Coronavírus
A quantidade de pessoas contaminadas pela covid-19 ultrapassou os 27 milhões. Com 164.066 novos diagnósticos positivos em 24 horas, o total de brasileiros infectados pelo coronavírus alcançou 27.119.500. Ontem, o painel de informações do Ministério da Saúde contabilizava 26.955.434 casos acumulados. A quantidade de casos em acompanhamento de covid-19 está em 3.036.634. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte. As mortes causadas pela covid-19 chegaram a 636.017. Nas últimas 24 horas, foram registrados por autoridades de saúde 943 novos óbitos. Ontem, o sistema de informações da pandemia marcava 635.074 vidas perdidas. Ainda há 3.154 falecimentos em investigação. Os óbitos em investigação ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demandar exames e procedimentos posteriores. Até hoje, 23.446.849 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a 86,5% dos infectados desde o início da pandemia. (Agência Brasil)
Vacina
A cobertura vacinal da imunização infantil contra a Covid ainda está aquém das expectativas em cidades da região metropolitana. Em Belo Horizonte, das 177 mil crianças convocadas, 88 mil receberam a primeira dose, ou seja, 49% do total. Em Contagem, foram aplicadas 25.377 vacinas no público-alvo, estimado em 68 mil, o que corresponde a 37%. Em Betim, a cobertura está em 40% dos convocados. Para melhorar os indicadores e garantir a imunidade das crianças frente aos efeitos da ômicron, muitas prefeituras investem em mutirões de vacinação aos finais de semana. Neste sábado, a estratégia vai ser adotada ao menos em Betim, Nova Lima e Contagem. Já na capital mineira, não haverá vacinação no fim de semana, mas a convocação para todas as crianças de 5 anos vai ser concluída a partir da segunda-feira (14), quando poderão ser imunizados os pequenos nascidos a partir de agosto de 2016. Em Betim, o sábado será de funcionamento pleno em todas as 37 unidades básicas de saúde, permitindo que todas as famílias não precisem se deslocar muito para garantir a imunidade das crianças. A intenção é aplicar 15 mil vacinas em um dia. Já Contagem repete a estratégia de promover encontros entre as crianças e super-heróis nos locais do mutirão. O terceiro dia da campanha Liga da Vacina vai acontecer em dois endereços. E o município pretende ir além para garantir a imunização do público infantil. Em reunião com Ministério Público e Defensoria Pública, ficou acordado que o município vai realizar uma grande campanha de conscientização entre os pais de filhos matriculados na rede pública. Diretores serão orientados a pedir o cartão de vacina e acionar o Conselho Tutelar quando houver recusa. (O Tempo)
Vacina I
Gabriela Araújo, infectologista pediátrica e diretora de comunicação da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), relata que os médicos esperavam uma adesão melhor à vacinação pediátrica nessas primeiras semanas de campanha. Sabe-se que muitas famílias foram infectadas em janeiro e estariam esperando o prazo de 30 dias para vacinar os pequenos, mas as fake news são o maior problema do momento. “O que está mais lentificando a vacinação é a desinformação. As pessoas não estão tendo acesso a informações de qualidade, estão dando atenção a algo que ouviram falar ou receberam pelo WhatsApp. Alguns pais ficam ressabiados, falam que a vacina é nova, mas essa tecnologia (da Pfizer) vem sendo pesquisada há mais de 10 anos. O que houve foi uma adaptação para o coronavírus”, explica a médica, lembrando que a Coronavac também está sendo utilizada na imunização infantil. Confira aqui os cronogramas da capital e cidades vizinhas para vacinação infantil. (O Tempo)
Fura-fila
Denunciados por peculato no escândalo dos "fura-fila da vacinação" em Minas Gerais, o ex-secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, e mais quatro pessoas foram acusadas de desviar vacinas da reserva técnica do Estado. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público (MP) em 16 de dezembro, mas o documento só foi revelado nesta quinta-feira (9). De acordo com o documento, Carlos Eduardo Amaral, o então secretário-adjunto de Saúde, Luiz Marcelo Cabral Tavares, o ex-chefe de gabinete, João Márcio Silva de Pinho e duas servidoras de carreira, Janaína Passos de Paula, subsecretária de Vigilância da Saúde, e Janaína Fonseca Almeida Souza, diretora de vigilância de Agravos Transmissíveis da Saúde, agiram de forma consciente para se apropriar de vacinas que estavam em posse deles devido ao cargo em que ocupavam naquele momento. Na ocasião, em fevereiro de 2021, eles foram vacinados e autorizaram a vacinação contra a covid-19 para 832 servidores do Estado, muitos deles fora da ordem de vacinação determinada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. "Consta dos autos inclusos que os DENUNCIADOS, em janeiro de 2021, de maneira consciente e voluntária, em comunhão de esforços, apropriaram-se de vacinas contra a Covid19, pertencentes aos Municípios, referente aos 5% destinados à “reserva técnica”, do qual tinha posse em razão do cargo, desviando-as, em proveito próprio e alheio, a fim de vacinarem 832 servidores da Secretaria de Estado da Saúde, conforme lista em anexo", diz trecho da denúncia. (Rádio Itatiaia)
Milícia digital
A Polícia Federal afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que uma milícia digital que atua contra a democracia e as instituições usa a estrutura do chamado "gabinete do ódio" — grupo que seria formado por aliados do presidente Jair Bolsonaro e que atuaria até mesmo dentro do Palácio do Planalto. A informação consta em um relatório parcial elaborado pela delegada Denisse Ribeiro — que conduz os inquéritos das fake news e das milícias digitais — e enviado ao ministro do Supremo Alexandre de Moraes. O inquérito que apura a existência de uma milícia digital foi aberto em 2021, depois que o procurador-geral da República, Augusto Aras pediu o arquivamento de outra investigação que envolvia aliados do presidente Jair Bolsonaro. Na época, Moraes atendeu ao pedido de Aras, mas decidiu abrir um novo inquérito para investigar a atuação de milícias digitais. Segundo a PF, a ação do grupo seria orquestrada com propósito de difundir ataques e desinformação, criando e deturpando dados para obter vantagens e auferir lucros, buscando, assim, ganhos políticos, ideológicos e financeiros. “Identifica-se a atuação de uma estrutura que opera especialmente por meio de um autodenominado 'gabinete do ódio': um grupo que produz conteúdos e/ou promove postagens em redes sociais atacando pessoas (alvos) – os 'espantalhos' escolhidos – previamente eleitas pelos integrantes da organização, difundindo-as por múltiplos canais de comunicação, em atuação similar à já descrita outrora pela Polícia Federal, consistente no amplo emprego de vários canais da rede mundial de computadores, especialmente as redes sociais”, escreveu. Denisse afirma também que a suposta milícia digital atua de forma anônima e tem como alvos adversários políticos, ministros do STF, integrante do próprio governo e dissidentes, além da imprensa tradicional. Para a PF, a ação do grupo estimula a polarização e o acirramento do debate com os ataques à imprensa. (G1)
PIB
O Banco Central informou nesta sexta-feira (11) que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) da instituição, considerado uma "prévia" do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), indica que a economia brasileira registrou crescimento 4,5% em 2021. O resultado oficial do PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, será divulgado somente em 4 de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se o PIB confirmar o IBC-BR, mostrará recuperação da economia brasileira após o forte tombo de 4,1% registrado em 2020 causado pela pandemia de Covid. A queda em 2020 representou a maior contração desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1996. Apesar do crescimento em 2021, a economia tem sido freada, nos últimos meses pelo aumento da inflação, que ultrapassou a barreira dos 10% no ano passado pela primeira vez desde 2015, e pela alta da taxa básica de juros, que atingiu 10,75% ao ano em fevereiro — o maior patamar em quatro anos e meio. De acordo com o IBC-Br, em dezembro de 2021, a economia teve expansão de 0,33%. O número foi calculado após ajuste sazonal, uma espécie de "compensação" para comparar períodos diferentes. Já no último trimestre de 2021, o indicador ficou estagnado, ao fechar em 0,01%, indicando que a economia brasileira desacelerou no segundo semestre do ano passado. Os números oficiais do IBGE comprovam a desaceleração. No terceiro trimestre, o PIB veio negativo e trouxe de volta a chamada recessão técnica, que se caracteriza por dois trimestre seguidos de retração. Na prática, isso serve como um sinal de alerta, uma indicação de que algo não vai bem. (G1)
Golpes
Especialistas da empresa de segurança digital Kaspersky identificaram diversos sites falsos direcionando interessados no Sistema Valores a Receber, do Banco Central, para sites falsos onde os criminosos roubam dados como o nome completo e o CPF das vítimas. O Banco Central decidiu lançar um site exclusivo para a consulta de dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras. O endereço é o valoresareceber.bcb.gov.br e disponibilizará a consulta a esses valores a partir da próxima segunda-feira (14). A criação de um site voltado apenas à consulta dos valores esquecidos nos bancos foi anunciada pelo BC após o site do Banco Central ficar fora do ar por causa da grande procura. Conforme a Kaspersky, a dinâmica do golpe é semelhante a diversos outros golpes disseminados via WhatsApp já detectados pela empresa: uma mensagem chamativa enviada pelo aplicativo de mensagem que precisa ser compartilhada com 10 contatos para que a vítima tenha o benefício liberado. No caso do novo golpe, a “isca” é que a consulta verifica se há valores a receber e a promessa de saque instantâneo via Pix do montante devido pelo banco. Ao clicar no link da mensagem fraudulenta, entretanto, a vítima é enviada para sites falsos que tentam se passar pelo sistema Registrato - um deles ainda traz o logo do Banco Central para tentar transmitir mais credibilidade. Para realizar a consulta, é necessário informar o nome completo e o CPF. Em ambos os casos, o site sempre mostrará que a vítima tem um valor para receber – entre R$ 1 mil e R$ 4 mil – nas simulações feitas pelos especialistas da Kaspersky. (Hoje em Dia)
Chuva
Acompanhando a tendência dos últimos dias, o final de semana será de chuva em Belo Horizonte. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a perder intensidade, porém o tempo segue instável em Minas Gerais, mantendo condições favoráveis para pancadas de chuva na maioria das regiões mineiras. Nesta sexta-feira (11) a previsão meteorológica indica que o dia será de céu nublado com pancadas de chuva, que podem ser fortes e vir acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais. A temperatura mínima foi de 17 °C e a não deve passar dos 24ºC. No sábado (12) o céu deve ficar nublado e podem ocorrer pancadas de chuva ao longo do dia. A máxima segue na casa dos 24ºC e a mínima pode cair um pouco mais e ficar em torno de 16ºC. Já no domingo (13) o céu deve permanecer nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A máxima pode chegar aos 25ºC e a mínima segue na casa dos 16ºC. (Rádio Itatiaia)
EUA
O presidente norte-americano, Joe Biden, pediu aos estadunidenses que vivem na Ucrânia para deixar o país por conta de uma possível invasão russa, em entrevista nessa quinta-feira (10). De acordo com Biden, “as coisas podem acelerar rapidamente e os cidadãos americanos deveriam sair agora”, disse o presidente dos EUA à NBC News. Ainda segundo Biden, a Rússia enviou 100 mil soldados para a fronteira com a Ucrânia e descartou que os Estados Unidos farão a mesma ação no país, com o intuito de evitar “uma guerra mundial”. O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou que os russos seguem enviando tropas na fronteira com a Ucrânia e que “a invasão pode começar a qualquer momento”. A medida, conforme Blinken, ocorreria em meio às Olimpíadas de Inverno, disputadas na China. A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) enfatizou que os armamentos e o envio de mísseis à Belarus aumentou a tensão na Europa desde o período da Guerra Fria. (Rádio Itatiaia)
HIV
Morreu, aos 89 anos, o virologista francês Luc Montagnier, que ganhou o Prêmio Nobel por participação na descoberta do vírus da imunodeficiência humana (HIV), causador da aids. Montagnier compartilhou metade do Prêmio Nobel de Medicina de 2008 com a cientista francesa Françoise Barré-Sinoussi, por seu papel na descoberta do HIV. A outra metade foi concedida ao pesquisador de câncer Harald zur Hausen, da Alemanha. O especialista, que gerou polêmica em 2020 por ter dito que acreditava que o novo coronavírus foi criado em laboratório chinês, nasceu em 1932 na França e obteve doutorado em virologia pela Universidade de Paris. Mais tarde, tornou-se diretor da Fundação Mundial para Pesquisa e Prevenção da Aids na capital francesa. Nos anos anteriores ao início da epidemia de aids, Montagnier havia feito descobertas significativas sobre a natureza dos vírus e contribuído para a compreensão de como eles podem alterar a informação genética dos organismos hospedeiros. Sua investigação sobre o interferon, uma das defesas do corpo contra vírus, também abriu caminhos para a cura de doenças virais. (Agência Brasil)