Rolezinho
A Vara da Infância e da Juventude de Minas Gerais entrou na polêmica dos “rolezinhos”, encontros de jovens em shoppings marcados pela internet. Na tarde deste domingo (19), fiscais acompanharam a permanência de adolescentes em três centros comerciais de Belo Horizonte, a fim de coibir o consumo de bebidas alcoólicas e drogas. Equipes de aproximadamente 20 fiscais circularam pelo Pátio Savassi, na zona Sul, Estação BH e Shopping Norte, no vetor Norte. Segundo o coordenador de equipe da Vara da Infância e da Juventude de BH, Paulo César do Nascimento, menores de idade foram conduzidos ao Juizado da Infância e da Juventude embriagados, ou portando bebidas alcoólicas, em eventos realizados anteriormente em shoppings da capital. Lojistas do Pátio Savassi ficaram apreensivos com um evento criado no facebook, convidando adolescentes para o “Rolezaum no Paty Savassi (sic)”, com mais de 800 presenças confirmadas, mas a reunião não aconteceu. (Hoje em Dia)
Rolezinho I
Localizado em um dos bairros mais caros da cidade do Rio, o sofisticado Shopping Leblon, na zona sul, não abriu as portas neste domingo (19). O fechamento foi anunciado depois que uma decisão judicial permitiu a realização de evento chamado rolezinho no local. Previsto para o fim da tarde de ontem, tinha a presença confirmada de cerca de 9 mil pessoas. Em nota, a administração do centro de compras se limitou a dizer que a decisão de fechar as portas foi tomada para “garantir a integridade de seus clientes, lojistas e colaboradores”, após “tomar conhecimento da mobilização de evento para milhares de pessoas”. Antes, durante a semana, o shopping tinha conseguido proibir o rolezinho na Justiça, que havia estabelecido multa de R$ 10 mil por pessoa que participasse do evento. A decisão, no entanto, foi derrubada na noite de sábado (18). A desembargadora Regina Lucia Passos determinou que fossem garantidos o acesso e o direito de manifestação, e concedeu um salvo conduto. A decisão da desembargadora atendeu ao grupo de advogados que atua em manifestações no Rio e tem apoio da Ordem dos Advogados do Brasil. Em nota publicada em uma rede social, o grupo disse que o rolezinho é uma prática antiga de jovens nos shoppings e consiste em encontro de confraternização. Agora, os jovens passaram a ser reunir para manifestações políticas. (Hoje em Dia)
Coari
Um político do Estado do Amazonas é alvo de denúncias referentes a abuso de menores de idade. Adail Pinheiro, prefeito da cidade de Coari, é acusado de chefiar uma quadrilha responsável por inúmeros estupros no município de 77 mil habitantes. Após novas denúncias em forma de depoimentos e vídeos, o caso chegou ao Ministério Público do Amazonas e chocou as autoridades. Pinheiro já é um velho conhecido, já que há anos vem respondendo por queixas de pedofilia. A cidade de Coari fica localizada às margens do Rio Solimões. É a segunda cidade com maior arrecadação do Amazonas e também é a segunda com maior PIB do Estado. Apesar da presença de uma empresa de extração de petróleo e fortes incentivos financeiros, grande parte da população não usufrui da renda gerada. Adail faz parte do Partido Republicano Progressista (PRB) e exerce seu terceiro mandato. O acusado foi eleito pela primeira vez em 1999 e em 2008 foi patrocinador de uma escola de samba no Carnaval do Rio de Janeiro, cujo tema era a cidade amazonense. (Yahoo Notícias)
Reforma ministerial
A presidente Dilma Rousseff deve reunir-se hoje com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para acelerar as estratégias para a reforma ministerial. Na semana passada, Dilma atritou-se com o PMDB e os caciques peemedebistas recorreram ao ex-presidente. Lula também tornou-se padrinho do provável futuro ministro da Saúde, Arthur Chioro. Secretário de Saúde de São Bernardo do Campo (SP), Chioro deve encontrar-se com Dilma amanhã, no Planalto, e só não assume o cargo se não quiser, nas palavras de pessoas que acompanham as conversas. Lula, mais uma vez, exerce um papel fundamental como guru político da presidente. Ele já havia, no fim do ano passado, participado, ao lado de Dilma das negociações com os partidos aliados em torno dos palanques estaduais. O encontro aconteceu em um sábado, na Granja do Torto, e reuniu, além da presidente e de Lula, o presidente nacional do PT, Rui Falcão (SP) e representantes do PMDB e do PP. E fará isso com toda a base, composta por 10 partidos de olho em uma vaga na Esplanada. (Estado de Minas)
Claudio Abbado
O maestro italiano Claudio Abbado morreu nesta segunda-feira (20), aos 80 anos, em Bolonha, na Itália, segundo informações da agência EFE. A causa da morte não foi divulgada. Em 2000, o maestro enfrentou um câncer no estômago.Nascido em Milão, no norte da Itália, em 26 de junho de 1933, Abbado foi um dos mais importantes músicos do século 20 e 21 e fundou, no fim da década de 1970, a Orquestra Jovem da União Europeia. Filho de pai violinista e professor de conservatório, e de mãe pianista, em 1958, ele estreou como diretor em Trieste. (G1)
Egito
O presidente deposto do Egito, Mohammed Mursi, será julgado por mais um crime, anunciou a agência estatal Mena neste domingo (19/1). Ele é acusado, junto com outras 24 pessoas, de ter insultado o Judiciário, atacado funcionários e incitado o ódio. Mursi, que foi retirado do poder por um golpe de estado em julho de 2013, terá que testemunhar após ter acusado juízes de terem participado de uma fraude eleitoral durante a ditadura de Hosni Mubarak (1981-2011). Ele também é investigado por ter supostamente tentado influenciar o trabalho da promotoria enquanto estava no governo. O ex-presidente já responde por supostamente ter revelado informações confidenciais a países e órgãos estrangeiros, por ter fugido da prisão durante a queda de Mubarak, pelo envolvimento na morte de manifestantes em dezembro de 2012, pelo assassinato de presos e policiais, por sequestro, pelo ataque a uma prisão e pela promoção de atentados contra instalações de forças de segurança. (Última Instância)