Previdência

Todos os anúncios da campanha do governo federal a favor da Reforma da Previdência, intitulada "Combate aos Privilégios", deverão ser suspensos, conforme determinação da juíza federal Rosimayre Gonçalves de Carvalho, da 14ª Vara da Justiça Federal do DF. O Governo Federal deve entrar com recurso ainda nesta sexta-feira. Ao atender a um pedido de medida liminar apresentado pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), a juíza criticou o governo federal por não apresentar dados objetivos e alertou para os riscos de a opinião pública ser "manipulada" frente a um tema "tão relevante". A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que vai recorrer assim que for intimada. (Agência Estado)

Previdência I

O presidente Michel Temer vai reunir ministros e líderes de partidos neste domingo (3) para fazer um raio-x de quem está do lado do governo na votação da reforma da Previdência na Câmara. O encontro, marcado para a tarde – ainda sem horário definido –, será na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Segundo fontes próximas ao presidente da República, a intenção do governo é votar a reforma na semana do dia 11 de dezembro. Devem participar do encontro os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles; do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marco Pereira; dos Transportes, Maurício Quintella; das Cidades, Alexandre Baldy; e da Casa Civil, Eliseu Padilha. O secretário da Previdência Social, Marcelo Caetano, também participará da reunião, segundo o Palácio do Planalto. Entre os presidentes de partidos, são aguardados no encontro os dirigentes do PMDB, PP, PSD, DEM, PRB, PTB, Solidariedade e PSC. O líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE), o líder do PMDB na Câmara, Baleia Rossi (SP), e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), também estão na lista de convidados. Assim como foi feito nas vésperas da votação da segunda denúncia contra Temer na Câmara, o governo fará um levantamento entre os parlamentares de partidos da base para saber quantos votos têm pela reforma. O Executivo quer votar a reforma na Câmara ainda este ano. O último dia de atividades no Congresso antes do recesso parlamentar é 22 de dezembro. (Agência Brasil)

Uberaba

A Polícia Federal (PF) deflagrou nessa quinta-feira (30) em Uberaba, no Triângulo Mineiro, uma operação, que investiga possível desvio de R$ 1,8 milhão, envolvendo servidores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O dinheiro, que estava sob responsabilidade da instituição, foi destinado, em 2013, pelo Ministério de Ciência e Tecnologia para melhorias no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP), composto pelo Centro de Pesquisas Paleontológicas, pelo Museu dos Dinossauros. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Marcelo Leonardo Rodrigues Xavier, foram identificadas fraudes em licitações, superfaturamento e não recebimento de materiais e serviços e alteração de materiais entregues. “A delegacia da Polícia Federal em Uberaba recebeu, há aproximadamente sete meses, informações de possível desvio desses recursos públicos. Então, foram iniciadas as investigações e, de fato, nós conseguimos identificar diversas ilegalidades na execução desses recursos”, contou o delegado. A operação cumpriu 16 mandados de judiciais. O delegado contou que três pessoas foram conduzidas coercitivamente, mas ninguém ainda foi preso. “Os três investigados são servidores do Universidade. Eles podem responder por associação criminosa e por fraude a licitação”, diz. (O Tempo)

Chuva

A Região Metropolitana de Belo Horizonte se aproxima do fim de semana em clima de alerta. Aviso da Coordenadoria de Defesa Civil da capital, válido até segunda-feira, adverte para forte instabilidade atmosférica atuando sobre boa parte do estado devido ao calor, à umidade e principalmente à queda da pressão atmosférica. Com isso, há previsão de temporais até segunda-feira em áreas que incluem a Grande BH, já castigada por tempestades nesta semana e onde muitas cidades amanheceram ontem contando prejuízos da véspera. Em menos de 20 minutos, a chuva seguida de vendaval e granizo que se abateu no fim da tarde de quarta-feira principalmente sobre Ribeirão das Neves, Caeté e Pedro Leopoldo causou inundações e estragos em imóveis e carros, deixando bairros inteiros sem luz e telefonia. Ontem, as companhias de energia elétrica, de água, telefônicas, além de equipes da Defesa Civil das cidades e de um batalhão de limpeza das prefeituras começaram cedo a desobstruir ruas, passeios e auxiliar na reestruturação de serviços e infraestrutura de vários bairros. O fenômeno meteorológico caracterizado pela formação rápida de nuvens carregadas após intenso aquecimento levou as prefeituras desses três municípios a declarar situação de emergência, condição que permite conseguir recursos junto ao estado e à União. (Estado de Minas)

Chuva I

Prefeitos das 100 maiores cidades mineiras se reuniram na manhã desta quinta-feira, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para discutir dificuldades financeiras, mas diante dos estragos causados pela chuva dessa quarta (29), em Caeté e Ribeirão das Neves, incluíram de última hora na pauta ações de prevenção e socorro. O presidente da Frente Mineira de Prefeitos (FPM), Alex de Freitas (PSDB), que é prefeito de Contagem, diz que o sinal de alerta foi ligado e admite que até algumas grandes cidades estão despreparadas para enfrentar o período chuvoso. (Rádio Itatiaia)

Acidente

A BR-381 está completamente fechada em São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central de Minas, em razão de um grave acidente na manhã desta sexta-feira entre dois veículos de grande porte. No trecho, uma carreta com gás e um caminhão bateram perto do Recanto da Cascata. Segundo a PRF, a carreta com gás pegou fogo e há risco de explosão. Ainda não há informações sobre vítimas. (Rádio Itatiaia)

Febre Amarela

O medo da febre amarela voltou a rondar o Parque das Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O espaço, um dos mais famosos da capital mineira, está fechado por tempo indeterminado por causa da morte de três primatas nesta semana. Exames serão realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) para identificar qual a foi a causa do óbito. Essa é a segunda vez que a área verde é interditada devido as mortes de primatas. O Mirante dos Mangabeiras também está interditado. A morte dos primatas antecede a infecção do vírus em humanos. Por causa disso, como forma de prevenção, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) acatou a recomendação da SMSA e fechou o Parque das Mangabeiras por tempo indeterminado. A medida será até que as análises nos animais, que vão determinar as causas das mortes, sejam concluídas. Diante deste cenário, a Secretaria de Saúde reforça os moradores que ainda não se vacinaram contra a febre amarela que procurem um dos 152 Centros de Saúde da cidade, independentemente se frequentam a área verde ou não. (Estado de Minas)

Dengue

Quem nunca foi infectado por um dos quatro tipos de vírus da dengue, mas tomou a primeira dose da vacina contra a doença, deve evitar as doses posteriores. A recomendação é de especialistas entrevistados pela reportagem nessa quinta-feira (30), um dia após o laboratório que produz o imunizante Dengvaxia – Safoni Pasteur – alertar para o risco de manifestação das formas mais graves da doença, como a hemorrágica, em pessoas que não haviam tido um contato prévio com o vírus. O alerta foi feito em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o infectologista Dirceu Greco, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), é necessário aguardar por resultados mais sólidos antes de tomar as doses restantes. “São dados parciais. Esse 0,5% de pacientes que tomaram as três doses da vacina e apresentaram sintomas mais graves ainda estão sendo acompanhados. Os riscos podem ser maiores ou não”, afirma. Ele garante que a não imunização vale ainda mais para as pessoas consideradas assintomáticas. “Não é necessário apresentar qualquer sintoma para que se esteja infectado com algum vírus da dengue. Na verdade, cerca de 75% da população brasileira está nessa situação: tem o vírus, mas não sabe, porque ele não tem sinais externos”, afirma. Para facilitar o processo, o também infectologista Estêvão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia (SMI), sugere a realização do exame laboratorial chamado de sorologia, de fácil acesso. (O Tempo)

HIV

O número de pessoas infectadas com o vírus HIV aumenta no Brasil. De acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), a população vivendo com a doença no país passou de 700 mil, em 2010, para 830 mil, em 2015, fazendo com que o Brasil respondesse por mais de 40% das novas infecções na América Latina. Entre os adultos brasileiros, os novos casos subiram 18,91% em 15 anos. No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado neste 1º de dezembro, clique aqui para ver 13 mitos e verdades sobre a doença que infecta cerca de 1,9 milhão de adultos a cada ano no mundo. (Hoje em Dia)

Argentina

A Marinha da Argentina informou ontem (30) que a partir de agora continuará com as buscas pelo submarino ARA San Juan, desaparecido há 15 dias, mas não com o resgate, já que o tempo de possível sobrevivência dos 44 tripulantes chegou ao dobro do previsto. "A integração dos recursos SAR (busca e resgate) disponíveis nacionais, internacionais, estatais e particulares em rede de cooperação destinada à proteção de vidas humanas não encontrou evidência alguma do naufrágio nas áreas exploradas", afirmou o capitão e porta-voz da Marinha, Enrique Balbi. Perguntado sobre se desta forma as autoridades descartam encontrar sobreviventes, Balbi ressaltou que "até que não haja a localização" do submarino, não será dada uma "confirmação categórica" a respeito, mas alertou que "já se passou o dobro do tempo das possibilidades de resgatá-los". O Ministério da Defesa e a Marinha continuarão agora com a fase seguinte, que compreende a busca do San Juan no fundo do Oceano Atlântico. (Agência Brasil)