Portugal X Alemanha

Cristiano Ronaldo será o principal nome de Portugal nesta segunda-feira, às 13h (com o acompanhamento do Placar UOL), quando os lusitanos enfrentarão a Alemanha, considerada pelos críticos uma das melhores equipes do mundo, pelo Grupo G da Copa do Mundo. Será que a individualidade do melhor jogador do mundo, que terminou a temporada pelo Real Madrid lesionado, é capaz de se sobrepor ao sólido trabalha executado pelo técnico Joachim Low desde 2006?

Os alemães entram nesta Copa pressionados pela seca de títulos (desde 1996), mas ocupam a segunda colocação do ranking da Fifa e participaram das Eliminatórias de forma quase impecável: foram nove vitórias e um empate em dez jogos, com 36 gols marcados e apenas dez sofridos. Do outro lado, Portugal precisou de um show de Cristiano Ronaldo na repescagem contra a Suécia para conseguir uma vaga no Mundial. (UOL)

Calamidade Pública

BRASÍLIA - O prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), decidiu decretar estado de calamidade pública na cidade. O decreto será publicado no Diário Oficial do Município amanhã, quando Estados Unidos e Gana têm uma disputa marcada no estádio Arena das Dunas. O motivo da medida são os danos causados pelas chuvas intensas que caíram em Natal durante o fim de semana. Houve deslizamentos e desabamento de casas na Zona Leste, a cerca de sete quilômetros do estádio. O Corpo de Bombeiros garante que o Arena das Dunas é seguro e não vai fazer vistoria no local antes do jogo, apesar de ter havido alagamentos profundos em volta do estádio. (O Globo)

PIB

RIO - Economistas do mercado financeiro reduziram, pela terceira vez consecutiva, a projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano. Segundo o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira, a mediana das previsões dos analistas para a alta do Produto Interno Bruto (PIB) caiu para 1,24%, frente a 1,44% na semana passada. Há quatro semanas, a expectativa era de aumento de 1,62%.
Os especialistas também reduziram levemente a projeção para a inflação deste ano, que, segundo o relatório desta segunda, deve fechar o ano em 6,46%. Na semana passada, a projeção era de 6,47%. Em relação à taxa de juros, a pesquisa continua indicando que a Selic deve encerrar 2014 em 11% ao ano. (O Globo)

Eleições 2014

O Ministério Público de Minas (MPMG) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE–MG) estão de olho nos abusos cometidos nas redes sociais, principalmente pelos partidos políticos, no que se refere à propaganda eleitoral antecipada. Mas promotores e juízes analisam a situação com cautela para não ferir a liberdade individual do cidadão.

O promotor eleitoral de Minas, Édson de Resende Castro, que coordena o Centro de Apoio Operacional Eleitoral, da Promotoria Geral de Justiça de Minas, admite que o monitoramento das redes sociais é quase impossível, mas o órgão tem vigiado páginas não oficiais dos principais pré-candidatos que irão disputar as eleições deste ano. (O Tempo)

Protestos


Um total de 30 pessoas já foram presas e cinco adolescentes, apreendidos, por delitos registrados nas manifestações contra a Copa do Mundo ocorridas em Belo Horizonte no sábado (14) e na quinta-feira (12). Entre os presos, pelo menos três foram autuados em flagrante e estão detidos em unidades carcerárias da capital e uma estudante universitária teve a prisão preventiva decretada no Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) por participação ocorrida no primeiro protesto. Novo ato está marcado para terça-feira (17), quando o Brasil enfrentará o México em Fortaleza (CE). Apesar de o ato ocorrido no sábado não ter terminado em confronto por causa do forte aparato policial montado no centro da cidade, no ponto de concentração dos manifestantes, 12 pessoas foram presas e três menores, apreendidos. Segundo a Polícia Civil, Igor Daniel de Aguiar Borges, de 29 anos, foi encontrado com um coquetel molotov e uma máscara de gás, e Fernando Senhorinha Rinaldi, de 18 anos, foi flagrado com uma machadinha e uma chave usada para furtar veículos. Além deles, Karine Kênia Soares da Silva Melo, de 20, também foi presa acusada de ser "cúmplice" de Rinaldi, que ainda deve responder a processo por incitação à violência. (Hoje em Dia)

Falso sequestro

Um trote, que anunciava o sequestro da filha do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), mobilizou a Polícia Militar no fim da manhã deste domingo (15). Segundo a Polícia Militar, um homem ligou para o 190, dizendo ser o namorado da filha do prefeito, que estaria sendo mantida refém, em seu carro, por bandidos. Agentes da PM se deslocaram então para o endereço passado pelo denunciante, na rua Cambuquira, bairro Carlos Prates, região Noroeste da capital. Ao mesmo tempo, a PM ligou para os familiares da suposta vítima, que negaram a informação e confirmaram que a filha de Lacerda estava bem. No local da ocorrência a política encontrou um homem confuso, que na verdade nem sabia o nome da filha do prefeito e aparentava ser doente mental. De acordo com a PM, ele foi encaminhado para o Hospital Raul Soares, no Santa Efigência. (Hoje em Dia)

Colômbia

A reeleição de Juan Manuel Santos na Colômbia representa um voto de confiança no processo de paz que ele iniciou com os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), em novembro de 2012. Com 99,97% das urnas apuradas, o presidente conquistou 50,94% dos votos contra os 45,01% que recebeu seu principal adversário, Oscar Ivan Zuluaga.

Zuluaga havia recebido o maior número de votos no primeiro turno, mas Santos acabou vitorioso com uma campanha movida pelo discurso de paz com as Farc e por alianças partidárias de última hora. O aumento do número de eleitores no segundo turno também ajudou. Cinco em cada dez colombianos aptos a votar (47,98%) compareceram às zonas eleitorais, enquanto no primeiro turno o índice de abstenção ultrapassou 60%. (Uol)

Iraque
O navio norte-americano USS Mesa Verde entrou nesta segunda-feira (16) no Golfo para apoiar uma possível ação dos Estados Unidos em auxílio ao governo do Iraque, informou a emissora CNN. No total, 550 marines estão na embarcação. (G1)

Ucrânia

O ministro da Energia da Ucrânia disse nesta segunda-feira (16) que a Rússia cortou todo o fornecimento de gás para Kiev, mas garantiu que o fluxo de gás para os clientes europeus continua a ser enviado de maneira consistente através dos dutos ucranianos. (G1)