O governo federal firma hoje (2) o primeiro contrato de partilha da área do pré-sal com as empresas vencedoras do leilão para a exploração da área de Libra, na Bacia de Santos, feito em outubro. O vencedor foi o consórcio formado pelas empresas Petrobras (40%), Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e Cnooc (10%). O critério que definiu o primeiro colocado na licitação foi o excedente em óleo oferecido pelo consórcio, que ficou em 41,65%. A Petrobras entrou com 10% na oferta vencedora, além da sua participação mínima de 30% na área. Serão aplicados 75% dos royalties do pré-sal na educação e 25% na saúde. A estimativa da Agência Nacional de Petróleo, Gás Nacional e Biocombustíveis (ANP) é que Libra seja capaz de gerar cerca de R$ 300 bilhões em royalties ao longo de 30 anos de produção. Pelo contrato, o consórcio ainda se comprometeu a pagar um bônus de assinatura de R$ 15 bilhões à União. (Agência Brasil)
Depois de promulgação da emenda constitucional que tornou aberta a votação sobre análise de vetos presidenciais e cassação de mandatos, o Senado e a Câmara vão acelerar nesta semana as mudanças nos respectivos regimentos internos para garantir que não haja questionamentos jurídicos sobre o tema. Embora a PEC aprovada tenha suprimido do texto constitucional a votação anônima, as regras dos dois lados ainda precisam ser alteradas para ficar em consonância com a nova redação da Constituição. Entre os deputados, a alteração será a toque de caixa. Já os senadores terão longo caminho pela frente, pois o assunto será inserido em um projeto de resolução que reforma toda a legislação interna da Casa.A minuta do projeto que retira do regimento da Câmara o trecho que permite a votação sigilosa no caso de cassação será validada na reunião da Mesa Diretora de amanhã. Em seguida, o texto deve ser encaminhado ao colégio de líderes, que se reúne no mesmo dia, para que todos assinem o requerimento de urgência. Dessa forma, a proposta poderá ser votada ainda nesta semana no plenário – e, como é de resolução, não precisa ir ao Senado. A ordem de agilidade máxima foi dada pelo próprio presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que quer assegurar que a transparência esteja válida quando chegarem ao plenário os próximos processos de perda de mandato. (Estado de Minas)
Os moradores de Mathias Lobato, no Vale do Rio Doce, foram os primeiros – entre as quatro cidades que voltaram às urnas neste domingo (1) – a conhecer o novo prefeito. Eleito com 1.399 votos (58,78% dos válidos), Valdir Batista Gonçalves (DEM) vai governar a cidade ao lado do vice Adalberto Rodrigues dos Santos (PR). Em segundo lugar, com 847 votos, ficou o Flávio Gomes Chaves (PTC). Luzinaldo Guimarães Monte Alto (PHS) recebeu apenas 134 votos. O resultado saiu às 18h40, menos de duas horas após o encerramento da votação. Artur Rodrigues da Silva é o novo prefeito de Santa Helena de Minas, cidade no Vale do Mucuri. Ele foi eleito com 2.360 votos – 75,18% do total de válidos – contra 779 de Davi de Souza Gomes (PV). Já em Montezuma, no Norte do Estado, o prefeito eleito com 2.082 votos, ou seja, 51,60 % dos votos válidos, é Ivo Alves Pereira (PP). Em segundo lugar ficou Fabiano Costa Soares (PSOL), com 1.931 votos. Em Água Boa, no Vale do Rio Doce, Laerth Vieira Filho (PSB) venceu com 54,05% dos votos válidos, totalizando 4.153 votos. Em segundo lugar ficou Verdy de Araújo Lima (PMDB), com 3.530 votos. Os prefeitos eleitos neste domingo (1) assumirão o cargo no início de 2014. (O Tempo)
A presidente Dilma Rousseff venceria a eleição presidencial em primeiro turno caso o pleito fosse disputado hoje, aponta pesquisa Datafolha divulgada nesse sábado (30). De acordo com o instituto, Dilma seria reeleita com 47% dos votos válidos, se os adversários forem o senador mineiro e presidente do PSDB, Aécio Neves, e o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos. Nesse cenário, Aécio ficaria em segundo lugar, com 19% dos votos, ante 11% de Campos. Votos brancos e nulos somariam 16%. Outros 7% estão indecisos. A pesquisa Datafolha aponta crescimento de 5 pontos percentuais da presidente Dilma Rousseff em comparação ao levantamento do mesmo instituto, no dia 11 de outubro. (Rádio Itatiaia)
O governador licenciado de Sergipe, Marcelo Déda (PT), de 53 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira, 2. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde maio. Déda foi diagnosticado com um câncer gastrointestinal em 2012. Horas após a morte, a família postou uma mensagem no perfil do governador no Twitter: "O céu acaba de ganhar mais uma estrela. Marcelo Déda voou 'nas asas da quimera'. Paz e bem". O velório será realizado no Palácio-Museu Olímpio Campos. As informações sobre o enterro serão divulgadas mais tarde, segundo a assessoria do governo. (Estadão)
O produto musical João Araújo, de 78 anos, morreu em casa na manhã deste sábado (30), vítima de uma parada cardíaca. A informação foi confirmada pela organização não governamental Viva Cazuza, instituição criada pela esposa de João e mãe do cantor Cazuza, Lucinha Araújo, que presta assistência a crianças e adolescentes com vírus HIV. O velório do produtor musical esta sendo feito no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio. O enterro está previsto para as 17h, no mesmo local. Vários artistas e personalidade prestam homenagens por meio das redes sociais. O cantor Lulu Santos escreveu no Twitter: “Querido João Araújo, pode subir levitando, porque aqui tem um coro de vozes cantando baixinho para você. Paz & Amor Big John! Nosso abraço, Lucinha”. (Agência Brasil)
New York
Um trem de passageiros descarrilou na cidade de Nova York na manhã deste domingo, 1º, sendo que cinco vagões saíram dos trilhos e teriam virado. O acidente ocorreu perto da estação Spuyten Duyvil, no Bronx, em uma área próxima ao rio Hudson. A composição da linha férrea Metro-North seguia em direção à estação Central de Nova York. O porta-voz do prefeito da cidade, Michael Bloomberg, e a imprensa local noticiaram que mais de 60 pessoas ficaram feridas. Além disso, mais quatro passageiros morreram após o forte impacto da batida dos vagões. Entre os feridos, 11 estão em condição crítica, e 6, em estado grave, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Eles estão sendo socorridos e serão encaminhados a hospitais próximos da região. (O Tempo)