Coronavírus

O número de mortes pela covid-19 no Brasil subiu para 312.206. Em 24 horas, foram registrados 1.656 óbitos, conforme boletim divulgado na noite deste domingo (28) pelo Ministério da Saúde. O total de infectados pelo coronavírus chegou a 12.534.688. Em 24 horas, foram confirmados 44.326 novos casos. Há 1.309.541 pessoas em acompanhamento e 10.912.941 já se recuperaram. (Agência Brasil)

Minas

Com 7.036 casos confirmados em 24h, Minas Gerais chega a 1.100.575 infectados pela covid-19 neste domingo (28), segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Desde a última atualização deste sábado (27), mais 321 pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus no Estado. Agora, o total de vítimas da doença em Minas é de 23.687. Ainda de acordo com o boletim da SES, o Estado segue acompanhando 95.836 casos suspeitos da doença. Até agora, 981.052 pessoas se recuperaram da covid-19 em Minas Gerais. (Rádio Itatiaia)

Queiroga

Recém-chegado ao comando do Ministério da Saúde, o médico Marcelo Queiroga tem trabalhado durante o fim de semana na organização da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Pandemia. Essa equipe irá concentrar as ações sobre o combate à crise de covid-19 dentro do ministério. "Ação prioritária", disse o ministro ao Broadcast Político, sobre a secretaria. "Durante a pandemia, teremos um núcleo dedicado." Queiroga disse ainda não ter definido o nome para o comando dessa secretaria. O núcleo irá atuar como uma ação complementar ao trabalho do comitê criado pelo presidente Jair Bolsonaro com demais poderes da República para o enfrentamento à crise, grupo que deve ter sua primeira reunião oficial nesta segunda-feira, 29. "No momento, a prioridade é o combate à pandemia", disse o ministro. Quando do anúncio do novo departamento, na última quarta-feira, 24, Queiroga destacou que a área vai funcionar 24 horas por dia. "Sociedade requer que ministério fique de prontidão", destacou. (Estadão)

Queiroga I

Na segunda, Queiroga também participa de audiência pública, às 16h, no Congresso, na comissão temporária criada para acompanhar as ações contra a covid-19. Os parlamentares querem debater o Plano Nacional de Imunização e o cumprimento dos prazos já estabelecidos, entre outras medidas, e devem fazer uma série de questionamentos ao ministro. "O complexo é enfrentar a pandemia e o Congresso Nacional tem sido importante", disse Queiroga sobre o evento. Durante o fim de semana, o médico aproveitou também para pôr em prática uma determinação de Bolsonaro sobre aumentar a interlocução do Ministério da Saúde com as demais pastas do governo. No sábado ele se reuniu, por videoconferência, com Paulo Guedes, momentos antes do ministro da Economia ser vacinado, e definiu a conversa como "ótima". Empossado há cinco dias, Queiroga tem feito a defesa do uso de máscaras de proteção e tem pedido que pessoas evitem aglomerações, um sinal de mudança de postura do governo, enquanto o Brasil passa a bater recordes diários com mais de 3 mil pessoas mortas a cada 24 horas pela covid-19. (Estadão)

Vacina

Idosos com 71 anos começam a ser vacinados contra a covid-19 a partir desta segunda-feira (29) em Belo Horizonte. No decorrer da semana, também iniciará a imunização para os de idades inferiores. Confira o cronograma: 71 anos: de segunda-feira (29) até sexta-feira (2), exceto quarta-feira (31); 70 anos: de terça-feira (30) até sexta-feira (2), exceto quarta-feira (31); 69 anos completos até 30 de abril de 2021: de quinta-feira (1º) até sexta-feira (2). Conforme a prefeitura, a quarta-feira (31) será exclusiva para a segunda dose, seguindo o agendamento do cartão de vacina. (Radio Itatiaia)

Vacina I

O horário para vacinação foi ampliado e será de 7h30 às 16h30 nos centros de saúde e nos postos extra. Veja aqui os endereços de todos os locais. Os postos drive-thru também foram ampliados e estão distribuídos em cinco estruturas. Confira aqui os endereços. O horário de funcionamento é das 8h às 16h30. Para a imunização, é preciso levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento social nas unidades. Para evitar aglomerações, o ideal é que o idoso leve, no máximo, um acompanhante. (Rádio Itatiaia)

Kátia Abreu

O ataque do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a senadora Kátia Abreu (PP-TO), provocou uma forte reação de outros senadores neste domingo (28). Nas redes sociais, os parlamentarem saíram em defesa de Kátia, criticaram o chanceler e voltaram a pedir sua saída. "Ernesto e democracia não andam juntos", publicou Simone Tebet(MDB-MS). Na tarde deste domingo, o ministro publicou nas redes sociais sobre um almoço que teve com a senadora Kátia Abreu no início de março. Nele, ele alega que teria ouvido dela que se tornaria o "rei do Senado" se fizesse um gesto em relação ao 5G, mas que não fez "gesto algum". Para interlocutores do Planalto ouvidos pelo comentarista Gerson Camarotti, o ataque direcionado à senadora, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, é um ato de desespero de Araújo, cujo cargo já estaria sendo sondado pelo Planalto. (G1)

Peixe

Com a proximidade da Sexta-feira da Paixão, dia em que os católicos não comem carne vermelha, pesquisa do site Mercado Mineiro revela que os preços dos peixes e pescados estão muito mais elevados do que na mesma época do ano passado. Para a pesquisa, foram consultadas as principais lojas do Mercado Central e também supermercados e distribuidoras do bairro Bonfim, tradicionalmente conhecido pelo comércio de peixes e pescados. Veja os preços (por quilo). (Rádio Itatiaia)

Enem

As notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, versão impressa e digital, serão disponibilizadas nesta segunda-feira (29), a partir das 18h (horário de Brasília). Os participantes poderão conferir os resultados individuais das provas na Página do Participante ou no aplicativo do exame.  Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão realizador da prova, também estarão disponíveis as notas dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).  Para ter acesso às notas, os participantes devem utilizar o login único do governo federal. Caso o aluno tenha esquecido a senha, o sistema permite recuperá-la. Basta inserir o CPF no campo indicado, selecionar avançar e clicar no link “Esqueci minha senha”. O sistema apresentará diversas formas para recuperar a conta (validação facial, bancos credenciados, internet banking, e-mail e celular), escolha uma das opções para receber o código de verificação e, em seguida, gere uma nova senha. (Agência Brasil)

Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu as datas, os horários e os locais da segunda fase da Copa do Brasil. Além do Atlético, que entra nas oitavas de final, três clubes mineiros seguem na disputa: América, Cruzeiro e Tombense. O time do interior é o primeiro do Estado a entrar em campo pela segunda etapa do torneio. No dia 7 de abril, o Tombense recebe o Vasco – que havia eliminado a Caldense –, no Almeidão, às 21h30. América e Cruzeiro jogam uma semana depois. No dia 14, às 19h, o Coelho encara o Ferroviário (CE), no Independência. Já a Raposa visita o América-RN, na Arena das Dunas, em Natal, às 21h30. Se uma partida terminar empatada, a vaga será decidida na disputa por penalidades. (Hoje em Dia)