sistemas operacionais Android e iOS, que facilitam a consulta. (Hoje em Dia)
Combustível
O governo federal deve conceder um novo reajuste no preço da gasolina até o dia 21 de outubro. A data é estratégica para o Palácio do Planalto porque o primeiro leilão do campo de petróleo e gás natural oriundo da camada de pré-sal em Libra (SP) será realizado pelo governo neste dia. Segundo o Estado apurou, o desejo de parte relevante da equipe econômica é de que o preço da gasolina seja elevado em cerca de 8% nas refinarias até a realização do leilão. Como o leilão será feito sob o regime de partilha, a Petrobrás será a operadora com 30% de participação mínima em todos os blocos que forem adquiridos por companhias privadas. Diante das dificuldades de caixa e do ambicioso programa de investimentos que a empresa precisa tocar nos próximos anos, o reajuste da gasolina seria um "sinal importante" ao mercado. O argumento tem sensibilizado o Planalto, mas ainda não há definição quanto ao momento exato do reajuste. (Estadão)

Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros é a instituição com maior índice de confiabilidade no país, revela pesquisa divulgada pelo Ibope. De acordo com olevantamento, que avaliou 18 instituições, os profissionais especializados em salvar e proteger vidas obtiveram o melhor índice (77 pontos). “A pesquisa só veio confirmar que estamos no caminho certo”, frisa o coronel do Corpo de Bombeiros, Cláudio Teixeira. Para o coronel, enfrentar situações extremas e colocar a própria vida em risco para preservar a de outra pessoa é um papel solidário reconhecido por toda a sociedade, responsável por boa parte da credibilidade adquirida pela corporação. (Rádio Itatiaia)
Brasil e EUA
A decisão da presidenta Dilma Rousseff sobre a visita aos Estados Unidos, agendada para outubro, só será tomada após encontro com o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo. A informação foi divulgada pelo Blog do Planalto, que citou o porta-voz da presidência da República, Thomas Traumann, como fonte. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, o encontro entre Figueiredo e Dilma está previsto para esta semana. Figueiredo viajou para os EUA na terça-feira (10) e cumpriu agenda em Washington e Nova York até sexta-feira (13). Em Washington, ele esteve com a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice. Após a reunião, o chanceler disse que as conversas sobre o caso de espionagem continuam. (O Tempo)

Armas químicas
Os Estados Unidos e a Rússia chegaram a acordo sobre um plano de eliminação das armas químicas sírias, que dá uma semana a Damasco para apresentar a lista de tais armas e prevê a adoção de uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU). O acordo foi anunciado neste sábado em Genebra pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry, ao fim de três dias de discussões com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. Os Estados Unidos e a Rússia "estão de acordo que a resolução da ONU se refira ao Capítulo 7 sobre o recurso à força", disse Kerry. Pelo acordo, inspetores deverão estar em território sírio até novembro, com o objetivo de eliminar as armas químicas do país até meados do ano que vem, acrescentou o secretário. "O objetivo é estabelecer a remoção [do arsenal químico] até meados do ano que vem." (Rádio Itatiaia)
Japão
O tufão Man-yi atravessava na manhã desta segunda-feira (16) ao Sul do Japão, provocando chuvas "sem precedentes" em várias regiões que foram colocadas em "alerta especial", enquanto a Central nuclear de Fukushima aumentava os controles de vigilância. O tufão, o 18º da temporada na Ásia, atingiu nesta segunda-feira a ilha principal de Honshu, no município de Aichi (Centro-sul), às 7H40 locais, antes de cruzar a região de Tóquio e seguir depois para o Oceano Pacífico, ao Leste, pela província de Fukushima, anunciou a Agência Meteorológica. O tufão Man-yi está provocando chuvas torrenciais e ventos de até 160 quilômetros por hora. Agência Meteorológica emitiu "alertas especiais" de nível máximo para várias regiões, incluindo a antiga capital imperial de Kyoto, oeste do país. (Hoje em Dia)