O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará no próximo dia 11 as ações que contestam a resolução da Justiça Eleitoral que mudou o tamanho das bancadas de 13 estados na Câmara dos Deputados. Foram pautadas ações diretas de inconstitucionalidade protocoladas no ano passado pelas assembleias legislativas de Pernambuco, do Piauí e de Santa Catarina, e pelos estados do Espírito Santo, da Paraíba, do Piauí e Paraná. A polêmica sobre a mudança na composição das bancadas na Câmara começou após uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definida em abril do ano passado, ao julgar um recurso apresentado pela Assembleia Legislativa do Amazonas. A Casa alegou que a representação populacional do estado na Câmara não condizia com a realidade, pois tinha como referência um censo defasado. Sustentou ainda que estados com menor população, como Alagoas e o Piauí, tinham mais representatividade na Câmara - com nove e dez deputados federais, contra oito do Amazonas. Conforme a decisão original do tribunal, perderão uma cadeira os estados de Alagoas e Pernambuco; do Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Ficarão sem duas cadeiras a Paraíba e o Piauí. Ganharão uma cadeira o Amazonas e Santa Catarina; duas cadeiras, o Ceará e Minas Gerais. O maior beneficiado é o Pará, que terá mais quatro deputados. (Agência Brasil)
Um incêndio de grandes proporções destruiu parte de um restaurante na noite deste domingo, na Savassi, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as chamas tiveram início em uma fritadeira no bar e restaurante Santa Fé, localizado no térreo do apart-hotel Promenade Champagnat. Rapidamente, o fogo, que começou na cozinha, se alastrou para as outras áreas do imóvel. Oito viaturas foram deslocadas para o local. Por causa da fumaça densa, moradores do apart-hotel localizado na Rua Santa Rita Durão não conseguiam sair das residências e precisaram da ajuda dos Bombeiros, que chegaram ao local por volta das 21h40. Somente após apagar o incêndio, cerca de meia hora depois, os militares puderam começar a retirar os hóspedes. As chamas chegaram a atingir a fachada do hotel e o parquinho de uma escola ao lado. De acordo com os Bombeiros, sete vítimas que inalaram a fumaça preta foram resgatadas do 12º andar do prédio e socorridas na rua. No entanto, apenas duas pessoas foram levadas para hospital por uma ambulância que estava no local. As causa do incêndio ainda são desconhecidas. (Rádio Itatiaia)
O Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte lançaram oficialmente, nesse sábado, os guias do Torcedor e de Segurança e Saúde, materiais voltados para os turistas e torcedores que virão à capital acompanhar a Copa do Mundo.Faltando menos de duas semanas para o início do Mundial, o secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, acredita que Minas está preparada para receber os visitantes. “Elaboramos os guias para serem usados como uma importante ferramenta de informação para os turistas e torcedores que vêm acompanhar a Copa do Mundo em nosso Estado. Estamos focados e prontos para receber a todos da melhor maneira e oferecer as melhores condições para que possam usufruir do melhor que há em Minas”, explicou. O Guia do Torcedor traz informações diversas sobre Minas Gerais e a cidade-sede do Mundial, Belo Horizonte. Informações como patrimônio, gastronomia, o estádio, centros de treinamentos e locais de alimentação e hospedagem estão presentes no material. Endereços de meios de hospedagem, restaurantes, compras e outros pontos de lazer também podem ser consultados no material. Já o Guia de Segurança e Saúde apresenta a identificação das forças de segurança e socorro do Estado, telefones úteis, endereços de delegacias, dicas de segurança e saúde para os turistas. Os dois manuais serão distribuídos com versões de inglês e espanhol, bem como o Guia do Viajante Saudável, produzido pela Secretaria de Estado de Saúde, que também estará à disposição dos torcedores durante a Copa. O material será entregue aos turistas em restaurantes, hotéis, rodoviária, aeroporto e demais lugares que tenham demanda de visitantes. (Rádio Itatiaia)
Copa do Mundo I
A presidenta da República, Dilma Rousseff, disse hoje que o povo brasileiro vai receber, sem violência, o turista que virá ao país para a Copa do Mundo. Em discurso durante inauguração do corredor expresso de ônibus (BRT, do inglês Bus Rapid Transit) Transcarioca, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, Dilma disse que o visitante estrangeiro levará na mala, ao voltar para o país de origem, o afeto dos brasileiros. “Na mala do turista não cabe o BRT, o aeroporto, o Maracanã, mas cabe o gesto de carinho, de afeto, do bem receber. Somos esse povo que receberá o turista, não com violência, mas com carinho, com muito carinho e respeito a todos aqueles que vierem nos visitar”, disse Dilma. Segundo a presidenta, as obras que estão sendo inauguradas agora, como o BRT e as reformas de aeroportos, não são para a Copa do Mundo, mas para o próprio povo brasileiro. “Diziam que a Copa do Muindo não tinha legado nenhum. Eu pessoalmente acho que nenhum legado é da Copa. Todos os legados são do povo brasileiro. Não estamos fazendo aeroportos para a Copa, mas para todos os brasileiros. Por acaso, eles serão usados na Copa.” (Agência Brasil)