Coronavírus

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h deste domingo (21). O país registrou 554 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 246.560 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.038. Já são 32 dias com essa média acima da marca de 1 mil. A variação foi de 2% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pela doença. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 10.167.300 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 29.035 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 47.658 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de 4% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade também nos diagnósticos. Onze estados estão com alta nas mortes: RS, SC, GO, AC, PA, RO, RR, BA, PB, PE e RN. (G1)

Variante

O Instituto de Medicina Tropical da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou a circulação de novas variantes do coronavírus no estado. De acordo com a entidade, os resultados do estudo foram comunicados às autoridades de saúde, para que tomassem conhecimento e efetuassem as medidas cabíveis. A pesquisa que confirmou a circulação foi realizada por meio de sequenciamento genético e está analisando 91 amostras do coronavírus, provenientes do Rio Grande do Norte e da Paraíba. As amostras de Natal, capital potiguar, são de janeiro e fevereiro de 2021 e foi possível identificar a linhagem P1 que foi inicialmente encontrada em Manaus (AM), além da linhagem P2, descrita no Rio de Janeiro e que está se disseminando pelo Brasil. O estudo acontece em colaboração com o Laboratório de Bioinformática do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que, por meio de uma rede de pesquisadores, estuda a evolução do vírus no Brasil. (Agência Brasil)

Vacina

Idosos que têm a partir de 87 anos começam a ser vacinados contra a covid-19 em Contagem, na Grande BH, a partir desta segunda-feira (22). Para receberem a primeira dose da vacina, é preciso fazer o cadastro disponibilizado no site da prefeitura.  Com a entrada do público-alvo de 87 e 88 anos, a previsão da Prefeitura de Contagem é imunizar mais 1.145 idosos. A vacinação por demanda espontânea dos idosos a partir de 89 anos se encerrou na última sexta-feira (19/2). Entretanto, caso o idoso tenha perdido o prazo de ir às unidades de saúde, poderá ser vacinado ainda mediante o cadastramento. Devem fazer o cadastro, idosos a partir de 85 anos. A partir deste cadastro, a Secretaria Municipal de Saúde entrará em contato com o idoso ou com a família, por telefone, para agendar o dia da imunização, que poderá ser em domicílio, com equipes volantes, ou em uma Unidade Básica da Saúde (UBS) indicada. Estão disponíveis 14 salas de vacinação na cidade. (Rádio Itatiaia)

Cloroquina

O Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, uma acusação do PDT contra o presidente Jair Bolsonaro. A notícia-crime, assinada pela ministra Rosa Weber, tem como mote o enaltecimento da cloroquina (ou da hidroxicloroquina) no combate à covid-19 pelo presidente, mesmo sem haver comprovação científica de eficácia contra o novo coronavírus. O uso do remédio poderia colocar em risco a vida de brasileiros que passaram a usar a medicação após os conselhos de Bolsonaro. Além de difundir a eficácia do medicamento em seus discursos e falas a apoiadores, o presidente também costumava ter uma caixa com a droga em sua mesa quando fazia as tradicionais transmissões ao vivo nas redes sociais às quintas-feiras. (Estadão)

Cloroquina I

A transmissão de notícias-crimes protocoladas por partidos políticos para a Procuradoria-Geral da República (PGR), para que tome conhecimento e providências que considerar adequadas, é considerada um procedimento comum. Apesar disso, foi a partir de encaminhamentos como estes que foram iniciadas investigações sobre a coordenação do governo na pandemia por Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, por exemplo. Sob pressão, o Ministério disse que as negociações com dois laboratórios que produzem a vacina (Pfizer e Janssen) estavam emperradas e pediu publicamente uma orientação do Palácio do Planalto para destravar as tratativas. (Estadão)

Acre

Em situação de emergência desde a última terça-feira (16), o Acre ainda tem milhares de pessoas desalojadas e desabrigadas devido as enchentes que atingem dez municípios, incluindo a capital Rio Branco. O nível de água em alguns rios começou a retroceder de volta para dentro das margens, mas a situação ainda é crítica. Além das inundações, o estado sofre com um surto de dengue, alta de casos de covid-19 e com conflitos com os imigrantes haitianos e de outras nacionalidades na fronteira com o Peru. Na última quinta-feira (18), o município de Assis Brasil decretou estado de calamidade pública devido à dificuldade de abrigar a grande quantidade de imigrantes na cidade após o fechamento da fronteira peruana, por conta da pandemia. Houve conflito entre imigrantes que tentaram forçar a entrada no país vizinho e as Forças Armadas do Peru. (Agência Brasil)

Santa Maria do Itabira

Equipes do Corpo de Bombeiros encontraram na madrugada desta segunda-feira mais três corpos em Santa Maria do Itabira, na Região Central de Minas. Os corpos foram soterrados após o temporal que atingiu a cidade na madrugada nesse domingo (21). Os bombeiros trabalharam durante toda madrugada no bairro Poção, um dos mais atingidos. As vítimas são um idoso e duas filhas dele. Uma criança de 5 anos da família continua desaparecida. Já são cinco mortos na cidade em razão do temporal registrado nesse fim de semana.  Com ajuda de um gerador, os bombeiros trabalharam sem parar durante a madrugada e continuam as buscas para encontrar a criança.  Vários bairros do município ficaram ilhados. O hospital Padre Estevam ficou alagado e está sem condição de atendimento. A ponte que dá acesso à unidade médica também caiu. Com isso, ponto de atendimento provisório, com médicos, enfermeiros e técnicos, foi montado na Escola Municipal Trajano Procópio. De acordo com a prefeitura do município, foi a chuva mas severa dos últimos 50 anos. Além do transbordamento do rio, houve também deslizamento de terra, em que várias casas desabaram e foram soterradas. (Rádio Itatiaia)

Chuva

Após dias de muita chuva, que transformaram a avenida Tereza Cristina em um 'mar de lama', e com alerta para o risco de desabamentos válido até quarta-feira (24), Belo Horizonte deve continuar com mais precipitações ao longo desta semana. Para esta segunda-feira (22), a Defesa Civil de BH prevê céu entre nublado e encoberto, com chuva isolada durante o dia e chuvisco à noite.  Na madrugada, a temperatura mínima deve ficar em 18°C e, no período da tarde, a máxima estimada é de 27°C. Nos próximos dias, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o clima deve se manter com céu encoberto e pancadas de chuvas isoladas. A máxima não deve ultrapassar 28°C, como previsto para quarta-feira. (Hoje em Dia)

Lula

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou nesse domingo (21) habeas corpus ao Supremo Tribunal Federal (STF) que solicita a anulação de decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça Felix Fischer, proferida no último dia 9, que determinou a devolução dos autos do caso do tríplex do Guarujá ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Fischer também mandou que fosse expedida certidão de trânsito em julgado de recursos apresentados por Lula no TRF-4, mesmo sem que eles tivessem sido apreciados. Os advogados do ex-presidente argumentam que houve ofensa ao direito de ampla defesa. Na decisão, Fischer considerou que a defesa de Lula tentava ‘protelar’ o curso regular do processo com apresentação de recursos. Os advogados do ex-presidente negam e ponderam que os referidos recursos foram protocolados no princípio do julgamento ao TRF-4 e que eles estariam pendentes na Corte originária. Sendo assim, foi solicitado que as interposições fossem remetidas ao Supremo, o que foi negado pelo magistrado. "Ora, como demonstrado no escorço processual traçado alhures, o Paciente [Lula] opôs, na origem, Embargos de Declaração arrostando acórdão que conheceu de recurso anterior. Como justificar a aludida tentativa protelatória?", questionam os advogados. O Tribunal Regional Federal da 4.a Região, sediado em Porto Alegre, é o Tribunal da Lava Jato, responsável pelo exame de recursos contra as decisões de primeiro grau da Justiça Federal em Curitiba, base e origem da Operação. (Estadão)

Feminicídio

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, falou sobre as previsões para este ano. Entre as novidades estão a intensificação do combate à violência contra a mulher, com a implantação do Plano de Enfrentamento ao Feminicídio, prevista para o início de março. De acordo com Damares Alves, no ano passado, o Ligue 180 registrou aumento de 39% no número de denúncias de violência contra mulher. Segundo a ministra, também faz parte do combate à violência doméstica a ampliação da rede de Casas da Mulher Brasileira, lugar que reúne diversos serviços de proteção como delegacia, psicólogos e acolhimento para quem foi vítima de violência. De acordo com Damares, hoje o Brasil possui apenas 7 espaços como esse e a meta é criar 27 novos centros ainda este ano. A ministra fez um apelo às mulheres vítimas de violência: “Nos procurem. Nós vamos até vocês”. Damares Alves também fez um balanço das ações desenvolvidas pela pasta nos últimos meses, em especial, durante a pandemia do novo coronavírus. O governo entregou cestas básicas e kits de higiene para indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. O objetivo era evitar que esses povos saíssem do isolamento. “O nosso ministério distribuiu, diretamente, em torno de 450 mil cestas básicas beneficiando inúmeras famílias indígenas”. (Agência Brasil)