Marina Silva
A ex-senadora Marina Silva disse na noite desta quinta-feira que vai anunciar nesta sexta, em entrevista coletiva à imprensa, se vai concorrer às eleições do ano que vem por outra legenda. Na noite desta quinta-feira, por votos a 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou registro ao partido Rede Sustentabilidade, fundado por Marina. Os ministros entenderam que a legenda não conseguiu o mínimo de 492 mil assinaturas de apoiadores exigido pela Justiça Eleitoral. Após o julgamento, Marina Silva disse que não está decepcionada com a decisão do TSE, porque entende que a corte reconheceu que a Rede preencheu os demais requisitos da Justiça Eleitoral. "O mais importante é que nós obtivemos nesta corte a declaração de todos os ministros de que nos temos os requisitos mais importantes para ser um partido político. Eles disseram que nós temos um programa e representação social. O registro é só uma questão de tempo˜, declarou. (Estado de Minas)
Unaí
O ex-prefeito de Unaí Antério Mânica, um dos suspeitos de ser mandante do assassinato de três auditores fiscais do trabalho e do motorista que os acompanhava na fiscalização de fazendas no município em 2004, crime conhecido como Chacina de Unaí, pretende sair candidato a deputado estadual em 2014. Está prevista para o fim da tarde desta quinta-feira (3) uma reunião entre Mânica e políticos da região para definir a filiação dele. O prazo para candidatos adotarem um partido termina neste sábado (5), segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (O Tempo)

Crime eleitoral
O Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu nesta quinta-feira (3) o deputado federal Oziel Oliveira (PDT-BA) da acusação de crime eleitoral. Os ministros rejeitaram os argumentos do Ministério Público Federal de que o parlamentar fez propaganda eleitoral no dia da eleição, em 2010. Por 7 votos 3, a maioria dos ministros seguiu voto do ministro Luiz Fux, relator da ação penal. O relator votou pela absolvição do parlamentar, por entender que as declarações não tiveram impacto na votação. Os ministros Joaquim Barbosa, Celso de Mello e Marco Aurélio posicionaram-se a favor da condenação. Luis Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes seguiram o relator. De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público, Oziel Oliveira deu entrevista a uma emissora rádio de Luís Eduardo Magalhães (BA), no dia 3 de outubro de 2010, às 16 horas, durante período de votação dos eleitores. (Hoje em Dia)

Secretaria dos Portos
O ministro-chefe da Secretaria Especial dos Portos da Presidência da República, Leônidas Cristino, deixou hoje (3) o cargo após conversar com a presidenta Dilma Rousseff. A saída de Cristino já era esperada após o anúncio de que o PSB entregaria todos os cargos no governo. De acordo com a Presidência, a secretaria será ocupada interinamente pelo economista Antonio Henrique Pinheiro Silveira, atual secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda. Segundo nota oficial divulgada há pouco, a presidenta Dilma lamentou a saída do ministro, que prestou competente contribuição ao governo e ao país. “Leônidas Cristino foi fundamental na elaboração e aprovação do histórico marco regulatório dos portos, a mais importante reforma logística do país nos últimos tempos”, diz a nota, ressaltando que a nova Lei dos Portos trouxe ao setor competitividade, segurança jurídica e capacidade para atrair mais investimentos para atender à demanda crescente do país. (Agência Brasil)
Constituição
O Supremo Tribunal Federal promove desde o dia 2 de outubro, a exposição “25 Anos da Constituição da República e o Supremo Tribunal Federal”. A mostra, que ficará aberta para o público até janeiro de 2014, apresenta aspectos históricos sobre a promulgação da Constituição de 1988, incluindo um exemplar original, além de fotos e vídeos sobre o assunto. Durante o lançamento da exposição, no Hall dos Bustos, foi apresentado também o livro o “A Constituição de 1988 na Visão dos Ministros do Supremo Tribunal Federal”, que inclui artigos dos ministros atuais e aposentados do STF. (Conjur)
Og Fernandes
O ministro Og Fernandes passou a integrar nesta quarta-feira (2/10) a 2ª Turma e a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça. Ele assumiu a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Castro Meira, no mês de setembro. Com sua saída para a 2ª Turma, que julga casos de Direito Público, a 6ª Turma passa a ser presidida pelo ministro Sebastião Reis Júnior. A vaga de Og Fernandes na 6ª Turma, que analisa casos de Direito Penal, e na 3ª Seção será ocupada pela desembargadora Marilza Maynard, convocada no último dia 25 de setembro. (Conjur)
ANS
Os beneficiários dos planos de saúde vão ganhar mais alguns direitos. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deve divulgar nos próximos dias o resultado da consulta pública para o novo rol de cobertura mínima a ser obedecido pelos convênios. Com participação recorde da sociedade neste ano— 7,3 mil pessoas contribuíram —, a lista de procedimentos, não deve trazer grandes mudanças do que foi sugerido pela agência em maio, mas o novo rol deve garantir, por exemplo, que medicamentos orais para tratamento do câncer sejam de cobertura obrigatória. (Estado de Minas)
7 de setembro
Os últimos dois manifestantes que estavam presos por causa dos protestos ocorridos no dia sete de setembro, dia da Independência do Brasil, na praça da Liberdade, na região Centro-Sul da capital, foram liberados nesta quinta-feira (3) após terem os habeas corpus expedidos pelo desembargador Mateus Chaves Jardim. A decisão foi divulgada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e especifica que Enieverson Mendes Rodrigues, conhecido como "Ameba" e Rodrigo Gonzaga Avelar estão em liberdade condicional. O processo, no entanto, continua. Com eles, o total de 14 pessoas que haviam sido presas por causa da manifestação, está livre. (O Tempo)

Crimes violentos
Os números mostram que a violência cresceu em 2013 em Minas Gerais. Nos nove primeiros meses do ano, o registro de crimes violentos foi 21% maior em relação ao mesmo período de 2012. Os crimes violentos englobam sequestros e cárceres privados, roubos consumados, extorsão mediante sequestro, homicídios tentados e consumados e estupros. Os dados estão no índice de criminalidade divulgado pela Seds (Secretaria de Estado de Defesa Social). Até o mês de setembro, Minas teve 55.189 ocorrências de crimes violentos. No ano passado, o número chegou a 43.189. Na região metropolitana de Belo Horizonte também houve aumento: nos nove primeiros meses de 2013 foram 36. 984 crimes violentos contra 31.249 do mesmo período do ano anterior, o que siginifica 28% mais crimes na Grande BH. O número de crimes contra o patrimômio também subiu. Em Minas, passou de 43.816 para 55.189. Na região metropolitana o salto foi de 27.451 para 33.594. (R7)
Congresso norte americano
Diversos disparos foram ouvidos no início da tarde desta quinta-feira em um edifício anexo ao Congresso dos Estados Unidos, em Washington, forçando o encerramento temporário das atividades do Capitólio, onde se situam as duas câmaras do Parlamento norte-americano. Segundo informações de autoridades norte-americanas, o Capitólio foi reaberto minutos depois. Imagens difundidas pelas cadeias de televisão norte-americanas mostram diversas viaturas da polícia e dezenas de agentes nos arredores do Congresso. Uma rua adjacente ao prédio do Capitólio está fechada ao tráfego por barricadas da polícia. A Polícia do Congresso dos Estados Unidos informou que o prédio foi isolado por razões de segurança. As autoridades de segurança informaram que um policial foi ferido. (Rádio Itatiaia)