Pampulha
Após a ocorrência de mortes e de acidentes na orla da Lagoa da Pampulha, provocados pela má convivência e falta de comunicação entre ciclistas, veículos e pedestres, os frequentadores do mais importante ponto turístico de Belo Horizonte pedem o fechamento de parte da avenida Otacílio Negrão de Lima, pelo menos aos domingos. Criada na década de 40 pelo até então prefeito Juscelino Kubitschek, contemplando um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, o local hoje é um dos pontos favoritos para turistas e belo-horizontinos descansarem, curtirem com a família e, principalmente, praticarem esportes durante a semana e também aos sábados e domingos. O engenheiro Ricardo Mendes, que mora no bairro Sagrada Família, gostou da ideia e acredita que o fechamento da avenida, aos domingo, atrairia um contingente maior de pessoas. (Rádio Itatiaia)

Delegacias especializadas
A presidente Dilma Rousseff defendeu neste domingo a instalação de delegacias especializadas nos estádios de futebol. Por meio do Twitter, a presidenta também afirmou que a violência nos estádios precisa ser coibida pelas polícias locais. A mensagem foi divulgada após o enterro do corpo do torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva, de 26 anos, morto após partida entre o Santa Cruz e o Paraná, válida pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Na sexta-feira (20), ele foi atingido por um vaso sanitário, jogado do alto da arquibancada, quando deixava o Estádio do Arruda, em Recife. "O país que ama o futebol não pode ser tolerante com a violência nos estádios. A morte do torcedor Paulo Ricardo Silva depois de uma partida de futebol no Recife é mais um triste exemplo da urgência de se instalar delegacias especializadas nos estádios. A violência nos estádios precisa ser coibida com rigor pelas polícias locais. Os criminosos devem processados e julgados. Estádios de futebol são palco da alegria e da paixão. Devemos todos nos unir pela paz nos estádios", escreveu a presidenta. (Agência Brasil)

FGTS
As novas regras para portabilidade de crédito imobiliário com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começam a valer hoje. Conforme a norma, o cliente pode transferir o saldo devedor do imóvel para outro banco que ofereça juros mais baixos. Após escolher o melhor plano, o novo banco pagará a dívida original, e o contrato passará a valer. A modalidade está disponível em todos os bancos, além da Caixa Econômica Federal. De acordo com a Circular 650, da Caixa, operadora do FGTS, publicada no dia 22 de abril, o valor e o prazo da operação não podem ser superiores ao saldo devedor e ao prazo remanescente da operação de crédito. Outra regra é que o sistema de amortização da operação de crédito objeto da portabilidade não pode ser alterado. Se houver divergência entre as informações enviadas pelos bancos, a Caixa poderá rejeitar a transferência da dívida ou solicitar a complementação de informações. De acordo com a circular, os motivos que podem implicar negativa da transferência da dívida são o não recebimento de informações dos bancos envolvidos e o fornecimento de dados cadastrais e financeiros inconsistentes. O custo operacional acordado entre as instituições financeiras para fazer a portabilidade não poderá ser cobrado ou repassado ao devedor. (Estado de Minas)

Panamá
Tribunal Eleitoral do Panamá informou, na noite desse domingo (4), que o candidato opositor Juan Carlos Varela, do Partido Panamenhista (direita) será eleito presidente do país. "Temos mais de 60% dos votos apurados e os magistrados consideram que essa tendência [vitória de Varela] é irreversível", disse o presidente do tribunal, Erasmo Pinilla. De acordo com o último balanço oficial, Varela conquistou 39% dos votos, sete pontos percentuais à frente do candidato José Domingo Arias, apoiado pelo presidente Ricardo Martinelli. Juan Carlos Varela tem 50 anos, é empresário e foi vice-presidente no governo de Ricardo Martinelli (atual presidente). Após romper relações com o presidente, tornou-se forte opositor. (Agência Brasil)