Pampulha
O processo de retirada das capivaras que vivem na orla da lagoa da Pampulha deve começar nesta semana. A informação é do vice-prefeito e secretário municipal de meio ambiente de Belo Horizonte, Délio Malheiros. O processo de remanejamento foi acelerado pela prefeitura depois que vários animais foram encontrados mortos com suspeita de envenenamento. De acordo com Malheiros, armadilhas com alimentos já foram montadas em alguns pontos da lagoa para atrair e facilitar a captura dos animais. O remanejamento das capivaras vai custar cerca de R$ 190 mil. As capivaras são hospedeiras do carrapato estrela, transmissor da febre maculosa. Nos últimos meses, duas mortes na região podem ter ligação com os animais. Um caso foi confirmado a morte por febre maculosa e a suspeita que a outra vítima também morreu em razão da doença. Após a captura, os animais serão examinadas e os carrapatos encaminhados para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio Janeiro, onde será detectado a possível presença da febre maculosa. (Rádio Itatiaia)

Dengue
Uma mulher está internada em estado grave no Hospital Maternidade Therezinha de Jesus, em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais, com dengue hemorrágica. Trata-se do primeiro caso registrado neste ano da forma mais grave da doença. Embora a Secretaria de Estado de Saúde (SES) ainda não tenha sido notificada formalmente pela prefeitura da cidade, a assessoria de imprensa do hospital confirma o caso. A paciente, de 34 anos, deu entrada na unidade na última quinta-feira (27), com um quadro de pneumonia, mas um exame apontou o diagnóstico de dengue hemorrágica.(Hoje em Dia)

Pará
O avião Amazonas e o helicóptero Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB) continuam sobrevoando a região de Jacareacanga (PA), sem encontrar pistas do bimotor desaparecido no último dia 18. Até sábado (29), foram percorridos 13.395,9 quilômetros quadrados (km²) em 134 horas de voo. As equipes encerraram, ontem e (30), o 12º dia de buscas. A mata densa da região é um dos principais desafios encontrados pela FAB. A aeronave de prefixo PR-LMN, pertencente à empresa Jotan Taxi Aéreo, prestava serviço à Secretaria Especial de Saúde Indígena, ligada ao Ministério da Saúde. De acordo com o ministério, estavam a bordo as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima e o piloto Luiz Feltrin. (Agência Brasil)
Torcida
Quinze torcedores do Cruzeiro foram presos e 25 do Atlético apreendidos na tarde deste domingo (30), em Belo Horizonte. No Anel Rodoviário, no bairro São Gabriel, região Nordeste, os militares do 16º Batalhão da Polícia Militar (PM) detiveram 15 cruzeirenses. Com eles foram apreendidos dois tacos de beisebol, fogos de artíficios e diversos pedaços de madeira. De acordo com os militares, os torcedores seguiam para o Mineirão para assistir o jogo entre Cruzeiro e Boa Esporte pelo Campeonato Mineiro. Durante uma operação policial para monitorar os torcedores, os miliatres desconfiaram do grupo. Eles foram abordados e para a surpresa da PM, havia com eles vários produtos que poderiam ser utilizados durante brigas. Eles foram encaminhados à Central de Flagrantes (Ceflan), juntamente com o material apreendido. Já na avenida Cristiano Machado, no bairro Colégio Batista, região Leste, 25 torcedores atleticanos, todos menores de idade, que jogavam pedras em ônibus foram apreendidos. Segundo a PM, eles atingiam os ônibus que transportavam a torcida do rival Cruzeiro. O grupo foi detido e conduzido ao Centro Integrado de Apoio ao Adolescente Autor de Ato Infracional (Cia-BH). (Hoje em Dia)