A presidente Dilma Rousseff disse neste domingo (13), que o governo criará um sistema nacional de e-mail criptografado para evitar que autoridades nacionais sejam alvo de espionagem. A determinação foi dada ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. "Esta é a primeira medida para ampliar a privacidade e a inviolabilidade de mensagens oficiais", afirmou a presidente, em sua conta oficial no Twitter. "É preciso mais segurança nas mensagens para prevenir uma possível espionagem." O sistema será desenvolvido pela Serpro em parceria com os Correios e terá uso obrigatório no governo. O Ministério das Comunicações deve começar a testá-lo ainda neste mês. A Serpro e os Correios também estudam o lançamento de um serviço público e gratuito de e-mail seguro para a população. (O Tempo)
Trinta e cinco torcedores, entre atleticanos e cruzeirenses, foram presos na manhã deste domingo (13) após uma briga no centro de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Eles chegaram a improvisar armas colocando pregos em cabos de vassoura, além de usar bastões de madeira e facas. De acordo com a Polícia Militar (PM), 16 torcedores da Galoucura e 19 da Máfia Azul se encontraram de manhã na rua Rio de Janeiro, onde começaram uma grande briga. Militares do 33º Batalhão foram acionados por pessoas que passavam na região e escutaram barulhos de disparos de arma de fogo. Segundo a PM, os militares chegaram ao local quando a briga ainda estava acontecendo, houve muita correria e a população ficou bastante assustada. (O Tempo)
Um Projeto de Lei, que será votado pela Câmara dos Deputados, se aprovado, determinará que os hospitais públicos garantam às gestantes o direito ao parto humanizado. A proposta já foi aprovada pelo Senado. Durante os debates sobre o assunto, a senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, defendeu a importância do projeto para acabar com os maus tratos às mulheres no momento do parto. Segundo ela, as principais vítimas são as gestantes jovens, negras e pobres. Ana Rita citou pesquisas apontando que uma em cada quatro mulheres relata algum tipo de agressão durante o trabalho de parto, que vão desde exames dolorosos a xingamentos, gritos e ironias. Segundo o Ministério da Saúde, em Belo Horizonte, apenas dois hospitais oferecem o parto humanizado: a maternidade Sofia Feldman, pelo SUS, e a maternidade Santa Fé, pela rede privada. (Rádio Itatiaia)
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer contra suspensão da tramitação do Projeto de Lei (PL) 7.672/2010, conhecido como Lei da Palmada. O projeto proíbe castigo físicos em crianças e adolescentes. O documento foi assinado na quinta-feira (10). O caso chegou ao Supremo, em agosto, por meio de um mandado de segurança impetrado pelo deputado federal Marcos Rogério (PDT-RO). O parlamentar quer anular a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que determinou apreciação conclusiva do projeto pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, sem passar pela apreciação do plenário da Casa. O parlamentar entende que a medida, prevista no Regimento Interno, é inconstitucional. (Agência Brasil)
O papa Francisco nomeou neste sábado o brasileiro Ilson Jesus Montanari, 54 anos, como secretário da Congregação para os Bispos. Montanari era oficial da congregação e, a partir de agora, recebe o título de arcebispo. Dom Ilson nasceu em 18 de julho de 1959 em Sertãozinho (SP). O brasileiro estudou direito e economia em Ribeirão Preto, no interior paulista, e tem mestrado em filosofia. O presidente da Congregação dos Bispos é o canadense Marc Ouellet, cardeal que chegou a ser cotado para ser papa, antes da escolha de Francisco. (Rádio Itatiaia)
Os economistas norte-americanos Eugene F. Fama, Lars Peter Hansen, da Universidade de Chicago, e Robert J. Shiller, da Universidade de Yale, conquistaram nesta segunda-feira (14) o Prêmio Nobel de Economia de 2013 por seu trabalho pioneiro em identificar as têndencias nos mercados financeiros. Os três foram premiados por "suas análises empíricas dos preços de ativos", segundo indicou a Real Academia de Ciências da Suécia. Schiller ficou conhecido por ter previsto a bolha imobiliária dos Estados Unidos. Neste ano, esteve no Brasil e disse que achava preocupante o aumento de preços observado nos últimos anos, nas principais cidades do país, mas afirmou que não era possível "saber com certeza" se havia uma bolha. (G1)