Bolsonaro

O secretário de negociações bilaterais do Itamaraty, embaixador Kenneth Félix da Nóbrega,  disse quinta-feira (10), em entrevista, que o presidente Jair Bolsonaro vai apresentar, no final deste mês, a grandes investidores dos Emirados Árabes Unidos (EUA), do Catar e da Arábia Saudita, uma carteira de projetos e obras de infraestrutura que podem interessar aos países árabes. O embaixador Kenneth Nóbrega é responsável pelas áreas do Oriente Médio, Europa e África. O presidente Bolsonaro vai visitar os Emirados Árabes Unidos no dia 27 de outubro; no dia 28, ele visitará o Catar; nos dias 29 e 30 deste mês, ele concluirá a visita à região com uma programação na Arábia Saudita. Segundo o embaixador Nóbrega, mais de 120 empresários já se inscreveram para participar da comitiva do presidente Bolsonaro. Oito ministros também acompanharão o presidente Bolsonaro. Segundo ele, o Brasil pretende apresentar, durante seminários empresariais a serem realizados nos Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita, o programa de parcerias e concessões com o setor privado, que devem exigir investimentos de até R$ 1,2 trilhão. (Agência Brasil)

Óleo Vazado

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, disse ontem (10), em São Paulo, que o óleo que atingiu 138 localidades em 62 cidades de nove estados da Região Nordeste não é brasileiro e que ainda está sendo apurado o responsável pelo derramamento desse óleo. “Está levantado o possível tipo do óleo, o DNA do óleo, que foi produzido por outros países, que não é o Brasil. O Brasil não tem aquele tipo de óleo. Estamos levantando, preliminarmente, os possíveis navios e as possíveis bandeiras que podem ter sido responsáveis pelo vazamento”, disse durante o Fórum de Investimentos Brasil 2019. Um inquérito já foi aberto, mas ainda é inconclusivo. “Estamos levantando ainda a possível origem. Mas as investigações estão indo muito bem”, disse o ministro. Segundo Azevedo, o vazamento pode ter sido um “incidente ou acidente”, mas “que teria que ter sido comunicado [ao Brasil]”. (Agência Brasil)

Adoção

Às vésperas do Dia das Crianças, a Superintendência da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) apresentou dados sobre a adoção no estado: 4.191 crianças e adolescentes estão em abrigos e 628 estão aptos para adoção. O número de pretendentes para adotar é de 5.493. De acordo com a superintendente da Coordenadoria, desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, o número de pessoas que querem adotar é bem maior do que o de crianças disponíveis por causa da grande exigência dos pretendentes. “O que eles idealizam não é a realidade dos nossos abrigos. Geralmente, se idealizam crianças novas, de 0 a 2 anos, sendo que as crianças que estão nos nossos abrigos não têm essa idade. ‘Eu estou na fila da adoção, estou esperando uma adoção há 6 anos.’Mas por que? Não é o processo em si na Justiça que demora, é quando essa criança que você idealiza estará apta para adoção. A gente precisa ampliar o perfil da criança que nós desejamos adotar de acordo com a realidade das que estão no abrigo.” A desembargadora também explicou o porquê de somente 628 crianças das 4.191 que estão abrigadas estarem disponíveis para adoção. “O abrigamento é cautelar, temporário, tem um prazo estabelecido por lei que é de 18 meses. A Justiça tem que, em regra, observar rigorosamente esse prazo, que eu acho suficiente para definir a situação jurídica dessa criança, se ela retorna para a família natural ou se ela vai para uma família substituta.” As informações foram dadas durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira na Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). (Rádio Itatiaia)

Magnum

A Polícia Civil cumpriu na manhã desta quinta-feira mandado de busca e apreensão na casa do estagiário e estudante de educação física suspeito de abusar sexualmente de alunos do Colégio Magnum, unidade Cidade Nova, na região Nordeste de Belo Horizonte. De acordo com o advogado do suspeito, Hudson Nunes, de 22 anos, foi apreendido um celular, que será analisado pela polícia. O estudante não estava em casa, pois desde que as investigações começaram ele tem ficado em outro local, por medo de represália. Até o momento, 33 pessoas, entre pais, alunos e representantes do colégio, foram ouvidos. Hudson deve ser o último a prestar depoimento. Em entrevista à Itatiaia na última segunda-feira (7), ele alegou inocência e disse estar disposto a ajudar nas investigações. Em nota, o Magnum afirmou que desde que tomou conhecimento do caso adotou todas as providências necessárias para auxiliar na apuração dos fatos. (Rádio Itatiaia)

Brinquedo

A inflação dos presentes para o Dia das Crianças cresceu menos neste ano, uma boa notícia para os papais e mamães que ainda vão às compras hoje. O índice calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) registrou aumento de 2,87% no acumulado de 12 meses, inferior ao IPC/FGV, que alcançou 3,97% no mesmo período. Nesse espaço de 12 meses, as despesas com presentes tiveram pesquena alta de 1,01%. Os gastos com aparelhos telefônicos celulares variaram 1,59%, assim como computadores e periféricos, que subiram 0,50%. As maiores altas foram verificadas em livros (4,98%), artigos esportivos (4,74%) e bicicletas (3,32%). Já os jogos para recreação registraram até deflação de 0,60%. Apesar da menor aceleração dos preços em relação ao Dia das Crianças do ano passado, os pais devem estar atentos e avaliar se o produto cabe no orçamento doméstico. “O bem durável pode pesar mais nesse momento, até porque algumas famílias estão sentindo o baixo crescimento econômico, enfrentam o drama do desemprego, e isso limita muito o orçamento familiar. Um exemplo é o celular, que pode custar mais de R$ 1 mil, porém variou apenas 1,59%, percentual inferior à média da inflação do período”, afirmou o economista André Braz, coordenador do IPC. Na tradicional loja de brinquedos Brinkel, a expectativa neste ano é “pelo menos empatar” com as vendas do Dia das Crianças de 2018. Segundo o proprietário do estabelecimento, Altair Rezende, o movimento já começou a melhorar desde o início do mês. “Mas o quente mesmo é na véspera (hoje) e no Dia das Crianças, já que a loja vai abrir normalmente”, disse. Altair Rezende explicou que, pelo perfil da loja, o mês de outubro é um dos melhores em vendas, só perdendo, é claro, para o período do Natal. “Em outubro, nossas vendas são duas vezes e meia maiores que em meses normais. No Natal, o movimento é seis vezes superior”, disse. (Hoje em Dia)

Obesidade

O dia 11 de outubro é a data em que se celebra o Dia Mundial da Obesidade, e na campanha deste ano, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica trazem a mensagem sobre a importância do combate à discriminação por causa do peso e de tratar o assunto com respeito."Obesidade Eu Trato com Respeito", é o tema da campanha. “É fundamental aumentar a conscientização sobre prevalência, gravidade e diversidade do estigma do peso. Os retratos da obesidade na mídia frequentemente reforçam estereótipos imprecisos e negativos sobre as pessoas obesas, o que pode levar ao estigma do peso. As campanhas pedem uma movimentação para acabar com o uso de linguagem e imagens estigmatizantes e retratar a obesidade de maneira justa, precisa e informativa”, dizem as entidades. Além de reduzir a qualidade de vida, a obesidade é fator de risco e agravante de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer. O tratamento deve ser contínuo e acompanhado por profissionais capacitados para que o quadro não piore com o passar dos anos. A data foi proclamada em 2015 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para apoiar soluções que ajudem as pessoas a alcançar e manter um peso saudável e estimular políticas de combate a esse problema de saúde pública. Cerca de 13% da população adulta do mundo é obesa. No Brasil, mais da metade dos brasileiros, 55,7%, estão com excesso de peso e a prevalência da obesidade é de 19,8%. (Agência Brasil)

Clima

Os moradores de Minas Gerais conviveram, nos últimos dias, com pancadas de chuva e temperaturas amenas. Mas, o tempo fresco deve se despedir do estado. Ao menos, até a próxima semana. A frente fria que estava atuando no território mineiro vai perder força a partir desta sexta-feira. Com isso, as temperaturas vão subir em várias cidades. Para as pessoas que gostam de se divertir ao ar livre, o fim de semana em Belo Horizonte será propício para isso. A previsão é de temperaturas elevadas, superando os 30°C. “Na sexta-feira, a frente fria começa a enfraquecer e uma massa de ar seco vai ganhar força. No sábado e domingo, a temperatura na capital mineira deve chegar a até 32°C”, explicou o meteorologista Cleber Sousa, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A possibilidade de chuva vai continuar em outros pontos do estado. “Podemos ter chuvas isoladas no Triângulo, Oeste e Sul de Minas, nesta sexta-feira. Na Zona da Mata e Campos das Vertentes, tem uma pequena possibilidade”, comentou o meteorologista. (Estado de Minas)

Nobel da Paz

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, é o ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2019. O nome do vencedor foi anunciado hoje pelo comitê do prêmio, na Noruega. Abiy Ahmed atuou para alcançar a paz no conflito entre Etiópia e a Eritreia, país vizinho. Os dois países travaram uma guerra de fronteira de 1998 a 2000. Eles restauraram as relações em julho de 2018, após anos de hostilidade. "Quando Abiy Ahmed se tornou o primeiro-ministro em abril de 2018, ele deixou claro que desejava retomar o ritmo das negociações com a Eritreia. Em estreita cooperação com o presidente da Eritreia, Abiy Ahmed rapidamente elaborou os princípios para um acordo de paz que acabasse com o impasse entre os dois países", diz comunicado da organização do Nobel. O gabinete do primeiro-ministro disse o prêmio e o reconhecimento "são uma vitória coletiva para todos os etíopes e um chamado para fortalecer nossa determinação em tornar a Etiópia, o novo horizonte de esperança, uma nação próspera para todos". "Estamos orgulhosos como nação", traz a nota. Responsável pelo anúncio, a presidente do Comitê Nobel Norueguês, Berit Reiss-Andersen, também destacou que o prêmio deseja "expressar um reconhecimento a todos os atores que trabalham pela paz e a reconciliação na Etiópia e nas regiões do leste e nordeste africanos”. (Uol)