IRPF
A Receita Federal libera nesta segunda-feira, a partir das 9h, a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física do exercício de 2013 (ano-calendário 2012). Em valor, o total do primeiro lote é recorde, informou a Receita. Na consulta também constarão lotes residuais de declarações dos últimos cinco anos, liberadas da malha fina. (Rádio Itatiaia)
Nelson Mandela
O estado de saúde do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado no sábado (8) de manhã por uma infecção pulmonar, não sofreu alteração, anunciou nesta segunda-feira (10) a presidência, que havia classificado o caso como "grave". "O ex-presidente Nelson Mandela permanece hospitalizado e seu estado é estável", afirma um comunicado. “Madiba", como seu clã é chamado, "foi internado no sábado 8 de junho de 2013 para receber atendimento em um hospital de Pretória por uma infecção pulmonar", completa a breve nota da presidência, depois de 48 horas de silêncio. Esta é a quarta hospitalização do ex-presidente de 94 anos, herói da luta contra o apartheid e Prêmio Nobel da Paz, desde novembro do ano passado. (Hoje em Dia)
Nelson Hungria
Diversos detentos da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram transferidos para o Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, nesse sábado. A Secretária de Estado de Defesa Social de Minas Gerais confirmou o deslocamento, porém, não revelou a identificação nem o número de presos. Ainda de acordo com a Seds, a mudança ocorreu depois de avaliações de segurança, e que medidas como esta fazem parte da rotina do sistema prisional. (Rádio Itatiaia)
Juizados Especiais
A partir de hoje (10), os juizados dos aeroportos das cidades-sede da Copa das Confederações funcionarão em horários diferenciados para atender aos atletas e turistas. Além das seis capitais que vão sediar a disputa (Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Salvador), o esquema vai incluir os juizados dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, por onde circula grande número de turistas estrangeiros. O funcionamento diferenciado vai até o dia 5 de julho. As empresas aéreas se comprometeram a manter representantes nos aeroportos por até duas horas após o último voo da companhia no aeroporto. Representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil estarão presentes nos juizados dos aeroportos nesse período. (Estado de Minas)
Datafolha
Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo aponta que a presidente Dilma Rousseff segue sendo favorita à reeleição nas eleições presidenciais de 2014. De acordo com o levantamento, a petista tem 51% das intenções de voto, número que garantiria a vitória já no primeiro turno. No entanto, Dilma caiu sete pontos em relação à última pesquisa, realizada em março. A ex-senadora Marina Silva, atualmente engajada na criação de um novo partido, a Rede Sustentabilidade, permaneceu em segundo lugar na pesquisa, com os mesmo 16 pontos percentuais do levantamento anterior. Já o senador mineiro Aécio Neves, do PSDB, foi o único candidato a crescer na pesquisa. O tucano tem agora 14% das intenções de voto, quatro pontos a mais que em março. Esse número coloca Aécio tecnicamente empatado com Marina Silva, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. Em quarto lugar está o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, que manteve os mesmo 6% das intenções de voto da última pesquisa. (Rádio Itatiaia)
Opinião - A PEC 37 vai a votação
A PEC 37, que será votada no próximo dia 26, é tema de artigo do jornal Estado de São Paulo. Segundo o texto, a votação irá acontecer, “apesar de os líderes dos procuradores de Justiça e dos delegados de polícia não terem chegado a um acordo em torno da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n.º 37”. “A PEC 37 só foi apresentada porque o Ministério Público continua almejando ser o quarto Poder da República, ampliando suas competências em detrimento de outros órgãos públicos”, diz o texto.
Clique aqui para ler na íntegra.