A Receita Federal libera nesta segunda-feira, a partir das 9h, a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física do exercício de 2013 (ano-calendário 2012). Em valor, o total do primeiro lote é recorde, informou a Receita. Na consulta também constarão lotes residuais de declarações dos últimos cinco anos, liberadas da malha fina. (Rádio Itatiaia)
O estado de saúde do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado no sábado (8) de manhã por uma infecção pulmonar, não sofreu alteração, anunciou nesta segunda-feira (10) a presidência, que havia classificado o caso como "grave". "O ex-presidente Nelson Mandela permanece hospitalizado e seu estado é estável", afirma um comunicado. “Madiba", como seu clã é chamado, "foi internado no sábado 8 de junho de 2013 para receber atendimento em um hospital de Pretória por uma infecção pulmonar", completa a breve nota da presidência, depois de 48 horas de silêncio. Esta é a quarta hospitalização do ex-presidente de 94 anos, herói da luta contra o apartheid e Prêmio Nobel da Paz, desde novembro do ano passado. (Hoje em Dia)
Diversos detentos da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram transferidos para o Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, nesse sábado. A Secretária de Estado de Defesa Social de Minas Gerais confirmou o deslocamento, porém, não revelou a identificação nem o número de presos. Ainda de acordo com a Seds, a mudança ocorreu depois de avaliações de segurança, e que medidas como esta fazem parte da rotina do sistema prisional. (Rádio Itatiaia)
A partir de hoje (10), os juizados dos aeroportos das cidades-sede da Copa das Confederações funcionarão em horários diferenciados para atender aos atletas e turistas. Além das seis capitais que vão sediar a disputa (Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Salvador), o esquema vai incluir os juizados dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, por onde circula grande número de turistas estrangeiros. O funcionamento diferenciado vai até o dia 5 de julho. As empresas aéreas se comprometeram a manter representantes nos aeroportos por até duas horas após o último voo da companhia no aeroporto. Representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil estarão presentes nos juizados dos aeroportos nesse período. (Estado de Minas)
Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo aponta que a presidente Dilma Rousseff segue sendo favorita à reeleição nas eleições presidenciais de 2014. De acordo com o levantamento, a petista tem 51% das intenções de voto, número que garantiria a vitória já no primeiro turno. No entanto, Dilma caiu sete pontos em relação à última pesquisa, realizada em março. A ex-senadora Marina Silva, atualmente engajada na criação de um novo partido, a Rede Sustentabilidade, permaneceu em segundo lugar na pesquisa, com os mesmo 16 pontos percentuais do levantamento anterior. Já o senador mineiro Aécio Neves, do PSDB, foi o único candidato a crescer na pesquisa. O tucano tem agora 14% das intenções de voto, quatro pontos a mais que em março. Esse número coloca Aécio tecnicamente empatado com Marina Silva, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. Em quarto lugar está o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, que manteve os mesmo 6% das intenções de voto da última pesquisa. (Rádio Itatiaia)
A PEC 37, que será votada no próximo dia 26, é tema de artigo do jornal Estado de São Paulo. Segundo o texto, a votação irá acontecer, “apesar de os líderes dos procuradores de Justiça e dos delegados de polícia não terem chegado a um acordo em torno da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n.º 37”. “A PEC 37 só foi apresentada porque o Ministério Público continua almejando ser o quarto Poder da República, ampliando suas competências em detrimento de outros órgãos públicos”, diz o texto.