IRPF
O contribuinte com dificuldades para acertar as contas com o Fisco pode tirar dúvidas pela internet. Desde a última quinta-feira (13), está no ar o primeiro de uma série de vídeos com as novidades da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2014 e dicas importantes para evitar erros no preenchimento do formulário. O vídeo está disponível no canal da Receita Federal no Youtube, que também traz a entrevista coletiva com a apresentação das regras do Imposto de Renda em 2014, concedida no fim de fevereiro. De acordo com o órgão, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações que a instituição tem desenvolvido para aperfeiçoar a comunicação com o contribuinte e ampliar a divulgação de informações de interesse público. Além do canal no Youtube, a Receita tem um perfil na rede social Twitter em que o contribuinte pode tirar dúvidas e ter acesso às informações do órgão. Segundo o balanço mais recente, cerca de 1,9 milhão de contribuintes haviam entregado a declaração do Imposto de Renda até as 17h de sexta-feira (14). Neste ano, o Fisco espera receber 27 milhões de declarações. (Assista o vídeo) (Agência Brasil)
Confins
Um protesto realizado por Agentes de Proteção da Aviação Civil (APAC) no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte, complicou o embarque e desembarque de passageiros na manhã desta segunda-feira (17). Conforme a assessoria do aeroporto, os funcionários terceirizados da Infraero iniciaram a greve às 5h20. Durante o protesto, o serviço de inspeção de passageiros e bagagens foi suspenso. Mas às 7h15 o greve foi encerrada e a situação controlada. Segundo a Infraero, no início desta manhã sete vôos estavam previstos para sair de Confins e quatro sofreram atrasos no embarque. O motivo do protesto dos funcionários da APAC não foi revelado. (Rádio Itatiaia)
Cefet
Tradicional instituição de ensino no Estado, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) está sendo alvo de investigação da Controladoria Geral da União (CGU). A suspeita é de que uma possível irregularidade na nomeação de um servidor, em outubro do ano passado, tenha prejudicado a oferta de vagas para o concurso público da instituição, que é realizado hoje. Segundo denúncia anônima feita à CGU, o Cefet-MG teria, com a nomeação do servidor, ocupado um cargo recém-criado que poderia estar sendo disputado no processo. Ao todo, 3.065 candidatos se inscreveram para tentar uma das 37 vagas de diversas áreas. Entre elas, apenas uma de jornalista, pela qual 111 profissionais disputam. (O Tempo)
Ucrânia
Um total de 96,6% dos eleitores da Crimeia votou a favor da reunificação com a Rússia no referendo desse domingo (16), informou hoje (17) o presidente da Comissão Eleitoral da Crimeia, Mikhailo Malychev. "Esses dados já não variam", disse Mikhailo Malychev, que estimou em 82,71% a participação na consulta feita na península banhada pelo Mar Negro. "Resultados definitivos do referendo em 96,6 a favor!”, escreveu, por sua vez, o primeiro-ministro pró-Rússia da Crimeia, Serguii Axionov, em sua conta no Twitter. Em sessão extraordinária, o Parlamento da Crimeia vai aprovar hoje os resultados do referendo e, em seguida, pedir ao presidente russo, Vladimir Putin, que aceite a República Ucraniana na Federação Russa. (Agência Brasil)
Malásia
O avião desaparecido no último dia 8 com 239 pessoas a bordo desceu a 5 mil pés de altitude (aproximadamente 1.500 metros) para evitar ser detectado pelos radares civis, informa hoje (17) o diário cingapurense New Straits Times. A investigação oficial confirmou que o Boeing 777-2000 da Malaysia Airlines desligou os seus sistemas de comunicação e mudou de rota deliberadamente. A análise dos dados do avião revela que o aparelho baixou de altitude para desaparecer dos radares. "A pessoa no comando do avião tem sólido conhecimento de navegação e radares", declarou uma fonte ao diário. O voo MH370 saiu de Kuala Lumpur em direção a Pequim na madrugada do dia 8 deste mês e desapareceu dos radares cerca de 40 minutos depois da descolagem. A estimativa é que tenha voado durante várias horas sem ser detectado, disseram os peritos ao jornal de Cingapura. As autoridades da Malásia pediram a uma série de países, a maioria do Sul e Centro da Ásia, que se juntem às buscas do avião, após a confirmação de que o aparelho mudou de rumo de forma deliberada e que se dirigiu para o Oeste. (Agência Brasil)