Com quase seis meses de atraso, a presidente Dilma Rousseff (PT) desembarca nesta segunda-feira em Ipatinga, no Vale do Aço, para assinar a ordem de serviço que permitirá o início das obras de duplicação da BR-381. Em visita a Varginha, em agosto do ano passado, Dilma havia prometido que até fim de 2013 as máquinas já estariam na pista trabalhando, mas até agora o que se tem é só a montagem de acampamentos de operários que vão trabalhar na recuperação da via. Apesar da expectativa da população que há décadas implora pela execução da obra, a duplicação da BR, ao contrário do que havia prometido inicialmente o governo federal, não vai ser feita em todo o trecho de 305 quilômetros entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Desse total, como mostrou o Estado de Minas em várias reportagens, 90 quilômetros continuarão em pista simples e passarão apenas por melhorias, com a construção de terceira faixa. (Estado de Minas)
Joaquim Barbosa
O presidente do PT, Rui Falcão, divulgou nesse domingo (11) uma nota na qual acusa o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, de obstruir a Justiça e agir de forma arbitrária ao negar ao ex-ministro José Dirceu o direito de trabalhar fora da prisão da Papuda, onde cumpre pena de 7 anos e 11 meses pela condenação no julgamento do mensalão. Barbosa rejeitou na sexta-feira, 9, o pedido de Dirceu para trabalhar em um escritório de advocacia sob a alegação de que o petista deve cumprir pelo menos um sexto da pena antes de obter o benefício de poder sair para trabalhar. Por este cálculo, o ex-ministro só terá direito ao trabalho externo a partir de março de 2015. No texto, Falcão também critica a decisão do presidente do Supremo de suspender o direito à prisão domiciliar do ex-presidente do PT José Genoino, que sofre de problemas cardíacos. "Ao obstruir novamente, de forma irregular e monocrática, o direito de José Dirceu cumprir a pena em regime semiaberto, o ministro Joaquim Barbosa comete uma arbitrariedade, tal como já o fizera ao negar a José Genoino, portador de doença grave, o direito à prisão domiciliar", afirma o texto. (Estado de Minas)
Os professores das escolas particulares de Belo Horizonte irão paralisar as atividades na próxima terça-feira, dia 13 de maio. A avaliação da categoria é de que a proposta patronal de reajuste de 6,02% não contempla as reivindicações dos educadores. Se aplicado no piso salarial do ensino infantil, o ganho real oferecido corresponde a seis centavos, por isso a categoria reivindica um reajuste mínimo de 10%. De acordo com o presidente do Sinpro Minas, o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais, Gilson Reis, as escolas privadas aumentaram as mensalidades neste ano em até 12%. Uma assembleia antes da paralisação está marcada para às 9h da manhã de terça-feira, na Associação Médica, na Avenida João Pinheiro, no Centro da capital. (Rádio Itatiaia)
Enem
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (12). Os interessados podem se candidatar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até o dia 23. Qualquer pessoa pode se inscrever no exame, que está marcado para os dias 8 e 9 de novembro. O valor da inscrição é R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são considerados isentos. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio. No site do Inep é possível também tirar dúvidas sobre o Enem. Neste ano, a página oferece o edital em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema criado para pessoas com deficiência visual, e um vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem tem alguma limitação auditiva. Os candidatos podem ainda obter informações pelo telefone 0800-616161. (Agência Brasil)
A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Gripe até o dia 23 de maio em todos os centros de saúde da capital. Os públicos contemplados para receber a vacina são: idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e portadores de doenças crônicas. O objetivo da campanha é atingir a meta de cobertura vacinal de 80% dos grupos prioritários. Em 2013, a capital mineira ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, vacinando 496 mil 899 pessoas, no que corresponde a uma cobertura de 94%. Já em 2014, apenas 23% das pessoas haviam sido imunizadas até o fim da semana passada em um dos 147 postos de saúde espalhados pela cidade. A meta é que 655 mil belo-horizontinos sejam vacinados este ano. (Rádio Itatiaia)
Ônibus 723
O sargento Glebson Ferreira Lima, integrante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), foi o negociador que conseguiu convencer o sequestrador do ônibus da Linha 723 (Cascadura/ Mariópolis), Paulo Alberto Ferreira da Silva, 33, a se entregar neste sábado (10) à noite, depois de quase três horas em que ele mantinha o motorista Júlio César Pereira e a estudante Rafaela Lobo, 17, como reféns. Em entrevista à Agência Brasil, o sargento disse que a negociação foi difícil porque Paulo Alberto resistia. “Ele falava coisas desconexas. Não conseguia concatenar nada. Teve uma hora em que oramos lá e em um momento ele me entregou a tesoura. Aí eu consegui convencê-lo a sair do ônibus. Ele estava tão desorientado que eu pedi para libertar o motorista, para ele abrir a porta para o motorista descer. Quando eu falei em abrir a porta ele falou que se a porta abrisse ele sairia também. E foi o que aconteceu”, disse. O sargento disse que em nenhum momento Rafaela foi ameaçada com palavras, mas que Paulo Alberto tinha nas mãos uma tesoura, que aproximou algumas vezes da estudante. O sargento contou ainda que, durante o sequestro, Rafaela se mostrou calma e o ajudou muito. “Com a sua calma, quando eu pedia para ela falar com ele ela falava. Ela foi primordial”, contou, acrescentando que em determinados momentos em que o sequestrador ficava calado, ele pedia para a estudante conversar com ele para continuar o contato com a negociação.(Hoje em Dia)
Entre 94% e 98% dos votantes aprovaram a independência da região de Lugansk (Leste) da Ucrânia no referendo separatista realizado ontem (11), anunciou a comissão eleitoral da autoproclamada “República Popular de Lugansk”.O resultado, preliminar, baseia-se na contagem dos votos em 28 das 32 circunscrições eleitorais, segundo a comissão, citada por meios locais. “Em favor da autonomia estatal da República Popular de Lugansk votaram entre 94% e 98% dos eleitores. Estamos à espera dos dados das comissões dos territórios em conflito, que são pressionadas pela Guarda Nacional”, disse Aleksandr Malijin, chefe da comissão eleitoral local. O responsável indicou que falta também contar os votos dos eleitores recenseados em Lugansk, mas que residem em Moscovo. “Em resumo, a votação foi válida”, disse, ao acrescentar que hoje à tarde serão anunciados os resultados finais. (Agência Brasil)