França

A França mobilizará 10 mil militares para proteger os lugares sensíveis em todo o país após a onda de atentados que deixaram 17 mortos na semana passada, anunciou nesta segunda-feira o ministro da Defesa. Jean-Yves Le Drian anunciou as medidas após uma reunião de crise com o presidente François Hollande, num momento em que a França busca evitar novos ataques extremistas. Ao anunciar uma verdadeira operação interior, o ministro da Defesa destacou que "é a primeira vez em que há uma mobilização de tal amplitude em nosso território". "Decidimos, junto ao chefe do Estado-Maior das Forças-Armadas (general Pierre de Villiers), mobilizar 10 mil homens para a proteção de pontos sensíveis em todo o território a partir de amanhã", terça-feira, acrescentou. Segundo Jean-Yves Le Drian, que se negou a identificar quais eram esses pontos sensíveis, a mobilização dos soldados começou a ser colocada em andamento na manhã desta segunda-feira. (G1)

Charlie

A sede do jornal alemão Hamburger Morgenpost foi atacada neste domingo, na cidade de Hamburgo. A publicação reproduziu caricaturas do profeta Maomé feitas pelo Charlie Hebdo, um dia após o atentado no jornal francês. Segundo a polícia local, pedras e uma bomba foram atiradas nas janelas da redação do jornal. Não houve feridos, e o fogo foi controlado rapidamente. Após os ataques na França, o governo alemão aumentou a vigilância nas fronteiras e aeroportos do país. O Ministério Público alemão anunciou neste domingo a prisão de um homem suspeito pertencer ao Estado Islâmico. De acordo com o Ministério Público alemão, o suspeito tem 24 anos, viajou para a Síria em outubro de 2013 e retornou à Alemanha no final do ano passado. Segundo o órgão, a prisão não está relacionada aos ataques ao Charlie Hebdo. As autoridades informaram que não há provas de que o suspeito planejava realizar ataques terroristas. (Agência Brasil)

Petrobras

A Petrobras negou ontem (11) a existência de sociedades de Propósito Específico (SPE), do tipo projeto estruturado (project finance), constituídas pela companhia, represente uma rede de empresas paralelas criadas para evitar a fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU), conforme foi publicado em matéria do jornal O Globona edição deste domingo. Em nota, a empresa refutou o título da matéria "Petrobras Paralela" e a expressão "rede de empresas" classificando-os de termo pejorativo e de duplo sentido. “Não se trata de uma rede de empresas, pois não há relação entre as SPEs. Uma SPE, constituída segundo um modelo de negócio utilizado nacional e mundialmente, de projeto estruturado, como já informamos reiteradamente ao referido jornal, é uma empresa com objetivo específico de captar recursos para implantação de um projeto e de individualizar custos, receitas e resultados, permitindo uma visão clara do negócio e a percepção dos riscos, aos sócios e potenciais financiadores. A Petrobras vem utilizando esse mesmo modelo de negócio desde 1999, com grande êxito”, explicou a nota. "Não há um pronunciamento definitivo do TCU acerca da necessidade das SPEs, em que a Petrobras não tenha participação acionária, observarem o regime jurídico aplicável à companhia”, completou. (Agência Brasil)

Sisu

Os candidatos poderão consultar, a partir desta segunda-feira, no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) as vagas que serão ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior nesta edição do programa. As inscrições poderão ser feitas na próxima semana, de 19 a 22, no mesmo endereço. Neste semestre, serão oferecidas 205.514 vagas no ensino superior público, um aumento de 20% em relação ao primeiro semestre do ano passado. As vagas serão disponibilizadas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. No ano passado eram 115 instituições participantes. Do total de 63 universidades federais, 59 participam do Sisu, além de todos os 38 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e os dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefet). Para se inscrever, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não ter tirado 0 na prova de redação. O resultado do Enem será divulgado nesta terça-feira, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram o exame no ano passado. (Rádio Itatiaia)

Confins

Taxistas de quatro empresas que prestam serviços no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fazem uma paralisação na manhã desta segunda-feira, no terminal. Os profissionais e representantes das operadoras de táxis protestam contra a ação de perueiros e "piolhos", que fazem o transporte clandestino na região. De acordo com taxistas, a mobilização ocorre depois de uma confusão na última sexta-feira entre os motoristas credenciados nas empresas e clandestinos. Segundo os profissionais que trabalham no terminal, dois homens chegaram em um carro preto e um deles armado disparou contra os taxistas estacionados no aeroporto. A dupla fugiu e não foi localizada. Um taxista, que não quis se identificar, diz: “Essa é nossa indignação, eles trabalham ilegais e armados ainda”. Ao todo, mais de 500 veículos estão autorizados a pegar passageiros no aeroporto de Confins, sendo permissões de Confins, Lagoa Santa e da Secretaria de Transportes de Obras Públicas (Setop), que podem atuar em toda a Grande BH em qualquer trajeto. O em.com.br entrou em contato com o O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), responsável pela fiscalização de transporte clandestino, e aguarda retorno. (Estado de Minas)

Carandiru

A exposição Sobre Vivências: Carandiruexibe como os detentos se adaptavam à realidade do presídio, considerado na época o maior da América Latina. A mostra, em cartaz no Museu da Casa Brasileira, na capital paulista apresenta uma coleção de ferramentas e utensílios improvisados pelos detentos: fornos, filtros, facas e outros objetos podem ser vistos pessoalmente ou por meio de fotografias feitas Renato Soares. O presídio foi desativado e parcialmente demolido em 2002, depois de um dos episódios mais violentos da história do sistema penitenciáio brasileiro. O Massacre do Carandiru ocorreu há 22 anos, quando uma operação policial para reprimir uma rebelião resultou na morte de 111 presos. O trabalho de coleta das ferramentas foi feito pela equipe coordenada pela atriz Sophia Bisilliat e pelo jornalista André Caramante, de 2001 a 2002, últimos anos de funcionamento da casa de detenção. Antes do início do registro, no entanto, os entrevistadores estiveram por seis meses circulando dentro do presídio para conseguir o acesso aos pátios, celas e corredores. Na etapa seguinte foram acompanhados por João Wainer, que fotografou, e Maureen Bisilliat, que gravou em vídeo, os detalhes da vivência. (Agência Brasil)

Canabidiol

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retoma na próxima semana o debate que pode excluir o canabidiol da lista de substâncias proibidas e reclassificá-lo como medicamento. A reunião da diretoria colegiada está marcada para a próxima quarta-feira (14). De acordo com a Anvisa, serão discutidos também os critérios e procedimentos para a importação de produtos a base da substância em associação com outros canabinóides, por pessoa física e para uso próprio. Na primeira reunião do ano, os diretores da agência devem avaliar a atualização de dados cadastrais relativos ao funcionamento de empresas, e a transferência de titularidade de registro de produtos sujeitos à vigilância sanitária em decorrência de operações societárias e operações comerciais. Outra pauta trata da proposta de regulamento que estabelece os requisitos de boas práticas para o funcionamento dos serviços de diagnóstico por imagem, que utilizam equipamentos emissores de radiação ionizante na área da saúde. (Agência Brasil)

Clima

O que a crise hídrica em São Paulo e a seca na Califórnia, que enfrenta a pior estiagem em 1,2 mil anos, têm em comum? O resfriamento da porção norte do Oceano Pacífico. A cada 50 ou 60 anos, a queda da temperatura do Pacífico – que afeta o padrão climático em praticamente todo o mundo, com consequências diferentes em cada região – tem tornado a distribuição de chuva no Brasil irregular. Chamado de Oscilação Decadal do Pacífico (PDO, na sigla em inglês), o fenômeno caracteriza-se pela alternância entre fases quentes e frias na área tropical e subtropical do Oceano Pacífico, principalmente no Hemisfério Norte. Cada ciclo dura de 25 a 30 anos e afeta cada parte do planeta de forma distinta. Atualmente, o oceano está no auge da fase fria. Na última fase fria, entre o fim dos anos 50 e início dos anos 60, o Brasil enfrentou quatro anos seguidos de verões secos. Caso o padrão se repita, as chuvas só voltarão ao normal em 2016, como informou a Agência Brasil em março do ano passado. “No ano passado, a PDO originou um bloqueio no Oceano Pacífico que reforçou aAlta Subtropical do Atlântico Sul, tornando o verão seco. Neste ano, as condições no Pacífico estão neutras, mas ainda com um pouco de resfriamento. Ainda são necessários estudos, mas é bem provável que o Oceano Pacífico esteja mais uma vez influenciando o verão brasileiro em 2015”, diz a meteorologista da Climatempo Bianca Lobo. (Agência Brasil)

AirAsia

As autoridades indonésias anunciaram hoje (12) terem recuperado uma das caixas-pretas do avião da AirAsia que caiu no Mar de Java há duas semanas com 162 pessoas a bordo."Recebi a informação do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes de que conseguimos recuperar a caixa-preta que guarda os dados de voo", disse o diretor da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo, aos jornalistas. A caixa-preta com os registros de voz da cabine da aeronave ainda não foi recuperada, acrescentou. O Airbus A320-200 da AirAsia decolou, em 28 de dezembro, da cidade indonésia de Surabaia, com destino a Cingapura, onde deveria ter pousado cerca de duas horas depois, mas caiu no Mar de Java. (Agência Brasil)

Moçambique

Autoridades de saúde informaram que 56 pessoas em Moçambique morreram ao consumirem cerveja contaminada. Outras 49 pessoas estão internadas em hospitais nos distritos de Chitima e Songo, a nordeste da província de Tete.Segundo o oficial de saúde distrital Alex Albertini, houve ainda mais 146 pessoas que visitaram hospitais para serem examinadas suspeitando de envenenamento. A informação foi dada em entrevista a uma rádio moçambicana. As pessoas contaminadas estavam em um funeral na região no sábado. A Pombe, uma cerveja tradicional de Moçambique, é feita de farinha de milhete ou farinha de milho. Autoridades acreditam que a bebida foi contaminada com bílis de crocodilo durante o funeral. Amostras de sangue e de cerveja estão sendo enviadas para a capital Maputo para serem testadas. Segundo a diretora de Saúde da província, Carle Mosse, é possível que a situação ainda piore porque a região não tem os recursos necessários para lidar com o desastre. (Rádio Itaitiaia)