Copa
Faltando 80 dias para o início da Copa do Mundo, grandes hotéis em Belo Horizonte ainda têm vagas disponíveis, contrariando a expectativa do setor. A baixa procura preocupa a Federação dos Hotéis, Restaurantes e Bares de Minas Gerais (Fhoremg), que acompanha os preparativos dos serviços visando o Mundial em BH. “Existe uma preocupação porque os hotéis não estão lotados. A única exceção é a semifinal do dia 8 de julho, que nós acreditamos que o Brasil estará na semifinal aqui no Mineirão. Diria que, aproximadamente, 90% dos principais hotéis estarão com a capacidade boa nesta semifinal. Em relação à Copa do Mundo, nada ainda que surpreenda o setor, que estamos otimistas. Ao contrário, estamos preocupados, porque para tudo no Brasil em função da Copa do Mundo e a hotelaria não está com 100 % da sua capacidade”, analisou o presidente da Fhoremg, Paulo Pedrosa. Entre os motivos para o baixo número de reservas estão a crise econômica, que atingiu principalmente a Europa; a imagem internacional do Brasil, prejudicada por protestos e onda de violência; e a demora para as grandes seleções se classificarem. (Rádio Itatiaia)
Tuberculose
O Ministério da Saúde anuncia nesta segunda-feira (24), Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, a estratégia de implantação do teste rápido para diagnóstico da doença na rede pública e os novos números registrados no país. Será às 10h no auditório do ministério. Também será apresentada campanha publicitária de combate e prevenção à tuberculose. O Ministério da Saúde vai disponibilizar, gratuitamente, na rede pública, o teste rápido para diagnóstico, com capacidade de detectar a presença do bacilo de Kock, causador da doença, em apenas duas horas. O Gene Xpert, como é chamado o teste, também identifica se a pessoa tem resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento. Em 2012, o Brasil registrou 70.047 novos casos de tuberculose. A taxa de incidência da doença no mesmo período foi 36,1 para cada 100 mil habitantes. O Brasil ocupa atualmente o 17º lugar em um ranking de 22 nações consideradas "de alta carga" - onde há grande circulação da doença. No país, a tuberculose representa a 4ª causa de morte por doenças infecciosas e a primeira causa de morte por doença identificada entre pessoas com HIV. (Agência Brasil)
Pará
A Força Aérea Brasileira (FAB) retomou neste domingo a busca pelo avião bimotor desaparecido no Pará, na região próxima ao município de Jacareacanga, no sudoeste do estado, que desapareceu no dia 18. Para reforçar o trabalho de busca, a FAB começou a utilizar um avião P-3 Orion, com sensores capazes de detectar peças metálicas durante o trabalho de rastreamento. A aeronave é a mesma utilizada nas buscas pelo Boeing 777 da Malaysia Airlines, que desapareceu no dia 8 de março, na Ásia. Além do P-3 Orion, a FAB conta com um avião Amazonas C-105, especializado em operações de busca, e um helicóptero Black Hawk, para salvamento. Segundo a corporação, 26 militares estão trabalhando nas buscas. (Agência Brasil)

Malásia
O governo francês anunciou neste domingo (23) que vai usar novos instrumentos e meios para intensificar as buscas pelo avião da Malaysia Airlines desaparecido há duas semanas. A decisão divulgada por nota do ministério dos Negócios Estrangeiros foi tomada depois que novas imagens de objetos no Oceano Índico, que podem pertencer ao avião, foram detectadas por um satélite usado pela França. As imagens captadas revelam objetos flutuantes em uma zona do Oceano Índico situada a cerca de 2,3 mil quilômetros da cidade australiana de Perth. O porta-voz do governo francês confirmou que esses primeiros dados foram comunicados imediatamente às autoridades da Malásia, responsáveis pela coordenação da busca. Uma nova operação foi iniciada nos oceanos Índico e Austral para encontrar o avião. Nesse sábado (22), a tripulação de uma aeronave civil informou ter visto objetos que podem estar ligados ao avião. Na semana passada, imagens de satélites também detectaram objetos que podem ser destroços do avião. (Agência Brasil)
Vaticano
A Alfândega da Alemanha apreendeu um pacote contendo 340 gramas de cocaína acondicionada em 14 camisinhas que era endereçado ao Vaticano. A apreensão aconteceu em janeiro, disse o jornal alemão Bild am Sonntag. O pacote foi enviado de um país sul-americano não identificado. Segundo o jornal, o pacote com a droga, avaliada em 40 mil euros, foi encontrado em janeiro por oficiais da Alfândega alemã no aeroporto internacional de Leipzig. As camisinhas com a cocaína estavam dentro de um carregamento de almofadas que estava endereçado apenas ao Correio Geral do Vaticano - o que significa que qualquer um dos cerca de 800 residentes do Vaticano poderia retirá-lo. As polícias da Alemanha e do Vaticano montaram uma armadilha, permitindo que o pacote ficasse à disposição de quem fosse buscá-lo. Mas ninguém apareceu, o que indica que o destinatário ou destinatária teria sido alertado. (Hoje em Dia)
Adolfo Suárez
O ex-presidente espanhol Adolfo Suárez morreu hoje em Madrid aos 81 anos. Adolfo Suárez foi primeiro presidente do governo democrático da Espanha, após a ditadura do general Francisco Franco entre 1939 e 1976. Suárez é apontado como o político-chave na transição pacífica entre os regimes. Suárez, que sofria com a doença de Alzheimer há anos, estava internado desde o dia 17 de março, quando teve um agravamento do estado neurológico. A morte do ex-presidente espanhol foi anunciada pelo porta-voz da família, Fermín Urbiola, em frente ao hospital onde Suárez estava internado. Urbiola transmitiu o agradecimento da família pelo carinho das pessoas que acompanharam a situação de Aldolfo Suárez. (Agência Brasil)