Chuva

A chuva insistente dos últimos dias tem provocado uma série de transtornos, como a queda de árvores e o esvaziamento do pré-Carnaval de Belo Horizonte. O efeito positivo mais esperado, no entanto, ainda não aconteceu: o aumento do nível dos reservatórios de água que servem à região metropolitana. No sábado, o sistema Paraopeba, que engloba as represas Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores, operava em 29,9% da capacidade, mesmo índice de 22 de janeiro, quando, no auge da estiagem, o governo do Estado anunciou medidas emergenciais para evitar o racionamento. Nesse domingo (8), a Copasa não disponibilizou ninguém para falar sobre a estabilização na captação de água, mesmo com a chuva dos últimos dias. Nesse domingo, uma árvore de grande porte caiu sobre cinco carros estacionados na avenida Assis Chateaubriand, no bairro Floresta (Leste). Ninguém ficou ferido. O tempo instável deve permanecer em BH e região até quarta-feira, segundo o Clima Tempo. Para esta segunda-feira (9), a previsão é de 40 mm de chuva na capital, ou um quinto da média. (Hoje em Dia)

Confins

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, bateu ontem a marca de mais de 15 horas fechado, em uma maratona de caos e insatisfação que começou há três dias, transformando em pesadelo os planos de milhares de passageiros. Apenas no domingo, 93 voos foram cancelados e, pela manhã, em momentos de pico de congestionamento aéreo, mais de 60 estavam atrasados. Apesar do caos que começou na sexta-feira, quando o terminal fechou sua pista por cinco horas devido ao tempo chuvoso, e do tumulto que paralisou pousos e decolagens durante sete horas no sábado, somente na tarde de ontem o ILS (sigla em inglês para sistema de pouso por instrumentos) foi reativado, às pressas. O momento mais crítico enfrentado ontem em Confins ocorreu pela manhã, com mais de meia centena de cancelamentos. Durante a tarde, após a entrada em operação do aparelho – que vinha sendo desligado durante o dia para obras na pista – o fluxo melhorou e os voos atrasados haviam caído de cerca de 60 para 21, comprovando que a providência poderia ter minimizado o caos no terminal, assim como transtornos e prejuízos para milhares de passageiros, que durante três dias enfrentaram cancelamentos de 188 voos. (Estado de Minas)

Trânsito

Belo Horizonte tem trânsito lento e semáforos com problemas na manhã desta segunda-feira chuvosa. De acordo com a BHTrans, pelo menos sete equipes estão trabalhando no acerto de sinais em flash ou desativados neste início de semana. Há semáforos com problemas na Avenida Presidente Antônio Carlos esquina com Rua Professor Magalhães Penido, no Bairro Jaraguá; Avenida Tereza Cristina esquina com Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Carlos Prates; Rua São Paulo com Tupis, no Centro; Rua Estevão Pinto com Trifânia, no Bairro Cruzeiro; Rua Vila Rica, no Bairro Padre Eustáquio; Avenida José Cândido da Silveira, no Bairro Santa Inês; e Avenida Barão Homem de Melo esquina com Domingos Gandra, no Aglomerado Ventosa. Além desses trechos onde já existem técnicos trabalhando, há sinais intermitentes na Avenida Prudente de Morais. Em Contagem, na Grande BH, motoristas enfrentam problemas em três semáforos da Avenida João César de Oliveira. (Estado de Minas)

Matozinhos

Uma jovem de 21 anos teve uma surpresa ao receber a visita de militares em sua casa, na manhã deste domingo (8), em Matozinhos, na região metropolitana de Belo Horizonte. Os policiais foram até o imóvel devolver a carteira que a mulher havia perdido com R$ 1.000. A quantia, que era o salário do mês, foi encontrada por um homem, que procurou a Polícia Militar. Segundo o sargento Welligton Souza, da 198ª Companhia, ele e sua equipe faziam um patrulhamento de rotina quando forma abordados pelo homem. O jovem contou que havia encontrado a carteira na rua Bolívia, no bairro Bom Jesus. “Além do dinheiro, na carteira tinha alguns documentos pessoais e um cartão de crédito. Através desses documentos conseguimos localizar a mulher, que mora no bairro Presidente”, explicou o militar. Ao chegar no imóvel, o sargento questionou a dona de casa se ela havia perdido alguma coisa. A jovem contou que, nesse sábado (7), perdeu a carteira com o salário do mês no aeroporto de Confins, também na Grande BH. Ela é funcionária de uma rede de fast-food instalada no terminal. (O Tempo)

Brics

O governo brasileiro promoverá, entre os dias 10 e 13 deste mês, no Palácio Itamaraty, a 1ª Reunião de Ministros Responsáveis por Assuntos Populacionais do Brics e o 2º Seminário de Funcionários e Peritos em Questões Populacionais do Brics. De acordo com a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), o objetivo é reunir temas de relevância entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países de economia emergente que compõem o grupo Brics, e abrigam cerca de 2.9 bilhões de habitantes, para aprofundar debates para uma agenda conjunta de desenvolvimento na área. A reunião de ministros será na quinta-feira (12). Coordenado pela SAE, do recém-empossado ministro Mangabeira Unger, o evento terá a participação de ministros brasileiros ligados a assuntos populacionais, como o do Desenvolvimento Social e o das Cidades. As delegações de Rússia, Índia, China e África do Sul serão chefiadas por pelo menos um ministro da área. Entre os assuntos que serão discutidos estão: mortalidade materna, aids e doenças sexualmente transmissíveis; migração rural-urbana e urbanização; envelhecimento e transferências intergeracionais; diferenças de gênero no mercado de trabalho e o papel das mulheres no cuidado de crianças pequenas e idosos dependentes. (Agência Brasil)

Petrobras

Um dos investigados na nona fase da Operação Lava Jato deve prestar depoimento hoje (9) na Superintendência da Polícia Federal em Curititiba. Mário Frederico Mendonça Goes se entregou ontem (8) à PF e deve ser interrogado pelos delegados sobre as acusações de intermediar, por meio da empresa Arxo Industrial, o pagamento de propina na obtenção de contratos com a Petrobras. Ele estava foragido desde quinta-feira (5), quando teve prisão decretada, mas não foi encontrado em seu endereço no Rio de Janeiro. Segundo o Ministério Público Federal, Goes operava um esquema de corrupção na Petrobras usando a mesma forma de atuação do doleiro Alberto Youssef e do empresário Fernando Baiano: recolhendo propina de empresas privadas para agentes da estatal e ocultando a origem dos recursos. De acordo com os investigadores, Gilson João Pereira e João Gualberto Pereira, sócios da Arxo, e Sergio Ambrosio Marçaneiro, diretor financeiro, pagavam propina para obter contratos com a BR Distribuidora. Todos estão presos na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Os pagamentos ocorreriam em contratos com a BR Aviation, empresa da Petrobras especializada no abastecimento de aeronaves. A Arxo vende tanques de combustíveis e caminhões-tanque. Segundo o advogado Leonardo Pereima, os sócios da empresa nunca pagaram propina para a Petrobras e não tiveram contato com o ex-gerente da estatal Pedro Barusco e com o ex-diretor de Serviços Renato Duque. Para a defesa, as acusações decorrem apenas de vingança da ex-funcionária do Departamento Financeiro, demitida por desviar cerca de R$ 1 milhão. (Agência Brasil)

Petrobras I

A ex-presidente da Petrobras Graça Foster deixou uma mensagem de despedida aos funcionários, a quem chamou de "superguerreiros", pedindo que continuem trabalhando firme pela companhia. A mensagem foi enviada na sexta-feira (6), data da reunião de Conselho da empresa que nomeou seu substituto Aldemir Bendine, até então presidente do Banco do Brasil. O e-mail, ao qual a reportagem teve acesso, foi disparado para toda a força de trabalho da Petrobras Controladora. "Meus amigos, serei eternamente grata a vocês, superguerreiros e superguerreiras. Continuem trabalhando firme pela Petrobras, por ela - pela Petrobras. Determinados e confiantes em prol da prosperidade de nossa companhia". E encerra a mensagem com "Saudades de vocês", assinando simplesmente "Graça". Conforme nota publicada nesse sábado (7) pelo Broadcast a ex-presidente se mostrou abalada emocionalmente na última sexta-feira durante reunião do Conselho de Administração da estatal. Graça chegou a preparar um longo discurso de despedida para apresentar durante a reunião, que discorria sobre seu início como estagiária até o comando da petroleira em 2012, mas com a voz embargada desistiu ainda nos primeiros parágrafos. (Agência Estado)

Timor Leste

A Presidência da República timorense confirmou hoje (9), por meio de um post no Facebook, que o novo governo tomará posse na sexta-feira (13). A informação foi divulgada quando ainda ocorre o Conselho de Estado convocado pelo presidente da República, Taur Matan Ruak, depois do pedido de demissão do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, na sexta-feira (6). Durante a tarde de hoje e a manhã de terça-feira (10), Taur Matan Ruak tem previstos encontros separados com os quatro partidos com representação parlamentar. Hoje, haverá encontros com a Frente Mudança e com o Partido Democrático e na terça-feira, com o Congresso Nacional da Resistência Timorense e com a Fretilin. (Agência Brasil)