Autoteste

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro autoteste para a covid-19 no Brasil. O produto se chama Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno e foi aprovado para uso com amostra de swab nasal não profunda, com resultado após 15 minutos. A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União na tarde desta quinta-feira, 17, mas a disponibilidade do produto no mercado depende da empresa fabricante. O produto aprovado nesta quinta-feira é fabricado pela CPMH Comércio e Indústria de Produto Médico-Hospitalares. Segundo a avaliação da Anvisa, o produto atendeu aos critérios técnicos definidos pela Agência e também teve o desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), conforme estabelecido no Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE) do Ministério da Saúde. (Estadão)

Vacina

Belo Horizonte faz nesta sexta-feira (18) aplicação da dose de reforço para pessoas de 36 anos. Para se vacinar, o morador deve levar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte.  Além disso, a capital também faz repescagem da terceira dose para as faixas etárias já convocadas, além da aplicação da imunização adicional para adolescentes de 17 a 12 anos com alto grau de imunossupressão. Confira todos os grupos que serão imunizados nesta sexta-feira no fim da matéria. A aplicação das doses em crianças de 5 a 11 anos ocorre em escolas municipais da cidade. O horário de funcionamento dos locais de vacinação de pessoas adultas é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para pontos fixos e extras, e das 8h às 16h30 para o drive-thru. Há também três pontos de vacinação com horário noturno. Os públicos elegíveis para se vacinar nesse período são exclusivamente os convocados para o dia em questão. 

Vacina I

Oitenta e seis mil crianças de 5 a 11 anos, com e sem comorbidades, ainda não receberam a primeira dose contra a Covid em Belo Horizonte mais de um mês após o início da campanha de vacinação infantil. Na capital, todos os meninos e meninas desta faixa etária já foram chamados há cerca de uma semana. O número dos que ainda não receberam o escudo contra o coronavírus supera, por exemplo, a população de 810 cidades mineiras. Dos 193 mil convocados, 107 mil foram protegidos conforme a última atualização da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). “Apesar desses 55% estarem acima da média do próprio Estado e do país, ainda é pouco, temos que ter uma cobertura bem maior, chegar aos 80%. Não é suficiente para dissipar o vírus nessa faixa etária”, afirmou o infectologista Carlos Starling, membro do Comitê de Enfrentamento à Pandemia de BH. De acordo com o especialista, a demora do Ministério da Saúde para iniciar a campanha e as notícias falsas são responsáveis pela cobertura abaixo das expectativas. “Essas informações truncadas, fake news, sempre atrapalham. Os pais se vacinam, mas as crianças não. É um absurdo e incompreensível”, avaliou. (Hoje em Dia)

Aras

Na contramão do que apontou relatório da Polícia Federal (PF), o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por vazamento de investigação sigilosas PF sobre ataque hacker aos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Relator da ação, o ministro Alexandre de Moraes analisará o posicionamento da PGR e definirá os rumos do processo.  Aras justificou o pedido de arquivamento com base na “atipicidade das condutas investigadas”. O PGR argumentou ainda que o sigilo externo de inquérito policial é condição excepcional, que só pode ser classificado a partir de autorização do juiz responsável pelo caso, o que não teria ocorrido. “A se concluir que o expediente não tramitava reservadamente entre a equipe policial, nem era agasalhado por regime de segredo externo ao tempo do levantamento, pelos investigados, de parte da documentação que o compõe’, escreveu. (Estadão)

Aras I

Bolsonaro se tornou alvo do inquérito em setembro do ano passado, após o TSE aprovar, por unanimidade, o envio de notícia-crime contra o presidente à Suprema Corte por considerar que ele cometeu crime e havia o interesse deliberado “de expandir a narrativa fraudulenta que se estabelece contra o processo eleitoral brasileiro, com objetivo de tumultuá-lo”. Também são investigados o deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) e o delegado da Polícia Federal Victor Neves Feitosa Campos, que também responderá a um pedido de afastamento e a um procedimento disciplinar para apurar o possível repasse de informações sigilosas ao presidente. O posicionamento de Aras vai na contramão da investigação da PF, que imputou, pela primeira vez, um crime a Jair Bolsonaro. A delegada Denisse Dias Ribeiro concluiu que o presidente havia cometido o crime de violação de sigilo funcional uma vez que a documentação divulgada por ele era sigilosa, podendo se tornar público depois que existe uma decisão judicial retirando o seu sigilo.  (Estadão)

Petrópolis

O número de mortes pela chuva em Petrópolis chegou a 120, segundo a Defesa Civil estadual. Na última terça-feira (15), forte temporal caiu sobre a cidade da região serrana do Rio de Janeiro, provocando deslizamentos e enchentes em vários pontos. Esta sexta-feira (18/2) é o quarto dia de buscas por 116 pessoas que continuam desaparecidas. Ontem, outro temporal atingiu a cidade, provocando novas enchentes. Ruas do centro histórico precisaram ser interditadas devido a alagamentos. Sirenes tocaram em alguns locais e pessoas tiveram que sair de suas casas em locais como a Quitandinha. Na comunidade 24 de Maio, novo deslizamento foi registrado. De acordo com a Defesa Civil municipal de Petrópolis, núcleos de chuva de fraca a moderada se deslocam em direção à cidade. O presidente da República, Jair Bolsonaro, deve sobrevoar o município na manhã de hoje. Em seguida, deve participar de reunião de trabalho com autoridades locais para definir medidas emergenciais. Um novo deslizamento, desta vez na comunidade 24 de Maio, gerou um alerta da Defesa Civil municipal nessa quinta. Após a ocorrência, o órgão viabilizou a evacuação da Rua Nova. A população foi orientada a se deslocar da área de risco para locais seguros. Há 25 escolas na cidade designadas pela prefeitura para receber os desabrigados. (Estado de Minas)

Chuva

A manhã desta sexta-feira,18 de fevereiro, é de chuva em Belo Horizonte, e a previsão é que ela permanece durante todo o dia. De acordo com a Defesa Civil Municipal, há possibilidade de muitos raios e rajadas de vento. A Defesa Civil soltou um alerta e informou que as pancadas de chuva, de 20 a 40 mm, deve ser acompanhada de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h deste sábado (19). A temperatura mínima foi de 17°c, registrada durante a madrugada, e máxima estimada é de 25°c. A umidade relativa do ar gira em torno de 70% à tarde. (Rádio Itatiaia)

MG-030

O trânsito na MG-030, na altura de Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, está parcialmente bloqueado desde as 19h desta quinta-feira (17/2). Um deslizamento de terra invadiu a pista no trecho entre os trevos dos condomínios Vale dos Cristais e do Quintas II.  Mais cedo, a Defesa Civil informou que o trânsito está liberado para veículos de grande porte. Os motoristas e passageiros, porém, devem ter paciência: o tráfego está em esquema de “pare e siga” em uma única pista, o que causa atrasos no deslocamento. A orientação para veículos leves é que busquem rotas alternativas dentro de Nova Lima. Com chances de novos deslizamentos, ainda não há previsão de limpeza do local. Para aqueles que seguem no sentido Belo Horizonte, os desvios são feitos pelo centro da cidade. Com chances de novos deslizamentos, ainda não há previsão de limpeza do local. Para os motoristas que seguem sentido Belo Horizonte, os desvios são feitos pelas rua Augusto Magalhães, no centro de Nova Lima. Apesar do número de veículos, o trânsito flui sem transtornos. Os carros que seguem sentido Rio Acima, devem fazer o desvio pelas ruas Aníbal Moraes Quintão e Domingos Rodrigues, também no centro da cidade. (Estado de Minas)