Coronavírus 

Minas Gerais passou dos 300 mil casos confirmados da covid-19 nesta sexta-feira. Conforme balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nas últimas 24 horas, foram 3.475 novos registros, totalizando 302.082 desde o início da pandemia. Com 66 contabilizações de ontem para hoje, o número de mortes chegou a 7.502. Conforme a pasta, estão em acompanhamento 27.667 pacientes e 266.913 se recuperaram. São 29.778 casos de internação hospitalar na rede pública e privada e a letalidade da doença é de 2,5%. Os novos registros não se referem, necessariamente, a casos e mortes ocorridos nas últimas 24 horas. Significa que foram contabilizados pela SES-MG nesse período. (Rádio Itatiaia)

Coronavírus I

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou a análise do primeiro pedido de registro de uma vacina contra a covid-19 no Brasil. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia em que o Senado aprovou uma Medida Provisória que destina R$ 4 bilhões ao Ministério da Saúde para serem utilizados em ações de enfrentamento da pandemia. A agência simplificou, nessa quarta (30), o processo para imunizantes contra a doença, dando o passo inicial para que seja autorizada a aplicação de uma vacina no país, caso ela seja aprovada em todos testes clínicos, que ainda estão em andamento. O primeiro pedido foi protocolado pelo laboratório sueco AstraZeneca. A farmacêutica está desenvolvendo uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford, no Reino Unido, que deve ser produzida no Brasil pela Fiocruz. (Rádio Itatiaia)

EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou na madrugada desta sexta-feira que ele e a primeira-dama do país, Melania Trump, testaram positivo para covid-19. "Começaremos nosso processo de quarentena e recuperação imediatamente. Vamos passar por isso JUNTOS!", escreveu Trump, em sua conta oficial do Twitter. Os dois "estão bem" e "planejam permanecer na Casa Branca durante a convalescença" da covid-19, informou na madrugada desta sexta-feira, 2, o médico da família, Sean Conley. Conley informou ainda, em nota, que Trump vai permanecer trabalhando, apesar do isolamento imposto pela covid-19. O presidente americano cancelou um comício que faria nesta sexta-feira na Flórida, mas confirmou a participação em uma conferência telefônica em apoio a idosos vulneráveis à doença. (Agência Estado)

Bolsonaro 

O governo Bolsonaro afirma que o repasse da doação de R$ 7,5 milhões da Marfrig para compra de testes rápidos da covid-19 para o Programa Pátria Voluntária, coordenado por Michelle Bolsonaro, foi legal. Em nota divulgada na noite dessa quinta-feira (1º) pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o governo diz que o Ministério da Saúde não precisava mais dos equipamentos para os testes. Por isso, a Marfrig procurou o Pátria para o dinheiro ser usado em alimentos e produtos de proteção e de higiene no combate à doença. A versão diverge da informação dada pela empresa ao jornal Folha de São Paulo. A Marfrig informou que recebeu, em 20 de maio, uma comunicação oficial da Casa Civil com detalhes sobre o programa de voluntariado e informando que os valores doados deveriam ser depositados numa conta da Fundação do Banco do Brasil, gestora dos recursos do Pátria, "com fim específico de aquisição e aplicação de testes de covid-19". (Rádio Itatiaia)

STF 

O Diário Oficial da União publica, nesta sexta-feira (2), despachos do presidente da República, Jair Bolsonaro, indicando oficialmente o nome do desembargador Kassio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal da 1° Região, para uma vaga  de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). No documento, o presidente encaminha o nome do desembargador para apreciação do Senado. Se aprovado pelos senadores, Marques assumirá a vaga do ministro Celso de Mello, o mais antigo integrante do STF, que antecipou sua aposentadoria da corte a partir do dia 13 de outubro. Nessa quinta-feira (1º), em sua live semanal nas redes sociais, Bolsonaro anunciou o desembargador para vaga no STF. "Será publicado amanhã [2], no Diário Oficial da União, por causa da pandemia, nós temos pressa nisso, conversado com o Senado, o nome do Kassio Nunes Marques para a nossa primeira vaga no Supremo Tribunal Federal", afirmou o presidente. (Agência Brasil)

Desemprego 

A taxa de desemprego no Brasil saiu de 13,7% na primeira semana de setembro para 14,1% na segunda semana do mês, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19), divulgados nesta sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O instituto avalia que o cenário foi de estabilidade na maioria dos indicadores do mercado de trabalho entre os dias 6 e 12 de setembro. “A população ocupada permaneceu estável, em 82,6 milhões de pessoas, após ter apresentado variações positivas nas últimas três semanas. A população desocupada também ficou estável", diz Maria Lucia Vieira, coordenadora de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IBGE estimou a população desempregada em 13,5 milhões de pessoas na segunda semana de setembro, cerca de 500 mil a mais que o registrado na semana anterior, quando essa população totalizava 13 milhões. (Agência Estado)

Debate

Dez dos quinze candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte participaram do primeiro debate na TV, na quinta-feira (1°). Com algumas indiretas entre eles, mas sem ataques fortes ou mal-estar, o clima foi mais amistoso, tanto na frente quanto atrás das câmeras. Dos 11 convidados, apenas o prefeito Alexandre Kalil, do PSD, conforme a reportagem da Itatiaia já havia adiantado que ocorreria, não compareceu.  A equipe de campanha já havia demonstrado preocupação com o fato de o prefeito, com 61 anos, ser do grupo de risco e o número de participantes do debate ser grande. Nos bastidores, a repórter Edilene Loes havia abordado, na coluna Em cima do Fato que, com as últimas pesquisas apontando Kalil à frente, a ida ao debate, na leitura da maioria dos estrategistas de campanha, significaria um desgaste que, se ele não fosse, poderia ser evitado. Outra variável que sempre contribui para ausência de candidatos com mandato é o fato de que os que tentam a reeleição, os que já estão no poder, serem, normalmente, os principais alvos de crítica dos adversários. A assessoria do candidato não divulgou nota oficial justificando a ausência.  (Rádio Itatiaia)

 

Operação Veneno

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (2), a “Operação Veneno”, que busca combater a falsificação de uma tradicional cachaça mineira. Os agentes foram até o local onde era feita a produção irregular, no Bairro Caiçara, Região Noroeste de Belo Horizonte, e encontraram diversos materiais, como garrafas, galões, selos e rótulos, além de grande quantia de dinheiro em espécie. Um homem foi preso em flagrante. A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (2), a “Operação Veneno”, que busca combater a falsificação de uma tradicional cachaça mineira. Os agentes foram até o local onde era feita a produção irregular, no Bairro Caiçara, Região Noroeste de Belo Horizonte, e encontraram diversos materiais, como garrafas, galões, selos e rótulos, além de grande quantia de dinheiro em espécie. Um homem foi preso em flagrante. (Estado de Minas)

Calor

O tempo seguirá quente em Belo Horizonte no fim de semana e nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste sábado (3) a capital mineira poderá ter recorde histórico de calor. São previstos 38 ºC, o que seria a temperatura mais alta já registrada na cidade em toda série histórica, medida desde 1910. Para esta sexta-feira, a mínima prevista é de 20 ºC, com máxima de 37 ºC. A umidade mínima do ar na capital deve chegar a 15%. Para amanhã (3), as temperaturas sobem mais: 22 ºC de mínima e 38 ºC de máxima, com umidade relativa do ar de aproximadamente 10%, o que representa clima de deserto. No domingo (4), a chegada de uma frente fria provocará ligeira queda nas temperaturas. Mas nada suficiente para amenizar o calor tampouco melhora significativa nos índices de umidade relativa do ar. A máxima no domingo deve ser de 34 ºC e a mínima de 23 ºC. (Rádio Itatiaia)