As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) estão abertas a partir de desta segunda-feira por meio do site do programa. São ofertadas gratuitamente 289.341 vagas em ensino técnico. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas integrais. As áreas com maior oferta de vagas são ambiente e saúde (32,17%), comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10%) e controle e processos industriais (11,67%). O candidato pode escolher até duas opções de curso. É possível alterá-las ao longo do período de inscrição. Uma vez por dia, até sexta-feira, será divulgada a nota de corte de cada curso. As vagas são destinadas a instituições particulares; do Sistema S (Senai e Senac) e a instituições públicas. (Rádio Itatiaia)
CBF
Dunga acertou com a CBF e será o novo técnico da seleção brasileira. Sua apresentação está marcada para esta terça-feira (22). O treinador de 50 anos já deve comandar o time nos primeiros amistosos após a Copa, em agosto, nos EUA. O presidente da CBF, José Maria Marin, e seu sucessor, Marco Polo Del Nero, conduziram pessoalmente a contratação de Dunga. Os três se reuniram pelo menos duas vezes nos últimos dias em São Paulo, onde Marin e Marco Polo moram. As negociações acontecem desde a última quarta (16) e foi concretizada no final de semana. Dunga e a cúpula da CBF passaram as últimas horas discutindo qual será a formação da nova comissão técnica da seleção, uma vez que todo o estafe que participou da Copa de 2014 foi dispensado pela confederação. A expectativa é que, na terça, ao ser apresentado na nova sede da CBF, Dunga também anuncie a sua comissão técnica, que passará a trabalhar com ele, focando a Copa da Rússia, em 2018. (Hoje em Dia)
O fundador do grupo Odebrecht, Norberto Odebrecht, morreu neste sábado (19), aos 93 anos, por complicações cardíacas, em Salvador. O enterro foi realizado neste domingo (20) no cemitério Campo Santo. O engenheiro pernambucano fundou a Construtora Norberto Odebrecht em 1944. A empresa deu origem ao grupo, que atua em 23 países e emprega 200 mil pessoas. Inicialmente, Norberto concentrou a atuação da construtora na Bahia e, a partir de parcerias com a Petrobras e a Sudene, passou a operar em outros Estados. O empresário foi presidente do grupo até 1991, quando entregou o comando para Emilio, seu filho. O presidente de honra da Odebrecht era também presidente do conselho de curadores da Fundação Odebrecht e membro da Academia Nacional de Engenharia. Nos últimos anos de vida, dedicou-se à fundação. Um de seus maiores xodós era um projeto de desenvolvimento socioeconômico na região do baixo-sul da Bahia, que fomentou e apoiou a formação de cooperativas para produção de palmito, mandioca, aquicultura e artesanato. As visitas dele à região eram frequentes. (Hoje em Dia)
O bebê de 11 meses resgatado ontem, 20, dos escombros de um prédio que desabou em Aracaju morreu a caminho do hospital. A informação foi confirmada pelo assessor adjunto de comunicação do Corpo de Bombeiros de Sergipe, capitão Carlos Alves. Os pais da criança e a irmã, de 6 anos, estão internados no Hospital de Urgência de Sergipe e passam bem. A criança mais velha e o pai, trabalhador da obra, foram os primeiros a serem resgatados dos escombros. Em seguida, as equipes de socorro retiraram o bebê, que foi atendido no local, mas não resistiu. A causa da morte foi insuficiência respiratória. A última a ser retirada dos escombros foi a mãe. A família foi resgatada por volta do meio-dia após passar mais de 30 horas soterrada. O edifício de quatro andares, ainda em construção, desabou na madrugada desse sábado (19), quando uma forte chuva atingia a cidade. O pai trabalhava na obra e passava a noite no local com a mulher e os dois filhos. (Agência Brasil)
O corpo do escritor e educador Rubem Alves foi cremado neste domingo (20), no Crematório Metropolitano Primaveras, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Ele morreu às 11h50 deste sábado (19) após nove dias internado com um quadro de pneumonia. O corpo foi velado no plenário da Câmara Municipal de Campinas, no interior paulista, cidade onde o escritor mineiro morava. A cerimônia da cremação foi restrita à família. Rubem Alves completaria 81 anos no dia 15 de setembro. Eles nasceu na cidade de Boa Esperança, no sul de Minas Gerais, e vivia há 42 anos em Campinas, onde mantinha um instituto para promover a inserção social por meio da educação. O Instituto Rubem Alves também dá assistência a educadores. Além de escritor e pedagogo, Rubem Alves era poeta, filósofo, cronista, contador de histórias, ensaísta, teólogo, psicanalista e acadêmico. É considerado uma das principais referências no pensamento sobre educação e tem uma bibliografia que conta com mais de 160 títulos distribuídos em 12 países. (O Tempo)
Ucrânia
Rebeldes pró-Rússia encontraram objetos que podem ser as caixas-pretas do avião da Malysia Ailrines que caiu na última quinta-feira (17) na Ucrânia, anunciou neste domingo (20) um dos líderes do grupo, Alexandre Borodaï. O primeiro-ministro da autoproclamada República do Povo de Donetsk disse estar pronto para entregar os objetos encontrados aos especialistas internacionais que vão verificar as causas do acidente. Ele disse que os rebeldes não confiam em especialistas ucranianos. Borodaï disse ainda que os corpos removidos do local vão ser mantidos em locais refrigerados perto do local da queda do avião até a chegada de perito. O líder explicou que suas forças retiraram os corpos do local em respeito às famílias das vítimas. "Não podíamos esperar mais por causa do calor e também porque há muitos cães e animais selvagens nessa área.” O Boeing 777 da Malaysia Airlines, que fazia a ligação entre Amesterdã e Kuala Lumpur, caiu na última quinta-feira no Leste da Ucrânia com 298 pessoas a bordo. Segundo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o avião foi atingido por um míssil disparado de território controlado por separatistas pró-Rússia. O governo russo exigiu da Ucrânia respostas sobre o abate do avião, em uma zona controlada por separatistas ucranianos pró-Rússia, acusando o governo de Kiev de ser o responsável. (Agência Brasil)
O Conselho de Segurança (CS) da ONU pediu neste domingo (20) "a imediata cessação de hostilidades" na Faixa de Gaza e expressou sua "séria preocupação" com a escalada da violência na região. Assim disse o presidente rotativo do CS, o ruandês Eugene Gasana, em uma declaração que leu aos jornalistas após uma reunião de duas horas para analisar a situação nessa região do Oriente Médio. Ele disse que a declaração tinha sido escrita pelos representantes do Conselho depois das consultas realizadas em reunião a portas fechadas na sede da ONU. Os intensos confrontos já deixaram mais de 500 palestinos e 20 israelenses - 18 deles soldados - mortos desde 8 de julho. Na manhã desta segunda, ao menos nove palestinos de uma mesma família, entre eles quatro crianças, perderam a vida em um ataque aéreo israelense contra sua casa em Rafah (sul da Faixa). Além disso, esse órgão da ONU faz um apelo para "o respeito das leis humanitárias internacionais, incluindo a proteção dos civis", insistindo na necessidade de conseguir tréguas entre as duas partes por razões humanitárias. (G1)