Chuva em Minas
Desde o início do período chuvoso deste ano, que começou em outubro, 21 pessoas morreram vítimas das chuvas em todo o Estado. Além disso, 88 pessoas ficaram feridas, 6.959 pessoas desalojadas e 2.460 desabrigadas. O número das cidades que decretaram situação de emergência continua 51, e 35 municípios sofreram danos por causa das chuvas. Ao todo, são 86 as cidades atingidas. Desde outubro, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) já distribuiu 80 toneladas de alimentos, 5.800 colchões, 5.260 cobertores, 1.664 telhas, 3.720 kits de produtos de higiene pessoal, 250 kits de produtos de limpeza, 510 roupas e 47 rolos de lona para a população de mais de 51 cidades mineiras. Em Itambacuri, cidade atingida pelas chuvas, a Cedec instalou uma máquina potabilizadora capaz de produzir 3.000 litros de água potável por hora. (O Tempo)
Agentes penitenciários
O uso de arma de fogo por agentes penitenciários em Minas Gerais foi liberado pelo governador Antonio Anastasia. A lei 21.068 passa a valer a partir deste sábado, data da publicação no Diário Oficial do Estado. O pedido da categoria é antigo, e a lei irá regulamentar o porte mesmo fora de serviço, mas apenas dentro do estado. No entanto, o uso terá algumas restrições. Os agentes devem comprovar capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio da arma de fogo, fazer um curso específico e possuir o atestado de conclusão. O funcionário público deverá ainda integrar o quadro efetivo dos agentes, guardas prisionais e integrantes das escoltas de presos. No caso dos agentes aposentados, o porte estará condicionado apenas aos que não se retiraram por motivo de saúde. (Rádio Itatiaia)
TCE
As compras feitas pelas 853 prefeituras mineiras e respectivas câmaras municipais, além dos órgãos do governo do estado, estão na mira do Tribunal de Contas de Minas Gerais, que instituiu uma espécie de malha fina para fiscalizar as licitações e contratos feitos com dinheiro público. Isso ocorre por meio de um sistema que vem sendo elaborado há cerca de três anos e já entrou em funcionamento. Assim que são emitidas as notas de compra, ele permite comparar instantaneamente os preços praticados nos municípios com um banco de dados de cotações do mercado para os itens comercializados. A partir daí, emite-se um alerta para os possíveis casos de superfaturamento. O TCE tem acesso às notas fiscais das prefeituras, que são fornecidas em banco de dados pela Secretaria de Estado da Fazenda. Em paralelo a isso, o órgão vem cadastrando em seu sistema todos os produtos que geralmente são comprados em grande escala pelo estado e pelas prefeituras, principalmente aqueles que usualmente eram alvo de desvio de verba pública. Na área de medicamentos, por exemplo, o TCE fez um cadastro com todos os remédios, informando a variação normal de preço. Tudo que está muito acima ou muito abaixo disso é considerado um desvio e gera o alerta vermelho para a atuação do TCE. O sistema funciona on-line, assim que são emitidas as notas, elas já são cruzadas com os preços, permitindo a atuação preventiva. (Estado de Minas)

Anderson Silva
A noite de sábado não terminou como Anderson Silva esperava. O brasileiro viu o sonho de recuperar o cinturão dos médios no UFC acabar no início do segundo round da luta contra Chris Weidman. Ao tentar dar um chute na perna do oponente, Anderson sofreu uma fratura na perna esquerda, que deu a vitória ao adversário e chocou todos que estavam assistindo à luta. Foi o segundo confronto entre os dois lutadores. No dia 7 de julho de 2013, o brasileiro também foi derrotado pelo norte-americano e perdeu o cinturão dos pesos médios depois de sete anos. A lesão foi grave e o brasileiro precisou deixar o octógono de maca, direto para um hospital em Las Vegas. Horas depois, a Zuffa, empresa proprietária do UFC, informou que Anderson Silva já passou por cirurgia, que foi realizada com sucesso, e terá que ficar de três a seis meses afastado do esporte. (Estadão)
Schumacher

O piloto alemão Michael Schumacher, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, se encontra em estado "crítico" de saúde após sofrer um acidente de esqui em Méribel, nos alpes franceses, conforme informou na noite deste doming (29) o Hospital Universitário de Grenoble. De acordo com o hospital, o heptacampeão mundial "sofreu um traumatismo craniano grave e está em estado de coma". Schumacher foi submetido imediatamente a uma intervenção neurocirúrgica, conforme explicou a equipe médica. A agência francesa RMC relatou que o heptacampeão mundial sofreu uma hemorragia cerebral. De acordo com o diretor do resort onde ocorreu o acidente, Christophe Gernigon-Lecomte, o piloto bateu a cabeça em uma pedra enquanto andava de esqui com amigos. Michael usava capacete quando sofreu a queda. "Ele estava chocado, um pouco agitado, mas consciente", disse Gernigon-Lecomte à RMC.
Informações dão conta de que o socorro ao piloto demorou apenas sete minutos. O alemão foi levado de helicóptero para um hospital localizado próximo à pista de esqui e transferido posteriormente para Grenoble. (Hoje em Dia)