Coronavírus

O Brasil registrou nas últimas 24 horas 60.091 casos do novo coronavírus, o terceiro maior índice diário, informou nesta quinta-feira, 13, o Ministério da Saúde. As contaminações agora contabilizam 3.224.876. De ontem para hoje, foram 1.262 mortes informadas em decorrência da doença. O total de óbitos é de 105.463. Região mais afetada pela covid-19, o Sudeste concentra mais de um terço dos casos (1.124.404) e 45% das mortes (47.405). Na sequência, aparecem Nordeste (996.038 contaminações e 31.687 óbitos), Norte (464.039 e 12.582, respectivamente), Centro-Oeste (333.136 e 6.933) e Sul (307.259 e 6.856). Segundo informou o Ministério da Saúde, 2.356.640 pacientes são considerados recuperados da doença e 762.773 estão em acompanhamento. (Estadão)

BH
 
A Prefeitura de Belo Horizonte registrou em 24 horas 599 novos casos de infecção pelo novo coronavírus (covid-19) na cidade. Os dados do boletim epidemiológico desta quinta-feira (13) apontam que, com isso, o total de casos confirmados chega a 27.485. Em relação ao número de mortos, de acordo com o levantamento, 17 pessoas perderam a vida em decorrência da doença na capital mineira nas últimas 24 horas. Somando esses novos óbitos, Belo Horizonte registra, até o momento, 758 mortes devido a doença. O levantamento aponta ainda que 23.542 pessoas já se recuperaram da doença e 3.185 ainda seguem em acompanhamento. Os dados mostram ainda a taxa de ocupação dos leitos do SUS somados aos do sistema suplementar. Os leitos que atendem pessoas exclusivamente com sintomas de covid-19 na UTI estão com 68.8% de ocupação. Já os leitos de enfermagem exclusivos para pacientes com a doença tem 48% de ocupação. (Rádio Itatiaia)
 
Inflamatória
 
Rara e capaz de provocar a internação de crianças e adolescentes, a síndrome inflamatória multis-sistêmica pediátrica (SIM-P) avança em Minas. Em uma semana, os casos investigados no Estado pularam de dois para seis. Dois são de moradores de Belo Horizonte, de 2 anos. A doença desafia médicos, que lançam um alerta aos pais. As poucas informações disponíveis dão conta de que a enfermidade pode estar relacionada à Covid-19. Não há registros de mortes no Estado, mas todos os casos precisam de acompanhamento em unidades de saúde. O mal, que surgiu durante a pandemia, afeta vários órgãos. Mistério para cientistas mundo afora, a SIM-P provoca febre alta e duradoura, além de pressão baixa e manchas pelo corpo (veja todos os sintomas na arte abaixo). Além disso, há registros de comprometimentos dos sistemas cardiovascular, gastrointestinal, renal, hematológico, dermatológico e até neurológico. O alerta aos pais é para procurar socorro caso a criança apresente sinais durante ou após a Covid – o mesmo vale para menores que não receberam o diagnóstico de coronavírus, mas tiveram contato com algum paciente. (Hoje em Dia)

Queiroz

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Félix Fischer derrubou a prisão domiciliar do ex-assessor parlamentar Fabrício Queiroz e da esposa dele, Márcia Aguiar, que irão para a cadeia. Ambos são investigados em um suposto esquema de rachadinha no gabinete do senador Flávio Bolsonaro quando o parlamentar era deputado estadual no Rio de Janeiro. A prisão domiciliar foi determinada pelo presidente do STJ, João Otávio de Noronha, no mês passado, no recesso do Judiciário. Fischer passou por cirurgia de urgência no final de julho para tratar de uma obstrução intestinal ocasionada por uma hérnia interna. Relator do habeas corpus do casal Queiroz, ele retomou às atividades do STJ nessa quarta-feira (12), analisando o caso e derrubando o entendimento de Noronha. (Rádio Itatiaia)

Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro chegou a 37% de aprovação, aumento de cinco pontos percentuais em relação há dois meses. Esse foi o melhor resultado do chefe do Planalto desde o início do mandato, em janeiro de 2019. A rejeição caiu de 44% para 34%. Os dados constam em pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira. O maior crescimento relativo foi no Nordeste, antigo reduto do PT no Brasil. O aumento da popularidade coincide com a chegada do Auxílio Emergencial, de R$ 600, e com uma conduta menos agressiva do presidente. O instituto também perguntou ao entrevistado se ele confia nas declarações de Bolsonaro; 41% disseram que nunca confiam, 35% disseram que confiam às vezes e 22% disseram que sempre confiam. Os índices eram 46%, 32% e 20%, respectivamente. A pesquisa foi realizada em 11 e 12 de agosto, com 2.065 brasileiros adultos que possuem telefone celular, em todas as regiões e estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. (Rádio Itatiaia)

Eleições
 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (13) os ajustes em suas resoluções com as novas datas dos eventos eleitorais e votações das eleições municipais deste ano. Devido à pandemia da covid-19, o Congresso Nacional aprovou emenda constitucional adiando o pleito para 15 de novembro, em primeiro turno, e o segundo turno para 29 de novembro. Originalmente, as eleições acontecem no mês de outubro. O plenário do TSE aprovou ainda quatro resoluções, que tratam, respectivamente, das regras gerais de caráter temporário; de uma alteração pontual na resolução que dispõe sobre o cronograma do cadastro eleitoral; de mudança na resolução dos atos gerais do processo eleitoral e do novo calendário eleitoral de 2020, que teve 297 marcos temporais definidos. Além da data das votações, também foi adiado o período das convenções partidárias, para deliberar sobre escolha de candidatos e coligações, que deverão ser realizadas de 31 de agosto a 16 de setembro. Já o prazo para o registro de candidaturas, que terminaria em 15 de agosto, foi transferido para 26 de setembro. Os partidos terão até as 19h do dia 26 para realizar o procedimento no cartório eleitoral, mas será possível enviar o requerimento, via internet, até as 8h. (Agência Brasil)
 
Eleições I
 
A propaganda eleitoral, inclusive na internet, será permitida a partir de 27 de setembro, após o fim do prazo de registro de candidatura. Já a diplomação dos candidatos eleitos deverá ocorrer até o dia 18 de dezembro em todo o país. A data da posse, 1º de janeiro de 2021, não sofreu alteração. O TSE também poderá solicitar ao Congresso Nacional a marcação de novas datas de eleições em estados ou municípios em que a situação sanitária coloque em risco os eleitores, mesários e servidores da Justiça Eleitoral. Nesses casos, o prazo final para que essas votações ocorram vai até 27 de dezembro. (Agência Brasil)
 
Brumadinho
 
Uma troca de tiros entre bandidos e policiais militares terminou com quatro ladrões feridos, na madrugada desta sexta-feira (14), em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. A quadrilha tinha como objetivo explodir uma Caixa Econômica Federal da cidade. Dois dos suspeitos invadiram uma casa e fizeram reféns. Sete bandidos foram capturados. De acordo com informações preliminares da Polícia Militar, a ocorrência começou por volta das 3h. Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) receberam denúncias anônimas sobre o plano. 
Policiais deslocaram até a agência, localizada na avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade, e houve troca de tiros. Nenhum militar se feriu. Em seguida, outros dois bandidos fugiram, invadiram uma casa e fizeram uma família refém. Eles chegaram a exigir a presença da imprensa para liberação dos moradores, mas houve uma negociação com a polícia e as vítimas foram liberadas.  Ainda não há informações se algum outro integrante do grupo conseguiu fugir com dinheiro. A polícia apreendeu forte armamento e explosivos. (O Tempo)
 
Seco
 
O tempo seco vai tomar conta de Belo Horizonte nos próximos dias. O alerta é da Defesa Civil Municipal e é válido até domingo (16). De acordo com o órgão, a umidade relativa do ar fica entre 30% e 20% à tarde. O processo ocorre devido a uma massa de ar seco, que ganhará força. Por essa razão, a recomendação da Defesa Civil é que os cidadãos redobrem a atenção e hidratem-se com maior frequência. (Hoje em Dia)